Diocese de Leiria-Fátima dá orientações pastorais para o sacramento da Reconciliação
2002-03-14 23:13:08

Com a nítida consciência de que a frase de Tertuliano "Não se nasce cristão, tornamo-nos cristãos" se mantém plenamente actual, a Diocese de Leiria-Fátima acaba de publicar algumas Orientações Pastorais sobre o Sacramento da Confirmação.

O trabalho foi elaborado pelos directores dos secretariados diocesanos da liturgia, da catequese e da pastoral juvenil e surge na sequência e perspectiva da renovação sinodal da Diocese.

Os párocos e catequistas têm agora disponível um guião geral que ajudará numa melhor preparação do Sacramento da Confirmação.
Num primeiro capítulo é focado o Sacramento da Confirmação na Iniciação e na Vida Cristã. É referido que "nenhum sacramento é mágico"; sendo sinais do amor de Deus, requerem as necessárias disposições para produzirem os "efeitos" desejados. Daqui se torna fundamental a caminhada catequética que não tem os sacramentos como meta mas a vida de comunhão com Deus e com o próximo.

A pastoral dos candidatos à Confirmação ocupa o segundo capítulo. Confirma-se a fé dos que tomam a decisão pessoal de seguir Jesus Cristo e que estão dispostos a caminhar em Igreja. "A opção pastoral de celebrar o Sacramento da Confirmação na adolescência e na juventude pretende ser uma maneira de ajudar todos os candidatos a fazerem opção por Jesus Cristo, numa Igreja, onde também eles são protagonistas", pode ler-se nas Orientações Pastorais.

O terceiro capítulo aborda a preparação próxima para o sacramento da Confirmação. Embora a maior parte dos candidatos à Confirmação apareça depois de 10 anos de catequese, é "conveniente que haja uma preparação próxima" que seja "feita com a presença do pároco". Todo o esforço de preparação da Confirmação "deve armar o jovem cristão com as ferramentas necessárias para ter uma visão crente e adulta de si próprio, do mundo, dos outros e de Deus".

Com orientações mais práticas, o 4º capítulo refere-se inteiramente a aspectos relacionados com a celebração do sacramento da Confirmação. Salienta a importância da presença do Bispo Diocesano, foca a responsabilidade que assumem os padrinhos e refere os aspectos principais que ajudam a criar uma celebração "festiva e solene".

A parte final das Orientações Pastorais é preenchida com alguns anexos. Destaca-se o "Esquema de encontro sobre a fé"; "Esquema de encontro sobre o sacramento da Confirmação"; "Esquema de celebração penitencial"; "Ensaio da celebração" e um último anexo sobre o "Rito da Confirmação".
D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva aprovou e mandou publicar, em regime experimental, as "orientações pastorais" sobre o Sacramento da Confirmação no dia 17 de Janeiro de 2002, 84º aniversário da restauração da Diocese de Leiria-Fátima.