paroquias.org
 

Notícias






Vaticano: abusos sexuais em discussão
2002-04-14 12:33:34

O Papa João Paulo II ficou profundamente abalado com o sofrimento causado pelos abusos sexuais por parte de sacerdotes católicos nos Estados Unidos, afirmou ontem aos jornalistas o bispo Wilton Daniel Gregory, presidente da conferência norte-americana dos bispos católicos, após uma semana de conversações no Vaticano.


Estes encontros, que já estavam previstos antes do escândalo nos EUA, surgem numa altura em que a Igreja Católica norte-americana enfrenta acusações da opinião pública de que não soube responder convenientemente ao comportamento dos padres acusados de abusos sexuais, como foi o caso do cardeal de Boston, Bernard Law, cuja resignação Wilton Daniel Gregory se recusou a abordar com os media.

"Dado o nível de ansiedade e angústia, o Santo Padre ficou profundamente tocado com a situação", declarou o bispo Daniel Gregory, escusando-se a revelar pormenores dos encontros no Vaticano. No entanto, confirmou que o tema dos abusos foi um assunto central.

"Houve uma discussão considerável sobre a corrente crise nos Estados Unidos sobre os abusos sexuais a crianças e jovens por parte do clero norte-americano, e nós saímos do encontro com a sensação de que a Santa Sé quer ouvir-nos e dar apoio aos nossos esforços", referiu.

O Papa comunicou o desejo de ajudar a Igreja norte-americana "durante este momento difícil" e demonstrou uma "extraordinária abertura para compreender a actual situação" nos EUA.

No entanto, sobre o cardeal de Boston, Bernard Law, nada foi focado. Este prelado afirmou recentemente que iria continuar a liderar a arquidiocese de Boston enquanto Deus lho permitisse.

Contudo, o cardeal Daniel Gregory comentou que Bernard Law terá de trabalhar para recuperar a sua credibilidade. "É um grande desafio que tem em frente", sublinhou, tendo acrescentado que os bispos norte-americanos vão tentar, durante um encontro em Junho próximo, criar uma política comum para lidar com casos de queixas de abuso sexual.





Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia