Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Animação de Eucaristia
Escrito por: carlaalex (IP registado)
Data: 16 de January de 2008 16:44

Boa Tarde!!! Sou catequista do 2º ano, e no próximo dia 26 cabe ao meu grupo fazer a animação da eucaristia...Já li o evangelho do dia e assim de repente, não tive ideias....Desse lado, alguém tem alguma sugestão???
Obrigada!!!
Carla

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: Clara Presa (IP registado)
Data: 22 de January de 2008 14:41

Olá,
Estou a ensinar catequese este ano, pela 1ª vez e ao 1º ano. Acho os novos catecismos bem interessantes, o material de apoio também ajuda bastante e, depois, há sempre sítios onde procurar mais material de apoio que nos permita trabalhar com os catequizandos. Só tenho 4 "alunos", todos com 6 anos, pelo que não é muito fácil pô-los a participar em eucaristias animadas. Juntá-los com os alunos dos anos imediatamente a seguir foi uma das nossas opções. Mas, a minha dúvida: De que maneira se podem por estas ctianças a participar numa eucaristia, tentando fazer com que algo tenha sentido para elas, uma vez que são pequenos demais para perceberem muito do que acontece durante a missa? Alguém saberá dar-me algumas sugestões?
Aguardo. Clara

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: carlaalex (IP registado)
Data: 22 de January de 2008 14:48

Olá Clara,

Vá ao blog [www.partilhar.wordpress.com] (que é da minha paróquia), coloque lá esta sua questão e eu tenho a certeza que alguém a vai ajudar

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de January de 2008 16:38

Pode ser que no forum das edições salesianas alguém consiga dar alguma ajuda:

[www.edisal.salesianos.pt]

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de January de 2008 21:08

Olá Clara,

Faz algum tempo que não trabalho com crianças, mas há um excelente material de catequese da autoria do jesuita Ruiz de Gopegui que foi publicado pela Ed. Loyola.

Se você ainda conseguir encontrar, e tiver oportunidade de ler [www.loyola.com.br] , tenho certeza absoluta que vai se encantar com as idéias da catequese desse autor. Ele escreveu os livros que formavam a coleção "Caminhos", abordando a catequese desde as crianças até os adultos, mas hoje está esgotada. Parece-me que só o 2o livro ainda está disponível, "A história de Jesus", que é justamente o que trata da eucaristia com as crianças. O primeiro livro era "Jesus e o caminho de Deus", que abordava a iniciação com as crianças de 6 a 8 anos. Com esses dois você teria um ótimo material.

Essa coleção de catequese foi centrada na narrativa das comunidades primitivas e inspirada nos grandes catequistas da igreja, tudo apresentado de modo prático e dentro da proposta do Vaticano II de "retornar às fontes". A leitura é agradável e bem fácil apesar da sua profundidade. Você não encontrará nela nada "pronto", como "dinâmicas" ou coisas do gênero, mas vai esbarrar todo o tempo com orientações valiosas sobre como agir e como fazer para refazer o caminho da catequese junto com os seus catequisandos. A catequese ali aborda tudo que é importante na vida de fé de um discípulo de Jesus, desde a oração e a leitura da Bíblia, até a postura diante das crises e o testemunho no dia a dia.

Citação:
Mas, a minha dúvida: De que maneira se podem por estas ctianças a participar numa eucaristia, tentando fazer com que algo tenha sentido para elas, uma vez que são pequenos demais para perceberem muito do que acontece durante a missa? Alguém saberá dar-me algumas sugestões?

Acho esse ponto de vista meio equivocado, digo, isso acontece muitas vezes nas catequeses, mas parece-me uma "inversão" do que deveria acontecer normalmente: por as crianças numa eucaristia e trabalhar para que isso faça sentido. Jesus não fez justamente o contrário? Fez com que tudo fizesse sentido e então os apóstolos participaram da eucaristia.

Tenho uma sugestão mas não sei se agradará. Uma experiência aqui foi muito positiva. Não levávamos as crianças para a missa, e enquanto acontecia as crianças "brincavam" com os catequistas. Com isso aprenderam a gostar da catequese, a ver Jesus como um amigo próximo que brincava com elas. Claro que as "brincadeiras" não eram sem objetivo, os catequistas conversavam com as crianças e elas falavam sobre a vida delas, sempre era narrado algum acontecimento da vida de Jesus. Com isso as crianças iam aprendendo mais sobre a história de Jesus. O fio da meada era uma proposta apresentada para as crianças: em algum momento elas tinham que contar para alguém a história de Jesus, do jeito delas. Com desenhos, numa peça de teatro, com palavras... elas que escolhiam. Nenhuma era "obrigada" a nada, cada qual podia fazer do seu jeito (sempre com orientação de um catequista, é claro). As crianças e o catequista conversavam e acordavam o que fazer, e procurava-se respeitas as diferenças: algumas crianças são falantes, outras são tímidas. O catequista acaba tendo que ser um "facilitador" para elas, alguma coisa como um "irmão mais velho" que dá uma ajudinha.

Quando uma criança está pronta para participar da eucaristia? Quando ela demonstrar esse desejo, e não existe mais necessidade de alguém mostrar para ela que aquilo "tem sentido", porque já faz sentido para ela: ela descobriu que aquele acontecimento está ligado com o testemunho de amor de Jesus que se oferece a Deus por nós e está presente no pão.

Claro que nesse momento não se pede que a criança tenha uma idéia profunda da paixão, nem da Trindade, nem de transubstanciação, etc. O catequista nem devia tocar nessas palavras, já que o importante não é tanto a razão, mas a vontade e o coração. O papel do catequista no início é ajudar as crianças a se apaixonarem por Jesus, para isso é que o apresentam: basta isso ;) Quem o conhece começa a amá-lo.

Foi muito interessante e o resultado foi gratificante. A dificuldade dessa proposta é que exige muito do catequista. Ele tem que saber improvisar, já que o ritmo é ditado pelas crianças, e ele tem que conhecer bem Jesus. É o "velho problema" das catequeses primitivas, o seguimento acontece na vida, o catequista é aquele que caminha junto (Emaús), e naquele tempo não se resumia tudo em informação intelectual, nem ser cristão era um acontecimento social.

Não sei se isso ajuda alguma coisa.

Desejo uma boa catequese para você e as crianças.
Paz e Bem.



Editado 2 vezes. Última edição em 25/01/2008 21:18 por firefox.

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de January de 2008 08:44

As edições salesianas editaram 4 livros com para celebrações eucaristicas com crianças:
EUCARISTIA COM CRIANÇAS - ANOS A-B-C
EUCARISTIA COM CRIANÇAS - ANO A
EUCARISTIA COM CRIANÇAS - ANO B
EUCARISTIA COM CRIANÇAS - ANO C

Pode ser que os conselhos das páginas:
Celebrações Catequéticas e Festas no Itinerário Catequético
Sugestões para a celebração da missa com crianças
dêem alguma ajuda.
O único conselho que dou, já vai tarde para esta ocasião para pode servir para uma próxima é, com crianças desta idade ser muito simples e directo. E curto, para não as aborrecer. As crianças não têm a mesma capacidade de concentração de um adulto.

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: Clara Presa (IP registado)
Data: 30 de January de 2008 21:16

Olá
Muito obrigada pelas dicas. Na verdade, a experiência é muito boa conselheira. Precisamente deverão ser as crianças a querer participar na Eucaristia, sendo para isso a catequese o veículo que as poderá conduzir a tal. Através de uma boa catequese, consegue-se fzer milagres. E claro que também não quero obrigar nenhuma criança a participar, sem que para isso manifeste vontade. Também acontece que muitas vezes a falta de tempo dos pais motiva a que as crtianças dispersem no fim de uma aula de catequese.
O que eu tenho estado a fazer é a ensinar a ver em Jesus um Bom Amigo, presente em todas os actos da nossa vida e a tentar construir seres humanos com valores de amizade e solidariedade, desenvolvendo nelas a fé em Jesus Cristo, através de de exemplos tirados da sua vida. Claro que tudo tem que ser feito através de imagens, desenhos, powerpoints,pequenas encenações de passagens da vida de Cristo, pois não sabem ler. Tenho observado que isto as motiva. A minha grande meta, como catequista sem experiência, é tentar dar a estas crianças algo mais que as palavras bonitas das porações já feitas e levá-las a desenvolverem elas uma conversa com Cristo, como se estivessem a falar com um amigo próximo.
Mas já me desviei do tema.
Mais uma vez obrigada.
Clara

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 01:10

Oi Clara,

Não acho que vc se desviou do tema não, ao contrário, acredito que está é muito bem focada :) Também parece que já sabe como fazer e está no bom caminho.

Se aceitar mais uma pequena sugestão: aqui foi uma boa experiência "ensinar" as crianças a orar através de um ou dois versículos, pequenos pedacinhos de textos bíblicos selecionados e traduzidos para a linguagem delas - elas mesmas faziam a tradução. Muitas gostavam de repeti-los e depois isso acabava por se tornar uma oração delas. As músicas de Taizé também podem funcionar, imagino, porque as letras são muito simples e a melodia é bonita. No devido tempo, convide-as para fazerem alguma oração, algo que saia delas mesmas.

Uma vez uma delas fez essa: "Jesus, proteja os meus pais e todos os meus colegas. Me ensine a escutar o nosso Pai do céu e continue sempre meu amigo." As outras crianças parecem ter aprovado, porque gostaram de rezar assim.

Seria talvez o caso de vc experimentar, mas não se prenda nisso se não der certo. Acho que não existe uma "receita pronta", a sensibilidade da catequista é ainda muito importante.

Paz e Bem.

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: CP (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 18:00

Sugiro também o livro das Edições Salesianas "Vou encontrar-me Contigo". Cada ano litúrgico tem uma edição diferente.
Apresenta a síntese das leituras, um desenho para colorir e actividades diversas para desenvolver a mensagem principal da Liturgia da Palavra. É um excelente recurso catequético. Tem o valor de 8€.

Re: Animação de Eucaristia
Escrito por: Clara Presa (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 21:03

Muito obrigada pela sugestão. Vou tentar encomendar. Já tive oportunidade de os ver (apenas as capas) , mas não conhecia bem os conteúdos. É capaz de ser interessante e tudo o que me der algum suporte em termos de material para utilizar me vai de certeza ajudar. Nem sempre a nossa imaginação ou criatividade é produtiva a ponto de criar material de apoio para as aulas de catequese. Muito mais verdade isto é, quando não há a experiência.
Obrigada.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.