Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: A propósito do ateísmo de Saramago: as (nossas) «imagens» de Deus
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 11:55

"os ateus podem tornar-se ateus devido a imagens distorcidas de Deus que lhes podemos transmitir. Ou seja, a culpa é nossa."

Curioso que não tinha prestado atenção a essa questão - realmente presente no texto do Alef -. Passei mas não vi com olhos de ver, centrei-me - como de costume - noutros aspectos.

Agora lendo melhor, só posso concluir que ele tem razão. Conheço vários ateus por culpa dos crentes - que têm uma visão muito distorcida de Deus e das religiões em geral, da nossa em particular, por culpa do que vêem a crentes.

Eu mesma, por variados factores, já estive a ponto de perder a fé - há muito tempo.

Se não tivesse passado por isso, seria absolutamente inflexível e provavelmente diria que quem cai no ateísmo, inventa desculpas culpabilizando as atitudes dos outros para esconder a sua própria debilidade na fé.

Quando se passa por isso, tendemos a tentar minimizar o problema, desculpando os outros para nos desculparmos a nós próprios. Os maus crentes - neste caso os maus católicos - podem ter grande parte da culpa, mas nunca a culpa toda - a debilidade e fraqueza humana e de fé do que se torna ateu também é um factor importante.

Ut inimicos sanctae Ecclesiae humiliare digneris, te rogamus, audi nos!



Editado 1 vezes. Última edição em 24/06/2010 11:58 por Miriam.

Re: A propósito do ateísmo de Saramago: as (nossas) «imagens» de Deus
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 13:02

Só uma nota.

Nem todos os ateus foram crentes ou o tentaram ser, logo não se pode generalizar a origem do ateísmo a sentimentos de revolta ou desilusão.
Uma parte dos ateus encara a sua descrença como algo natural e lógico pois não encontram razões para optarem por uma determinada crença e não outra. A conceito de opção de fé poderá não fazer sentido para os crentes, mas faz bastante para este grupo de ateus.
Se uns chegam lá por uma via negativista, outros sempre lá estiveram por falta de aspectos positivos nas alternativas.

Não há de facto uma génese comum para o ateísmo que deverá abarcar uma maior heterogeneidade que o próprio cristianismo já de si tão fracturado e disperso.

Não se penitenciem tanto.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A propósito do ateísmo de Saramago: as (nossas) «imagens» de Deus
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 14:24

Lena,
foste sempre ateia desde pequena?

Tenho curiosidade, mas se achares a pergunta impertinente, desculpa e ignora.

Pergunto porque tenho uma grande amiga que se tornou ateia graças à mãe e à avó, profundamente católicas. Ela até tinha um blog de caricatura ao Catolicismo. É a história de ateísmo mais próxima que conheço, ela diz que não se lembra de alguma vez na vida ter acreditado em Deus, ao menos no Deus da mãe e da avó... e aqui entram novamente as imagens de Deus, as tais que ela ironizava no blog e que seguramente eram as que as suas familiares lhe tinham apresentado. O caso de Saramago é algo diferente, porque o ateísmo dele tem a ver também com ideologia, comunismo militante - não creio que tivesse motivações mais profundas além da filiação ideológica.

Re: A propósito do ateísmo de Saramago: as (nossas) «imagens» de Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 14:40

a descrição da lena parece-me enquadrar-se melhor no agnosticismo que no ateismo.

Re: A propósito do ateísmo de Saramago: as (nossas) «imagens» de Deus
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 15:28

Miriam

acho q esse assunto n faz parte deste tópico, posso responder-te por MP.

Camilo

discordo, em sentido lato é tudo ateísmo pois apresentam total descrença em deus ou deuses. O facto do segundo grupo por mim relatado não ver razões para seguir uma crença, não implica que esse grupo admita que essas razões possam surgir. Digamos que a esperarem, esperarão sentados, e a espera será por mero respeito àqueles que crêem pois reconhecem nelas inteligência e saúde mental.
Digamos que o primeiro grupo recusa como válida qualquer visão que não a sua, já o segundo admite a validade da diversidade.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A propósito do ateísmo de Saramago: as (nossas) «imagens» de Deus
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 16:50

Camilo,

Quero fazer notar que gostei da sua msg de "24 de Junho de 2010 08:52", acho que apontou algumas coisas interessantes.

E sobre o que a Lena disse, de fato o "fenômeno" do ateísmo é complexo para ser resumido nalgumas linhas, embora no que cabe aos cristãos vale notar nossa parcela de culpa sim, que isso nos mova a melhorar a qualidade do nosso testemunho, mas sem nenhum drama e sem ficar remoendo culpas.

Paz e Bem.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.