Portugal Religioso Também Adere
2002-01-23 17:16:25

Um conjunto de iniciativas estão programadas para hoje e amanhã, em Portugal, integradas no encontro que, em Assis, reunirá o Papa e os líderes de várias religiões do mundo. Além de textos dirigidos às comunidades, vários bispos convocaram encontros de oração, quase sempre com a participação de líderes de outras confissões religiosas.

Os actos mais marcantes decorrem em Lisboa ao fim da tarde de amanhã, com um encontro entre cristãos de diversas confissões (católicos, protestantes, anglicanos e ortodoxos), seguido de um encontro inter-religioso. Decorrendo nas instalações da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (ao Marquês de Pombal), ambos contam com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. Às 18h00, a celebração ecuménica de cristãos reune católicos e membros das comunidades da Igreja Ortodoxa, da Aliança Evangélica, e das igrejas Lusitana (anglicanos), Metodista e Presbiteriana.

Hora e meia depois, no salão da igreja, o encontro inter-religioso reúne, além dos cristãos, os bahá'ís, budistas, muçulmanos, judeus, ismailis e membros do Templo Radha Krishna.

Também em Lisboa, uma celebração promovida pelo bispo castrense, D. Januário Torgal Ferreira, junta na Igreja da Memória, ao Restelo, a partir das 18h45, militares e civis de diferentes confissões. No resto do país, estão previstas celebrações ou vigílias em Angra (hoje, 20h00, Sé), Braga (hoje, 21h30, Sé), Coimbra (amanhã, 21h00, Igreja de São José), Évora (hoje, 21.30h, Igreja de S. Francisco, Funchal (amanhã, Capela do Bom Jesus), Guarda (hoje, 18h00, Sé), Leiria (hoje, 21h00, Sé), Porto (hoje), Santarém (amanhã, 21h00), Setúbal (hoje, Igreja de S. Julião), Viana do Castelo (hoje, 19h15, Igreja de Monserrate), Viseu (hoje, 20h00, Igreja do Seminário). Outros bispos convidaram as paróquias a organizar iniciativas semelhantes.

Fonte Público