Autarcas de Leiria em oração
2002-02-19 21:47:19

Foi um encontro breve e simbólico que ficou marcado por momento de oração pelos autarcas eleitos na área da Diocese de Leiria-Fátima.

A iniciativa foi do Centro de Formação e Cultura e D. Serafim Ferreira e Silva entendeu tratar-se de uma boa oportunidade para estreitar relações e mostrar o apoio e abertura da Igreja às questões sociais que são, também, aquelas que tocam directamente as comunidades humanas. "Mesmo para os não crentes e não praticantes, é um sinal de apreço e de cidadania activa", sublinha D. Serafim na mensagem que dirigiu aos autarcas da diocese. Para D. Serafim é imprescindível que a Igreja esteja aberta às questões que fazem a problemática social nas dioceses e que esteja "bem situada" para melhor poder colaborar nas suas soluções.
Entre os autarcas foi notório o bom relacionamento e o encontro ficou marcado por um ambiente de respeito e boa-vontade já que todos foram eleitos por vontade popular e todos têm como principal missão o serviço à comunidade. Para Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, encontros como este são importante uma vez que através deles se pode "perceber que há objectivos comuns no serviço à comunidade", além de assim ser mais fácil uma caminho para o bom desenvolvimento não só da qualidade de vida das populações como da própria região.
Ao terminar o encontro e ainda na sua mensagem D. Serafim não deixou de dar alguns concelhos aos autarcas: "não é necessário que o autarca seja crente, mas é imprescindível que seja coerente com os princípios da Democracia, em Liberdade e na Verdade."