paroquias.org
 

Notícias






Conclusões do IX encontro nacional
2002-02-18 22:07:33

Nos dias 9 a 12 de Fevereiro de 2002 a Associação Fraternitas Movimento, dos Padres casados dispensados do ministério, reuniu-se em Fátima, no seu IX Encontro Nacional.

Durante o período dedicado aos trabalhos da Assembleia Geral, foram aprovados o Relatório e Contas do ano de 2001 e eleitos os novos corpos gerentes para o triénio 2002-2005.

A parte espiritual esteve a cargo do Padre Manuel Morujão SJ, que a desenvolveu na perspectiva profética do Povo de Deus.
Da reflexão conjunta resultaram as seguintes conclusões:

Nunca como na sociedade de hoje o Povo de Deus é chamado a viver em plenitude a sua dimensão profética. Profeta é “o homem religioso que contagia de optimismo todos os que o rodeiam, já que crê num Deus revitalizador”.
Perante a relativa diminuição numérica dos cristãos no mundo de hoje, o que, na perspectiva profética, nos deve interessar e preocupar é a qualidade e não a quantidade. O Povo de Deus será sempre, por natureza e por missão, um “pequeno rebanho”, como o fermento o é na massa. O que importa é que a sociedade dos nossos dias se interrogue: “Porque é que os cristãos são assim?”. Daí a exigência profética de estarmos sempre atentos à actualidade.
O grande desafio que se apresenta ao Povo de Deus no início deste milénio é o de ser “casa e escola de comunhão”, da comunhão entre os homens, o que exige por parte dos cristãos “a capacidade de ver antes de mais o que há de positivo no outro, para acolhê-lo e valorizá-lo como dom de Deus”. Daí que a regra, continuando a mesma, tem de, profeticamente, ser levada à prática: “Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros... Por isso todos saberão que sois meus discípulos” - disse Jesus.
Daí o apelo de João Paulo II - “Duc in altum!”, vivendo com gratidão o passado e com paixão o presente, mas abertos com confiança ao futuro: “A linguagem é viva quando falam as obras. Cessem, portanto, as palavras e falem as obras” - prega-nos ainda hoje Santo António de Lisboa.

Uma parte do Encontro foi dedicada ao visionamento, seguido de debate, de alguns episódios do programa da BBC “Verdade Absoluta”, sobre o Concílio Vaticano II. Como corolário, a Fraternitas decidiu dedicar-se, não apenas à leitura, mas também a um estudo, tão aprofundado quanto possível, das mais importantes Constituições e Decretos conciliares.

Fátima, 12 de Fevereiro de 2002

A DIRECÇÃO


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia