Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Novos Catecismos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 18:57

Ola a todos

Graças a Deus ja ca cantam os novos catecismos, só falta o do 1º ano (embora ja tenha sido lançado o Guia), como é a primeira impressão?
Quais as vantagens e as desvantagens em relação aos anteriores?

Vou eserar comentarios...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 19:51

Eu ainda sou catequizando, mas gosto muito do aspecto gráfico do catecismo do 9º ano. Para além disso, o tema "O desafio de viver" está muito bem enquadrado na nossa idade.

Esperemos que a CEP edite catecismos como se faz com os livros da escola, de 6 em 6 anos, de forma a manter o design, coisa tão importante, actualizado.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 20:33

Estão a falar dos catecismos do SNEC, certo? É que aqui para os meus lados só ainda há novos a partir do 7º ano.

Também gostava de saber opiniões sobre os novos catecismos, pois estou com alguma curiosidade em saber se os conteúdos são melhores.

O ano passado já tive acesso ano novo do 9º ano, mas acabei por usá-lo muito pouco. Por um lado só tinha o catecismo e não o guia, por outro lado os conteúdos nem sempre se adequam aos grupos em concreto.



Editado 1 vezes. Última edição em 25/10/2007 20:33 por Rui B.

Re: Novos Catecismos
Escrito por: temarcelino (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 19:56

A primeira vista os catecismos estão muito melhores... contudo têm uns problemazitos:
1. atrasaram-se e ainda não saiu o material;
2. talvez por isso à uma coisita ou outra que não bata certo (ou mesmo por falta de formação do próprio catequista);
3. tem umas sugestões entre catequeses espetaculres;
4. textos/ dinâmicas/ tarefas melhoradas;
5. mas têm catequeses demasiado grandes (pelo menos para a minha comunidade);
6. Axo que os próprios catequizandos ficaram motivados com os novos catecismos (design + conteúdo)...
Em conclusão: ainda é o primeiro contacto com algo novo, mas é algo muito positivo para catequistas e catequizandos :-)

Toda a equipa que está a desenvolveer este projecto está de parabéns



Editado 1 vezes. Última edição em 27/10/2007 19:56 por temarcelino.

Re: Novos Catecismos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 16:54

ola a todos

Bem ja dei uma vista de olhos, estou com um sentomento de semi-desilusão, arranjaram-nos graficamente, apostaram em novas músicas (ou não...), mas continua a não conseguir fazer a ligação entre a vida e a Fé.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Luísa Sá (IP registado)
Data: 11 de November de 2007 15:59

Olá,

Eu o ano passado já tive a oportunidade de trabalhar como o novo catecismo do 9ºano. Gostei muito pois acho que o catecismo está bastante interessante, muito bem adequado à idade que se destina, os jovens gostaram bastante, principalmente das dinámicas, das músicas e os temas estavam relacionados com a sua vida o que os motivou. Além de que o grafismo está muito bom. Como tinha trabalhado com os catecismos anteriores posso dizer que foi uma boa melhoria.
Foi com expectativa que esperei pelo do 10º ano. Sinceramente neste momento que estou a trabalhar com ele posso dizer que está a ser uma desilusão principalmente depois de ter trabalhado com o do 9º ano. Este catecismo do 10º ano está muito "maçudo" até tem as dinâmicas mas depois o desenvolvimento está muito teológico, muito extenso. Não se adequa nada às idades e maturidades dos jovens com que lidámos. O do 9º ano era muito prático, muito conciso, as ideias essenciais este esquece bastante o que são os jovens de hoje e propõe verdadeiros discursos que não os faz estar atentos ou gostar da catequese. O do 9º ano baseava-se muito mais em os catequisandos fazerem vários trabalhos de grupo, bastante variados e daí tirarem conclusões e começarem a perceber por eles o tema que se queria debater. O do 10º ano centra-se muito no catequista e no seu discurso.

De troca de opinião com os catequistas da minha paróquia do primeiro ano, eles dizem que o novo catecismo propõe catequeses demasiado extensas que eles não conseguem fazer na hora que tem de catequese.

Cumprimentos

Luísa Sá

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Mariab (IP registado)
Data: 13 de November de 2007 22:50

Olá a todos!

Sou catequista do 9.º ano de posso dizer que estou a aproveitar bastante os temas e actividades propostos pelo novo guia. De facto, os guias precisavam de uma lufada de ar fresco!
Sempre encarei os guias (mesmo os antigos) como um documento que nos pode ajudar a ter ideias para fazer as catequeses, sem com isso dizer que temos que seguir à risca todo o seu conteúdo pois o mais importante é conseguirmos transpor os temas/actividades para a vivência do nosso grupo.
Não sei se acontece com toda a gente, mas quantas vezes tenho de alterar o que tinha planeado e preparado durante a sessão de catequese? Posso quase dizer que em 80% das sessões isso acontece pois aprendi durante a minha curta experiência de catequista (já lá vão 8 anos) que somos nós que temos de ir ao encontro das necessidades dos nossos catequizandos e não o inverso. Eles estão connosco por opção (pelo menos os adolescentes) e nestes encontros eles procuram respostas que não encontram em mais lado nenhum,senão porque viriam?
O meu grupo é constituído por 27 catequizandos (e estou a falar do 9.º ano), sempre trabalhei com a adolescência e acho que não conseguiria ser catequista da infância...
Bom, isto só para dizer que temos que aproveitar o que de melhor os guias nos oferecem, sem nos preocuparmos em fazer tudo o que nos propõe (de facto 1 hora não é suficiente se quisermos fazer toda a sessão proposta).
A minha preocupação principal é a de explorar o tema e centrar-me apenas na mensagem que quero transmitir, depois é só utilizar o melhor método, o que melhor se enquadra no nosso grupo.

Fica o meu humilde testemunho.

Boa noite!

Maria

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Ana Quaresma (IP registado)
Data: 10 de January de 2008 23:09

Não falta o do 1ª esse ja saiu, falta do 3ª, 4ª e não me lembro se do 5º, eu ca espero ansiosa pois continuo com o do 4º antigo

Re: Novos Catecismos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 16:02

Ola a todos

Não é para chatear, mas parece que vamos continuar à espera dos catecismos que faltam...

Entretanto vamos continuar a fazer a renovação, não dos catecismos, mas sim dos Catequistas. Porque novos catecismos não fazem nova catequese, o que realmente faz mudar a catequese são os próprios catequistas e quando são eles os primeiros a afastar a formação e a renovação, não há catecismos que nos valham...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Celina (IP registado)
Data: 06 de March de 2008 23:35

Esperávamos que os novos catecismos viessem melhorar a catequese mas quem está a trabalhar com os novos catecismos fala que são demasiado extensos, complexos e difíceis até para o catequista entender. Alguém dizia por brincadeira numa reunião que o conteúdo é tão profundo que não se consegue alcançar! O nosso pároco disse que não se pode dar bifes a bebés... Se não estivermos atentos à realidade das nossas crianças, de nada adianta muita teologia que eles não "pescam" nada... Por isso, aproveitemos tudo o que conseguirmos para a nossa formação de catequistas pois os guias são só uma referência. Não são para ser levados "à letra".

Fiquem com Deus!

Celina

Re: Novos Catecismos
Escrito por: AQ (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 00:07

Olá

Sou catequista do 5º ano. No ano passado nas férias, por opção própria, comprei o guia e o catecismo da Paulinas "Onde moras". Gostei bastante e por isso sugeri aos pais das minhas crianças que pagassem um pouco mais, para que pudéssemos comprar este catecismo.
Este ano, sugeri a utilização deste catecismo "Onde moras" para todos os grupos de 4º ano, o "A Quem iremos" para o 5º ano e "Nascer de novo" para o 6º ano.
Todos os catequistas ficaram muito satisfeitos.
Para o ano, mesmo que o SNEC não edite novos catecismos para os 4º, 5º e 6º ano, nós vamos continuar com estes.
Tenho pena que as Paulinas não tenham também para o 2º e 3º.

É uma sugestão...

Alexandra

Re: Novos Catecismos
Escrito por: ana pereira (IP registado)
Data: 02 de September de 2008 16:49

Gostaria de perguntar..

Alguém sabe quais são os catecismos novos que irão sair este ano ???

Re: Novos Catecismos
Escrito por: PaulaRocha (IP registado)
Data: 03 de September de 2008 05:06

Citação:
ana pereira
Gostaria de perguntar..
Alguém sabe quais são os catecismos novos que irão sair este ano ???


De acordo com as indicaões na page do SDEC Porto (em [www.catequesedoporto.com]):

"Este ano o único catecismo novo que será disponibilizado é o do 2º ano . De acordo com a planificação do SNEC, o mesmo estará disponível, ao público, no mês de Setembro."

Aguardemos... ;)

Re: Novos Catecismos
Escrito por: egipto (IP registado)
Data: 14 de October de 2008 10:07

Bom Dia!

Na minha paróquia temos estado com problemas em encontrar catecismos, uma vez que os novos não estão disponíveis mas os antigos também já não se encontram à venda. Também têm tido este tipo de problemas?

Nós já fomos a várias livrarias em Lisboa e nenhuma tem catecismos...

Ana

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Paulo Machado (IP registado)
Data: 23 de July de 2009 01:28

Olá a todos.

Eu sou catequista e neste próximo ano vou estar com o 3º ano de catequese.
Mas como sabemos ainda não existe guias nem catecismos, quem tiver conhecimento de alguma informação referente a este novo ano de catequese, para que possamos trabalhar agradecia o envio das primeiras sessões, pois sabemos que todo este material só estará disponível no final do mês de Outubro, se este ano não sair á regra dos outros dois anos anteriores.
Mais uma vez o meu obrigado pela vossa disponibilidade.
Fiquem com Deus.
Paulo Machado

Re: Novos Catecismos
Escrito por: Paulo Machado (IP registado)
Data: 11 de August de 2009 23:59

Citação:
Paulo Machado
Olá a todos.
Eu sou catequista e neste próximo ano vou estar com o 3º ano de catequese.
Mas como sabemos ainda não existe guias nem catecismos, quem tiver conhecimento de alguma informação referente a este novo ano de catequese, para que possamos trabalhar agradecia o envio das primeiras sessões, pois sabemos que todo este material só estará disponível no final do mês de Outubro, se este ano não sair á regra dos outros dois anos anteriores.
Mais uma vez o meu obrigado pela vossa disponibilidade.
Fiquem com Deus.
e.paulofmachado.s@clix.pt
Paulo Machado

Re: Novos Catecismos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de September de 2009 08:25




Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.