Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 18:37

Para tornar mais atraentes as sessões de catequese podemos usar meios audiovisuais.
As edições salesianas, a logomédia e a diarmart têm boas colecções de diaporamas em slides e CD e há indicações, embora a meu ver insuficientes, de como podem ser usados para dinamizar catequeses de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Nos últimos tempos têm surgidos apresentações em powerpoint e flash que são livremente disponibilizados na Internet. Noutro tópico:
[www.paroquias.org]
são referidos vários sites que disponibilizam muitas apresentações, algumas delas bastante interessantes
Achei que poderia ter alguma utilidade fazer uma lista dos filmes, documentários e vídeos que encontrei à venda (ou em aluguer, que também é uma hipótese e para uma utilização pontual pode ser uma opção mais económica) e que me pareceram que talvez pudessem ter alguma utilidade catequética. É uma lista incompleta e alguns deles podem estar esgotados. Obviamente não os vi todos embora tenha acesso a quase todos. Podemos trocar opiniões sobre eles.
Para fazer esta lista recorri a vários sites:
[www.dvdpt.com]
[www.emrcdigital.com] (site da disciplina de educação moral e religiosa catolica)
[www.paroquias.org]
[www.logomedia.pt]
Noutros países encontram-se outros filmes que podem estar legendados em português mas só podem ser adquiridos nesses países (ou através da Internet ou de alguma loja que disponibilize esse serviço) mas comecei pelos filmes que em principio podem ser adquiridos em Portugal.
Se alguém tiver mais alguma sugestão a acrescentar a esta lista eu ficaria agradecido. E penso que outros catequistas também.

A lista está organizada por temas. A organização não será a melhor e se alguém der uma sugestão de como a melhorar agradeço-a desde já.
A ordem dos temas é:
1. Vídeos a explicar símbolos usados na Bíblia.
2. Vídeos sobre os 7 sacramentos
3. Vídeos sobre temas éticos e religiosos
4. Desenhos animados ou filmes para crianças sobre temas bíblicos:
5. Filmes bíblicos:
6. Filmes ou documentários de cariz religioso baseados em factos reais
7. Filmes baseados em factos reais
8. filmes de desenhos animados
9. outros filmes


1. Vídeos a explicar símbolos usados na Bíblia.

A água
Logomédia – talvez esteja esgotado
Elemento indispensável à vida do homem dos animais e das plantas, a água é utilizada na Igreja como símbolo purificador dos que desejam fazer parte da comunidade eclesial.
Duração: 30 minutos

A Bíblia de Pedra
Logomédia – talvez esteja esgotado
Simbologia da pedra na Bíblia.
Duração: 30 minutos

O Fogo
Logomédia – talvez esteja esgotado
O FOGO símbolo de destruição, morte... e ao mesmo tempo fonte de calor e vida!
O FOGO símbolo do Espírito Santo derramado no Antigo Testamento a profetas, juizes e reis. No Novo Testamento Cristo envia o fogo – A lei interior do Espírito – que não se fecha nos limites do permitido e proibido, porque é uma leu de dinamismo, que cria corações fiéis a Deus e próximos a cada irmão.
O FOGO é Espírito de Amor que enche cada homem para renovar a face da terra.
Duração: 30 minutos

O Pão
Logomédia – talvez esteja esgotado
Simbologia do pão.
Duração: 30 minutos

Parábolas da Vinha
Logomédia – talvez esteja esgotado
Através das Parábolas Jesus Cristo fala-nos de uma forma subtil, sem grandes explicações, o suficiente para entendermos a verdade do cristianismo. Através dos Salmos e do Profeta Isaias vemos o Povo de Deus como a vinha que o Senhor plantou e cuidou em toda a sua história. O Reino de Deus – a vinha aonde se trabalha pelo Amor. A Parábola dos trabalhadores, dos camponeses homicidas e a dos dois filhos são propostas de reflexão quotidiana que Jesus Cristo faz a cada um para sermos seus rebentos.
Duração: 30 minutos

O silêncio
Logomédia – talvez esteja esgotado
O som do silêncio das coisas e das pessoas. Depoimentos de estudantes, agricultores, jornalistas, psicólogos e religiosos.
Duração: 30 minutos


2. Vídeos sobre os 7 sacramentos

O Baptismo
Logomédia.
Porta de entrada na comunidade cristã o Baptismo é observado por diferentes expressões da opinião pública. Referências bíblicas e teológicas completam a análise pastoral deste sacramento, feita através de diferentes reportagens por ocasião do baptismo de crianças e adultos.
Duração: 30 minutos

Casamento A festa da vida – em 2 partes
Logomédia
O percurso festivo do matrimónio dos cristãos, desejado por Deus na Bíblia. Os seus fundamentos históricos e teológicos e os conselhos da psicologia tratados por especialistas. O quotidiano de casais cristãos, testemunhas do Amor no serviço da comunidade.
A celebração litúrgica do Matrimónio, com destaque para o núcleo principal dos gestos e ritos deste acto.
Duração: 50 minutos

Crisma - O sopro e o vento do Espírito - À espera do Espírito
Logomédia
A erupção da manhã de Pentecostes. Os aspectos doutrinais e teológicos da confirmação. A festa e a presença do Bispo na Liturgia do Crisma. A preparação catequética do sacramento. Testemunhos de candidatos. Feito antes da passagem da catequese para 10 anos.
Duração: 40 minutos

Eucaristia
Logomédia
A EUCARISTIA constitui o centro do mistério cristão, o ponto de partida e de convergência. Participar na EUCARISTIA penetrando as suas diversas dimensões com alegria, gratidão para com o imenso amor de Deus no Sacramento de Cristo feito pão de todos. É necessário reflectir, meditar orar sobre a EUCARISTIA, penetrar com simplicidade no grande mistério de fé para se chegar a vivê-lo.
Duração: 30 minutos

Penitência: O Sacramento do Perdão
Logomédia
Uma abordagem do Sacramento do Perdão. O pecado é um compromisso com o mal, coloca-nos fora da comunidade eclesial e põe-nos em ruptura com os outros, mas Deus é amor e perdão. Depoimentos do teólogo Frei Mateus Peres.
Duração: 30 minutos

Sacramento da Ordem e ordenações
Logomédia
Uma reflexão sobre o problema das vocações na Igreja, a partir do testemunho de jovens que decidiram ser padres, por ocasião do retiro espiritual nas vésperas da ordenação. Registo das suas esperanças e apreensões. Depoimento do Padre João Resina orientador deste retiro.
Duração: 30 minutos

Santa Unção
Logomédia
Através do Sacramento da Santa Unção Deis está presente em toda a vida e em todos todos os aspectos da vida humana. Cristo dá um novo sentido ao sofrimento e à morte: enfrentá-los à luz da fé e do exemplo de Cristo, para dar sentido ao processo contínuo de crescimento que é a vida cristã. O Homem não é um ser para a morte, mas para a vida, em glória, em alegria, em Deus/Amor.
Duração: 30 minutos



3. Documentários e reportagens

A Criação
Logomédia – talvez esteja esgotado
A narração bíblica da criação será compatível com as explicações cientificas modernas? A partir de um pequeno filme sobre o “Génesis” o Professor Luís Archer, investigador de ciências biológicas, conversa com um grupo de crianças e adolescentes sobre a criação do homem e do Universo.
Duração: 30 minutos

Algarve, arte e tradições religiosas
Edição da diocese do Algarve

Auschwitz – 3 DVD
Um documentário da BBC sobre aquele que foi um dos locais mais temidos, cruel e racista de que há memória. Falado em inglês, legendado em português. Em 6 capítulos “O início da surpresa”, “Ordens e iniciativas”, “Fábricas de morte”, “Corrupção”, “atança desenfreada” e “Libertação e vingança”.
Duração: 282 minutos

O Bairro do fim do mundo – Os ciganos
Logomédia – talvez esteja esgotado
Situado nas proximidades do Estoril, este bairro é (ou era, não sei se ainda existe) uma amálgama de raças e grupos étnicos, com destaque para os ciganos
Pedreira dos Húngaros
O retrato humano e social de um dos mais característicos bairros degradados, situado em Linda-a-Velha.
Duração: 30 minutos cada

A Bíblia e os pobres
Logomédia – talvez esteja esgotado
– Fenómeno perturbador, sobretudo nos meios urbanos, a pobreza atinge ainda grandes zonas do nosso país. As respostas da Bíblia e o papel dos cristãos perante esta situação.
Os Leprosos
– O drama das vitimas da lepra em Portugal e no mundo. Evocação da figura do Padre Damião, missionário belga na ilha “maldita”, onde morreu junto de milhares de leprosos.
Duração: 30 minutos cada

A desimportância das coisas
Logomédia – talvez esteja esgotado
Um encontro com o mundo das coisas simples e pequenas. Um percurso sedutor pela mão do chefe índio retratado no livro “Papalagui”.
Duração: 30 minutos

Irmãzinhas da Assunção
Logomédia – talvez esteja esgotado
Foi seu fundador, em 1865, o Pe. Bernet em resposta à problemática familiar, quando na Europa se iniciava a revolução industrial. Hoje, elas são mulheres a dias, companheiras da solidão dos meios mais pobres, espalhadas por 23 países.
Duração: 30 minutos

Os itinerários dos Peregrinos
CTV – Talvez esteja esgotado
Quem eram os peregrinos do ano mil? Como se vestiam, como viviam, o que os impulsionava e motivava? E quais estradas percorriam para alcançar as grandes metas da Cristandade, as peregrinações maiores, à Terra Santa, S. Tiago de Compostela, e, em particular, à Roma de Pedro, ponto de chegada de um extraordinário número de “romeiros” no ano 1300, por ocasião do primeiro Jubileu, além de ser o pólo do Grande Jubileu do Ano 2000.
Duração: 27 minutos

A Natividade na arte
1999 CTV – talvez esteja esgotado
O Nascimento de Cristo penetra na história da sensibilidade religiosa e na história da arte das formas mais diversas. Seguindo o fio das imagens o nascimento e o desenvolvimento de alguns modelos iconográficos são reevocados: porque o boi e o asno aparecem desde o século IV nas representações da Natividade? Qual o significado deles? E a postura da Virgem, quais as variações feitas no curso dos séculos? Que forma assume o cortejo dos Reis Magos? Uma rápida resenha de algumas entre as mais belas realizações pictóricas e esculturais da Natividade, para a arte Jesus renasce a cada século, de sensibilidade em sensibilidade, e cada época representa o seu nascimento como um acontecimento ente os seus próprios semelhantes, na sociedade na qual o autor vive. Particular atenção é dada ao presépio desde a sua “invenção” com S. Francisco de Assis até às mais famosas realizações.
Duração: 27 minutos

A odisseia da Vida – em 2 DVD
L’ Odyssée de a vie – Realizado por Nils Tavernier 2005
Inclui um filme de 90 minutos que foca quer o mundo do bebé quer o mundo da mãe. Incluí “Os segredos de uma odissea” aonde são retratadas as fontes de conhecimento e a técnica que permitiu fazer o filme. Incluí finalmente uma mini-série científica de 3 episódios de 2 minutos que apresenta o panorama actual do nosso conhecimento sobre o desenvolvimento embrionário e fetal, da vida intra-uterina e dos laços entre a mãe e o bebé.
Falado em francês, legendado em português.
Duração total: 298 minutos

Ordem contemplativa de Santa Beatriz da Silva
Logomédia – talvez esteja esgotado
Viagem ao interior do Convento da Imaculada Conceição das Irmãs Concepcionistas Fransciscanas, em Campo Maior. Ordem contemplativa fundada pela religiosa portuguesa Beatriz da Silva, nascida há cerca de 500 anos canonizada pelo Papa Paulo VI.
Duração: 30 minutos

Padre Américo – Calvário
Logomédia – talvez esteja esgotado
– A biografia do fundador da “Obra da Rua” vista pelos seus seguidores e familiares.
Reportagem na Casa do Gaiato, em Paço de Sousa, Penafiel.
– Reportagem ao lugar do sofrimento humano cujos personagens foram, na sua maioria, abandonados pela família e pela sociedade. Uma obra de invulgar dedicação criada pelo Padre Américo.
Duração: 30 minutos cada

O Papa, a Família, as Crianças
1999 CTV – talvez esteja esgotado
Em Outubro de 1997, no Rio de Janeiro, o Papa fez um forte apelo à família em torno da qual se trava hoje a luta fundamental da dignidade do homem. O sínodo, a exortação apostólica Familiaris Consortio, o Pontifício Conselho para a Família, o Instituto João Paulo II para a Família na Universidade Lateranense, a Carta dos direitos da família ão realizações dos primeiros anos de pontificado, sinal da preocupação do papa João Paulo II com a situação da família, primeira célula da sociedade, no mundo contemporâneo. O futuro da humanidade passa pela família, daí nascia a predilecção deste para pelas crianças, fruto do amor conjugal.
Duração: 27 minutos

O Papa e as religiões
1999 CTV – Talvez esteja esgotado
O diálogo ecuménico e inter-religioso jamais teve um impulso tão forte e eficaz, apesar da dificuldade que encontra na realidade concreta das relações entre países e etnias diversas, antes de João Paulo II. Considerou o restabelecimento da unidade dos cristãos “um dever primário” chegando a perguntar “Se nos falta a unidade como o mundo pode crer?”. Envolveu os expoentes de todas as religiões, a começar pelas monoteístas, num diálogo sem precedentes a exaltar o empenho do homem religioso pela paz no mundo. O encontro de Assis, em 1986, com os chefes de todas as religiões do mundo representou o clímax de um compromisso que fez o Papa declarar: “ao invés de maravilhar-se com o facto da Providência permitir uma tão grande variedade de religiões, nós deveríamos sim, ficar impressionados com os numerosos elementos em comum encontrados nas mesmas”.
Duração: 27 minutos

Nas pegadas de Cristo
Edições Paulinas
Nas pegadas de Cristo 1 E aconteceu – João Baptista
Nas pegadas de Cristo 2 Aqueles anos escondidos – De Nazaré para o mundo
Nas pegadas de Cristo 3 A lei e o amor – Felizes sereis
Nas pegadas de Cristo 4 Tu és o Cristo – As pedras gritarão
Nas pegadas de Cristo 5 A Paixão de Jesus – A Cruz e a Ressurreição (talvez esgotado)
10 programas de história e catequese para conhecer os passos e a mensagem de Jesus Cristo.
Duração: 30 minutos por episódio

Poemas da Noite Mística
Logomédia – talvez esteja esgotado
Os Poemas de São João da Cruz declamados pelo actor Ruy de Carvalho.
Duração: 30 minutos

Religiões do Mundo – em 4 DVD
DVD 1 O Islamismo
Religiões Afro-Americanas
Antigas Religiões da bacia do Mediterrâneo
Religiões das pequenas sociedades
DVD 2 O Hinduísmo
O Cepticismo e o relativismo
Religiões nativas das américas
DVD 3 O Catolicismo e a Igreja Ortodoxa
O Judaísmo
O Protestantismo
DVD 4 O Budismo
O Xintoísmo
O Confuncionismo e o Taoísmo

Prisões
Logomédia – talvez esteja esgotado
As imagens do ambiente indesejado das prisões, veiculadas pelos próprios reclusos, técnicos prisionais, visitadores e assistentes religiosos. Reportagem realizada na cadeia do Linhó-Sintra.
O suicídio
Viagem ao mundo dramático dos solitários e suicidas através do telefone da amizade (S.O.S.) implantado nas cidade do Porto e Lisboa. Depoimentos de psiquiatras e técnicos de atendimento.
Duração: 30 minutos cada

Santo Inácio e a Companhia de Jesus
Logomédia – talvez esteja esgotado
Reportagem em Loyola (Espanha) onde se fez a abertura solene do ano inaciano, que celebra 500 anos do nascimentos de Santo Inácio e os 450 anos da companhia de Jesus. Entrevistas com o Pe. Geral e com o Provincial de Portugal sobre a situação dos Jesuítas no mundo.
Duração: 30 minutos

SOLIDÃO E IDOSOS
Logomédia
Duração: 30 minutos

Toxicodependência
Logomédia
Um documento que nos conduz ao mundo da dependência física e psíquica. Testemunhos de toxicodependentes. Os apoios existentes e as muItífaces do problema. Um olhar atento sobre um dos maiores problemas da juventude. Um apelo à esperança, à mudança.
Duração: 30 minutos

Via Sacra do Peregrino
Via Sacra Papal

Logomédia – talvez esteja esgotado
1. - V.S. do Peregrino: expressa nos azulejos da colunata do Santuário de Fátima; em linguagem simples contempla-se os passos da Via Sacra tradicional.
2. - V.S. Papal: adaptação da Via Sacra do CoIiseu - Roma 1991, presidida pelo Papa, com imagens da Biblioteca do Vaticano e da igreja de Fátima. Reflexão e meditação sobre os últimos passos da vida terrena de Jesus percorrendo os seus passos entre o Monte das Oliveiras e o Calvário.
Duração: 30 minutos cada.

Vida no ventre
National geographic
Documentário sobre o desenvolvimento do ser humano no ventre materno, da concepção ao nascimento. Ilustrado com excelentes imagens de ecografias em 4D. Não está há venda mais pode fazer-se o download de parte do vídeo a partir do site:
[www.apfn.com.pt]
Duração: aproximadamente 50 minutos

A Virgem Maria na arte
Logomédia – talvez esteja esgotado
Evocação da Virgem Maria na pintura, escultura e poesia portuguesa, na celebração do Ano Mariano.
A Virgem Maria na devoção popular Vídeo da logomédia, transmitido no programa 70 X 7.
Duração: 30 minutos



Editado 1 vezes. Última edição em 16/03/2007 18:40 por camilo.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 18:38

4. Desenhos animados ou filmes para crianças sobre temas bíblicos

O sótão encantado: Viagem fantástica ! (Antigo Testamento)
Amigo para sempre ! (Jesus)
Amigos do Natal !
O sótão encantado é uma sério educativa e de lazer. Os episódios realçam o crescimento social, emocional e moral, hábitos saudáveis; segurança boas maneiras, consideração e boa interacção com os outros; desenvolvimento do vocabulário e expressão criativa. Em português, francês, espanhol e inglês.
Duração: 84 minutos Classificação: dos 2 aos 8 anos

9 – Criação e dilúvio Histórias do Antigo Testamento: 2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

A história de Adão e Eva Sony Wonder:2003 Prisvideo
Duração: 25 minutos

O Jardim do Éden – Grandes heróis e lendas da Bíblia
Duração: 50 minutos

A Arca de Noé Sony Wonder:2003 Prisvideo
Duração: 25 minutos

A Arca de Noé colecção Contos infantis 2004 Tvloonland Prisvideo
Parece-me que mais fantasiado que o anterior (só vi o resumo na contracapa do DVD)
Duração: 60 minutos

2 – Abraão o grande patriarca Histórias do Antigo Testamento:2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

Sodoma e Gomorra Grandes heróis e lendas da Bíblia:
Duração: 50 minutos

José e seus irmãos Sony Wonder
Duração: 25 minutos

José e a túnica multicolor Grandes heróis e lendas da Bíblia
Duração: 50 minutos

7 – José, sofrimento e perdão Histórias do Antigo Testamento:2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

José Rei dos Sonhos
2000 Rob LaDuca e Robert C. Ramirez DreamWorks
Sobre o patriarca José.
Duração: 75 minutos

Joseph e a lenda do Faraó 2002 Trisan
Joseph é preso e feito escravo mais os seus irmãos mas devido ao seu forte carácter e a sua crença em Deus ele ultrapassa todos os obstáculos para se tornar governador do Egiptp. Joseph salva a sua família da fome, devido à escassez que se apoderou da terra e junta-se com o seu querido pai. Não é fiel ao texto bíblico.
Duração: 60 minutos

1 – Moisés, o libertador do Povo de Deus Histórias do Antigo Testamento:2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

A história de Moisés Grandes heróis e lendas da Bíblia:
Duração aproximada: 50 minutos

Moisés Sony Wonder
Duração: 25 minutos

O Príncipe do Egipto (Moisés)
1998 DreamWorks Pictures
Filme de desenhos animados inspirado no livro do Êxodo, até à passagem do Mar Vermelho com alguma fantasia à mistura.
Legendado em inglês e português, falado em inglês, espanhol, italiano e português.
Duração: 99 minutos

Moisés os 10 mandamentos – Disney
Inclui também o filme “Coelhinho da Páscoa”
Duração: 30 minutos

Moisés O Príncipe do Egipto
2002 Trisan
Baseado na história de Moisés mas não é fiel ao texto bíblico.
Duração: 60 minutos

A história do Princípe do Egipto
2004 Tv loonlaand Prisvideo
Baseado na história bíblica, não sei se é fiel ao texto bíblico. Falado em português.
Duração: 60 minutos

Joshua e a batalha de Jericó Grandes heróis e lendas da Bíblia:
Duração aproximada: 50 minutos

A história de Joshua e a batalha de Jericó Heróis da Bíblia:
Duração: 26 minutos

Sansão e Dalila Grandes heróis e lendas da Bíblia
Duração aproximada: 50 minutos

8 – Rute, amor e fidelidade Histórias do Antigo Testamento: 2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

David e Golias Grandes heróis e lendas da Bíblia
Duração aproximada: 50 minutos

David e Golias Sony Wonder:
Duração: 25 minutos

4 – David e Saul, humildade e poder Histórias do Antigo Testamento:2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

A lenda do Rei David 2005 Porchlight Entertainment
Duração: 75 minutos Classificação: M/ 6 anos

Histórias de vegetais 2
Veggie Tales: The Series" (2002 - 93m) Mike Nawrocki, Phil Vischer.
David e o Pickle Gigante
Alguma vez te sentiste pequeno demais para fazeres algo realmente grande? É assim que um pequeno pastor chamado David se sente quando os seus irmãos mais velhos partem em defesa da pátria, deixando o David a tomar conta das ovelhas.
Uma lição em... auto-estima.
Inclui mais 3 histórias sobre valores mas não baseadas em passagens biblicas

5 – Elias, a defesa da verdade Histórias do Antigo Testamento 2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

Jonas e a Baleia Grandes heróis e lendas da Bíblia:
Duração aproximada: 50 minutos

A história de Jonas e a baleia Heróis da Bíblia:
Duração: 26 minutos

6 – Jonas, a misericórdia de Deus Histórias do Antigo Testamento 2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

Histórias de vegetais – o Filme
Jonah: A VeggieTales Movie" (2002 - 83m) Mike Nawrocki, Phil Vischer.
Repleto de música, gargalhadas e algumas das mais tolas aventuras a serem engolidas de uma vez só, esta é a história do Jonas e a baleia como nunca antes a viste.
Uma história onde todos aprendem que uma das melhores prendas que podem dar, ou receber, é uma segunda oportunidade.

A história de Daniel e a caverna dos leões Heróis da Bíblia:
Duração: 26 minutos

3 – Daniel, a salvação pela fé Histórias do Antigo Testamento:2005 Fubu Editores
Não sei se ainda será possível comprar os vídeos desta colecção. As figuras não são bonitas. Inclui comentários do Padre Vítor Melícias.
Duração: 40 minutos

Histórias exemplares 7 Lealdade – Fé
2006 Filmes Unimundis II
Falados em inglês e português. Com linguagem gestual.
A Rainha Ester
Às portas do Céu
Harriet Tubman
Daniel na cova dos leões

Histórias exemplares 10 Generosidade – Caridade
2006 Filmes Unimundis II
Falados em inglês e português. Com linguagem gestual.
O jantar festivo do senhor Coelho
O presente dos Reis Magos
O lagarto verde-esmeralda
O senhor Straw

A História do Natal Sony Wonder:
Duração: 60 minutos

A Natividade Grandes heróis e lendas da Bíblia:
Duração aproximada: 50 minutos

Noite Feliz 2006 Classic Animations Filmes Unimundos
Em pleno Império Romano, eis que surge uma nova esperança para a humanidade: o nascimento de Jesus Cristo. Através desta história ficamos a saber que o Burro, esse animal tão peculiar, foi um elemento decisivo para o que viria a ser a maior história de todos os tempos: a chegada do Messias. Qual a relação ente um singelo burro e o Deus Menino?
Versão original em ingles, falado em português.
Duração: 50 minutos

O Pequeno Mensageiro 2006 Classic Animations Filmes Unimundos
Oprimido por um centurião romano, um jovem escravo hebreu abstrai-se da sua desgraça tocando num pequeno tambor. Ao ouvir um rumor sobre o novo rei que virá salvar a humanidade, ganha um novo alento para a vida, ao mesmo tempo que a sua alegria o leva a conta o segredo a quem não deve, sendo por isso obrigado a redimir-se do ser erro. Será que o Salvador irá singrar?
Versão original em ingles, falado em português.
Duração: 50 minutos

O sótão encantado: Viagem fantástica ! (Antigo Testamento)
Amigo para sempre ! (Jesus)
Amigos do Natal !
O sótão encantado é uma sério educativa e de lazer. Os episódios realçam o crescimento social, emocional e moral, hábitos saudáveis; segurança boas maneiras, consideração e boa interacção com os outros; desenvolvimento do vocabulário e expressão criativa. Em português, francês, espanhol e inglês.
Duração: 84 minutos

O Bom Samaritano Sony Wonder
Duração: 25 minutos

Histórias exemplares 16 Moderação – Compaixão
2006 Filmes Unimundis II
Falados em inglês e português. Com linguagem gestual.
Os dois banquetes da aranha
O ovo de ouro
O gato e o papagaio
O Bom Samaritano
Andrócoles e o Leão

A história do Filho Pródigo Heróis da Bíblia:
Duração: 26 minutos

As parábolas de Jesus
Logomédia
Esta série de desenhos animados propõe, com uma linguagem adequada, apresentar às crianças os ensinamentos
mais importantes que Jesus nos conta nas suas Parábolas.
Duração: 10 a 15 minutos cada parábola
As parábolas de Jesus 1 O Bom Samaritano - O semeador
As parábolas de Jesus 2 O Filho Pródigo - A Dracma Perdida
As parábolas de Jesus 3 Os Talentos - A Ovelha Perdida
As parábolas de Jesus 4 Os Trabalhadores da Vinha - Lázaro e o Rico Avarento
As parábolas de Jesus 5 O Servo Cruel - O Grande Banquete

As parábolas de Jesus
Edições Paulinas
Desenhos animados para crianças ilustrando as parábolas de Jesus. Inclui as parábolas:
O semeador
O bom Samaritano
O filho pródigo
A ovelha perdida
O fariseu e o publicano
A parábola dos talentos
O amigo importuno
As parábolas do Reino
Parábola do homem rico e do pobre Lázaro
Jesus e as crianças
A dracma perdida
O Bom Pastor
A casa sobre a rocha
Duração: 70 minutos

Jesus e os seus milagres Sony Wonder:2003 Prisvideo
Duração: 25 minutos

O Milagre de Jesus Grandes heróis e lendas da Bíblia:
Vida pública de Jesus, com especial incidência dos seus milagres que testemunhavam a divindade de Jesus.
Duração aproximada: 50 minutos

A Última Ceia Grandes heróis e lendas da Bíblia:
inclui a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo.
Duração aproximada: 50 minutos

A história da Páscoa Heróis da Bíblia:
Duração: 26 minutos

A História de Jesus
Logomédia
A História de Jesus de Nazaré contada em banda desenhada especialmente concebida para crianças.
Duração: 30 minutos

O Fazedor de Milagres
2000 The Miracle Maker Realizado por Derek Hayes e Stanislav Sokolov
Desenhos animados. Uma menina doente, Tamar, decide seguir Jesus contra a vontade do pai, Jairo. A partir daí o filme conta a história de Jesus.
Duração: 88 minutos

Jesus, um Reino sem fronteiras
Vida de Jesus em Desenhos animados.
Duração: 90 minutos

Os Apóstolos Grandes heróis e lendas da Bíblia
Feito com base nos Actos dos Apóstolos.
Duração aproximada: 50 minutos

The Story Keepers
Série de desenhos animados em 13 partes, falada em português. Roma, ano 64 da era de Cristo. Nero soltou a sua fúria contra os cristãos. Fugindo ao pânico do fogo e aos soldados, um grupo de crianças encontra abrigo em casa de um casal simpático. Bem, o padeiro, e sua mulher Helena. As crianças descobrem uma extraordinária rede secreta de homens e mulheres destemidos que arriscam a sua vida para ouvir histórias sobre o grande contador de histórias: JESUS! Assim, Ana, Ciro, Justino e Marco embarcam na grande aventura da sua vida, com Ben e seus amigos cristãos. A sua missão: manter vivas as histórias de Jesus.
Duração de cada episódio: 25 minutos

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 18:43

5. Filmes "bíblicos"

A Bíblia
1994 - 1997
2004 Pearson Entertainment, S. A.
Série sobre a Bíblia, em 21 partes. Procura ser bastante fiel aos textos bíblicos. Falados em Inglês e espanhol, legendados em português. É vendido nalguns quiosques e papelarias.
Duração: aproximadamente 94 minutos cada
1. Abraão, O primeiro Patriarca
2. Abraão, O sacrifício de Isaac
3. Jacob, O Pai de Israel
4. José, Escravo no Egipto
5. José, Os sonhos do Faraó
6. Moisés, Os anos de Exílio
7. Moisés, A Terra Prometida
8. Sansão e Dalila, Uma Força Prodigiosa
9. Sansão e Dalila, Traição e Morte
10. David, O Herói de Israel
11. David, Descendência e Sucessão
12. Salomão, O Acesso ao Trono
13. Salomão, O Reino Dividido
14. Jeremias, O Profeta das Lamentações
15. Ester, Rainha da Pérsia
16. Jesus o Mestre de Nazaré
17. Jesus A Paixão de Jesus Cristo
18. São Paulo, Paulo de Tarso
19. São Paulo, O Apóstolo Missionário
20. Génesis, A Criação do Mundo
21. Apocalipse, A Última Palavra de Deus


In the beginning – A Grande História
2005 Kevin Connor
Realizado como série televisiva. Vários episódios bíblicos desde a Criação até à entrega dos 10 mandamentos. Incluindo as histórias de Abraão, Isaac, Esau e Jocob, José e seus irmãos, vocação de Moisés, libertação dos Hebreus do Egipto, e entrega dos Dez Mandamentos. Não sei se inclui mais algumas passagens bíblicas.
Duração: 173 minutos

A Bíblia – No Princípio
1966 Dino the Laurentis – John Huston
Percorre os primeiros 22 capítulos do Génesis.
Duração: 166 minutos

A Arca de Noé
1999 John Irvin
Falado em inglês, legendado em português
Desvia-se bastante do texto bíblico.
Duração: 160 minutos

Os 10 Mandamentos – em 2 DVD
1956 Cecil B. DeMille
Filme inspirado no relato bíblico da história de Moisés.
Duração: 220 minutos

Moisés, os 10 mandamentos – em 3 DVD
1975 Gianfranco de Bosio Granada International
Série de TV sobre Moisés.
Duração: 288 minutos

Uma voz clama
Logomédia – Talvez esteja esgotado
Um auto de Advento, inspirado na caminhada do povo de Israel até ao nascimento de Jesus.
Duração: 30 minutos

Evangelho segundo São João
2003 “The Gospel of John” Realizado por Philip Saville
A vida de Jesus segundo o Evangelho de São João.
Duração: 174 minutos
crucifixão.

Jesus de Nazaré – 4 DVD
1997 Franco Zeffirelli
O retrato da vida, morte e Ressurreição de Jesus de Nazaré é aqui apresentado desde o seu nascimento, passando pelas suas peregrinações ainda enquanto criança e o seu baptismo por João Baptista. Relatando inúmeros milagres durante o seu percurso, este filme culmina com a crucificação e ressurreição. Som em inglês, legendado em português.
9º ano – sessão 11
Duração: 4 x 103 minutos

Jesus – A vida que mudou a história
1979 John B. Heynam
2004 AGAPE, Movimento Estudantil e Profissional para Cristo
Baseado no Evangelho de São Lucas. Falado em Português, Inglês, FrancÊs, Italiano, Alemão, Holandês e Grego.
Duração: 125 minutos

A maior história de todos os tempos
1965 The greatest story ever told
A vida de Jesus Cristo. Falado em inglês e alemão. Legendado em português, greggo, húngaro, inglês, e alemão.
Duração: 191 minutos

Maria de Nazaré
1995 Azur Films
Filme Francês legendado em português. Um dia um anjo anuncia a Maria que ela vai dar à luz um filho, Jesus, pelo Espírito Santo, o qual será chamado Filho de Deus. Um acontecimento que mudará o destino da humanidade! Este filme retrata a vida de Maria nos seus diversos papéis: como mãe de Jesus, esposa de José e símbolo da pureza e inspiração para todos os que a rodeiam. Momentos da vida de Maria, como a Anunciação, a Visitação e o Magnificat são totalmente interpretados com base nos evangelhos. "A originalidade desta história está em Maria ser a testemunha principal da vida e morte de Jesus".
Duração: 105 minutos

A Paixão de Cristo
2004 Mel Gibson
Retrata os últimos dias da vida de Cristo, essencialmente o dia da Sua morte, de forma muito realista.
Porém, várias vezes ao longo do filme, se recordam outros momentos anteriores da vida de Jesus, salientando aspectos da Sua mensagemFalado em Aramaico, latim e hebraico, legendado em português.
9º ano – sessão 11
Duração: 126 minutos

Rei dos Reis
1961 Nicholas Ray
Som em inglês, legendado em português. Filme inspirado no relato bíblico.
Duração: 158 minutos

O Inquérito
Logomédia – talvez esteja esgotado
1997 Damiano Damiani
O imperador Tibério envia o oficial romano, Taurus, à Palestina, com instruções para descobrir o corpo desaparecido de Jesus de Nazaré, que foi crucificado anos antes. Correram rumores de que Ele se erguera dos mortos. A chegado do enviado especial espalha o alarme entre as autoridades locais pois toda a gente tem algo a esconder. Sobretudo o governador Pôncio Pilatos. Taurus irá conduzir o Inquérito para tentar apurar o que aconteceu ao corpo de Jesus.
Duração: 110 minutos

São Paulo
1995 Logomédia
Este filme-documentário percorre os lugares por onde São Paulo passou (Atenas, Corínto, Éfeso, Tessalónica...), acompanhado pelas mensagens das suas cartas dirigidas aos respectivos cristãos. Interiorização da mensagem de caridade que nos é transmitida pelo Apóstolo Paulo numa ilustração actual dos caminhos por ele percorridos.
Duração: 30 minutos


6. Filmes ou documentários de cariz religioso baseados em factos reais

Aparições de Fátima
Daniel Costelle
Filme relatando as aparições de Fátima. Em francês, italiano, inglês, alemão, espanhol, polaco e português.
Duração: 93 minutos

Fátima Experiência de FéEm inglês, francês, alemão, italiano, polaco, português, russo e espanhol
Classificação: M/ 4

O dia em que o Sol bailou
Distribuído pelas Missões Consolata
Desenhos animados sobre as aparições de Fátima.
Duração: 30 minutos Classificação: M/ 4

Eram três pastorinhos
1982 Ruy Ferrão
Documentário sobre as aparições de Fátima. Inclui excertos das reportagens directas da RTP FÁTIMA 2000, “Beatificação de Francisco e Jacinta e a revelação da 3ª parte do Segredo”, IRMÂ LÚCIA, O ADEUS, “Funeral, transladação e tumulação” e a FESTA DA LUZ com Nª Senhora de Fátima em Lisboa.
Duração: 120 minutos

Os pastorinhos de Fátima – Vida de Francisco e Jacinta
2005 Missões Consolata

Bento XVI – O Papa alemão
Documentário sobre a vida e obra de Joseph Ratzinger até se tornar o Papa Bento XVI.
Duração: 45 minutos

Canonização de São José Maria Escrivá
2002 Logomédia Realização de Alberto Michelini
Apresentação do conjunto das jornadas romanas da canonização de São Josemaria Escrivã, o Santo do Quotidiano (o “Santo da Normalidade”, como o apresentou o Papa João Paulo II)
Duração: 23 minutos

Clara de Assis
Logomedia – talvez esteja esgotado
Produção Monastero S. Chiara (S. Severino Marche) Realização de Serafino Rafaiani
Filme baseado numa transcrição do processo de canonização de Santa Clara, documento que apresenta os depoimentos das irmãs que conviveram com Santa Clara. O filme percorre a vida de Santa Clara com imagens que têm por centro as declarações do processo.
Duração: 75 minutos

O Homem que carregou Cristo
Logomédia – talvez esteja esgotado
Uma história com marionetas onde se fala de Cristóvão, um homem com enorme força física. Ao correr mundo encontra o poder e a sabedoria que, porém não o satisfazem. Até que um dia descobre a pessoa a quem tanto procurava, Jesus Cristo. Nesse momento descobre outros valores e a sua vida transforma-se.
Duração: 30 minutos

O homem que soube amar
Logomédia – talvez esteja esgotado
vida de São João de Deus

A História de Joana d’Arc
Drama
1999 de Luc Besson
Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte do seu rei, a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade. Carlos, não deseja entregar o seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Surge Joana que dizia que ter uma missão divina: libertar a França dos ingleses. Carlos resolve dar-lhe um exército, com o qual ela recupera Reims. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim
Duração: 155 minutos

Joana d’Arc – TV Guia Grandes Heróis da História 5
Talvez já não seja possível comprar este filme de desenhos animados

Madre Teresa de Calcutá
RAI - Prisvideo
Vida da Beata Madre Teresa de Calcutá, dedicada aos mais pobres na Índia na segunda parte do século XX.
Duração: 180 minutos

Madre Teresa
Logomédia
1997 Kevin Connor
Vida da Beata Madre Teresa de Calcutá, dedicada aos mais pobres na Índia na segunda parte do século XX.
Duração: 95 minutos

Molokai A História do Padre Damião
Logomédia
1999 Paul Cox
A história do Padre Damião, beatificado pelo Papa João Paulo II. Jovem padre belga, saudável e devoto, que decididamente, contra todos os obstáculos e pressões, contribuiu para mudar as vidas e o destino dos leprosos abandonados da ilha Molokai. Dedicou-se a levar um sentido de dignidade e moral a todos aqueles que tinham perdido a família, a sociedade, a fé. Acaba por morrer contaminado pela lepra mas deixou um grande testemunho de serviço ao próximo e de acompanhamento humano e espiritual para conforto daqueles que sofrem.
Duração: 117 minutos

A noite do Profeta (Santo Padre Pio)
1995 Fr. Jean-Marie Benjamin TAU Productions, Itália
Nascido a 25 de Maio de 1887 numa modesta casa da velha Pietrelcina, Francesco Forgione foi amadurecendo no seu coração o desejo de dedicar toda a sua vida a Deus. A 23 de Setembro de 1968, o Profeta de Garnano deixou este mundo após mais de 50 anos de sacerdócio e de estigmatização. O seu testemunho de fé, os seus prodigiosos dons sobrenaturais, os seus inúmeros milagres, fizeram do Padre Pio um dos maiores símbolos do nosso tempo.
Duração : 85 minutos

