Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 05:04


Nestes tempos mundanos, em que o tecnológico e o funcional impera e a nossa vida parece uma banalidade sem emenda, precisamos mesmo de encontrar conforto no Senhor. As coisas orientais, do misticismo hindú e o esoterismo parecem estar na moda, mas nós cristãos temos muito boas fontes por onde ser espirituais, na fé no Pai e Seu Filho, das quais podemos tirar muito mais proveito do que a essas coisas, que nem sequer compreendem o Cristianismo.

Vamos aprender a orar!

.Oficinas de Oração e Vida - Em Portugal, numa paróquia perto de si:

Fundadas por Inácio Larrañaga

Fundamentalmente as "Oficinas" entregam aos fiéis um método prático para aprender a orar; e orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva: desde os primeiros passos até as profundidades da contemplação.

15 sessões semanais, gratuitas, feitas em grupo por um guia.

Telefone do Secretariado em Lisboa: 21 3530839/21 8145812

[www.tovpil.com]


.Oração contemplativa:

Saiba mais sobre esta arte ancestral de espiritualidade cristã.
Eu, um contemplativo? Sim, é possível, com um pouco de prática diária. A contemplação é para a acção, uma forma de silenciamento e oração que nos transfigura e alimenta o espírito, para discernirmos melhor os problemas com que nos deparamos e encarar a vida com aceitação, paz, caridade e desprendimento... em última análise, com uma transbordante serena felicidade! A oração "centrante" é um outro modo de oração, mais metódico e que nos introduz numa primeira experiência de contemplação...

[www.centeringprayer.com]
[www.oracaocentrante.org] -> com uma extensa e muito útil bibliografia e links - IMPERDÍVEL
[www.shalem.org] -> site ecuménico de espiritualidade cristã


.Padres do Deserto:

A espiritualidade dos primeiros "místicos" cristãos, os santos padres que estão na origem e no estabelecimento das bases de toda a espiritualidade e doutrina cristã até aos nossos dias.

[www.geocities.com]


.Exercícios Espirituais de Sto. Inácio de Loiola

Obra incontornável da espiritualidade cristã (o discernimento dos espíritos, a caminho de si e de Deus).

[www.unicap.br]


.Lectio Divina

A Lectio Divina é a "leitura-escuta-orante" da Palavra de Deus e faz parte integrante do método da oração centrante, a caminho da oração contemplativa. Independentemente disso, pode ser praticada por si só, na leitura espiritual da Bíblia ou outros textos místicos e meditativos, que nos ligam à presença amorosa do Senhor! (Conheço um livro bastante bom sobre a Lectio, chama-se: "Que é... A Lectio Divina" das Edições Paulinas)

[www.lectiodivina.org]


.Meditação Cristã


[www.wcc]

.Taizé

Taizé é uma aldeia em França onde existe uma comunidade ecuménica de religiosos. Fazem-se orações com cânticos muito belos de uma profunda qualidade meditativa. É um lugar de peregrinação eleito por excelência por milhares de jovens todos os anos. Pode servir-se desses cânticos para a sua oração. Têm já vários CDs editados, eu pessoalmente aconselho o "Chants de la prière à Taizé" e o "Venite exultemus". Uma peregrinação a Taizé em especial pela Páscoa é das maiores experiências pessoais e comunitárias de fé que alguém pode viver. É como uma fonte por onde se passa e se mata a sede, para continuar o caminho envigorados pela vitalidade permanente do Senhor no nosso coração.

[www.taize.fr]


Sejamos espirituais! Nem sequer precisamos de todos aqueles livros "Nova Era" que por aí abundam, isto é, sinceramente muito melhor... Acompanhado de um pouco da psicologia com espiritualidade de grandes autores cristãos, não precisamos de contribuir para negócios alheios aos da nossa fé...
Coloquem aqui os vossos contributos!
Aproveitem para citar tudo o que de bom e de cristão leram até hoje, para que seja útil a todos!

Já agora, outra sugestão para este site: a criação de uma área de Bibliografia. Mas uma bibliografia de grandes livros sobre espiritualidade, livros em várias línguas se necessário por não existir tradução portuguesa... Seria possível? Meu Deus, este mundo está tão carente de cultura... Se divulgarmos muito mais o livro cristão, será então possível um mundo melhor... Tenho conhecimento de tanto livro que merece ser lido... O papel dos leigos terá de ser esse também no futuro, o de difusor da relação fé-cultura, que serão indissociáveis a partir de certo ponto... Para quê esperar mais? Sejamos mediáticos, sejamos verdadeiramente e corajosamente, sal e luz para o mundo! Ainda nos continuamos a entreter com o não-essencial? Até quando??

