Bispo de Bragança-Miranda inicia-se nas Visitas Pastorais
2002-02-05 21:36:29

A paróquia de Macedo de Cavaleiros, serviu de motor para o inicio das visitas pastorais do novo bispo de Bragança-Miranda, que tomou posse a 14 de Outubro de 2001.

Foi lá que D. António Montes iniciou a primeira de muitas visitas que espera fazer a todas as Paróquias da sua Diocese.
A Visita iniciou-se no dia 27 de Janeiro e terminou neste Domingo. Com o objectivo de animar a vida cristã e a vida espiritual dos fiéis e das comunidades, D. António contactou com os vários movimentos e organizações eclesiais, tendo também sido recebido na Câmara Municipal e visitado todas as escolas do Macedo de Cavaleiros, desde o Ensino Básico até ao Ensino Secundário. O prelado celebrou missa em todos os lugares da paróquia e na celebração de encerramento da Visita Pastoral, ministrou, o Sacramento do Crisma a 74 cristãos de Macedo de Cavaleiros.
Para o bispo de Bragança-Miranda, este foi “um bom teste”. Considerando esta sua primeira Vista Pastoral como “uma experiência muito boa”, espera no próximo ano realizar visitas por arciprestado e de uma forma “mais intensiva e com um tempo de formação e pregação”, de forma a abranger um conjunto mais vasto de pessoas”.
Para o Pároco visitado, o Cón. Manuel Inácio de Melo, esta foi “uma graça de Deus e um tempo favorável”, podendo o bispo “sentir a paróquia, iluminar, esclarecer e orientar todo o trabalho pastoral que o Pároco vem fazendo, nestes quase 20 anos”.