Padre Américo – Calvário
Logomédia 1990 – talvez esteja esgotado
– A biografia do fundador da “Obra da Rua” vista pelos seus seguidores e familiares.
Reportagem na Casa do Gaiato, em Paço de Sousa, Penafiel.
– Reportagem ao lugar do sofrimento humano cujos personagens foram, na sua maioria, abandonados pela família e pela sociedade. Uma obra de invulgar dedicação criada pelo Padre Américo.
Duração: 30 minutos cada

Palavra e Utopia
2000 Manoel de Oliveira
Vida do padre António Vieira.
Duração: 130 minutos

Karol Um homem que se tornou Papa
2005 Realizado por Giacomo Battiato Produzido por Pietro Valsecchi para televisão
A vida de Karol Wojtyla até se tornar o Papa João Paulo II.
Duração: 186 minutos

João Paulo II - Dom e Mistério
CTV-Centro Televisivo Vaticano – distribuído pela logomédia
Este documentário retrata a vida de João PauIo II desde o seu nascimento até ao início do seu pontificado. Acompanha a história da sua vocação sacerdotal através dos testemunhos das pessoas que mais directamente conviveram com Karol Wojtyla. Um vídeo que nos dá a conhecer João PauIo II em toda a dimensão de "Dom e Mistério" que envolve a sua vocação.
Duração: 30 min.

Credo – João Paulo II
2006 Caterina Caselli Sugar – Alberto Michelini
Inclui um filme sobre a vida do papa João Paulo II, meditações sobre o Génesis de João Paulo II, concerto de Natividade interpretado ao vivo por Andrea Bocelli em Vergata 2000. Legendas em inglês, francês, alemão, polaco, italiano, espanhol e português.
Duração: 63 minutos

João Paulo II A vida O Pontificado
2002 CTV centro Televisivo do Vaticano, distribuído mundialmente por HDH Distribuído em Portugal pelo jornal Público
Inclui 2 documentários, um sobre a VIDA (30 minutos), desde a infância até se tornar Papa, o outro sobre o pontificado (60 minutos), 300 páginas da biografia oficial, uma apresentação “Um Papa Amigo” e uma proposta “Jubileu 2000”. Falado e legendado em Inglês, Francês, Italiano, Português e Espanhol.
Duração: 30+60 minutos

João Paulo II – Um quarto de século de pontificado
2004 RAI
Documentário sobre os primeiros 25 anos de pontificado do Papa João Paulo II.
Duração: 60 minutos

Papa João Paulo II
2005 – Warner Brother’s Entertainment
Vida e os ensinamentos do Papa João Paulo II.
O Natal e a liturgia da Páscoa oficiados pelos próprio Papa João Paulo II na cidade do Vaticano.
Falado em inglês ou espanhol, legendas em português.
Duração: 104 minutos

Papa João Paulo II – em 2 DVD
Com Jon Voight
Vida do Papa João Paulo II desde a sua juventude até aos seus últimos dias como Papa. Falado em inglês, legendado em português.
Duração: 166 minutos

Papa João Paulo II, O Criador de Pontes
CBS News
Desde a sua infância até ao reinado papal, um retrato íntimo de João Paulo II, Karol Wojtyla, o primeiro polaco a tornar-se Papa. A sua cruzada contra a injustiça e a opressão, o seu legado de crença e compaixão.
Falado em Inglês, Italiano, Francês, Espanhol e Alemão. Legendado em Português, Inglês, Italiano, alemão, Sueco, Dinamarquês, Noroeguês, Holandês, Húngaro, Turco, Polaco, Checo, Sérvio, Croata e Espanhol.
Duração: 58 minutos

O papa João XXIII
2003 “Il papa bueno” Realizado por Riccardo Tognazzi, DEANGELIS
Vida do Papa João XXIII. Falado em inglês, legendado em português.
Duração: 100 minutos

Teresa de Jesus – 4 DVD
Vida de Santa Teresa de Ávila, em 8 episódios. Série da TVE. não se encontra à venda em Portugal mas pode ser adquirido em Espanha, falado em espanhol, legendado em português, alemão, francês, inglês e italiano.
Duração de cada episódio: cerca de 60 minutos

Santo António
Logomédia
Numa encenação do processo de canonização, as testemunhas oculares narram e interpretam a vida e os factos mais significativos de Fernando de Lisboa consagrado para a história como Santo António.
Duração: 55 minutos

Santo Inácio e a Companhia de Jesus
Logomédia – talvez já esteja esgotado
Reportagem em Loyola (Espanha) onde se fez a abertura solene do ano inaciano, que celebra 500 anos do nascimentos de Santo Inácio e os 450 anos da companhia de Jesus. Entrevistas com o Pe. Geral e com o Provincial de Portugal sobre a situação dos Jesuítas no mundo.
Duração: 30 minutos

São Francisco de Assis
1972 Franco Zeffirelli - Paramount
Dramatização da vida de S. Francisco de Assis desde antes da sua conversão até à sua audiência com o Papa.
9º ano – sessão 4
Duração: 116 minutos

São Josemaria Escrivá. Fundador do Opus Dei – 2 DVD
Vida e obra de São José Maria Escrivá
Encomendas a Diel-lda: [dielnet.com]

A sétima morada – A vida de Santa Edith Stein
The Seventh Chamber Realizado por Marta Meszaros 2006
Logomédia
Vida da filósofa Edith Stein, convertida do judaísmo ao cristianismo. Impedida pelo regime Nazi e continuar a exercer o seu trabalho como professora e ao testemunhar a necessidade de fuga, da Alemanha, de parte da sua família ingressa num convento, onde a sua dedicação aos outros é exemplo para todos. Edith Stein é presa e enviada para o campo de Austhwitz e condenada à morte nas câmaras de gás, conseguindo transformar o sofrimento desse momento, no símbola da “Sétima Morada”, onde acordo com os escritos de Santa Teresa de Ávila, a alma pode alcança a união mística com Deus.
Duração: 110 minutos

Tecla – uma vida para o Evangelho
Paulinas – talvez esteja esgotado
Filme-documentário sobre a vida e personalidade de Tecla, mulher que abriu novos caminhos à evangelização com os mass média. Desde o seu encontro com o Pe. Tiago Alberione, Tecla colhe a profundidade carismática da sua intuição, interpreta-a e concretiza-a. Envia jovens mulheres a todos os cantos da terra para que em toda a parte as realidades humanas e sociais sejam iluminadas com a luz da Palavra de Deus.

Um homem para a eternidade
1966 Fred Zinnemann
A história de São Tomas More, chanceler de Henrique VIII, que permaneceu fiel à religião católica quando o rei provocou o cisma anglicano para se poder divorciar e casar novamente. Por isso o rei mandou-o executar. Este filme ganhou 6 oscares em 1966, incluindo o de melhor filme.
Duração: 120 minutos

Um Nome um Santo 1
Logomédia
São Francisco de Assis – São Martinho – Santa Isabel – Santa Cecília – Santo Antão – Santo André – São Nicolau – Santa Luzia – São Paulo – Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Pequenos filmes de desenhos animados, cerca de 4 minutos cada um, sobre a vida de cada santo.
Duração: 40 minutos

Um Nome um Santo 2
Logomédia
Santo Estêvão – São Bento – São João Bosco – São Marcos – Santa Clara – São José – Santa Catarina – São Pedro – Santa Ana – Santa Rita
Pequenos filmes de desenhos animados, cerca de 4 minutos cada um, sobre a vida de cada santo.
Duração: 40 minutos

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 18:53

7. Filmes baseados em factos reais

Amistad
1997 Steven Spielberg
Em 1839 dezenas de africanos a bordo do navio negreiro espanhol La Amistad matam a maior parte da tripulação e obrigam os sobreviventes a levá-los de volta à África. Enganados, desembarcam na costa leste dos Estados Unidos, onde, acusados de assassínios, são presos, iniciando um longo e polémico processo, num período onde as divergências internas do país entre o norte abolicionista e o sul esclavagista, caracterizavam o prenúncio da Guerra de Secessão.
Duração: 162 minutos

Anne Frank
Baseado no livro de Melissa Moller descreve Anne Frank antes e depois de se refugiar. Testemunha os desafios de coragem das pessoas que arriscaram as suas vidas tentando mantê-la a salvo, explora o mistério que permanece acerca de quem terá denunciado a família Frank e revela o que aconteceu depois.
Duração: 190 minutos

Gandhi
1982 Richard Attenborough
Retrata a vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação do imperialismo inglês. Apesar de biográfico e de não entrar em discussões político-ideológicas, mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica.
Duração: 183 minutos

Grandes Heróis da História 9 Helen Keller
Desenhos animados. Colecção vendida juntamente com a revista TV Guia. Falados em português. Talvez já não seja possível comprar este filme de desenhos animados. A colecção completa tem 16 títulos.
Hellen Keller foi uma menina surda, muda e cega. Graças ao esforço e dedicação de Anne Sullivan aprendeu a linguagem gestual. Veio depois a ser a primeira pessoa cega a graduar-se numa universidade e tornou-se celebre escritora e conferencista.
Duração: 30 minutos

Henrique VIII
Género: Acção/histórico
2003 Pete Travis
Henrique VIII governou os destinos de Inglaterra de 1509 a 1547. Quando subiu ao trono tinha apenas 17 anos. Era jovem, belo e carismático. Quando morreu, aos 56 anos, era obeso, inválido e deixara atrás de si um rasto de sangue. O resto da Europa olhou-o com estranheza principalmente quando o monarca, desesperado em produzir um herdeiro varão, pôs de parte a mais velha mas leal Catarina de Aragão, trocando-a por uma série de esposas que, provavelmente, serão mais conhecidas hoje pela forma como as suas vidas terminaram do que pelo que fizeram ainda em vida como a determinada Ana Bolena, a piedosa e trágica Jane, a marginalizada Anna ...
Duração: 120 minutos

O Homem–Elefante
1980 Realizado por David Lynch
Baseado na história verídica de John Merrick, homem do século 19 que sofria de uma enorme deformação do rosto. Era exibido como atracção circense até que com a ajuda do cirurgião Dr. Frederick Treves, tenta recuperar a dignidade perdida nos anos em que era exibido como um monstro. Retirado do circo revela-se um homem inteligente e sensível.
Duração: 124 minutos

A lista de Schindler – 2 DVD
1993 de Steven Spielberg
Mostra a vida real e a trajectória do industrial tcheco Oskar Schindler.
Ele compra uma fábrica, em 1939, na Polónia dominada por Hitler, e usa as suas boas relações com altos funcionários nazis, para recrutar trabalhadores entre prisioneiros judeus do gueto da Cracóvia. Schindler intercede junto do comandante Amon Goeth, subornando outros oficiais e garantindo tratamento diferenciado para os seus operários, salvando-os dos campos de extermínio.
9º ano – sessão 3 ou 12
Duração: 195 minutos

Patch Adams
Género: Drama/Comédia
1998 Tom Shadyac
Baseado em factos verídicos, conta a história de Hunter Adams que anda desilududo com a vida e tente suicidar-se. Entretanto, decide internar-se num hospital psiquiátrico, aí descobre a sua vocação, ser médico, mas um médico diferente.
115 minutos

O Pianista
2002 de Roman Polanski
Baseado na autobiografia do pianista polaco Wladyslaw Szpilman, judeu perseguido durante o Holocausto Nazi. Conseguindo fugir do gueto de Varsóvia após a deportação de toda a sua família para os campos de concentração alemães, sobrevive em permanente fuga, sofrendo doenças, frio, fome e humilhações. Com a ajuda de vários amigos polacos e até uma inesperada ajuda de um oficial alemão sobrevive à guerra e volta a ser pianista. Som em inglês, legendado em português.
Duração: 142 minutos

A última caminhada
1995 Dead man walking realizado por Tim Robbins
Baseado na história verídica da irmã Helen Prejean que acompanha os últimos dias de um condenado à morte por violação e homicídio. A irmã tenta confortar o assassino e sente empatia por este e pelos familiares da vitima.
Duração: 122 minutos

Uma história Simples
1999 David Lynch "The Straight Story"
Crónica da viagem feita por Alvin Straight, de 73 anos, de Laurens, Iowa, até Mt. Zion, Wis., em 1994 guiando um pequeno tractor. Ele faz essa longa viagem para se reconciliar com o seu irmão de 75 anos que está gravemente doente e a quem não vê há bastante tempo.
Duração: 107 minutos



8. filmes de desenhos animados

Ben-Hur
2003 Bill Kowalchuck
Desenhos animados. Por causa de um acidente um judeu é mandado como escravo para as galés por um seu ex-amigo romano. Recuperando a liberdade volta à judeia para se vingar.

Dez Mandamentos 1 O Bezerro Pouco Dourado
Kids’ Ten Commandments 1 The not so golden galf
2006 Logomédia 2003 K10C Productions, L.L.C. Realizado por Ken Johnson e Richard Rich
Enquanto Moisés se encontra no Monte Sinai, o povo de Israel perde a fé e é convencido por Hazzaka, a construir e prestar culto a um “Bezerro de Ouro”. Hazzaka escolhe o bezerro de St, chamado Jacob, como “modelo” para ídolo e Set e Jacob adoptam uma atitude altiva, virando as costas a Deus. Moisés regressa com os 10 mandamentos recordando a todos: “Não terás outros deuses para além de mim” e “Não farás para ti qualquer imagem esculpida”.
1º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas
Em português e inglês.
Duração: 25 minutos

Dez Mandamentos 2 Um dia de estafa
Kids’ Ten Commandments 2 The rest is yet to come
2006 Logomédia 2003 K10C Productions, L.L.C. Realizado por Ken Johnson e Richard Rich
Enquanto a mãe de Set está ausente, ele fica a trabalhar para Jeshanab, um idoso avarento que quebra dois dos mandamentos de Deus, na sua busca por riquezas, e depois sofre as consequências. Set e os seus companheiros aprendem o significado de “Não pronunciarás em vão o nome de Deus” e “Observa o dia do sabbat para o santificar”.
2º Mandamento: Não invocar o Santo nome de Deus em vão
3º Mandamento: Santificar Domingos e Dias Santos
Em português e inglês.
Duração: 25 minutos

Dez Mandamentos 3 A vida de Set em situação de alto risco
Kids’ Ten Commandments 3 A life and Seth situation
2006 Logomédia 2003 K10C Productions, L.L.C. Realizado por Ken Johnson e Richard Rich
Set e o seu amigo Efraim convencem os seus pais a autorizá-los a passarem a noite numa pequena tenda nas imediações do campo, mas… num impulso de Set, saiem para o deserto em desobediência directa aos seus pais. Ao entrarem involuntariamente no mundo dos ladrões amelquitas, durante a sua aventura ilícita, os rapazes aprendem a pertinência e o significado de “Honra Pai e Mãe” e “Não matarás”, assim como o valor da obediência aos pais e a santidade da vida humana.
4ª Mandamento: Honrar Pai e Mãe e outros legítimos superiores
5º Mandamento: Não matar
Em português e inglês.
Duração: 25 minutos

Dez Mandamentos 4 Roubar jóias e roubar corações
Kids’ Ten Commandments 4 Stolen jewels, stolen hearts
2006 Logomédia 2003 K10C Productions, L.L.C. Realizado por Ken Johnson e Richard Rich
Surgem problemas no campo dos israelitas onde mora Set, quando Simeão, um belo cantor, vira literalmente d avesso as tendas, com as suas canções animadas e o seu macaco carteirista Martel. Não olhar a meios é a norma de Simeão na sua infrutífera tentativa de roubar o coração da esposa de outro homem enquanto Martel tenta fazer de Amos, o rato, seu bode expiatório no roubo. Através disto tudo, Set e os outros aprendem o significado e a importância de “Não cometerás adultério” e “Não roubarás”.
6º Mandamento: Guardar castidade nas palavras e nas obras
7º Mandamento: Não roubar
Em português e inglês.
Duração: 25 minutos

