Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Diário Espiritual
Escrito por: Nuno de Sousa Branco (IP registado)
Data: 06 de September de 2002 00:19

Pois é pessoal depois de uma temporada ausente, lembrei-me de voltar por cá para deixar comentários/sugestões/opiniões/....

Ultimamente tenho me debruçado sobre a leitura de biografias de santos, de pessoas que pela sua vida se tornaram modelo e exemplo de verdadeiros filhos de Deus. Comecei por uns manuscritos biográficos de Sta Teresinha do Menino Jesus em "História de uma Alma" e agora estou debruçado sobre a vida e obra de Stº Inácio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus - vulgarmente conhecido por Jesuítas).

Sobre este (grande) homem encontrei infelizmente apenas 2 obras: "Em tudo Amar e Servir" de Dário Pedroso,s.j. e "Inácio de Loyola" de Ignácio Tellechea. Ao conhecer este doutor da Igreja, senti-me completamente fascinado ao aperceber-me de que afinal de contas, a Santidade, está ao alcance de todos nós - todos sem excepção.

Bom, eu já conhecia alguma coisa da Espiritualidade Inaciana - fiz dois Exercícios Espirituais de 3 e 7 dias - e no entanto Stº Inácio voltou-me a surpreender quando soube que ele compôs um Diário Espiritual num período, aproximado, de um ano.

Qual a finalidade de escrever um Diário Espiritual? Para quê escrever o comportamento da minha alma? Será que eu voltarei a ler o que escrevi? Estas foram algumas das inúmeras perguntas que levantava. Mas, o que é certo é que tal desafio não só nos "obriga" a valorizar as pequenas do nosso dia, como também se tornam em marco e referência humano-espiritual tanto para quem o escreve como para quem o lê.

Rezar a Palvra, acompanhada de um caderno e de uma caneta, é uma experiência fantástica. O "escrever" distrai-nos com Ele. É interessante. Porque não escrever uma carta Aquele que é se não, Amor? Ou como diria Sta Teresa de Ávila: "A oração é tratar da amizade com Aquele que nos Ama"

Desafiei-me...E comecei por fazer este "Diário Espiritual" desde de Outubro do ano passado e o resultado tem sido curioso. Nesse diário abri um parentesis - a que poderia chamar de "férias","partida","decisão" - e debruçei-me sobre ele de forma diferente e registo todos os meus pensamentos e conclusões que vou retirando desta minha relação com Ele.

Num outro post, se justificar e caso haja interesse de explorar e(ou) conhecer esta Espiritualidade eu dentro dos meus poucos conhecimentos poderei recomendar web-sites, livros....

Abraços,
Nuno de Sousa Branco. 25 anos

Re: Diário Espiritual
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de September de 2002 10:03

Olá Nuno,

No Paroquias.org temos uma pequena secção onde vamos colocando comentários a livros. Até ao momento, não temos tido muito tempo para desenvolver esta secção. Caso pretendas fazê-lo, teremos todo o gosto que colabores connosco.

Luis

Re: Diário Espiritual
Escrito por: Nuno de Sousa Branco (IP registado)
Data: 09 de September de 2002 20:27

Não entendeste aonde quis chegar...

Re: Diário Espiritual
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de September de 2002 13:57

Pelos vistos, não... :-)

Luis

Re: Diário Espiritual
Escrito por: Nuno de Sousa Branco (IP registado)
Data: 10 de September de 2002 19:16

A respeito de "Diário Espiritual", acrescentaria:

“Orar con San Ignacio de Loyola”:

Cuando se quiere llevar una vida espiritual con profundidad conviene tener un diario espiritual. ¿Qué es? Se trata de un cuaderno en el que se van anotando:
a) las notas que se toman en los retiros, ejercicios espirituales, etc.
b) aquellas experiencias que se viven en la vida ordinaria y que te han interpelado. Lo ideal sería que cada noche se pudieran escribir algunas líneas que resumieran lo que se ha vivido en aquel día y terminar con una pequeña oración final.
El diario espiritual es un complemento magnífico para hacer el examen de conciencia u oración sobre la vida.
Va bien releer el diario cada dos o tres meses para ver el proceso espiritual que se ha hecho, con el fin de ir detectando las pequeñas o grandes llamadas, los avances o retrocesos respecto a defectos que se quieren corregir, etc

Nuno



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.