paroquias.org
 

Notícias






Guterres Visitou Mesquita de Lisboa
2002-03-11 23:35:23

O primeiro-ministro, António Guterres, tornou-se ontem o primeiro chefe do Governo português a visitar a Mesquita islâmica de Lisboa. A visita, segundo o presidente da comunidade islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, estava há muito para ser concretizada, mas só ontem se tornou possível.



Nesta visita, que durou cerca de 45 minutos, estiveram presentes rabinos, padres católicos e vários embaixadores acreditados em Portugal. António Guterres visitou as várias instalações da mesquita e tirou os sapatos quando entrou no lugar de oração, tendo recebido depois, como prenda, um exemplar do Alcorão.

O primeiro-ministro participou depois numa cerimónia de oração, presidida pelo xeque David Munir, que assinalou que as religiões devem unir as pessoas. Já Abdool Vakil agradeceu a presença, pela primeira vez, de um chefe do Governo, como também o apoio financeiro estatal concedido para as obras da mesquita. O primeiro-ministro referiu-se à tolerância religiosa em Portugal, admitindo a existência de xenofobia e racismo. Ao assinar o livro de honra, Guterres terminou a sua mensagem com a frase: "Que a Paz do Senhor esteja sempre convosco."


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia