ENCONTRO ANUAL DE COLABORADORES DA CÁRITAS
2002-02-13 23:20:13

O V Encontro Anual de colaboradores da Cáritas Diocesana de Leiria decorre no próximo domingo, 17 de Fevereiro, em Leiria.

Ainda que com a antecipação de uma semana, a reunião inscreve-se nos actos que assinalam entre nós a Semana Nacional da Cáritas, a ter lugar de 24 de Fevereiro a 3 de Março em todo o País, sob o lema “Mundo Solidário, Mundo de Paz”.

O encontro pretende constituir um tempo simultaneamente de convívio, de partilha de experiências e de formação, na linha do que são as motivações e objectivos que unem os grupos e pessoas individuais que se dispõem a dar a sua colaboração àquele organismo diocesano.

Vão estar em destaque a situação dos imigrantes e os novos desafios que se colocam à comunidade em geral e à solidariedade dos cristãos, em particular, em ordem a uma integração social e eclesial efectivas.

A apresentação do tema, a cargo da Drª. Maria do Rosário Farmhouse, Coordenadora do Serviço Jesuíta aos Refugiados vai, por certo , ajudar no conhecimento de quem são os imigrantes, da história e cultura que os modelou, das esperanças e desesperos que transportam, constituindo, por isso, importante contributo para um apoio mais esclarecido da parte de grupos que já desenvolvem acções nesta área.

Desta acção é legítimo esperar que possa contribuir também para o desenvolvimento duma consciência social aberta à multiculturalidade, e respeitadora dos direitos de todos os imigrantes, como estão consagrados na legislação portuguesa e na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Leiria, 11 de Fevereiro/2002

Ambrósio J. Santos