Padres Dehonianos elaboram Directório Pastoral Paroquial
2002-02-26 21:46:46

Os padres Dehonianos que têm a seu cargo paróquias reuniram-se em Fátima, entre 18 e 20 de Fevereiro, para elaborarem um Directório da Pastoral Paroquial dos Sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ).

Actualmente os Padres Dehonianos, tem a seu cargo 21 paróquias distribuídas pelas dioceses do Porto, Aveiro, Lisboa, Algarve, Funchal e Angra do Heroísmo. Da reflexão feita durante a Assembleia, os sacerdotes manifestaram a necessidade do futuro Directório reflectir três grandes áreas: em primeiro lugar, “Ser pessoa na comunidade”, em segundo “a vivência como Pároco SCJ em comunidade paroquial” e em terceiro lugar o “servir a Igreja local como Comunidade Religiosa”.
D. António Marcelino esteve presente na Assembleia dos Párocos do SCJ, tendo contribuído para a reflexão, com uma intervenção sobre as perspectivas renovadoras, linhas de orientação para a Igreja em Portugal e interpelações pastorais para as paróquias à luz dos últimos dados do recenseamento.
Esta Assembleia insere-se na preparação que os SCJ estão a fazer em ordem ao Capítulo Provincial que terá lugar em Novembro deste ano e ao Capítulo Geral a decorrer em Maio de 2003.