Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Catequese e Férias
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 19:05

Agora que está a terminar o "ano catequético", seria interessante reflectir sobre o modo como fazemos catequese. Farão sentido as férias na catequese?
Se entendermos a catequese de iniciação como uma introdução orgânica e sistemática ao mistério de Cristo, poderá ela reduzir-se ao circunstancial, ocasional ou sazonal?

A catequese, na sua essência, deve levar o catequizando a conhecer, celebrar, viver e contemplar o mistério de Cristo. Mas, com as férias, sabemos perfeitamente que, pelo menos, o "conhecer" e o "celebrar" desaparecem. Se já é problemática a participação nas eucaristias dominicais no período catequético, quanto mais nas férias. Como inverter esta situação, para que a catequese não "entre de férias"?

Algumas paróquias têm apostado numa espécie de "prolongamento" ou ainda procurado fomentar a ligação entre catequese e acção litúrgica (dado que teoricamente os pais têm mais tempo livre). Outras organizam "campos de férias" ou actividades lúdicas (com uma semente de catequese). Que vos parece?

Re: Catequese e Férias
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 00:02

Caro Jacob.

Acho que faz sentido ter férias da catequese, como faz sentido termos férias da escola. Se bem me lembro, os próprios calendários são muito semelhantes (eram-no no meu tempo). Choca-me mais que a catequese seja apenas para crianças e adolescentes e seja, quase por completo, inexistente para os adultos.

Actividades como "campos de férias", entre outras, parecem-me ser uma boa aposta. Sobretudo estas devem cativar os jovens a querer participar e a gostar de o fazer.

É isso que normalmente não acontece nas missas. Se, como dizes, é problemática a participação na missa durante o período catequético, já lhes perguntaram porque não vão à missa? Será que não gostam de ir à missa, e se não gostam, porque não gostam?

Lembro-me de andar na catequese ao sábado, às 15h, e durante algum tempo houver uma missa às 16h, logo a seguir à catequese, e que estávamos sempre lá.

Obrigado,
Luís



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.