paroquias.org
 

Notícias






Santuário do Cristo-Rei Reabre Sexta-feira
2002-01-29 09:48:43

O santuário do Cristo-Rei, em Almada, reabre na sexta-feira ao público depois de nove meses de obras de manutenção, as primeiras desde a sua inauguração há 43 anos, anunciaram ontem os responsáveis pelo monumento.

A salinidade do rio, os gases emitidos pelos milhares de automóveis que diariamente atravessam a ponte 25 de Abril e os ventos fortes, além do desgaste natural que resulta da passagem do tempo, deterioraram o betão que reveste o monumento, acabando por deixar a armadura à vista nalguns pontos.

"Tivemos de refazer a parte metálica da abóbada (que fica entre os quatro pilares que sustentam a estátua) para segurar o betão projectado que se aplicou depois", explicou Henrique Santos, um dos engenheiros que participou na obra. O Cristo-Rei foi lavado com substâncias alcalinas e revestido com um produto que protege a armadura que se encontra no interior do betão. Foi também aplicado um reabilitante de betão que serve para lhe dar mais resistência e capacidade de impermeabilização. As obras atrasaram-se três meses, devido ao vento que se registou no Verão passado.




Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia