Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 23 de 24
Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 17:00

Vocação

Quando tu sofres, ama mais forte
Ama aqueles que choram mais lágrimas do que tu
Têm mais frio, mais fome, e mais sozinhos
E quase inexistentes, mais ausentes em si mesmos
Não há mais para ti outra alegria profunda possível
Ama-os muito
Para os fazeres atingir toda a plenitude que consigam
Eles far-te-ão mal
Ama-os ainda mais
É a tua vocação, por algum tempo, para sempre?
Que sabes tu ainda disso?
É entrar verdadeiramente nessa alegria de absoluto
Não há outra maneira, aí, de nos mantermos rectos
Tremendo e rectos no entanto
Que esse amor minúsculo
Em todas as minúsculas oferendas
De todos os minúsculos instantes
Esse amor
Dos mais pequenos, dos mais débeis
Dos mais lastimosos, dos mais desgraduados
Porque é então que o grau único surge
Sob o mais derrotado, sob o mais sujo
Sob o mais escarnecido
Sob o último dos rostos
O rosto de um homem imagem
Do Eterno Rosto Invisível...


«Poema aos noviços».
Folhas esparsas, à vontade do vento de Deus, na cólera do amor.
8 de Setembro de 1955.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 18:50

"Aquilo que você der a uma mulher, ela vai tornar maior. Se você der o seu esperma, ela te dará um bebé. Se você lhe der uma casa, ela vai dar-lhe um lar. Se você lhe der compras de mercearia, ela vai dar-lhe uma refeição. Se você lhe der um sorriso, ela vai dar-lhe o seu coração. Ela multiplica e amplia o que lhe é dado.

Portanto, se você lhe der qualquer porcaria, esteja preparado para receber uma tonelada de merda. "

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 05:23

A Idade de Maria

Passei uma noite às voltas, em todos os sentidos, com esta questão: que idade tinha Maria no dia da crucificação de seu Filho?
Ela tinha 16 anos no momento da Anunciação, ou seja, 17 anos no nascimento de Jesus, o qual será crucificado com a idade de 33 anos! Então, como é que nenhum pintor pensou em representá-la como uma mãe de idade madura?

À jornalista da «Vie» que acompanha o Abbé quando de uma
viagem ao Uruguai e que lhe pergunta como conseguiu
superar a insónia durante o trajecto de avião.

Domingo, 13 de Fevereiro de 1994.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 19:06

A Morte e o Sempre do Além do Tempo

Eu vivi desde sempre na impaciência da morte.
Na minha fé, creio que a morte é uma separação dolorosa para aqueles que ficam mas, para aquele que parte, é um encontro fantástico: com a imensidade de Deus; com a multidão, talvez com cem mil milhões de seres humanos que viveram desde que o homem existe. Este encontro exalta-me. É uma sede de sol e de água cristalina... Para mim, serão as minhas férias grandes...

Abbé Pierre - RTL. 1 de Fevereiro de 1994.


Não é da separação que a morte provoca que eu estou impa­ciente, ah não!, mas do encontro. Encontro do Amor eterno que é o saciar da nossa fome... e da de todos os irmãos e irmãs humanos conhecidos e desconhecidos, inúmeros, que partiram antes de nós... e de vós que eu amo, mas com quem a intimi­dade permanece paralisada, longínqua, enquanto nós estamos encerrados nos limites e nos entraves do tempo...

Abbé Pierre - «Emmaus ou Venger l'homme». 1979.


Vivendo, nós vivemos rodeados de sombras. Nós queremos conhecer, nós queremos amar, nós queremos, nós queremos, e incessantemente somos confrontados com as nossas limitações. Depois da morte, nós estamos naquilo que eu chamo «o sempre do além do tempo».

Abbé Pierre - Abadia de Saint-Wandrille. 1992.


Pensando na morte, estou feliz como uma noiva que espera o seu noivo e que tem confiança. Eu estou feliz porque ele vai chegar. E impaciente porque ele está atrasado...

Abbé Pierre - Mensagem às crianças de 8 a 14 anos.
Esteville, Outubro de 1993.



Se, durante a nossa vida, pomos a mão na mão dos pobres, na hora de morrer, encontramos a mão de Deus na nossa outra mão.

Dedicatória sob a fotografia de morte de Lucie Coutaz,
co-fundadora de Emaús e colaboradora do Abbé
durante toda a sua vida. 16 de Maio de 1982.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 12 de April de 2009 08:36

Antes de Partir... as Certezas de uma Vida

Quando ficamos velhos, temos a impressão de ouvir uma voz interior que nos diz: «Antes de partires, diz-nos o que sabes!»
E o que eu sei é que a vida é um pouco de tempo dado às liberdades para, se quiseres, ensinar a amar, para o encontro com o Amor Eterno no sempre do para além do tempo...

Em resposta a Yves Mourousi que perguntava a Abbé Pierre porque
se encontrava no festival de Cannes em Maio de 1987 afim
de ajudar a sociedade Bellerive a financiar o filme «Hiver 1954».

Depois das palavras do Abbé, fez-se silêncio.
E ouviu-se Maurice Pialat no palco, realizador
de «Sous le soleil de Satan», crítico dos padres,
dizer, depois do silêncio:
- É terrível, porque não me ensinaram isso quando eu era criança.

Uma das emoções mais fortes da minha vida de velho padre.
Um daqueles momentos em que as máscaras caem - disse o Abbé.
Onde o mais profundo do coração de cada um se manifesta.
Muitos esperam que seja isso não que lhe digamos,
mas que os façamos ver.




A experiência da vida deu-me algumas certezas.
A mim, o ancião, de ser franco e de não fazer bluff, como se eu soubesse o que não sei. Não sei tudo, longe disso. Fre­quentemente tenho dúvidas. Mas ouso dizer:

Ouçam, disto estou certo: não podemos construir a nossa felicidade sozi­nhos, senão, mais tarde ou mais cedo, isso cai-nos sobre a cabeça...

Servir em primeiro lugar o mais sofredor vale mais do que servir aqueles que têm tudo...

Viver é aprender a amar.


Abbé Pierre - Prefácio do «Guide des actions humanitaires». 1993.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/04/2009 08:58 por dimensao7.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 23:33

UM DIÁLOGO ENTRE LEONARDO BOFF E O DALAI LAMA



Tenho recebido de uns dias para cá o seguinte dialogo entre nosso querido Frei Leonardo Boff e o Dalai Lama, líder espiritual dos budistas e tibetanos.

Eis o dialogo:

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

”No intervalo de uma mesa-redonda
sobre religião e paz entre os povos,
na qual ambos participávamos,
eu, maliciosamente, mas também
com interesse teológico,
lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa,
deu um sorriso, me olhou bem nos olhos
- o que me desconcertou um pouco,
por que eu sabia da malícia
contida na pergunta -
e afirmou:
"A melhor religião é a que mais
te aproxima de Deus.
É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade
diante de tão sábia resposta,
voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo
(e aí senti a ressonância tibetana, budista,
taoísta de sua resposta),
aquilo que te faz mais sensível,
mais desapegado,
mais amoroso,
mais humanitário,
mais responsável...
A religião que conseguir fazer isso de ti
é a melhor religião..."
Calei, maravilhado,
e até os dias de hoje
estou ruminando sua resposta
sábia e irrefutável.



Leio um texto desses e fico feliz pelo Dalai Lama, que é mais cristão do que os cristãos, posto que se perguntado pela melhor religião, um cristão não deixaria de advogar o falido “Cristianismo”.

Mas lamento pela perplexidade gerada...

Afinal, é preciso ficar chocado com resposta do Dalai Lama quando é isso que o Evangelho ensina como coisa básica?

Ou será que o Evangelho já não nos diz nada?

Será que as verdades mais simples do Evangelho terão agora que nos ser contadas pelo Dalai Lama?

Aliás, o tema da Religião já um fracasso...

O Dalai Lama teria amado muito mais falar sobre Espiritualidades Sadias do que sobre Religião Melhor.

A reação do meu querido Frei Leonardo, é a de um colegial espiritual que encontrou um catedrático em uma matéria na qual ele já foi perturbado — a intolerância do Vaticano para com ele — e, por causa disso, a menor resposta boa soa como uma revelação inusitada.

O Dalai Lama apenas alongou o que Jesus disse de modo simples:

“O que quereis que os homens vos façam, fazei vós isto antes a eles, pois, essa é a síntese de todas as virtudes”.

Tiago, o irmão do Senhor, disse que a verdadeira religião [para quem gosta disso ou do termo] é simples: é cuidar dos órfãos e viúvas em suas necessidades e manter o coração limpo de malicia.

Nesse quesito, no entanto, bem antes do Dalai Lama, Gandih [Mahatma Gandhi - Wikipédia, a enciclopédia livre] disse a um homem que havia matado um mulçumano que assassinara seu filho na guerra cível entre Indianos e Paquistaneses, que sabia um modo de ele se redimir de seu crime.

Ele disse:

“Pegue um menino mulçumano da idade do seu filho que o mulçumano matou; e, assim, crie o menino com todo amor, mas o faça na religião dos pais dele, e não na sua religião”.

No fim nada é maior do que Jesus ensinou na chamada História do Bom Samaritano.

Com todo respeito pelo querido Leonardo Boff, mas é assim que sinto.



Nele, que não chama para nada além do obvio, conforme o Dalai Lama afirmou em consonância com Jesus,





Caio

8 de abril de 2009

Lago Norte

Brasília

DF

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 09 de May de 2009 17:32

"114. Interessamo-nos pelos membros como partes do nosso corpo, porque não pelos homens como parte da Humanidade?"


"125. "se der, que terei para comer?" Este egoísmo fará de ti um ogre. "Se comer, que terei para dar?" Esta generosidade fará de ti o rei dos deuses."

versos do VIII capítulo (A contemplação), de um dos textos mais estudados e comentados da história do Budismo, Bodhicaryavatara, de Shantideva.

"Dito sob a forma de um longo poema espontâneo pelo grande mestre e poeta indiano Shantideva no séc.VIII, o Bodhicaryavatara é também, pela sua forma poética e pela inovação da arte de exposição tradicional dos elementos essenciais da mensagem do Buda, um dos grandes textos clássicos da literatura da Humanidade.(...)
(parte do texto da contra-capa)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 03:01

Receitinha despretensiosa
Ricardo Gondim

Se quiser viver, não adie. O imponderável se intromete na vida da gente. Como patas de um gato, as unhas do destino se alongam querendo estancar o curso de nossa história. O imprevisto é peçonhento e estraga os projetos mais queridos. Antecipe-se ao imponderável e beije, abrace, converse. O agora é estrela cadente, asteróide nômade. Faça cada instante valer uma eternidade. O já não passa de uma piscadela; o hoje, de fenda entre o ainda não e o que acabou.

Se quiser viver, não tema. Arrique-se. Decidir é vulnerar-se; querer, expor-se; desejar, atirar-se à mercê do outro. Ferida de decepção dói menos que desterro de inação. Todos os amantes carregam cicatrizes. Seus estigmas, mesmo antigos, são visíveis. Atreva-se a caminhar sem blindagem. Arranque o elmo. Jogue fora o escudo. Não se enclausure. Não evite o olhar de quem lhe pede afeto. Seja terno com quem lhe espezinha.

Se quiser viver, não anseie. Sossegue. O possível, nem sempre o melhor, é matéria prima do contentamento. A alma implora por descanso. Reconheça os avisos do corpo quando avisa que as descargas hormonais desequilibram o metabolismo. Dê um passo de cada vez. Espere pelo amanhã. Desista do controle dos circuitos, solte o cabo da nau. Não corra na frente da aragem que antecipa a madrugada. Basta a cada oportunidade o seu próprio mal. Tranquilize-se.

Se quiser viver, não fuja. Enfrente-se. As nódoas da alma podem transformar-se em câncro; as culpas, em fardos; as inadequações, em aleijões existenciais. Transgressão pode deixar de ser um pecado mortal. Aprenda com os seus tropeços. Cresça com as mazelas. Reconceitue humildade como coragem de admitir limites, fragilidades, incapacidades.

Se quiser viver, não escarneça. Ouça. Tradição é a história que os antepassados selecionaram para que amadureçamos. Os enganos de outrora não precisam ser repetidos. Não quebre a cabeça com teoremas já demonstrados. Poupe o coração de injunções aparentemente inéditas que os compêndios trataram exaustivamente. Atente para os provérbios populares. Escute os avós.

Se quiser viver, medite. Mire as conchas que a maré triturou, que pavimentam a praia; o ócio do leão, feliz com a prole bem alimentada; o sol que se fatiga no lusco fusco da tarde. Devagar, procure as entrelinhas da poesia, o imarcescível da narrativa, a dignidade da biografia. Escute, de olhos fechados, os violinos, as gaitas, os trompetes, os pianos, os realejos. O universo pulsa, descubra o seu ritmo.

Soli Deo Gloria

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 16 de May de 2009 03:11

Frágeis pensamentos sobre a verdade
Ricardo Gondim

O pensamento precisa de espaço para pensar. Para cogitar, faz bem desembaraçar-se de censuras. Transpor valados não significa cortejar desastre. Existe vida além do horizonte. Lá, onde vivem os delinquentes também há amor. Aliás, cria melhor quem ousa visitar a trincheira dos hereges.

