Tempo festivo em paróquias madeirenses
2002-01-30 21:29:36

Na Diocese do Funchal, Arco da Calheta, Campanário e São Gonçalo são paróquias que estarão em destaque no próximo fim-de-semana, assinalando a festa em honra dos respectivos padroeiros: São Brás (comum às duas primeiras paróquias) e São Gonçalo.

Também na freguesia da Tabua, vai decorrer uma festa tradicional: a de Nossa Senhora das Candeias. Será celebrada no dia 2 de Fevereiro - sábado - dia que a Igreja Católica assinala a festa da Apresentação do Senhor. Decorrerá na capela que se ergue naquela localidade.
De referir que a 2 de Fevereiro celebra-se também o Dia dos Consagrados. Na Sé do Funchal, D. Teodoro de Faria presidirá à Eucaristia que se iniciará pelas 18 horas. Será antecedida da bênção das candeias e da procissão.
Na paróquia do Campanário, situada na zona Oeste da Madeira, a festa de São Brás terá lugar no próximo domingo, sendo presidida por D. Teodoro de Faria. No final sairá a procissão.
Nesse domingo pelas 8 horas será celebrada missa em honra do padroeiro, sendo esta cerimónia conhecida no Campanário como «missa dos barqueiros», por ser celebrada por intenção pelos homens do mar. Apesar de actualmente ser quase nula a faina piscatória, outrora aquela freguesia era um dos mais concorridos centros de pesca da Madeira, chegando a existir ali mais de vinte barcos e muitos pescadores.
E como o Campanário é uma freguesia em que as tradições se mantêm, pela tarde desse dia a banda de música irá visitar as residências dos festeiros. A escolha daqueles que têm por incumbência custera as festividades em louvor de São Brás, incide em promessas com sistema de rotatividade, cabendo todos os vinte anos a determinda família apresentar festeiros num testemunho que passa por várias gerações.
Muitos emigrantes, naturais do Campanário, em especial os da Venezuela, têm vindo, desde há já muitos anos, a organizar esta festa, que tem também a participção da respectiva Confraria. Este ano um grupo de cinco festeiros, emigrantes, naturais do Campanário, custeiam a festa em honra do padroeiro da sua paróquia.
Na paróquia do Arco da Calheta o próximo fim-de-semana será de festa dupla, pois no sábado celebrar-se-á a solenidade em honra de Santo Antão, sendo seguida de procissão e no domingo decorrerá a festa do orago daquela paróquia: São Brás.
Na igreja de São Gonçalo, nos subúrbios da cidade do Funchal, vai ser celebrada, no próximo domingo, a festa em honra daquele santo.
De salientar que a festa litúrgica de São Gonçalo de Amarante, é assinalada a 10 de Janeiro. Todavia dado que essa data ainda se insere nos festejos do Natal madeirense, é que a comunidade paroquial que a tem por padroeiro, nesta diocese, organiza essa festa no primeiro domingo de Fevereiro. A festa é organizada por toda a comunidade paroquial, para cujo efeito se reviveu naquela freguesia a antiga tradição da «contribuição familiar anual».