Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
1ª comunhão
Escrito por: anaferreira (IP registado)
Data: 14 de August de 2010 15:50

Olá, venho aqui partilhar convosco um assunto que me deixa de certa forma preocupada. Este ano os meninos da minha catequese irão fazer a 1ª comunhão. Tenho um grupo de 12 crianças, estou com elas desde o 1º ano de catequese (agora estão no 4ano), e desde sempre tenho dito e pedido aos pais que as crianças venham à missa durante as férias. Pois durante estes 3 anos que estive com elas, todas de forma geral foram pontuais nas sessoes de catequese, mas apenas 2 crianças foram pontuais na durante as férias, na ida à missa, tudo isto durante os 3anos. O que venho aqui transmitir a minha preocupação é que a meu ver as restantes crianças só vêem à catequese para receber os sacramentos. A minha pergunta e gostaria de ouvir mais opiniões, era se apenas estas duas crianças merecem fazer a 1ª comunhão e as restantes não. Porque por um lado ao fazerem uns e não outros, vão haver crianças que se sentem magoadas por não fazerem, por outro as que são pontuais em tudo, podem-se sentir injustiçadas, ou por outro podem ficar "trîstes" por não partilharem esta festa tão importante com os colegas.
Cumprimentos

Aguardo a vossa opinião

Ana Ferreira

Re: 1ª comunhão
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de August de 2010 16:02

Tu trabalhas com as crianças deves conhecer melhor que nós o que elas querem. Resta saber qual o peso que as famílias delas têm. Quem quer fazer a 1º comunhão? a criança ou o adulto? Quem decide quando vão à missa? a criança ou o adulto?
Quem vai ficar triste/revoltado?
Não sei como isso funciona, mas presumo que o padre deverá ser a pessoa mais indicada para entender essa comunidade e ver qual seja a melhor decisão.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: 1ª comunhão
Escrito por: anaferreira (IP registado)
Data: 14 de August de 2010 16:15

Obrigada pela opinião.
Cumprimentos

Re: 1ª comunhão
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 23 de August de 2010 11:24

Este é um dos assuntos que muito se tem falado na minha paróquia, mas sem grandes conclusões. Nunca seremos justos numa decisão destas. Aliás, quem somos nós para julgar se alguém pode ou não receber um sacramento?

Apesar de tudo, pessoalmente acho que devem haver critérios para ajudar a esta decisão. Estes critérios deveriam estar definidos no início de cada ano e serem expostos e esclarecidos às crianças e famílias. Quando se tiver que tomar a decisão, os critérios já existem e é fácil justificar a decisão.

Também neste ano as minhas crianças irão receber a Primeira Comunhão e também tenho casos de crianças com pouca participação. Desde sempre que dissémos a todas que não era garantido que recebessem a Primeira Comunhão no final do 4º ano. Quem estiver preparado, recebe no 4º ano. Os outros receberão mais tarde, mas não deixarão de a receber.

Re: 1ª comunhão
Escrito por: anaferreira (IP registado)
Data: 23 de August de 2010 12:29

Concordo plenamente, não somos ninguém para decidir isso e havendo critérios poderá existir uma maior compreensão. Acho que neste momento é o problema que muitas paróquias se deparam.Obrigada pela opinião

Re: 1ª comunhão
Escrito por: anaferreira (IP registado)
Data: 11 de September de 2010 16:28

Os sacerdotes têm uma função muito grande neste tipo de situações, mas as catequistas também não podem passar a batata quente para os sacerdotes.

Re: 1ª comunhão
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 24 de September de 2010 18:19

Citação:
anaferreira
O que venho aqui transmitir a minha preocupação é que a meu ver as restantes crianças só vêem à catequese para receber os sacramentos. A minha pergunta e gostaria de ouvir mais opiniões, era se apenas estas duas crianças merecem fazer a 1ª comunhão e as restantes não. Porque por um lado ao fazerem uns e não outros, vão haver crianças que se sentem magoadas por não fazerem, por outro as que são pontuais em tudo, podem-se sentir injustiçadas, ou por outro podem ficar "trîstes" por não partilharem esta festa tão importante com os colegas.

Quando fui catequista do 10º ano, chumbei cerca de metade dos candidatos ao crisma.
Não sei da justiça do acto; Deus me julgará!

A Igreja não precisa de cristianismo "socialité", da festança social, porque é bonito, ou fica bem.
Quem comunga, tem de saber o que comunga, e o fazer nas devidas disposições.

Quem tem demasiadas faltas na catequese não tem requeridas a condições de maturação doutrinal e espiritual para receber o sacramento.
Escrupulos meramente humanos não têm lugar quando a questão é Deus.

Desculpem a radicalidade, mas a pobreza com que se administram os sacramentos, derivados de uma visão licenciosa acerca da formação catequética, é dar continuidade ao cristianismo descomprometido, do qual a Igreja prescinde.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: 1ª comunhão
Escrito por: pedroafonso21 (IP registado)
Data: 12 de March de 2014 14:41

Material sobre este tema não falta em: http://catequesematerial.wordpress.com



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.