Missas na garagem vão acabar
2002-02-15 18:21:14

Habituados a uma garagem e a um salão de festas, os crentes católicos da freguesia de Santo André, no Barreiro, vão passar a ouvir missa numa igreja que começará a ser construída em finais deste ano ou no próximo.

Se os prazos forem cumpridos e o financiamento não faltar, a igreja poderá abrir ao culto dentro de três anos, disse à agência Lusa o padre Armando Azevedo, daquela paróquia. O primeiro passo para o arranque desta velha aspiração da comunidade católica foi dado anteontem, com a assinatura do protocolo de financiamento da obra. Orçados em 750 mil euros, os trabalhos serão co-financiados pela administração central e paróquia. A igreja , inspirada na arquitectura primitiva cristã italiana, será edificada no topo nascente do Parque da Cidade do Barreiro e terá uma forma circular, permitindo aos fiéis sentarem-se à volta do altar, no centro do edifício. Armando Azevedo salientou que estes exemplares de arquitectura religiosa contemporânea inspirados em tendências de épocas mais remotas existem em Itália, Espanha, Bolívia, Equador e Brasil. A paróquia pretende no futuro agregar à igreja um polidesportivo e um salão de festas.

Fonte Público