Quem pensa não inventa a verdade; a verdade constrói o pensador. Newton não imaginou a lei da gravidade, foi a gravidade que transformou os seus olhos. Depois que uma maçã despencou, Newton perguntou: Por que ela cai e não flutua? Dessa pergunta a humanidade descobriu a verdade que os corpos se atraem na razão direta das massas e inversamente ao quadrado da distância que os separa. A verdade já existia, mas precisava de uma mente pronta para acolhê-la.

Além da verdade empírica permanecem a estética, a mística e a ética.

Michelângelo sentiu a dor de Maria e foi capaz de expressá-la em um bloco de mármore, a Pietá; Picasso horrorizou-se com a guerra e Guernica se eternizou. Beethoven, Bach, Mozart e outros virtuoses ouviram melodias, escreveram partituras, e as orquestras passaram a encantar o mundo.

São João da Cruz, Mestre Eckhart, Teresa de Ávila e muitos místicos intuiram verdades que os Catecismos, as Confissões de Fé e as Dogmáticas não abarcaram. Repetiram que a verdade descansa no mistério, no absurdo, onde a razão não chega.

Ghandi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Jimmy Carter encarnaram a máxima cristã de que a vida eterna pertence a quem se curva para ajudar o caído. Os juízes e os magistrados são profetas que pelejam pelo que é justo e correto.

A verdade, porém, é maior que a capacidade humana de concebê-la. O saber de todas as bibliotecas mal arranha a superfície da complexa mecânica do universo. A beleza de todos os museus guarda meros fragmentos da criatividade do coração de homens e de mulheres. A percepção de todos os santos é incapaz de discernir o imponderável do mundo espiritual. Toda a bondade já encarnada não exaure a nobreza que ainda pode ser vivenciada no mundo.

A verdade depende da graça para não correr o perigo de ser instrumento de morte; carece de conectar-se com a vida para não ficar confinada a uma torre de marfim; precisa ser humilde para não gerar arrogância.

Toda a verdade pertence a Deus.

Soli Deo Gloria.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 20:55

"Certo dia um neuro-cirurgião e um astronauta ateu conversavam. O astronauta disse:-Vivo lá em cima, no "céu" e nunca vi nenhum Deus! O neuro-cirurgião respondeu:-Quase todos os dias abro cabeças e nunca vi nenhum pensamento!"

anónimo

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:22

Carlos Azevedo, bispo, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, in suplemento de Natal da revista Sábado n.º 136, de 7 a 13 de Dezembro de 2006:

«A santa com mais devoção em Portugal é a santa ignorância.»

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 00:22

"Cada vez que celebramos a Santa Missa, ouvimos ressoar no coração as palavras que Jesus confiou aos discípulos na última Ceia, como uma dádiva preciosa: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz" (Jo 14, 27)".

(Bento XVI na Solenidade da Ascensão do Senhor de 2009)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 22:51

''Os nossos ouvidos, habituados desde os primeiros anos a ouvir as suas histórias falsas, e os nossos espíritos, imbuídos desses preconceitos desde há séculos, conservam como um depósito precioso essas suposições fabulosas... de tal forma que fazem aparecer a verdade como uma extravagância e dão a lendas adulteradas a aparência da verdade'', Sanconíaton

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 16:31

"Não caminhes na minha frente, pois não posso seguir-te. Não caminhes atrás de mim, pois não posso guiar-te. Caminha apenas a meu lado e sê meu amigo"

(Autor desconhecido)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 20:36

"Quando eu disse ao caroço de laranja que dentro dele dormia um laranjal interinho, ele me olhou estupidamente incrédulo."

Hermógenes

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 13 de June de 2009 21:00

"O pecado não está em desobedecer à autoridade irracional e sim em violar a felicidade humana."

S.Tomás de Aquino

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: lurdes marques (IP registado)
Data: 15 de June de 2009 00:18

Deus é puríssima essência. Para os que têm fé nele, Deus simplesmente é.
Mahatma Gandhi

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 15:55


Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 21:20

Mais valia pôr este site "The Hunger Site"! Porque no mesmo tempo em que se lê que morre uma criança à fome, pode-se impedir que isso aconteça.

Cassima

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 14:10

"Que pensas fazer agora que já não pensas?",Pedro de Vilamor

Página actual: 23 de 24


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.