Santa Sé em retiro
2002-02-19 22:02:09

Durante esta semana, João Paulo II e os diferentes elementos da Cúria Romana estão em retiro. Desde a tarde do dia 17 e até ao próximo sábado, 23, os trabalhos do governo da Igreja interrompem-se para que o tempo e o espaço sejam dedicados à reflexão.

D. Cláudio Hummes, Arcebispo de S. Paulo, é o responsável para pregação deste retiro. Em entrevista à Rádio Vaticano, este Cardeal franciscano afirmou que aceitou a pregação destes Exercícios Espirituais “em espírito de serviço. Certo de que a “espiritualidade é um aspecto fundamental na vida dos pastores das almas”, o Cardeal Hummes referiu que esta semana de retiro é “um momento muito importante para a Cúria Romana, e com ela para o Santo Padre” e que terá “repercussões em toda a Igreja”.
A reflexão do tema escolhido para esta semana de retiro - “discípulos de Cristo para sempre” – será apresentada, segundo a mesma entrevista, a partir do seguinte raciocínio: “os cristãos, antes de serem pastores e fiéis, são discípulos de Cristo. Portanto, nós, os bispos, que, para além disso somos mestres da fé, temos que ser autênticos discípulos. Só um bom discípulo pode ser um bom mestre”.
Para os cristãos, o orientador do retiro do Papa afirma que para viver intensamente a Quaresma há que ter presente que este tempo litúrgico “representa sempre um ponto de conversão de mudança de vida rumo a Jesus Cristo e ao próximo”. Por isso, “há que amar concretamente próximo, sobretudo o próximo mais pobre”.