paroquias.org
 

Notícias






Raids, spots e outdoors...
2002-03-23 12:05:24

As cores da alegria, confraternização e oração pintaram mais uma Peregrinação Jovem da Diocese de Leiria-Fátima. A tarde de actividades promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e pelo Corpo Nacional de Escutas de Leiria, decorreu no passado Sábado, dia 9 de Março no Santuário de Fátima. Sob o tema "Deus - Comunicação", grupos de jovens e escuteiros deram a tonalidade à massa humana que participou nas actividades.


Como preparação para a peregrinação, cada grupo foi convidado a trabalhar e debater textos relativos ao tema e a realizar um ‘raid’ fotográfico.
No Sábado, o encontro estava marcado junto à Cruz Alta, no Santuário, e às 15h00 eram já muitos os jovens que marcavam presença, ansiosos pelo começo das actividades. Meia hora depois deu-se início ao programa com um momento de oração dinamizada pelos escuteiros na Capelinha das Aparições.
Terminado a oração, era altura de lançar os trabalhos de grupo no Salão do Bom Pastor no edifício do Centro Pastoral Paulo VI. Pensou-se fazer uma abordagem mais adequada aos jovens, envolvendo algumas formas de comunicação actuais, sendo de destacar as novas tecnologias e o ‘marketing’. Da criatividade e imaginação posta à prova na elaboração dos trabalhos, passou-se à apresentação e defesa destes últimos. Na pele de empresas de comunicação, cada grupo apresentou, num clima de boa disposição, a sua visão do tema sob a forma de "slogans" - pequenas frases publicitárias - e ‘outdoors’ - cartazes publicitários.
Depois desta árdua tarefa surge a hora do jantar... e como é bom recuperar energias depois de actividades tão agradavelmente desgastantes!
Ás 22h00 reiniciavam-se as actividades... Intercalado com cânticos interpretados pelos Exímios, que animaram o serão, cada grupo tingia de boa disposição a plateia atenta com a apresentação dos ‘spots’ televisivos, que tinham preparado durante a tarde. E era vê-los a mostrar todo o seu valor... trabalhos dignos de verdadeiros profissionais da publicidade.
A terminar esta parte, os jovens da Vigararia da Marinha Grande apresentaram uma mensagem encenada, a dar o tom reflexivo do momento seguinte.
Era quase meia noite quando os jovens se dirigiram à Basílica para o momento que iria encerrar as actividades da peregrinação jovem: a vigília.
Terminado o momento de oração e reflexão, era notório na expressão de cada jovem algum cansaço do dia que passava, mas foi a vontade e a contribuição de cada um destes jovens, que fez daquela tarde uma tarde que apetece repetir no futuro. Foi essa a impressão que ficou... por falar em impressões, já sabem do concurso de talentos? Estamos à espera dos vossos trabalhos...

Diogo Alves




voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia