paroquias.org
 

Notícias






PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA : Quarto dia
2002-01-18 12:00:00

Baptizados na vida nova
“Ninguém, a não ser que nasça da água e do Espírito, pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5)


Gn 7,15-23 Só restou Noé e os que estavam com ele na arca
Sl 36 [35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Jo 3,5 “Ninguém, a não ser que nasça da água e do Espírito, pode entrar no Reino de Deus”
2Co 5,16-19 O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova

Comentário

Nicodemos é a imagem de todos aqueles que têm a sensação de que falta algo, que têm sede do Reino de Deus. Buscando uma resposta, ele dirige-se a Jesus indo numa noite ao seu encontro. Reconhece em Jesus Aquele que vem da parte de Deus e se põe a segui-l’0 na fé. Cristo oferece a Nicodemos e àqueles que buscam como Ele o dom precioso da nova vida. Pela água e pelo Espírito Santo eles são libertados do império dos pecados. Eles tornam-se irmãos e irmãs de todos os baptizados. Pela sua vida, pela ajuda que dão aos doentes, aos oprimidos e aos abandonados, testemunham a inestimável riqueza que nos dá o conhecimento de Cristo.

O caminho ecuménico percorrido nas últimas décadas permitiu que os cristãos se tornassem muito mais conscientes do significado do sacramento do baptismo. Pelo baptismo comum somos membros do Corpo de Cristo e, por isso, “nós não conhecemos mais ninguém à maneira humana”. Deus reconciliou-nos consigo e confiou-nos o ministério da reconciliação. Pela Sua persistência, as nossas culpáveis divisões impediram-nos de compreender o significado pleno e as implicações do nosso baptismo comum. Possamos nós saciar-nos abundantemente na fonte da vida e levar, efectivamente, a reconciliação de Deus uns aos outros e ao mundo.

Oração:

Pai, Tu nos reconciliaste contigo em Cristo Teu Filho. Com Ele fomos mergulhados nas águas do baptismo e dignificados pelo Espírito Santo para partilhar a Sua vida. N’Ele nos tornamos criaturas novas. Ajuda todos aqueles que levam o Seu nome a se arrependerem dos seus pecados, a estenderem a mão e a unirem-se na plenitude da vida. Nós Te pedimos em nome de Jesus Cristo nosso Senhor.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia