Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: Ana Rita Santos (IP registado)
Data: 27 de October de 2008 14:30

Olá a todos!!

Alguém tem ideias e material para a preparação do Advento/ Natal 2008?
Tanto para crianças como para jovens e adultos?

Aceitam-se sugestões, é que às vezes quando encontramos "roteiros" interessantes na net ..já começou o advento.

Obrigado,

Ana Rita Santos

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: temarcelino (IP registado)
Data: 28 de October de 2008 20:51

a campanha de aveiro

[www.paroquiabarro.org]


a de fatima... que ainda não está disponivel, mas ja ha referencia a ele (a da ultima páscoa era espetacular)

[catequeseleiria.blogspot.com]

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: Celina (IP registado)
Data: 22 de November de 2008 22:39

Na nossa paróquia (Pinheiro da Bemposta) a catequese da infância está a organizar um "concurso de presépios". Aqui [cid-09f5238017d80078.skydrive.live.com] está o cartaz e as regras.

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: pastoralcad (IP registado)
Data: 23 de November de 2008 01:21

Olá.
O Colégio do Amor de Deus tem disponível no seu blogue da pastoral uma caminhada de advento, intitulada "acorda" e também um pequeno guião, para rezar em família com S. Paulo.
Aguardamos pelas vossas dicas, sugestões e críticas.
Visitem-nos!

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: Monica_Molko (IP registado)
Data: 23 de November de 2008 20:24

Olá a todos!

Na minha paróquia - Sr. da Vera Cruz do Candal, Vila Nova de Gaia, vai haver uma dinâmica bastante interessante que inicia no I Domingo do Advento e termina no Domingo do Baptismo do Senhor.

Em que consiste?
A "construção" de um arranjo com 8 velas com as seguintes cores:
3 velas roxas: 1º, 2º e 4º Domingo do Advento;
1 vela rosa: 3º Domingo do Advento;
1 vela amarela: Natal;
4 velas brancas: Tempo de Natal

Todos os Domingos vai haver uma "frase-chave", retirada da 2ª leitura, que na próxima semana vos posso revelar :)

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: pastoralcad (IP registado)
Data: 24 de November de 2008 11:39

Temos novidades!
Saiu o Semanário do Advento no Colégio do Amor de Deus, nº1.
Chama-se 300mil, porque a velocidade da luz é sensivelmente 300 mil km/segundo e o tema deste ano do Colégio é "Jesus Cristo, luz do mundo" (Jo 8,12).
Nós já iniciamos a caminhada de advento porque as aulas terminam uma semana antes do Natal.
Para qualquer esclarecimento adicional podem enviar e-mail para pastoral@cad-cascais.org.
Boa caminhada!

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 19:28

ADVENTO-NATAL 2008


A ideia é bem conhecida. A sua concretização permite muita criatividade e valorização pastoral aos animadores e destinatários.
Apresentamos aqui algumas sugestões:

1. Fazer um arranjo de verdes, em forma circular, para colocar 5 velas. É a “Coroa do Advento”.

2. Nesses verdes (talvez com base de barro molhado), fixar as velas: 3 roxas, para o 1º, 2º e 4º Domingo; uma cor-de-rosa, para o 3º Domingo (é o “Domingo da Alegria”); uma branca, no centro, para o Natal.

3. A partir da 1ª semana, no início da Celebração já es-tão acesas as velas dos Domingos anteriores.

4. O texto permite a intervenção de várias pessoas, conforme for utilizado na igreja, em casa, no grupo, em família ou em privado.

5. A frase/tema é da 2ª Leitura. Entre parênteses indica-se a fonte na Bíblia, para ser lida ou procla-mada fora da Liturgia. Fazemo-lo neste Ano Pauli-no, a fim de alertar para as Cartas de Paulo (só a do 2º Domingo não é dele) lidas durante todo o ano.

6. A oração, baseada nas 3 Leituras e no Salmo, dispõe a acolher a mensagem. A 1ª parte: Presidente/ Animador; a 2ª: Assembleia, Família ou Grupo.

7. Na Missa, o melhor momento para esta oração é a seguir ao Acto Penitencial, quando o Celebrante diz “Oremos”: faz de Oração de Colecta e de Admonição à Palavra. Para isso, convém inclui-la na folha dominical, para todos participarem (e a rezarem em casa).

________________________________________


LOPES MORGADO / CENTRO BÍBLICO DOS CAPUCHINHOS
2496-908 FÁTIMA * Tel. 249539390 * Fax 249539399
________________________________________

Como é óbvio, a ideia não é minha: é dos capuchinhos.

João (JMA)

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de November de 2008 17:31

Luz na Cidade
Diaporama Luz na Cidade, Paulinas Editora/Grupo de Pesquisa Audiovisual, Lisboa 1977.

Uma excelente apresentação da autoria das edições Paulinas. Para o Advento. Para a catequese de adolescentes, jovens e adultos. Um ficheiro zip que tem uma apresentação em powerpoint, um ficheiro de som e um ficheiro word com um guião para o uso do diaporama.

Recebi autorização das edições paulinas para colocar esta apresentação no site [abcdacatequese.com] mas como ainda não consegui colocar lá este ficheiro por causa do seu tamanho, 30 Mb, coloquei-o provisoriamente aqui; acho que não se irão aborrecer com esta pequena alteração provisória.
Algumas imagens foram alteradas, não sei se alguma das que coloquei tem direitos de autor (as imagens usadas estavam num DVD com imagens que me deram e não sei a origem delas). Se tiver agradeço a quem nos avisar para eu as substituir ou pedir as devidas autorizações.



Editado 3 vezes. Última edição em 04/12/2008 17:55 por camilo.

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: pastoralcad (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 16:27

Olá Camilo.
Será que podes disponibilizar o ficheiro áudio?
Obrigado.
Vou tentar fazer uma adaptação ao nível da imagem. caso estejas interessado diz.

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 15:35

Erro meu.
Agora o ficheiro zip já inclui o ficheiro audio.

Tentei sincronizar o ficheiro em powerpoint de forma a que baste inserir o ficheiro audio no powerpoint para depois se possa usar a apresentação devidamente sincronizada. Se eu soubesse como faze-lo teria coloca-lo a apresentação disponível já com o ficheiro audio inserido, mas quando mudo o ficheiro de computador o audio deixa de funcionar.

Estou interessado na adaptação ao nível da imagem. As imagens já têm 30 anos e muitas delas precisam realmente de serem substituidas. Eu substitui 13 que me pareceram precisarem mais de serem substituidas. Há pelo menos outras tantas que eu gostaria de subsituir mas não tive tempo, arte ou simplemente imagens que me satisfizessem para fazer a alteração.
o meu email é:

Camiloparoquias@gmail.com



Editado 1 vezes. Última edição em 18/12/2008 13:38 por camilo.

Re: Preparação Advento/Natal 2008
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de December de 2008 14:31

Site [www.abcdacatequese.com]:
No site os ficheiro estão ordenados alfabeticamente. Eu tentei dar uma ordem mais temática nesta apresentação dos ficheiros, embora não me pareça ter tido grande sucesso.
Quem quiser procurar o endereço dos ficheiros pode fazê-lo em:
[www.abcdacatequese.com]

A porta aberta Texto de D. Klaus Hemmerle sobre o Natal.


Caderno com as indicações gerais
PDF
Campanha proposta para o Advento e Natal, elaborado pela Diocese de Leiria

Carta para a adolescência PDF
Campanha proposta para o Advento e Natal, elaborado pela Diocese de Leiria.

Postais para a adolescência PDF
Campanha proposta para o Advento e Natal, elaborado pela Diocese de Leiria

Carta para infância PDF
Campanha proposta para o Advento e Natal, elaborado pela Diocese de Leiria.

Postais para a infância PDF
Campanha proposta para o Advento e Natal, elaborado pela Diocese de Leiria.

Caminhada de Advento 2008 PDF
Caminhada do Advento/Natal 2008. Advento da esperança. Documento elaborado pelo Secretariado Diocesano de Catequese da Infância e Adolescência da Diocese de Aveiro.

Caminhada de Advento 2008 - Esquema PDF
Proposta do Secretariado Diocesano de Catequese de Infância e Adolescência de Aveiro.

Caminhada de Advento 2008 - Oração para a Comunidade
PDF
Proposta do Secretariado Diocesano de Catequese da Infância e Adolescência de Aveiro para a Caminhada de Advento/Natal de 2008. A oração que apresentamos de seguida, pode ser adaptada, mas está pensada para acompanhar o acender das tradicionais velas da Coroa de Advento e a Vela Central na noite/ou dia de Natal. Pode ser lida por uma pessoa ou distribuída à comunidade.

Caminhada de Advento / Natal 2008 - orações PDF
Proposta do Secretariado Diocesano de Catequese da Infância e Adolescência de Aveiro para a Caminhada de Advento/Natal de 2008.

Cristão de Advento... Desperta o Natal PDF
Propostas para encontros de grupos ou oração familiar. Para o tempo de Advento e de Natal. Missionários do Verbo Divino.

Caminhada de Advento 2008 PDF
Que nas próximas quatro semanas sejamos capazes de preparar o nosso coração para a chegada do nosso Salvador, para isso, e como é habitual o SDPJ Coimbra preparou mais uma caminhada de advento que podes fazer com o teu grupo de Jovens /Catequese / Amigos / Família...


Caminhada de Advento 2008 (proposta diocese Aveiro)
PDF
A Pax Christi Portugal é um Movimento Católico Internacional ao Serviço da Paz e acaba de lançar uma brochura com subsídios para o advento 2008.

Caminhada Advento Natal 2008
Tema: "A palavra encontra-te". Elaborado pelas Paróquias do P.e Mário, P.e Francisco e P.e Paulino.

Diaporama Luz na Cidade
Diaporama Luz na Cidade, Paulinas Editora/Grupo de Pesquisa Audiovisual, Lisboa 1977.
Diaporama para a catequese de adolescentes e jovens, para o período do advento.

Subsídio Advento 2007
Comentário pessoal – É de 2007 mas é interessante, principalmente para a catequese de crianças.

Advento 2008 - Catequeses (1º tema: Encontro)
Texto de apoio e PowerPoint elaborado pelos Jovens da Paróquia de Barrô

Dinâmica do Advento 2008 (Pe. Amaro Gonçalo)

Advento exame de consciência (Pe. António Jorge) PDF
Adormecer acordado! O exame de consciência no tempo do Advento. Uma proposta para cada dia. Anos A, B e C.

Advento rezado em família PDF
Organização de materiais para viver e rezar o Advento em família, ou em pequenos grupos. Preparado por um grupo CVX.

Caminhada Advento/Natal 2007 (Pe. António Jorge)
FAMÍLIA COMPROMETIDA: CAMINHO PARA A LUZ

Caminhada de Advento - Semana I Imagem da semana I do Advento (acaminho.net)

Caminhada de Advento - Semana II Imagem da semana II do Advento (acaminho.net)

Caminhada de Advento - Semana III Imagem da semana III (acaminho.net)

Celebração de Natal
Uma celebração de Natal realizada em Chaves, em 2005, gentilmente enviada pela Paula Lobo

Cercado por uma intensa Luz
(Celebração nas proximidades do Natal 2008)
Pe. Amaro Gonçalo e Pe. José M. Araújo

Coroa do Advento 2008

Coroa do Advento: Significado e Uso

Cristão de Advento... Desperta o Natal PDF
Propostas para encontros de grupos ou oração familiar. Para o tempo de Advento e de Natal.

Família Comprometida Caminho para a Luz (P.e Mário Martins ) PDF

História do Advento PDF

Jograis de Natal
4 jograis de Natal gentilmente enviados por Paula Lobo.
Deixa Cristo Nascer - O nome de Jesus - As flores - Noite dos pastores
Inclui ainda o cântico “Noite de Paz”

Liturgia do Advento
Orientações litúrgicas sobre o Advento.

Mealheiro Missionário!
Um mealheiro para pintar e montar, para colocar o resultado da renúncia natalícia a favor das crianças pobres das MISSÕES.

Orações para Acender a Coroa do Advento
Proposta de uma oração para cada domingo.

Rito para a Coroa do Advento
Proposta de um rito com orações para as quatro semanas.

Personagens do Advento PDF
Apresentação das figuras bíblicas típicas do Advento.

Postal da noite de natal
(Vigararia de Matosinhos - Natal 2008)

Teologia e Espiritualidade do Advento PDF




Vídeos encontrados no Youtube sobre o Advento e Natal:

O Nascimento de Jesus

O anjo anuncia o nascimento de Jesus

Nascimento do Menino Jesus
O Anjo anuncia o nascimento de João Baptista
A fuga para o Egipto

Podem ser encontrados outros, basta procurar por “desenhos” “bíblia” que aparecem bastantes.

Outro site interessante é o [www.buscandonovasaguas.com] que tem uma apresentação em PPS (ou na versão Word para quem preferir) para cada Domingo:
[www.buscandonovasaguas.com]
[www.buscandonovasaguas.com]
[www.buscandonovasaguas.com]



Editado 5 vezes. Última edição em 19/12/2008 09:26 por camilo.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.