Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Espiritualidade
Escrito por: avs23 (IP registado)
Data: 28 de October de 2009 20:40

Saudações a todos,

Neste momento passo por uma fase muito complicada na minha vida. Nada faz sentido e estou completamente perdido. Tive uma educação católica, mas neste momento considero-me um agnóstico e perdi a fé que tinha. Porém, preciso de encontrar o meu caminho e desenvolver a minha espiritualidade. Sinto-me sem rumo e preciso de restaurar a minha fé e restabelecer o equilibrio mental e fisico na minha vida pessoal e profissional.
Gostaria de saber de que forma é que restauro a minha religiosidade e a minha fé.

Cumprimentos a todos,

Andrey Saraiva

Re: Espiritualidade
Escrito por: sophia (IP registado)
Data: 31 de October de 2009 23:29

Olá, gostei da forma como inicias-te... "saudações" é uma expressão cheia de força, alias é mais uma palavra cheia de força ....

Não sei se o que vou expor vai ajudar a restaurar a tua religiosidade e fé, mas vou dar-te o meu ponto de vista sobre os momentos bons e menos bons da vida.
Primeiro, tudo faz sentido, independentemente da educação católica, nada acontece por acaso. Cada problema, cada obstáculo que parece complicado, que por vezes nos leva à descrença de tudo e todos, é como uma escola para que no teu interior possas crescer, aprender, a valorizar e no fim agradecer. Creio e sei que momentos difíceis todos têm, e valorizamos sempre esses nossos momentos como os piores, mas a fé de facto move montanhas. Deus não está esquecido de ti, por isso não o esqueças a ele, pede a sua ajuda para esse momento, para te ajudar a carregar esse fardo deveras pesado, para ultrapassar essa lição de vida, para te ajudar a ver ou a sentir o que não consegues. Está atento às suas respostas, por vezes estão presentes nos actos dos outros, no que a tua consciência te diz e nunca tenhas medo de ouvir e ver.
Depois pensa, que quando tudo estiver resolvido, afinal, quem sabe não é assim tão vazio o teu problema. Mas agora não tenhas medo desta fase, ela existe para cresceres espiritualmente e fisicamente.
Já olhas-te bem para o lado e ver que há outras pessoas com problemas bem mais graves? Que essas pessoas, nunca baixaram os braços, que várias agradecem a Deus os obstáculos da vida pois com isso ganham muito, mas, muito mais? Que nesses momentos não se esquecem de Deus porque acreditam de alma e coração que Deus está com elas, e por isso pedem sempre a sua ajuda, para ser mais fácil, menos doloroso...

Não sei se estou a ajudar, mas deixo-te um último conselho, tudo o que é feito com amor é ouro aos olhos de Deus. Nunca deixes de o amar, reza o Pai-Nosso e pensa com muito amor enquanto rezas, nas palavras que recitas.

Tudo de bom :)
Sophia

Re: Espiritualidade
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de November de 2009 23:07

Oi Andrey,

Citação:
avs23
Neste momento passo por uma fase muito complicada na minha vida. Nada faz sentido e estou completamente perdido. Tive uma educação católica, mas neste momento considero-me um agnóstico e perdi a fé que tinha. Porém, preciso de encontrar o meu caminho e desenvolver a minha espiritualidade. Sinto-me sem rumo e preciso de restaurar a minha fé e restabelecer o equilibrio mental e fisico na minha vida pessoal e profissional. Gostaria de saber de que forma é que restauro a minha religiosidade e a minha fé.

Primeiramente, saiba que vc não está sozinho, esse tipo de provação não é tão raro e muitos passaram por isso e superaram. Embora seja algo incômodo, ajuda se considerar a situação como uma oportunidade para o crescimento na fé, que ninguém chega a ter uma fé amadurecida da noite para o dia. Depois seria o caso de vc examinar como e pq chegou na situação em que se encontra, para tentar tirar alguma lição disso.

Como cada caso é um caso, seria bom se tivesse algum orientador espiritual de confiança para um acompanhamento mais personalizado, mas, supondo que esse não é o quadro mais comum e que muitos nem chegaram a ter acompanhamento alguma vez, vai aqui uma recomendação especial de cuidado, pq nesse momento em que se está fragilizado formou-se o quadro preferido para os aproveitadores, os proselitistas e os falsos profetas de plantão. Sendo católico, procure alguém de confiança dentro da igreja, que felizmente temos muitos; talvez seja o caso de conversar com o seu pároco, e se ele não puder ao menos deve te indicar alguém.

Por hora seguem alguns conselhos genéricos que talvez te ajudem:

1- Retomar a oração. Se estiver difícil começar, uma boa dica é reexaminar sua vida e iniciar agradecendo por aquilo de bom que percebeu. Em seguida, peça que O Espírito mesmo te ajude a orar, seja sincero e confie que o resto acontece.

2- Procurar se cercar de coisas que ajudam. Por exemplo, se for ao cinema, escolha um bom filme; se for ler, escolha uma boa leitura. Claro que o "bom" aqui considerado não é marcado pela referência ao diretor ou ao autor, mas sim se o conteúdo te inspira favoravelmente ou não. Uma boa leitura espiritual, por exemplo, pode ajudar na retomada de uma caminhada espiritual. Só não confundir "boa leitura espiritual" com "leitura piegas", lembre-se que o referencial é ser algo que anime espiritualmente, isto é, que leve a crescer na "fé, esperança e caridade", ou pelo menos aumente o desejo de crescer nessas três.

3- Esteja mais atento para as necessidades dos outros. Se quiser crescer espiritualmente deve saber que isso conduz sempre a uma espiral que se move de dentro para fora, em que a pessoa cada vez mais se abre para os outros. O egoísmo sempre age no sentido contrário, numa espiral de fechamento em si mesmo.

4- Já não passou da hora de ler os evangelhos? ^^

Paz e Bem.



Editado 2 vezes. Última edição em 01/11/2009 23:13 por firefox.

Re: Espiritualidade
Escrito por: avs23 (IP registado)
Data: 07 de November de 2009 00:34

Caros Sophia e firefox,

Obrigado pela vossa atenção e pelos conselhos sábios e interessantes! Agradeço o vosso tempo dispendido para me tentar dar uma força e ajudar-me neste momento dificil que passo.

Obrigado!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.