paroquias.org
 

Notícias






Exposição temporária de fotografia
2002-02-23 22:13:54

A partir do próximo dia 2 de Março irá estar patente no Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, uma exposição temporária de fotografia do jornalista FRANCISCO PEDRO.

As fotografias foram tiradas por ocasião da sua ida ao Brasil , ao estado de Roirama, onde acompanhou de perto a realidade do povo índio Yanomami, habitante da floresta Amazónica.
As fotografias expostas retratam alguns aspectos do quotidiano Yanomami, um povo que há relativamente pouco tempo deixou o isolamento para com outros povos, preservando, por isso, quase integralmente a sua cultura milenar.
Na mesma exposição poder-se-á observar alguns objectos etnográficos Yanomami trazidos para o Museu por Missionários da Consolata que exercem um importante papel na ajuda a este povo ameaçado. Relativamente a este último ponto, serão igualmente abordados, através de multimédia, os grandes problemas do povo índio que assiste à invasão das suas terras, à destruição do seu habitat por garimpeiros e fazendeiros, constituindo uma forte ameaça à própria identidade cultural, bem como à sua sobrevivência física.
Estes problemas que atingem vários povos índios brasileiros levaram à reunião do «Regional Nordeste 5», da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida na cidade de Pinheiros entre 2 e 5 de Janeiro, onde os 12 bispos do Maranhão divulgaram um documento em que declaram o seu total apoio à campanha da fraternidade de 2002. Os bispos lançam um alerta para a realidade social do Estado, expressando solidariedade e preocupação com a situação dos povos indígenas.
A exposição «Yanomami - O Povo da Floresta», que conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, estará patente ao público diariamente (excepto à 2ª feira) até ao dia 31 de Março com o seguinte horário: 10h00 - 17h00. Serão realizadas visitas guiadas, bem como sessões de esclarecimento para grupos escolares e outros mediante marcação prévia.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com máxima consideração,

Pe. Helder Bonifácio (Director)


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia