paroquias.org
 

Notícias






Senhor dos Milagres cada vez mais visitados
2002-03-20 20:13:58

Muita gente da nossa região e dos mais variados cantos do país, não conhece nem imagina que numa terra que se chama Milagres há uma imponente construção, com mais de dois séculos e meio, a abrigar o Senhor dos Milagres.


O grandioso Santuário foi construído na sequência de um "milagres" ocorrido em 1728 no qual um paralítico, chamado Manuel Francisco Maio, foi curado de forma prodigiosa.
Particularmente depois o restauro do monumento feito pela população local, os Milagres têm visto aumentar os seus visitantes. Em grupos individuais ou organizados os Milagres cativa muitos dos turistas que vêm à região de Leiria. Diariamente e, sobretudo, aos fins de semana, muitas pessoas vão visitar uma das pérolas que os antepassados construíram nos arredores de Leiria numa arquitectura notável e que hoje sabe bem apreciar.
Ultimamente têm aparecidos vários grupos de alunos das escolas superiores de Leiria que, incentivados pelos professores, vão colher informação sobre a história dos Milagres e do seu Santuário. Também vários grupos organizados estão a reservar o templo, sobretudo, para celebrarem missa aquando da sua passagem de visita aos Milagres. Viseu e Mangualde são para já os próximos.
O aumento das visitas deve-se, em parte, à divulgação feita pela Região de Turismo de Leiria-Fátima que tem mostrado um especial interesse em dar a conhecer um monumento do concelho de Leiria que bem merece ser conhecido.
Pena continua a ser que estando um pouco escondido entre duas estradas de grande movimento, o Santuário passe despercebido a muita gente por falta de indicação nas principais estradas da região. Diligências têm sido feitas, mas as placas tardam a prestar auxilio aos turistas e devotos que desejam ir até ao Senhor dos Milagres.
Para uma pequena ideia do aumento dos visitantes do Santuário do Senhor dos Milagres, actualmente, por mês, são mais de 2 mil pequenos copos de cera que ardem no interior do templo junto à Imagem do Senhor dos Milagres, acesos por pessoas que visitam os Milagres.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia