Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Meditação Cristã
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de April de 2002 11:26

Pois é...

Já aqui tinha falado da Meditação Cristã. Como "técnica", ou seja, com um método próprio e tudo, já está à nossa disposição! Foi ensinado John Main, OSB (1926-1982) e desenvolvido principalmente por monges beneditinos (OSB) e trapistas (como Thomas Merton), bebendo da tradição meditativa oriental, mas tornando-a clara à Luz de Cristo, dando-lhe forma e conteúdo. De facto, qualquer católico se sentirá à vontade nesse aspecto, já que esses monges são inspirados na Tradição e nos Sacramentos. Os santos são inspirações para esses homens também, e sentimo-nos perfeitamente enquadrados nesse ambiente, fazendo grandes introspecções para uma vida de paz, bem e santidade. A meditação cristã encontra-se assim intimamente ligada à tradição monástica e à oração contemplativa. Assim, a "meditação" (transcendental) deixa de ser algo do domínio do esotérico, passando a algo com objectivos bastante reais, práticos e amorosos. A repetição de uma palavra de oração (mantra), como Maranatha ("Vem, Senhor Jesus" em hebraico) constitui o básico da prática meditativa... Todos podemos alcançar uma vida de oração de maior qualidade, maior conforto e contacto com Deus. Se oramos, porque não fazê-lo da melhor forma possível, acolhendo os bons contributos que nos possam dar? Também pode constituir uma boa experiência ecuménica e inter-religiosa. E até é possível ensiná-la a crianças!! De que estão à espera? ;o)

Vejam por vocês mesmos (vários links):

Comunidade Mundial para Meditação Cristã:
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Site em português (cliquem em "Entrar" para verem a introdução):

[sites.uol.com.br]


Site em inglês (internacional):

[www.wccm.org]


Oração Centrante:
"""""""""""""""""""
(A oração centrante é uma forma simples e mais técnica de orar e que serve de introdução à oração contemplativa. A diferença é que a contemplação é fruto de uma prática e interiorização que se tornam absolutamente pessoais com Deus, já fora de métodos.)

[www.oracaocentrante.org]


Contemplative Outreach:
""""""""""""""""""""""""""
Site sobre uma comunidade de oração centrante e contemplativa, um pouco ao estilo da WCCM.

[www.contemplativeoutreach.org]


Vigilate et orate! (Ora e vigia!)
João



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.