Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de December de 2008 09:59

Caros amigos

Sei que andam por aqui muitos catequistas. Então talvez me possam ajudar a encontrar uma resposta.

Uma criança de 4 anos perguntou-me o que é a alma. A pergunta não foi feita numa qualquer perspectiva espiritual ou religiosa, claro!, era mais uma palavra da qual não conhecia o sentido. Fiquei sem saber o que dizer... Lá me desenvencilhei e a criança contentou-se e não perguntou mais nada.

Mas a questão ficou-me... Como se explica a uma criança desta idade o que é a alma?

Obrigada

Cassima

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 09:47

Alôô???

Ninguém?

Cassima

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 00:48

Olá Cassima.

Eu tenho uma filha com 4 anos, mas ela nunca me perguntou o que é a alma, pelo que ainda não passei por essa experiência. Sei que as crianças com 4 anos nem todas têm o mesmo grau de desenvolvimento, e, por esse motivo, a resposta teria que ser suficientemente clara para ela perceber. É mais fácil explicar como se fazes bebés que o que é a alma! :-)

Para explicar o que é a alma, teria que incluir conceitos como o a morte, a consciência e a mente. Duvido que tivesse capacidade para explicar os últimos dois de forma clara a uma criança de 4 anos. Mesmo a morte, embora mais fácil, é preciso ter-se cuidado para não encher a criança de medo (ainda me lembro da primeira vez que me falaram dos segredos de Fátima e do pânico que senti).

A minha filha passou pelo tema da morte recentemente quando o meu sogro (e avô dela faleceu ha´cerca de dois anos). Explicámos-lhe que o avô morreu e foi ter com o Jesus. Ela perguntou porque não o poderia ver agora. Dissemos-lhe que o avô tinha ido para o céu e estava com o Jesus e, um dia, quando fossemos velhinhos, também íamos morrer, íamos para o céu e o avô estaria à nossa espera.

Explicar-lhe a alma, tería-lhe que explicar que o corpo morreu e foi enterrado e a alma é eterna, separando-se do corpo físico na morte. Duvido que uma criança de 4 anos aceite pacificamente um corpo (que ela associa a pessoa) ser sepultado debaixo de terra, sem ficar horrorizada e cheia de medo. Preferi não entrar em tantos detalhes.

Depois, terá uma criança de 4 anos desenvolvindo-se suficientemente para conseguir distinguir consciência e mente? Creio que não.

Queres partilhar a tua experiência?

Obrigado,
Luís

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 14:17

Olá Luís

Podes crer! É realmente mais fácil explicar como se fazem os bebés. :)

A palavra alma não surgiu num contexto religioso, como disse em cima. Ela surgiu por confusão com a palavra "arma", porque são muito semelhantes na sua forma falada (e escrita). E ao surgir uma palavra nova, a criança quis saber o que significava.

Eu gostava, muito sinceramente, de ter encontrado uma forma airosa e bonita de lhe explicar o que era a alma. Mas não, infelizmente... O local não se propiciava a isso (um restaurante barulhento) e a minha surpresa também não ajudou. Porque a minha primeira reacção foi: "Mas como é que lhe vou explicar isso?".

Então o que saiu foi quase um "porque sim". Disse-lhe que a alma era algo que estava dentro de nós, no nosso coração. E ela, ou porque se contentou, ou porque não estava para aí virada, não insistiu mais. Contudo achei que devia estar preparada para o futuro.

Também concordo que não se deve expor a uma criança à crueza da morte, sem necessidade. Deve haver uma forma mais simples de falar na alma.

Não sei... Vinha aqui procurar ajuda para tentar encontrar uma resposta.

Acho que se o assunto voltar à baila vou dizer-lhe que a alma é como o perfume na nossa pele, está lá, cheira bem, não se vê mas faz-nos sentir bem e bonitas.

Vou dizer-lhe que a alma é realmente uma parte de nós, que não se vê da mesma forma que vemos o cabelo ou as unhas, que é a parte que se liga a Jesus e que fala com ele, mesmo quando não falamos com a boca.

Vou dizer-lhe que a alma é uma das formas de escutarmos Jesus, não se ouve nada com os ouvidos, mas que ao fazer uma boa acção, ao dar um brinquedo a um menino pobre, foi Jesus que falou e foi a alma que escutou e nós fizemos.

E espero não estar a dizer nenhuma asneira pelo caminho...

Abraços

Cassima

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: joaquim silva sequeira (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 12:29

O meu problema não é saber o que é a alma. Para mim alma não existe.

O meu problema é como dizer a uma criança que determinada pessoa morreu.

Dizer vai para o céu? Depois volta?

E quando ela vai ao cemitério e vê uma pessoa a ser sepultada, o que dizer?

"Olha vai para a terra e depois para o céu"? O espirito? O que é o espirito?

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 16:29

Citação:
joaquim silva sequeira
O meu problema não é saber o que é a alma. Para mim alma não existe.
O meu problema é como dizer a uma criança que determinada pessoa morreu.

Dizer vai para o céu? Depois volta?

E quando ela vai ao cemitério e vê uma pessoa a ser sepultada, o que dizer?

"Olha vai para a terra e depois para o céu"? O espirito? O que é o espirito?

Caro Joaquim

Não tenho mesmo resposta que te possa dar e duvido que haja uma resposta-tipo que se possa aplicar sempre. Porque cada criança é um caso e apenas aqueles que lhe estão próximos é que lhe conhecem a sensibilidade e forma de ser.

Porém dizes que não acreditas na alma. A criança vive num ambiente cristão? Porque, caso contrário, não conhecendo Jesus, de nada serve dizer-lhe que a pessoa vai para o Céu, porque este só faz sentido como sendo o lugar onde Ele vive.

Dependendo da idade da criança, eu não a levaria ao cemitério, a um funeral. Porque é difícil de perceber como uma pessoa, que ela pode ter amado (por exemplo, um avô) esteja a ser metido num buraco.

O principal, acho eu, é não traumatizar a criança.

Cassima

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Aires Monteiro (IP registado)
Data: 11 de January de 2009 13:17

Olá amigos:
Vou tentar ajudar a compreender melhor a " alma ". É só um pensamento e uma forma de ajudar a meditar e tirar conclusões; mais uma peça para o quebra-cabeças.

"A alma é parte de nós;nós somos carne, matéria e a nossa alma, é, como que um retrato de nós mesmos que vive e caminha com o corpo; é pois, uma coisa que não se vê, mas sente-se quando pensamos, sentimos e amamos. A alma faz parte de nós, como a fotografia é a nossa imagem. Cada dia que passa é uma fotografia nova e cresce connosco "

Um abraço
Aires

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2009 20:59

Cassima disse> Podes crer! É realmente mais fácil explicar como se fazem os bebés. :)



Eu gostava de saber como explicam a uma criança como se fazem os bebés!!! Se dizem todas as verdades! Quem quer explicar??? Ou se dizem que vieram no bico de uma cegonha...heehhehe. A minha mãe dizia-me que tinha vindo do Fundão dentro de um saco de figos:-) por gostar muito de figos secos! Está aqui uma maneira de se ensinar. Só quando cheguei à escola e a conversar com as minhas amigas soube de onde vinham os bebés.
Cheguei a casa zangada com a minha mãe...por me ter mentido!!!

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2009 21:09

A alma é algo em que os católicos acreditam, que no fim de morrer vamos para o purgatório, inferno ou céu segundo as nossas obras cá na terra.

Mas hoje nada é pecado, por isso vamos todos para o céu:-)

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 18 de January de 2009 01:44

(acho que o pessoal aqui de cima se esqueceu que é uma versão para crianças)

1ª versão
a alma é como um campo de trigo plantado no peito, o trigo vai crescendo, crescendo, tentando sobrepôr-se ao joio que também vai crescendo.

2ª versão
A alma é como um girassol que abre e está alegre ou se fecha e fica triste.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/01/2009 01:49 por vitor*.

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 03:40

Oi Cassima,

Catequese de crianças não é muito o meu forte, mas sugiro alguns princípios que considero importantes adotar:

1) Não ensine de modo que algum dia depois tenha que "des-ensinar" --- isto é, é bom que aquilo que vc ensina valha para a vida toda, e mesmo que depois a pessoa perceba que o ensinamento foi uma imagem simples, própria para uma criança, perceba que não a ensinaram algo errado. (Exemplo de outra área: não ensine que crianças são trazidas por cegonhas, rs) A criança confia e não merece ser enganada.

2) Crianças são crianças e não mini-adultos. Não queiram explicar tudo, a criança perderá rapidamente o interesse. Normalmente elas preferem algo que consigam captar do que alguma coisa muito sofisticada, normalmente adoram as parábolas e frequentemente surpreendem os adultos com a profundidade que alcançam nesses relatos.

3) Se dão muito melhor com as imagens e com o tato do que com muito palavrório. Por isso, se vc não quiser tocar no assunto da morte ainda, poderia, por exemplo, pedir para que a criança coloque a mão em um cãozinho de pelúcia e depois em um cãozinho vivo. Explique que a "alma" é o princípio da vida... A "alma" teve várias conotações na teologia e filosofia, parece-me então que não é o caso de entrar em detalhes, melhor utilizar símbolos: vento/respiração, movimento/coração-batendo, luz/brilho-nos-olhos, etc... Resumindo: alma = princípio da vida.

E se ela apelar para a fantasia e disser que o cãozinho de pelúcia tb tem alma? Não me responsabilizo! hehehe... Brincadeira, faz parte do desenvolvimento da criança isso de "superar" o animismo. Apenas não discuta com ela, respeite-a, mas explique. Normalmente basta dizer um simples: "...mas aí é diferente!" É que muita gente se surpreende ao descobrir que a criança geralmente já sabe reconhecer essa tal "diferença".

Será que ajudei?

Abraços.

Re: O que é a alma? (versão para crianças)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 14:41

Olá firefox.

Já tinha saudades. :)

Claro que ajudaste.

Com esta criança tenho aprendido imenso. Tenho acompanhado o seu crescimento e tem sido fantástico verificar a forma se questiona, nos questiona e como argumenta ou aceita as nossas respostas.

Sobre a cegonha acho que as crianças hoje em dia já não acreditam nela. :) Mas mesmo nos assuntos em que vão aceitando as nossas histórias também já não engolem tudo. A propósito do pai Natal, quando lhe dizia que ele não podia trazer todas as coisas, responde-me que já sabia, mas que a mãe também comprava algumas. :)

Cassima

P.S. Agradeço a todos os que me ajudaram a pensar sobre o assunto.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.