paroquias.org
 

Notícias






PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA - Primeiro dia
2002-01-18 12:00:00

Primeiro dia: - “Deus trino, fonte de vida”
Gn 2,4b10 O Senhor Deus modelou o homem ... e insuflou nas suas narinas o hálito da vida
Sl 36[35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Mt 6,25-33 “Não vos preocupeis por vossa vida”
Cl 1,15-20 Pois aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude



Comentário

O salmista canta os louvores de um Deus cujo amor engloba toda a criação – seres humanos e animais – pois nela vê sua actividade criadora. O alcance e a profundidade desse amor ultrapassam a nossa imaginação, pois se trata de um amor que nos introduz no mistério de Deus “em quem está a fonte da vida”.

O sopro de vida insuflado nos seres humanos é um dos meios de que se serve a Bíblia para nos mostrar como Deus põe em nós a Sua imagem e a Sua semelhança. Por levarem em si a imagem de Deus, os seres humanos têm uma dignidade excepcional. Por essa razão Ele nos sustenta fielmente. O homem e a mulher ocupam lugar exclusivo no universo criado por Deus, que foi confiado aos seus cuidados.

Os cristãos reconhecem o Deus Trino como fonte de toda vida e de toda significação e como o objecto de todas as aspirações humanas. Tendo sido todas as coisas criadas em Jesus Cristo, primogénito da criação, nós temos acesso à fonte da vida através de Jesus, em quem “aprouve a Deus fazer habitar toda a plenitude”. Em Jesus nós vivemos, agimos e somos. O amor de Deus que vive em Jesus reconcilia todas as coisas com ele que é a fonte de toda vida.

Jesus ensina-nos a não nos inquietarmos pela nossa vida, pois Deus, fonte de todo bem, proverá tudo que nos é necessário. Juntos enquanto filhos de Deus, gerentes da criação, nós nos dirigimos para a mesma fonte de vida e, nos aproximando dessa única fonte de vida e de luz, nós nos aproximamos uns dos outros.

Oração

Ó Deus, fonte de vida e de toda luz, enche os corações dos teus filhos de encanto pelos dons da tua criação. Sustenta-nos com teu amor constante e faz que todos os teus filhos, reconciliados contigo por Jesus Cristo, bebam no rio das tuas delícias. A ti, Trindade vivificante, todo louvor, toda glória e toda honra pelos séculos dos séculos. Amém.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia