Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O nosso Natal e o Outro
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de December de 2010 01:52

Tem circulado na Net em vídeo bastante engraçado sobre como seria o Natal em 2010, em tempos da Web 2.0. O Jorge Gomes também o anunciou no «Adro da Igreja». De facto, tem sido um caso de «propagação viral», reenviado por e-mails, recomendado por blogues, etc. Também o reenviei a algumas pessoas.

Entretanto, por outro meio, chegou-me uma reportagem de um suplemento dominical do jornal espanhol «El Mundo», com data de 19 de Dezembro. O texto não está propriamente online de forma a poder ser copiado, mas é possível vê-lo numa aplicação em flash, aqui. O título está muito bem conseguido: «La patera fue su portal de Belén». Trata-se da «incrível» história do nascimento de uma menina, Happiness, em pleno mar, a bordo de um barco de borracha onde se amontoavam 37 imigrantes oriundos da África. A mãe da Happiness, de 20 anos, saiu com o marido, de 16, há cerca de um ano da Nigéria, percorrendo um trajecto de cerca de 5.000 km, grande parte a pé, passando por enormes perigos e muita fome e sede. É uma história de extrema miséria e heroísmo, sofrimento e também tenacidade e esperança. Mãe e filha estão bem, mas é incerto o seu futuro, já que as autoridades já fizeram saber que estas pessoas deverão ser repatriadas… A menos que a mediatização do caso pressione os poderes públicos a outra solução. Impressiona a lista de desejos desta mulher: «Um prato de arroz», «Aprender a ler e a escrever», «Trabalhar», «Não voltar». Leia-se todo o texto da reportagem.

Depois de ler esta reportagem e de ver que Jesus nasceu pobre e entre os mais pobres, os últimos, dei-me conta de que muito provavelmente o nascimento de Jesus não se daria propriamente no ambiente familiarizado com a Internet, as redes sociais, os jogos virtuais e tantas outras comodidades que hoje consideramos indispensáveis. Confesso que com esta reportagem me senti mais próximo do Natal Web 2.0 que do verdadeiro Natal, o d’Aquele que nasceu entre os últimos para lhes trazer a Boa Notícia. Aí está Ele, e tantos deles, com Ele, continuam a ser ignorados.

No dia dos Santos Inocentes.

Alef

Re: O nosso Natal e o Outro
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de December de 2010 11:52

Como a leitura da reportagem na aplicação flash poderá não ser muito cómoda, reconstruí as três páginas. Aqui estão:

- página 1;
- página 2;
- página 3.

Se a imagem aparecer pequenina na janela do «browser», basta clicar sobre ela para se ver a 100%.

Se alguém optar por copiar «manualmente» os urls tenha em conta que aqui é importante diferenciar as maiúsculas das minúsculas.

Alef



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.