Altares escondiam pinturas antigas
2002-03-06 23:50:16

Foram descobertos, há poucos dias, dois conjuntos de imagens, nas paredes da igreja de Adeganha, no município de Torre de Moncorvo, que, segundo os peritos, devem corresponder ao século XVI.

O achado ocorreu na sequência das obras de restauro a que estão a ser
sujeitos o altar-mor e os laterais e que terão sido ali instalados no século XVII.
O técnico de restauro, Manuel João, adiantou, ao JN, que não ficou muito surpreendido com a revelação, pois, "as paredes da igreja denunciavam que tal pudesse acontecer". Do que ninguém estava à espera era encontrar, por trás do altar-mor, uma enorme figura de
S. Tiago Maior, padroeiro da freguesia. "Não havia quaisquer registos, pelo que, a surpresa foi muito agradável", disse Manuel João.
Retirados os altares laterais vêem-se, agora, entre outras figuras, os três Reis Magos e Santo António. De acordo com o técnico, terão sido pintadas no século XVI. O que não se percebe muito bem, explica, é porque razão os altares foram colocados posteriormente, de modo a tapar as pinturas.
Neste momento, apresentam-se algo degradadas, o que vai obrigar a um restauro de "enorme paciência", para não danificar as policromias.

Orgulho
Agostinho Teixeira, membro da Comissão Fabriqueira de Adeganha, revelou que é "com orgulho" que a população olha para a sua igreja, não só pela antiguidade, já que diz ter sido construída no início do século XII, mas também pelas pinturas murais, agora descobertas. O templo já era muito visitado por turistas nacionais e estrangeiros. "Chegavam a juntar-se cinco excursões de autocarros", recorda, ao mesmo tempo que, com convicção, afirma que, agora, os motivos de interesse são maiores.
Aquele responsável lembra, também, que o monumento já conheceu um avançado estado de degradação. Mas espera que, com o processo de recuperação, executado sob a alçada da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, "seja devolvida à igreja a dignidade que ela merece".

Fonte JN