Gostei bastante deste site, aquando das minhas buscas... Dêm uma vista de olhos:
[www.totustuus.com]

"Totus tuus" -> TODO TEU! (tenho um terço do Jubileu, com o "símbolo" do Vaticano onde está escrito na bolsa... Totus tuus... Agora cada vez que pego nele, sei que estou a tomá-lo como a aceitação de que sou todo do Senhor! Mas que epifania! Estou derretido! :o))

Ando eu a esta hora a acabar um trabalho e estou sem sono, envio-vos já isto! :o) Não estranhem muito as horas! Quando o Espírito vem, invade-nos mesmo por completo e anima-nos mesmo, fazendo-me descobrir que n'Ele não há descanso! É sempre actuante, sempre presente.

Amem! (do verbo "amar") ;o)
João

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 05:39

Desculpem, o site sobre Meditação Cristã é o:

[www.wccm.org]

Aproveito e deixo outro que apesar de uma certa "anarquia" no design, é bastante rico em conteúdos, e fala de outra vertente que ainda não tinha referido; falei da música, dos cânticos de Taizé (não se esqueçam de procurar também por canto gregoriano, mas do bom, não dessas interpretações de música ligeira - foleiras para o meu delicado gosto ;o) - andamos a corromper o canto de oração litúrgica e a transformá-lo em mais uma coisa qualquer?), mas também de outra arte se usa em contemplação: a pintura e escultura, por exemplo... Este site ajuda em relação a isso:

[landru.i-link-2.net]

E também:

[www.christusrex.org]

[www.skete.com]

Vamos lá embora, a largar medos de nos entregarmos ao Senhor! Só Ele a rocha, só n'Ele a Vida!
João

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 13:54

Já experimentastes, fazer a tua meditação com o mantra Yaohushua, o nome mais poderoso que existe sobre a face da terra.

Este poderoso mantra ENTOA-SE assim: IAU-RRÚ-SHUÁ.

Tenta e vais ver as mudanças, que se vão operar no teu coração e na tua mente.

O site, que indicas, sobre meditação, não explica correctamente o método mais eficaz de meditação. Para se chegar a verdadeira meditação, primeiro, faz-se concentração e só após 10-15 minutos, se consegue entrar em meditação.

Imagina, que vais de Lisboa à Sintra de comboio. O acto de comprar o bilhete, dirigires-te para o comboio, arranjar um lugar bom para te sentares, o próprio acto de sentar, tudo isto corresponde a concentração. Quando o comboio começa a andar, não te preocupas com mais nada, existe alguém, que conduzirá até Sintra. Nã te preocupas com mais nada, vais ali sentadinho, podes adormecer, mas tens a certeza, que vais chegar a Sintra. Esta parte, corresponde a meditação propriamente dita.
A concentração é o caminho para a meditação e ela é fundamental para a
que se chegue a meditação.

Lê também um livro católico, "Sadama um caminho para a paz", escrito por um sacerdote, que traz bastantes técnicas de meditação, muito boas.

Cumprimentos em Cristo!

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 00:41

Então voltamos ao tema do nome de Jesus :-) pensei que já tinha passado. Mas por falar nisso, não seria mais correcto falar-se em «Jehoshua»?

Enfim, trocos...


Lugo

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 17:23

LOL

Esta treta do poder da vibração dos sons já me está a fazer confusão... As explicações que as pessoas atribuem às coisas é sempre subjectiva se não for levada a sério e encarada sob a perspectiva de VÁRIAS "ciências" e opiniões bem fundamentadas, numa confrontação saudável de compromisso com o alcance (sério e lógico...) da verdade.

As "mudanças" operadas no coração e na mente de que falas são de ordem bio-química, fisiológica e psicológica. Toda a espiritualidade que não assente sobre os problemas reais da existência e na busca de uma clareza honesta e sincera através do pensamento sistemático sobre elas não passa de ALIENAÇÃO, de adormecimento, de fuga, de anestesiamento. Aliás, não se pode dissociar oração de acção, não se pode criar esse divórcio.

Nenhum "nome" ou "colecção de sons ou letras" é mais importante que outro: tudo não passa de signos. Agora, existem nomes que pelo que significam têm de ser respeitados, tal como Deus, Jesus Cristo... Mas isso é pelo a que eles correspondem, não ao que eles são enquanto nomes, substantivos. Parece-me que anda confundida nesse aspecto Adelaide... (já para não falar de tantos outros...) Os nomes não contém neles próprios a identidade dos seres. Essa é uma questão filosófica que certamente desconhece, caso contrário, não daria tanta importância a isso. Não se pode considerar que o apelo que eu faço a algo fora de mim está condicionado à forma como me é dado ou revelado conhecê-lo, chamá-lo e muito menos que todo ele esteja contido nesse substantivo, de modo que não haja mais nenhum que o identifique. O próprio Antigo Testamento tem mais de uma dezena de nomes para Deus, não existindo nenhum claramente superior que os outros, segundo esta linha.

