Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Os defeitos de Maria.
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 23:10

Olá a todos!

O livro que a Cassima lançou para a ribalta, consiste nas reflexões preparadas pelo Padre Portocarrero para a Novena da Imaculada, levada a cabo pelo Opus Dei, em Lisboa.

Um aspecto interessante das reflexões preparadas por este sacerdote, e que dão título ao livro, são o tais «defeitos» que se podem apontar a Nossa Senhora. Seria de todo interessante ler e meditar sobre todo o documento.Dada a extensão de todas as reflexões, penso que podemos pensar um pouco sobre cada um destes «defeitos», como aperitivo!

Não os irei escrever todos de imediato, mas procurarei transcrevê-los diariamente. Procurarei ainda transcrever os itálicos e negritos do mesmo modo que o autor os utilizou, tal como as referências por ele citadas.


Primeiro «defeito»

O primeiro defeito de Nossa Senhora é a sua imprudência, porque recebe o anjo da Anunciação sem verificar as suas credenciais - não foi São Paulo que nos advertiu para o perigo de sermos tentados por um demónio que se disfarce em anjo de luz23?! - e responde ao seu pedido, que iria provocar uma mudança radical na sua vida, sem sequer ponderar, durante alguns dias, aquele incrível plano, nem se aconselhar com pessoas sábias e prudentes24.

- Obrigado, Senhora, por esta vossa imprudência, que nos ensina a responder imediatamente às exigências de Deus, sem nos deixarmos levar pela prudência da carne ou os conselhos mundanos dos poderosos e sábios!

23 Cfr. 2 Cor 11,14
24 Cfr. Lc 1, 26-38

Cumprimentos

Alpha

Re: Os defeitos de Maria.
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 21:16

Segundo Defeito

O segundo defeito de Nossa Senhora é a injustiça que pratica com São José, já então seu esposo, a quem não só não consulta sobre o projecto divino que o anjo, em nome de Deus, lhe comunica, como também esconde depois a sua virginal maternidade que, à medida que se torna mais notória, é causa de um indizível sofrimento para o santo Patriarca, a quem uma só palavra da Virgem teria impedido tão atroz angústia25.

- Obrigado, Senhora, por esta vossa injustiça, porque, procedendo deste modo incompreensível, nos ensinastes a confiar na justiça de Deus sem recorrer a nenhuma garantia humana, e obrigado também porque, com esse vosso procedimento, nos fizestes conhecer melhor e amar mais a imensa virtude de São José, nosso Pai e Senhor!

25 Cfr. Mt 1, 18-25

Cumprimentos

Alpha

Re: Os defeitos de Maria.
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 10:47

Terceiro Defeito

O terceiro defeito de Nossa Senhora é ser do mundo, pois era de supor que uma mulher escolhida para um tão alto desígnio se devesse afastar de todas as realidade terrenas, devesse prescindir da realização de qualquer trabalho e, sobretudo, abster-se de um amor humano que, por elevado que fosse, seria sempre indigno da sua excelsa condição de Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa do Espírito Santo26.

- Obrigado, Senhora, por este vosso defeito, porque tendo um amor terreno e, ao mesmo tempo, vivendo virginalmente aqui na Terra, trabalhando todos os dias com as vossas mãos nos afazeres domésticos da vossa casa e da vossa família, nos ensinastes que o amor humano, bem como o celibato apostólico, são caminhos de santidade e ainda que o nosso próprio trabalho, seja ele qual for, é o melhor louvor que podemos oferecer no altar do Senhor!

26 Cfr. Lc 1, 26-27 e Mt 1, 16.18-21.24

Cumprimentos

Alpha

Re: Os defeitos de Maria.
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 16 de December de 2009 21:40

Defeitos e Nossa Senhora na mesma frase não me parece lá muito bem, ainda que esteja entre aspas...



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.