Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Nossa Senhora da Agonia
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 08 de June de 2009 00:51

Nossa Senhora da Agonia em Portugal:
Existe em Viana do Castelo, Portugal, um Santuário que é dedicado a Nossa Senhora da Agonia e está situado próximo do mar.
A Virgem Mãe, foi invocada com o nome de Agonia pelos pescadores daquela cidade, em virtude de estarem tantas vezes em perigo de naufrágio. O mar ali é bravio e quando movido de tufões, atira as embarcações contra uma falésia denominada “Penedo Ladrão”.
As famílias dos pescadores, no cais, assistem angustiadas à luta de sobrevivência daqueles homens. De joelhos, elas chamam pela Senhora da Agonia, numa fé comovedora. Lembram-Lhes, os seus maridos, filhos e irmãos, que além do amor que lhes votam, são o vosso sustento.
Os pescadores da costa marítima nortenha, ali, vão implorar ou agradecer as vidas, que Esta Virgem Mãe lhes consegue.
Desde 1700, data da construção do Santuário, em Portugal, as peregrinações foram se sucedendo e aumentando de ano para ano. Assim, deram início aos grandes festejos da Senhora da Agonia. Tão notável se tornou essa festa, que de muitas nações da Europa se desloca muita gente para Viana do Castelo. Estão, em primeiro plano, as cerimônias religiosas, que incluem uma Procissão marítima em louvor a Senhora da Agonia, organizada por pescadores. É encantadora, original e comovente.

Nossa Senhora da Agonia vem em socorro nestes momentos, quando o mar de nossas vidas está revolto e “tufões” dos problemas parecem nos empurrar novamente para aquela falésia que roubava as vidas dos antigos pescadores, ou seja, quando a agonia parece sufocar e empurrar para uma morte espiritual, psicológica ou até mesmo física. E Nossa Senhora concede a vida, pois ela é a mãe que nos apresenta a JESUS CRISTO, que é a VERDADE, O CAMINHO E A VIDA! Ela é a que suplica junto a Jesus por todos seus filhos diante suas agonias, independente qual seja a dor. Ela nos ama como somos e estamos independente de nossos pecados; deseja apenas nos ajudar a sermos melhores, deseja resgatar nossas vidas e tirar delas todas as agonias, deseja que sejamos amados e conheçamos o AMOR que é seu Filho Jesus; deseja que arrependamos de nossos erros e que finalmente percebamos que somos especiais, nascidos para sermos livres de todas as amarras e sofrimentos, nascidos para a dignidade de filhos amados de Deus!