Não passa de um placebo espiritual essa ideia de que existem uns mais poderosos que outros, do qual acabamos por nos convencer e ao qual nos entregamos...
Somente pelo seu significado, a mensagem que transmitem pode ser mais rica e intensa.

Em relação a isso, dizer "Yaohushua" ou Jesus, não me diz tanto como "Maranatha", uma palavra bíblica, da língua aramaica, a falada por Jesus, e que significa "Vem, Senhor". Além de uma maior conformidade e proximidade com o próprio Senhor, é um apelo interior que espera ser correspondido nessa mesma oração. A oração é assim uma libertação da afectividade bem canalizada e um exercício que nos deixa esclarecidos e mais amorosos, se quiserem... :o)

O que se consegue egoísticamente da meditação, é a paz... E é disso que muita gente procura, um subterfúgio alienante. Na oração cristã e em particular na tradição católica, encabeçada pelos santos, é uma comunhão com Deus, uma entrega mútua entre o transcendente e o mundano, que nos transmite respostas e uma sensação de confiança, de esperança para a luta quotidiana, sem fugas mas que nos compromete com a edificação de nós mesmos e do próximo, de forma gratuita... E isso é que corresponde à verdadeira realização do "Ama o próximo como a ti mesmo".

Os sites que indiquei têm toda essa informação, Adelaide. Não os explorou devidamente, pois a BIBLIOGRAFIA e os LINKS neles contidos ajudam a desenvolver este tema.

Experimentem o Ma-ra-na-tha! A mim, pôs-me a chorar... ;o)
João

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 19:53

Iª CARTA DE S. JOÃO - Capitulo 3, 23

E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

Já cumpriram estes mandamento, João e Lugo?

Se só amarem, e não acreditarem no nome do seu Filho, aquele nome que foi revelado pelo anjo Gabriel (Yaohushua), não entram na vida eterna.

Beijinhos!

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 00:19

Oh Adelaide, lá estás tu preocupada com os trocos...

Se conheces assim tão bem a Sagrada Escritura, já deves ter lido Mt 19, 16-19:

«Aí alguém se aproximou dele e disse: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" Respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? O Bom é um só. Mas se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos". Ele perguntou-lhe: "Quais?" Jesus respondeu: "Estes:<i> Não matarás, não adulterás, não roubarás, não levantarás falso testemunho; honrar pai e mai, e amarás o teu próximo como a ti mesmo</i>". Disse-lhe então o moço: "Tudo isso tenho guardado. Que me falta ainda?" Jesus lhe respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me". O moço, ouvindo essa palavra, saiu pesaroso, pois era possuidor de muitos bens.»

É impressão minha ou Jesus não fala do nome dele? Será que consegues compreender a mensagem do Evangelho? Se continuas a insistir na adoração de uma palavra em hebraico, é porque ainda não conseguiste alcançar a plenitude da mensagem.

Felicidades,
Lugo

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 13:56


Bom subsídio, Lugo!

Adelaide, leu com atenção o que eu escrevi? Esse é o primeiro passo para um diálogo: ouvir com atenção o que o outro tem para dizer com suas próprias palavras!

Realmente, eu seria ateu se o Evangelho somente me dissesse que tenho de acreditar num nome para ser salvo... Salvo de quê? Eu sou salvo hoje e em todos os dias, em todos os momentos em que sinto a Verdade evangélica a tomar conta de mim: a iluminar todos os meus passos e a confirmar tudo aquilo em que acredito e a ajudar-me a crescer e a exigir mais dessa fé.

E lá buscam vocês a vida eterna, convictos de uma existência beneficiada posterior a esta...

E no entanto, não compreendem que estão permanentemente a adiar a vida!

Não fuja Adelaide: a vida é isto mesmo... Tome na sua mão o pedaço de Céu que lhe cabe a si e a todos nós construir neste mundo!
João

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 15:38

Lugo, a pessoa que estava a dialogar com Jesus, em Mt 19, 16-19, era um judeu e já conhecia o nome Yaohushua, de cor e salteado. Não havia necessidade de Jesus, voltar a falar no nome dele como uma das condições para a salvação. Qualquer judeu daquela época, sabia pronunciar e invocar o nome do Salvador.

Quem não é judeu e acredita na salvação, é obrigado a aprender o nome original do Salvador enviado por D-us.

Já alguma vez, assististes a um um evento religioso entre judeus cristãos que falam a língua portuguêsa? durante o vento, a bíblia, é lida em português, explicada em português, os cânticos são também em portuguesa. Quando o orador, se refere ao salvador, diz: Yeshua: Nunca diz Jesus, porque têm consciência que o Salvador não se chama Jesus.

