Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 20 de 24
Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de February de 2009 13:00

""Se um dia a vida te negar um sonho, mostra que és forte e nega-lhe uma lágrima...Não sejas como a onda que tudo derruba, mas sim como a rocha que tudo suporta!..."


(Sem autor)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 23 de February de 2009 08:50

A geração actual é a primeira geração planetária da história.

Ela vai ser condenada a 3 realidades:

1 - Tudo saber e portanto nunca mais poder dizer eu não sabia.

2 - Partilhar a terra, o trabalho e os saberes: para enfrentar a explosão demográfica e as novas pobrezas.

3 - Ocupar o tempo livre: para afrontar a pré-reforma e o desemprego maciço nos países industrializados.


Abbé Pierre no vídeo "Geração Planetária"

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 24 de February de 2009 07:44

O Primeiro Sinal de Pobreza

O que sente uma pessoa atingida pela pobreza é o sentimento, e muito rapidamente a certeza, de que ela está a mais. Eis o primeiro sinal elementar e universal da pobreza... o mais profundo, o mais íntimo e o mais destrutivo.

Abbé Pierre - Esteville, Janeiro de 1995

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2009 20:37

A oração, a esmola e o jejum – «derrota o mal, lava as culpas, restitui a inocência aos pecadores, a alegria aos aflitos. Dissipa o ódio, domina a insensibilidade dos poderosos, promove a concórdia e a paz»


Retirado da mensagem do Papa (Quaresma 2009)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 25 de February de 2009 04:51

Sobre a Exclusão

Aqueles que morrem de fome, que não têm tecto nem trabalho, estão-se nas tintas para os discursos filosóficos sobre a dignidade da pessoa humana, sobre a superioridade do boletim de voto, sobre o alto valor das constituições que garantem os direitos do homem. Tudo isso para eles, será para amanhã ou depois de amanhã.

Uma só coisa os preocupa:

Onde tenho eu a esperança de ter mais depressa um tecto, trabalho e pão?

Abbé Pierre - "La Guerre à la Misére"

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de February de 2009 13:59

Os que têm devem ajudar os que não têm! Por isso se dever dar esmolas...

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de February de 2009 21:06

Esta Quaresma vou dar algo que vou surpreender um familiar. E se fosse milionário ajudaria mais pessoas...

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 26 de February de 2009 10:39

Sobre a Caridade - I

...Eu não vim pedir-vos dinheiro, mas muito mais que isso!

Guardai esse dinheiro que corrompe tudo, por todo o lado...

Enquanto ele não for precedido da dádiva de vós mesmos, da vossa presença entre aqueles que sofrem, ele é inútil.Ele estraga em vez de salvar.


Abbé Pierre

Conferência quando da primeira viagem à América e ao Canadá.
Março de 1955.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de February de 2009 13:51

"Friends are needed both for joy and for sorrow."

(Samuel Paterson)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 27 de February de 2009 10:42

Sobre a Caridade - II

A verdadeira caridade não consiste em chorar ou simplesmente em dar, mas em agir contra a injustiça.

Abbé Pierre - "Testament", 1994


O mais importante não é dar dez francos na rua.
É olhar aquele que sofre com um sorriso.
Para que ele veja que o vimos, a ele que é invísivel...

Abbé Pierre

Mensagem às crianças de 10 a 14 anos
Vídeo "Geração Planetária", 1994

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 28 de February de 2009 04:25

A Alegria de Dar Quando Nada Temos

No Rio de Janeiro, num daqueles bairros-de-lata devastados pela monção, Renée, uma jovem francesa, tinha desde há quinze anos um dispensário para um grupo de dez mil habitantes que viviam em buracos cavados na terra ou em barracas penduradas no flanco da montanha. Um dia, quando ela terminava um tratamento, uma pobre mulher negra chega e, como quem não quer a coisa, pôs sobre a mesa um pequeno embrulho, depois quis sair.

Renée chama-a e pergunta-lhe:
— Mas, o que é isto?

A velhinha sorri e diz-lhe:
— É para ti!

Renée pede-lhe que espere; acaba o tratamento, depois abre o embrulho: continha um quilo de batatas. E Renée diz-lhe:
— O que é isto? Eu não sou rica mas tenho o necessário. Leva isso depressa para os teus netos, para a tua família.

A velha insistiu, e como a enfermeira continuava a recusar, ela murmurou:
— Então tu não queres que eu tenha uma vez, também eu, a alegria de dar qualquer coisa?


Abbé Pierre - Conferência dada em Lugano por ocasião da «Semana de Sensibilização sobre a Fome no Mundo». 1966.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 01 de March de 2009 09:03

Amo-te porque não te atiro ao chão


Nós traduzimos "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" por:
"Não faças aos outros o que não quererias que te fizessem a ti",
por outras palavras: "Não lhes faças mal".

Que abominação!

Como se dois esposos, dois amigos dissessem:
"Vês bem como te amo, pois não te atiro ao chão..."

Abbé Pierre - Conferência na sala Wagram. Paris, 1970

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2009 21:51

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo" tem tido pouco sucesso porque mesmo quando amamos os outros como a nós mesmo, amamos pouco pois temos pouco amor por nós próprios. Nós, simplesmente, não nos amamos, e é à semelhança deste não amor que temos por nós que tentamos amar os outros, e falhamos.

Luís

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 02 de March de 2009 14:11

A alegria de dar quando não temos nada II

Não devemos esperar ser perfeitos para começar qualquer coisa de bem.

Abbé Pierre - "Faim e Soif"


Uma noite, tínhamos acabado uma casa, uma pobre barraca. Os homens tinham-se empenhado nela porque gostavam dos seus filhos; tínhamo-la mobilado com o que havia de melhor nas nossas recolhas; havia flores em cima da mesa; eles tinham colocado um velho fogão e a sopa estava em cima da mesa quando os camaradas trouxeram toda a família com o camião. Era uma alegria...

Depois todas as pessoas saíram para a noite. Eu tinha ficado, já não sei porquê, um pouco mais tempo, com um velho, que já morreu; ele era carpinteiro, um velho bandido: Martúrio. Ao regressar à nossa comunidade, a dois quilómetros dali, Martúrio resmungava, atrasava-se, mas de repente agarrou-me o braço e disse-me emocionado:

— Padre, nós, nós somos homens maus, tivemos más vidas; nós não prestamos para nada; mas apesar disso, hoje, para aquela mãe, para o pai e aqueles miúdos que estavam tão felizes, fomos nós que fizemos o que os outros — que pensam que servem para alguma coisa — nunca fizeram!

Adivinhem tudo o que aquilo significava de reabilitação. Aquele orgulho redimia-o de tudo.


Abbé Pierre - Conferência aos estudantes de teologia escolástica dos Salesianos em Lyon. 1966

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 12:29

Da História de Emaús

Emaús nasceu sem me dar conta disso. Na sua origem havia um homem desesperado que me contou as suas misérias e que queria voltar a tentar o suicídio. E eu, que era parlamentar e gastava o meu subsídio parlamentar em materiais para restaurar uma velha casa a fim de aí receber, aos Domingos, os jovens que queriam sair de Paris, as famílias que queriam reunir-se ou que não tinham onde dormir...

Eu disse-lhe:
- Não posso dar-te nada. Renunciei à minha herança. Só tenho dívidas. Estou doente. Já não consigo sozi­nho assegurar todo este trabalho. Mas tu, tu queres morrer, não há nada que te impeça. Tu és completamente livre. Nada te retém. Então, vem ajudar-me a ajudar os outros. Seria maravi­lhoso. Poderíamos continuar e fazer muito mais.

Assim nasceu Emaús. De um cura fora das normas e de um homem à deriva.

Quinze anos mais tarde, à beira da morte, disse-me:
- Padre, se me tivesses dado dinheiro, trabalho, ter-me-ia suicidado na mesma. Porque o que me faltava não era do que viver, mas razões para viver.


A Georges, o primeiro companheiro do Abbé,
um ex-condenado a trabalhos-forçados agraciado
porque tinha salvo a vida a alguém num incêndio.
Tinha tentado suicidar-se depois do seu regresso
de Cayenne, em 1949.

«Habitualmente,acrescenta o Abbé, damos aos infelizes.
Aí, dizemos-lhe "dá-me".
Já não é demasiado. É o necessário».


Abbé Pierre - Fundação dos Órfãos de Auteuil. 26 de Abril de 1990.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 21:43

"Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos" (A. Einstein)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 05 de March de 2009 11:54

Cristo o Primeiro Filantropo

Se, em seguida, tantas maravilhas se iriam realizar foi porque, entre nós, o primeiro que deu o seu lugar a uma mãe sem-abrigo foi Nosso Senhor Jesus Cristo.

Alusão ao facto de, em Dezembro de 1949, no lugar do altar na capela dos primeiros companheiros de Neuilly-Plaisance, o Abbé ter instalado uma família e berços.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 06 de March de 2009 10:43

Da Bondade

Ser bom? O que é isso?

Oh! Olhai uma mãe: o seu filho sofre? Então ela deixa de ter descanso; de dia, de noite, ela vai, ela luta, ela quer fazer tudo, até morrer ela própria se for preciso. Eis a bondade.

Então para sermos bons, lutemos para conseguirmos ser cada um como se fôssemos a mãe de todos os humanos que vivem nesta aldeia, na aldeia Terra.

Abbé Pierre - "Faim et Soif". Março de 1950

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de March de 2009 15:31

A Importância do "Não Sei"

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena:

Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali...aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:

- Será que vai chover hoje???

- Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas:- o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua área é de Marketing: - o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.

- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia: - o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.

- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: - uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.

- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade: - o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.

- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva": - então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a Diretoria da empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe.

Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa.
Por quê?

Eu sinceramente "não sei".

(MAX GEHRINGER)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 07 de March de 2009 07:26

O 1º Pedido de «Socorro» de Emaús

Em Neuilly-Plaisance, em pleno subúrbio, Emaús é uma comunidade operária de farrapeiros, recolhendo os sem-abrigo, construindo cidades nos arrabaldes para albergar os sem-tecto, casas, camas, um refeitório, uma simples capela e onde, de todo o lado, afluem todos os tipos de miséria.

É preciso pagar a construção das três primeiras comunidades, é preciso alimentar, aquecer, vestir os recém-chegados, é preciso encontrar novos terrenos, materiais, é preciso dinheiro mas, mais do que tudo, são precisos homens.

Em socorro daqueles a quem falta tudo!
Em socorro daqueles que querem fugir à dor de não terem tecto!

Dai sem demora! Obrigado.


Texto com o qual o Abbé foi mendigar, no dia em que deixou
o Parlamento, pensando todas as noites como iria
às compras para encher a despensa (vazia) de Emaús.

Dezembro de 1952.

Página actual: 20 de 24


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.