Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Material de apoio para o 6º ano (antigo catecismo)
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 16:50

Como o tempo é escasso resolvi tentar outra abordagem para disponibilizar aquilo que tenho.

Fiz um ficheiro que tem uma lista do material pedido pelo catecismo para cada sessão do 6º ano:

Lista do material pedido pelo catecismo para cada sessão do 6º ano

O guia do catequista deste ano sugere muitas imagens que o secretariado da catequese não editou. Tentei encontrar algumas imagens solicitadas pelo guia dos catequistas. As que encontrei estão nos ficheiros:

Imagens para sessões de catequese do 6º ano

11,4 MB. No fim do nome de cada imagem encontra-se uma indicação das sessões para a qual me pareceu que a imagem poderia ter alguma utilidade. Há mais imagens do que as me parece conveniente usar para que os catequistas possam escolher entre as várias hipoteses.
Se alguma imagem ferir direitos de autor terei de retira-la. As várias origens são as já mencionadas noutros tópicos deste forum. Nem todas me satisfazem, se alguem encontrar alguma melhor seria uma ajuda para todos.

e

Rostos de Jesus

2,42 MB (para já, posso vir a aumenta-lo)

Fiz um ficheiro com os dísticos pedidos para as várias sessões de catequese:

Dísticos

E outro com alguns textos e tabelas sugeridos pelo guia dos catequistas:

Fichas, textos e tabelas sugeridos pelo guia do catequista


Apoios para o 6º ano, têm 14 apresentações e fichas de atividades para as sessões de catequese
- feitos pela catequista Anabela Gonzaga e encontrados na página da paróquia da Benedita.

Estão ainda disponíveis os textos das celebrações sugeridas pelos guias para as sessões 1 e 9:

Texto da celebração prevista para a sessão 1 do 6º ano

Texto da celebração prevista para a sessão 9 do 6º ano

Se tiverem alguma dificuldade ou alguma duvida perguntem que eu tentarei esclarecer.



Editado 8 vezes. Última edição em 05/11/2012 20:57 por camilo.

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: elsa sequeira (IP registado)
Data: 28 de September de 2006 00:00

olá!!

estive a ver o contéudo do material recolhido e é muito bom! Parabéns!!!

Como no 6º ano é o ano da Profissão de Fé, caso tenha algum cartaz e Celebração respeitante à mesma e me queira enviar, desde já agradeço!

E aproveito também para solicitar, caso tenha, ideia de cartaz e Celebração para a festa da Vida - 8º ano.

Antecipadamente grata!

Com os meus cumprimentos!

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de September de 2006 00:46

Elsa.

Se tiveres alguma dificuldade em partilhar os conteúdos que tenhas, podes sempre enviar-me por e-mail que depois eu coloco aqui.

Obrigado,
Luís

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de February de 2007 23:38

Ficheiros para o 6º ano enviados pela Té Marcelino:

Ano Litúrgico (pdf) e apresentações para as catequeses 8, 10, 11, 12 e 13

1,73 Mb. Os ficheiros estão num único ficheiro zip.

Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: Rita Ferreira (IP registado)
Data: 27 de February de 2007 17:27

Olá a todos!
Gostaria de saber se é possível me arranjarem algum material sobre as catequeses do 6º ano, principalmente da nº 15 e 16 porque ainda não tenho muita experiencia como catequista e sou eu a fazer essas catequeses, que são um bocadinho complicadas.
Agradeco antecipadamente a vossa ajuda...

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de February de 2007 11:43

Creio que as gravuras pedidas para essas sessões estão no ficheiro:

Imagens para sessões de catequese do 6º ano

É a unica coisa que tenho para essas sessões. Se faltar alguma imagem posso arranja-la.

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de May de 2008 15:53

Carolina Alves enviou-nos um texto para uma caminha que fez com os adolescentes antes da Profissão de Fé:

Caminhada - Com breves meditações baseadas nas Bem-Aventuranças

Envia-nos igualmente uma sintese catequética para o 6º ano:

Sintese catequética

Os nossos agradecimentos pela ajuda gentil que a Carolina Alves nos prestou.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/05/2008 15:55 por camilo.

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: Sílvia Moreira (IP registado)
Data: 25 de January de 2009 00:07

Olá!
Já algum tempo que tenho passado por aqui e acho muito interessante disponibilizarem os ficheiros!
deste modo, decidi disponibilizar um ficheiro que é um guião da celebração do Pai-Nosso que usei no ano passado!
Não consegui descobrir como se colocam aqui os ficheiros, disponibilizei-o nesta pagina! [share.acrobat.com]
Espero que sirva para alguma coisa
Cumprimentos
Sílvia Moreira

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: helena vieira (IP registado)
Data: 29 de January de 2009 18:26

olá camilo, este ano estou com o 5º ano de catequese, e gostava de apresentar ás crianças um filme em que retrate Moisés a receber os Dez Mandamentos, será facil de encontrar e onde?
Se me puder ajudar agradecia.
Obrigado

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: M.João (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 14:44

Citação:
helena vieira
olá camilo, este ano estou com o 5º ano de catequese, e gostava de apresentar ás crianças um filme em que retrate Moisés a receber os Dez Mandamentos, será facil de encontrar e onde?
Se me puder ajudar agradecia.
Obrigado

helena eu tenho dois filmes sobre moises se quiseres avisa que eu dou te os links

Maria João

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: helena vieira (IP registado)
Data: 22 de February de 2009 21:29

Olá M. JOÃO, agradeço-te muito se me indicares esses links.
Fique bem.

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: M.João (IP registado)
Data: 22 de February de 2009 21:52


Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: Celina (IP registado)
Data: 10 de October de 2009 09:35

Olá!
Este ano estou com o 6º ano e a catequese vai começar segunda feira. Gostaria convidar outros catequistas do 6º ano a partilhar comigo como vão fazer este ano. Se vão seguir o guia, se vão optar pelo guia das paulinas, a campanha de advento, como vão viver o natal, etc. Poderiamos pensar juntos a forma de "caminhar" este ano para a Festa da Fé por forma a envolver catequizandos, pais e catequistas (pois também nós crescemos juntos).
Nesta primeira catequese vou usar a proposta do guia "Nascer de novo?", das paulinas, e falaremos da importância de ter amigos, de sermos um grupo de amigos, mas especial, uns grupo de amigos cristãos, que vai fazer uma caminhada conjunta na descoberta da nossa fé, vou perguntar-lhes como querem trabalhar este ano, tentar aproveitar as ideias deles (que depois partilharei, se quiserem) e no fim, vamos pôr todos o nosso nome numa vela que será a vela que nos acompanhará ao longo do ano e simbolizará o nosso grupo.
Quem quiser reflectir comigo sobre como poderemos fazer esta caminhada,meu email é celina.r.machado@hotmail.com
Fiquem com Deus, celina

Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: sara dias (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 21:37

Boa noite a todos!..
sou catequisa do 6º ano e cada vez com mais dificuldades em manter os jovens interessados na catequese, se alguem me conseguir dar ideias agradeço!..

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2009 13:36

acho que no forum das edições salesianas:
[www.edisal.salesianos.pt]
ou no forum do site [abcdacatequese.com]
é mais provavel que encontre pessoas competentes para lhe darem conselhos para a ajudarem nessa dificuldade.
De qualquer modo as edições paulinas têm um catecismo alternativo para 6º ano:

Nascer de novo

mesmo que não o use como guia, pode servir como ajuda nalgumas catequeses. Pode ler os topicos sobre estes catecismos alternativos noutros foruns:
[abcdacatequese.com]
[www.edisal.salesianos.pt]
as referencias são positivas.

Catecismo 6º ano - JESUS CRISTO É O SENHOR - Catequese 2 (Material de Apoio)
Escrito por: pedroafonso21 (IP registado)
Data: 02 de October de 2009 22:32

Material
Download



Editado 2 vezes. Última edição em 02/10/2009 22:45 por pedroafonso21.

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2009 14:52

Mais guiões para a Festa da Profissão de Fé podem ser encontrados em:

Festa da Profissão de Fé - abcdacatequese.com

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: aestima (IP registado)
Data: 27 de October de 2009 21:57

Olá

Estou sempre à procura de novos materiais e também de novas pessoas.
Os meninos do 6º ano estão a fazer a sua transição da infância para a adolescência e para eles é fundamental conhecer não apenas outros suportes de informação e materiais, mas também outras pessoas.
O meu nome é Ana Estima e estou com o grupo de catequese do 6º ano de Travassô em Águeda.
Escrevo para vos dizer que seria muito interessantes que pudéssemos não apenas trocar ideias, mas também promover encontros entre nós, o que vos parece?
Este ano vou tentar organizar um retiro com os meus meninos (que são apenas 13) antes da Profissão de Fé, para reflectirem sobre a sua fé e sobre esta nova responsabilidade de participarem mais efectivamente na comunidade cristã, seria interessante que outros grupos partilhassem connosco esta aventura. Estou aberta a sugestões e a propostas.
Se entretanto nos quiserem conhecer melhor, bem como às nossas actividades, podem seguir-nos em [projecto-13.blogspot.com].

Um abraço,

Ana Estima

Re: Material de apoio para o 6º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de March de 2010 11:23




Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.