Respeita o nome daquele que deu a sua vida por causa de ti, porque o nome dele Yaohushua, foi criado com muito amor pelo "Criador".

Beijinhos!

Re: Recuperar a espiritualidade cristã - Oração Contemplativa e Lectio Divina
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2002 08:52


Eu respeito muito o nome daquele que deu a sua vida por minha causa, criado com muito amor pelo Criador... E é precisamente por isso e não só, principalmente pelo que isso deixa de fora e do qual vocês não querem saber, que não posso acreditar no que vocês proselitisam.

Eu também conheço o nome original de Jesus, original para mim tal como o foi para os judeus. E tal como os Apóstolos falaram com cada um na sua língua, assim Jesus, universal, se manifesta a cada homem segundo a sua língua... Esta seita é um horror, usam a crença num nome como pretexto de exclusão da vida eterna. LOL Isso convence o mal educado em assuntos religiosos, mas sinceramente, alguém no seu perfeito juízo não vê essa mentira?? A Igreja de Jesus já existe, desde há 2000 anos, ponham isso na cabeça!! Além disso, Deus (e não D-us: quem é esse??) comunica e é comunicado por pensamentos manifestados e é por isso que "fala" qualquer língua, pois elas são manifestações de sons e símbolos daquilo que pensamos, que é o mesmo na comunhão Católica (pelo menos, formalmente)!! Isso é mais um pretexto para a separação: se querem ser judeus messiânicos, sejam-no! Seria óptimo que vocês entrassem em comunhão com a Igreja com um carisma tão profundo de vivência das nossas raízes judaícas! Mas não precisam de assustar os outros com esse argumento idiota. Querem viver a vossa vida e os outros não interessam, a verdade eterna não interessa. É por isso que as vossas igrejas são fundadas nas tradições de homens e não das de Deus, que as manifesta sob o discernimento verdadeiramente inspirado, que sobrevive ao teste do tempo, ganhando credibilidade e visibilidade (Mt 5,14). Há outras seitas como vocês que dizem que só serão salvos se estiverem na igreja deles, se fizerem parte dos escolhidos, que eles definem como querem. Pelos vistos, a vossa versão é acreditar num nome. Desculpem, mas parece-me tão ridículo como qualquer outra coisa, se não pior... QUEM É QUE TEM RAZÃO AFINAL?? É claro que cada um diz que tem razão. Deixem-se disso! Convençam-se de que os outros não são inimigos e não vos querem tirar nada! Se quiserem viver o nome de Jesus como ele foi pronunciado pela primeira vez, na cultura em que viveu, se tem importância espiritual para vocês, tudo bem! Mas pelo amor de Deus (ou de D-us ou de seja lá quem for que vocês adoram), compreendam que a Salvação é muito, muito mais do que acreditar num nome, mas no que ele significa.

Compreendam que esta fraqueza doutrinal que vivem, de confusão e terror sobre afinal quem terá essa "vida eterna", é fundada pelo Protestantismo, em que cada um decide o que quer sobre o que quer... até o próprio Lutero se arrependeu do que fez e isso está escrito nas suas obras! Voltem a casa, à Igreja Católica e deixem-se de andarem com argumentos irreais acerca da questão! É isso o Cristianismo??

Leiam o que vai ser afixado nos tópicos deste Fórum intitulados "10.001 razões para se ser católico" e "União das Igrejas - Ecumenismo".

Bem, desprezado que está, como deve ser, este assunto do "nome" de Jesus, do qual fanáticos vêm para aqui falar, distribuindo a sua loucura (argumentos idiotas que aliás qualquer seita usa para se espalhar rapidamente, estupidificando quem toca), passemos ao mais importante, à recuperação de uma relação muito pessoal com Cristo.

Alguém passou os olhos por aqueles links que indiquei nas duas primeiras mensagens? Digam o que acharam, o que sentiram, se viveram esses conselhos!

Já agora, ao jeito das Oficinas de Oração e Vida, que procuram a ensinar a arte de orar, o site sobre Meditação Cristã (em inglês - [www.wccm.org] ) criou a "Escola para Professores" (School for Teachers), para difundir a Meditação Cristã, que está intimamente ligada com a prática de silenciamento e reflexão que antecedem a oração centrante e contemplativa. Não é complicado, basta praticarmos a meditação quotidianamente e termos vontade para a difundir!

[www.schoolforteachers.org]

Em português, têm o site sobre Meditação Cristã: [sites.uol.com.br]

A mensagem é simples: "Existe algo simples, que possamos fazer diariamente, e que possa transformar a qualidade de nossas vidas? Muitas pessoas encontraram isto na simples prática da meditação."

Em Cristo,
João



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.