Nossa Senhora da Agonia no Brasil (dia da festa 20 de agosto):
Foi nas vésperas do Natal de 1994, que a imagem de Nossa Senhora da Agonia chegou como um grande presente no o Brasil.
Sua entrada solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade, emocionou aos que lá estavam e também aos ouvintes da Rádio Itajubá, que participavam da Missa das 19h00min h de domingo.
Tudo começou, quando um rico português radicado no Brasil, Sr. Antônio de Lima Costa, nascido em Lanheses - cidade próxima a Viana do Castelo, onde existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Agonia -, teve a inspiração de trazer para o Brasil, uma réplica da imagem de Portugal, para ser venerada numa Igreja, cujo terreno, no alto de um monte, ele próprio doaria à Diocese.
Tão logo se tomou conhecimento da existência desse terreno (mesmo sem a imagem ter chegado a Itajubá), as pessoas começaram a fazer “Vias-Sacras”, saindo da porteira da fazenda do Sr. Costa, seguindo as “estações” por uma estradinha de terra que contorna o monte, sendo rezada a “última estação” no local do futuro Santuário.
Só mais tarde, no Brasil, se soube que também em Portugal, tudo começou com uma “Via-Sacra” que, partindo do Convento Franciscano de Santo Antônio, terminava no “Morro da Forca”, onde se rezava a “décima quarta estação” no local que, mais tarde, se construiu a Igreja.
A devoção à Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo é tão fervorosa que, durante três dias, toda a cidade trabalha dia e noite para cobrir de tapetes de flores, o trajeto que Nossa Senhora faz até o mar, onde se realiza uma linda procissão de barcos.
Mas, voltemos ao Brasil, onde a imagem de Nossa Senhora da Agonia acabara de chegar após um ano e meio de espera e, ainda, a construção de Seu Santuário nem começara. Ao lado da imagem da Padroeira do Brasil, ela fica então, por mais de um ano, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade, onde ela é venerada por muitas pessoas que começam a alcançar graças e mais graças pela sua intercessão.
Começa-se, então, um “sem fim de passeios” com a imagem, que vai em um andor para as praças e garagens de casas, onde são realizadas várias Celebrações Eucarísticas; aliás, a imagem não chega nem a ter um altar, mas é fixada permanentemente no andor, para facilitar a sua locomoção.
Enquanto isso, a Comunidade da qual Ela é padroeira começa a crescer e a se fortalecer com suas catequeses em garagens, terços nas casas, novenas nas praças e vias-sacras nas ruas e no Monte do futuro Santuário. Sentiu-se, então, a necessidade de um local, onde a Comunidade pudesse se encontrar e concentrar seus trabalhos, pastorais e movimentos, que foram sendo criados, paulatinamente. A “Igreja-viva” (a mais importante) estava sendo construída rapidamente a olhos vistos, mas a “Igreja-de-pedras” ainda continuava no papel.
Foi então que, no dia 19 de maio de 1996, a imagem de Nossa Senhora da Agonia foi entronizada, por ocasião de uma cerimônia de Primeira Comunhão, numa pequena garagem, transformada em Capela Provisória, situada à Rua Prefeito Tigre Maia, em um terreno emprestado por um gentil morador de um dos bairros, que rodeiam o Monte escolhido para ser construído o Santuário.
Um ano depois, acontece, também numa Celebração de Primeira Eucaristia, a entronização do Santíssimo Sacramento nessa Capelinha, o que veio a fomentar ainda mais a vida em comunidade e as devoções eucarística e mariana.
Uma oração à Nossa Senhora da Agonia, composta por uma carmelita de Pouso Alegre, recebeu aprovação eclesiástica por ocasião de sua primeira festa aqui no Brasil; a partir de então, milhares de estampas da Virgem, contendo essa oração, estão sendo distribuídas por todo o território nacional e até mesmo fora dele.
No Natal de 2000, começou-se a transferência da Comunidade para a Colina Sagrada, onde foi construído o “Rincão de São José” , barracão de madeira ao lado da majestosa construção do Santuário.
O Santíssimo Sacramento foi trasladado em solene procissão para Sua primorosa Capela que teve a seguir a entronização da imagem da Padroeira.
E, ao começar a Semana Santa de 2001, as Celebrações foram todas realizadas no referido Rincão, com sucessivos tríduos, novenas, trintenas, vigílias e adorações noturnas, até que a Santa Missa se tornou diária em todas às 18:30 h, integrando a série de Rosários vespertinos e a Oração das “Mil Ave Maria”, a cada domingo. Destacando-se a Novena da Festa de Nossa Senhora da Agonia.
Dentre alguns fatos que mostram o poder da Mãe de Deus, sob a invocação de Nossa Senhora da Agonia, destacamos um particular; ocorrido quando de sua chegada ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A comitiva designada para trazer a imagem para a cidade de Itajubá, Estado de Minas Gerais, no Brasil, encontrou grandes embaraços para retirá-la do aeroporto. Além de uma quantia em dinheiro, que não se dispunha na ocasião, foram exigidos documentos que não tinham vindo de Portugal e, por isso, não era possível liberar a imagem.
Rezava-se e invocava-se a intercessão de Nossa Senhora da Agonia, quando o principal encarregado pela liberação da preciosa encomenda, na alfândega, apareceu e perguntou ao Sr. Azevedo (português amigo do Sr. Costa, a quem tinha sido outorgada a procuração do nosso pároco, para representá-lo na retirada da imagem):
- O senhor é o Padre Tarcísio?
- Não, eu sou o seu procurador - respondeu o Sr. Azevedo, com seu sotaque português.
- Ainda bem, pois eu não gosto de padres! Mas para o senhor, vou contar o que me aconteceu. Eu sou ateu, não acredito em nada, mas, ao abrir a caixa da mercadoria de vocês, logo que retirei sua tampa e afastei com as mãos, as palhas que protegiam a imagem, apareceu o rosto de Nossa Senhora com aquelas lágrimas... Bem, alguma coisa aconteceu dentro de mim. Quer saber mesmo? Podem levá-La e que Ela nos proteja!

E as pessoas da comitiva, alegres, festejaram e agradeceram à Senhora da Agonia pelo seu primeiro “milagre” em terras do Brasil, feito no coração daquele que se dizia ateu.

Re: Nossa Senhora da Agonia
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 08 de June de 2009 00:57

Aqui no Brasil, no estado de Minas Gerais, na cidade de Itajubá onde foi construído o referido Santuário à cima, o que percebemos é como são tocados por Deus Todo Poderoso todos os que por lá passam. A espiritualidade é de Adoração Perpétua diante ao Santíssimo exposto 24 horas ao dia, vivência do silêncio, da reza do Santo Terço e Missas diárias; por lá todos encontram um recanto para a oração e a Adoração a Deus, pois até mesmo as crianças ficam em silêncio, o clima é de Paz!

PAX DOMINI



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.