Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
CVX versus Companhia de Jesus
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 00:15

Aos que já passaram pelo contacto directo com a Companhia de Jesus, vulgarmente, conhecido por Jesuítas e aos que não tenham travado um "contacto pessoal" gostaria que partilhassem a vossa experiência.

E já agora comentassem a perseguição feita em Africa ao Pe. Joao Caniço, s.j e à expulsão definitiva da Companhia.

Re: CVX versus Companhia de Jesus
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 00:34

Nuno, permite-me uma correcção que talvez seja mais um complemento que correcção: o Pe. João Caniço, sj que fazes referência e à expulsão definitiva da Companhia de Jesus, refereste à expulsão de Angola e não à expulsão do Pe. João Caniço da Companhia de Jesus!

Por curiosidade, porque é que colocaste o tópico CVX (Comunidades de Vida Cristã) versus Companhia de Jesus?

Lugo

Re: CVX versus Companhia de Jesus
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 00:44

1 . CVX - Comunidades de Vida Cristã - comunidade formada por leigos
2 . Companhia de Jesus - comunidade religiosa


Dentro da mesma espiritualidade, existem aqui dois caminhos possíveis a tomar. Nós, enquanto leigos, cabe-nos diariamente o discernimento sobre o nosso papel ao serviço da Igreja. Aqui refiro-me, mais especificamente a esta Ordem Religiosa. Dois lados da mesma moeda.

Como dizia Sto Inácio procurando "conhecer internamente Jesus Cristo para em tudo O poder servir"

Que serviço? Enquanto leigo, como poderei investir numa proposta destas?

Re: CVX versus Companhia de Jesus
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de March de 2002 15:30

Hum...

Toda a nossa vida deve ser serviço a Deus e por Ele aos outros. A partir daí, "Ama e faz o que quiseres" como diz S. Agostinho!

Considero que a necessidade principal do mundo de hoje é a educação para o amor e caridade.

A Igreja do Senhor precisa de muitos operários! Precisamos essencialmente de fé e seu testemunho. Se poderes fazer isso, estás a fazer um serviço valiosíssimo na construção do Reino. Estás a humanizar o mundo em ti e no teu próximo. E isso é que interessa para Deus, que faças o melhor da tua vida ao serviço de todos os teus dons e discernimentos...

A fé é a salvação do mundo. Melhor, a salvação de cada um dos Homens. A partir dela, tudo floresce como deve ser, se a deixarmos tocar todos os aspectos da nossa vida. A fé é um processo contínuo: eu acredito em Ti, meu Senhor, em todos os meus dias, em todos os meus momentos. Dou valor à Tua Palavra e à Tua Vida e acredito sempre aqui e agora que Tu és o Mestre dos Mestres, meu Pai, meu Irmão, minha presença espiritual libertadora.

É isso o melhor que um cristão pode fazer pelo mundo: evangelizar no amor, ensinando a amar, a crescer e a viver...

Não tenhamos medo da missão,
João

Re: CVX versus Companhia de Jesus
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 09:13

Quanto ao alegado elitismo dos Jesuítas de que falaram no tópico das imagens, não tenho nada essa opinião!!!

Aliás, bem pelo contrário! Já escutei o P. Dário Pedroso e tive um contacto mais próximo com o P. Hermínio Rico e actualmente com o P. Alberto Brito e tenho a impressão de serem todos pessoas simples no trato. Porque falam disso? Mas se acontecer por vezes será natural, pois basta comparar a formação dos padres diocesanos com a dos Jesuítas para vermos o que é que uns têm a menos que os outros. Isso talvez se denote nos debates em que se contactam... Sei lá...

João



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.