Dez Mandamentos 5 Brincando com a verdade
Kids’ Ten Commandments 4 Stolen jewels, stolen hearts
2006 Logomédia 2003 K10C Productions, L.L.C. Realizado por Ken Johnson e Richard Rich
Set sente inveja do seu melhor amigo Efraim, que tem as melhores roupas, os melhores brinquedos, o animal doméstico mais engraçado e deseja ser o rapaz que tem tudo. Quando Set parte acidentalmente o brinquedo especial de Efraim, fica calado e deixa o amigo ficar com as culpas, até que o sábio Bem-Ami, o criador de brinquedos, condu-lo compreender o significado e a importância de “Não levantaras falso testemunho contra o teu próximo” e “Não cobiçarás”
8º Mandamento: Não levantar falsos testemunhos
9º Mandamento: Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
10º Não cobiçar as coisas alheias
Em português e inglês.
Duração: 25 minutos

Histórias exemplares
2006 Filmes Unimundis II
Série com 78 histórias que pretendem ser lições de vida. Baseada na obra “The Book of Virtues”.
Falados em inglês e português. Com linguagem gestual.
Duração: 50 minutos
Histórias exemplares 1 Trabalho
Como apareceram as bossas dos camelos
A menina dos fósforos
Tom Sawyer muda de ideias
Os irmãos Wright
Histórias exemplares 2 Honestidade
A Princesa e o Sapo
George Washington e a cerejeira
A Cinderela Índia
Verdade
O Flautista de Hamelin
Histórias exemplares 3 Responsabilidade
Ícaro e Dédalo
O rei Alfredo e os bolos
A tentadora magia
Histórias exemplares 4 Coragem
O Minotauro
Guilherme Tell
João e o pé de feijão
Histórias exemplares 5 Disciplina
O Rei Midas
O Fio Mágico
Os cavalos de Síbaris
Histórias exemplares 6 Amizade
A águia de Waukewa
A rã e a cobra
Um amigo a sério
Robin dos bosques e João Pequeno
Histórias exemplares 7 Lealdade – Fé
A Rainha Ester
Às portas do Céu
Harriet Tubman
Daniel na cova dos leões
Histórias exemplares 8 Respeito – Honradez
Diamantes e sapos
O Sino de Atri
O honesto lenhador
Um homem honrado
Histórias exemplares 9 Humildade
O traje novo do imperador
O Filho do Sol
Um Conto para recordar
Histórias exemplares 10 Generosidade – Caridade
O jantar festivo do senhor Coelho
O presente dos Reis Magos
O lagarto verde-esmeralda
O senhor Straw
Histórias exemplares 11 Perseverança
O Homem da cicatriz
Ulisses e os ciclopes
A lebre e a tartaruga
Histórias exemplares 12 Fidelidade Determinação
O Urso e os viajantes
Os Cavaleiros do Escudo Prateado
Proteu
Histórias exemplares 13 Integridade
Procurar um cravo para a ferradura
Carlos Magno e o Cavaleiro Ladrão
Pedro e o Lobo
Histórias exemplares 14 Gratidão
O canteiro insatisfeito
As jóias de Cornélia
O rato do campo e o rato da cidade
Histórias exemplares 15 Altruismo – Paciência
A linha de Luz Dourada
São Jorge e o Dragão
Anne Sullivan e Helen Keller
O segredo de um insecto
Histórias exemplares 16 Moderação – Compaixão
Os dois banquetes da aranha
O ovo de ouro
O gato e o papagaio
O Bom Samaritano
Andrócoles e o Leão
Histórias exemplares 17 Liderança – Cidanania
A torre que chegava à Lua
O Nó Górdio
Uma pedra na estrada
A história de Cincinato
Histórias exemplares 18 Dedicação – Sabedoria
O porco descontente
O escultor e a Capela Sistina
Dois amigos


Histórias de vegetais – o Filme
Jonah: A VeggieTales Movie" (2002 - 83m) Mike Nawrocki, Phil Vischer.
Repleto de música, gargalhadas e algumas das mais tolas aventuras a serem engolidas de uma vez só, esta é a história do Jonas e a baleia como nunca antes a viste.
Uma história onde todos aprendem que uma das melhores prendas que podem dar, ou receber, é uma segunda oportunidade.

Histórias de vegetais 1
Veggie Tales: The Series" (2002 - 125m) Mike Nawrocki, Phil Vischer.
Como é que um Tomate chamado Bob, um Pepino chamado Luís e uma família de Espargos podem ensinar bondade, gratidão e honestidade?
Com uma combinação de aventuras hilariantes e canções afectuosas esta série em animação 3-D tem como objectivo transmitir às crianças ideais morais adaptando humoristica e inocentemente contos clássicos famosos.
1. Contos Estaladiços
Uma lição... em saber lidar com o medo
2. As Uvas da Ira
Uma lição... sobre o perdão
3. Os Meus Vizinhos?
Uma lição... sobre o amor ao próximo
4. Rack, Shack e Benny
Uma lição... sobre a defesa de valores

Histórias de vegetais 2
Veggie Tales: The Series" (2002 - 93m) Mike Nawrocki, Phil Vischer.
David e o Pickle Gigante
Alguma vez te sentiste pequeno demais para fazeres algo realmente grande? É assim que um pequeno pastor chamado David se sente quando os seus irmãos mais velhos partem em defesa da pátria, deixando o David a tomar conta das ovelhas.
Uma lição em... auto-estima.
Pepinho e o Petas Espacial
Uma pequena peta vai transformar-se num grande problema par o Espargo Júnior! Com o prémio de bowling favorito do pai em pedaços, o Júnior não se vai escapar a um castigo... até que um estranho visitante o aconselha a esconder o sucedido com uma pequena mentira. O pai engole a história, mas o Júnior repara que o seu novo amigo agora parece muito maior e menos engraçado!
Uma lição em... falar a verdade.
Madame Baga
Porquê tão azul? Porque a Madame Baga quer mais coisas. É certo que tem tudo o que precisa - bons amigos, comida com fartura, uma bela casa na árvore onde viver - mas alguns dos seus amigos têm muito mais. Conheces o sentimento?
Uma lição em... gratidão.

Histórias de vegetais 3
Veggie Tales: The Series" (2002 - 100m) Mike Nawrocki, Phil Vischer
Pepininho e a Erva Boato
O Espargo Júnior e a Laura aprendem como facilmente os rumores se espalham quando acidentalmente lançam um boato sobre o mordomo do Pepininho, o Alfredo! Quando dão por isso, a sua pequena história está a espalhar-se como uma erva daninha por Hortocidade inteira.
O Rei Jorge e o Patinho
Como todos os reis, ele tinha um castelo muito bonito e um pequeno reino adorável. Mas, ao contrário dos outros reis, O Rei Jorge passava a maioria do tempo... na banheira! Porquê? Porque era lá que brincava com o seu brinquedo preferido: o seu patinho de borracha. Mas só um patinho não era suficiente. Ele queria todos os patinhos!
Lyle e o Vicking Amável
Não percas o Espargo Júnior como "Lyle e o Vicking Amável" nesta hilariante aventura musical dos Vegetais! A tua família inteira vai cantar - e rir - ao mesmo tempo que aprende que "partilhar dá-nos mais do que verdadeiramente queremos - amigos!"

A idade do gelo
Animação/Comédia/Musical
2002 Chris Wedge
A história gira em torno de três inesquecíveis personagens: um mamute peludo e rezingão, uma irreverente e intratável preguiça, e um manhoso tigre dentes-de-sabre. A este grupo de incompatíveis figuras, junta-se um inesperado 'passageiro', um bebé humano, na maior jornada de todos os tempos.
81 minutos

A lenda do conto de Natal
2004 Arthur Allan Seidelman
Desenhos animados. Adaptação do conto de Charles Dickens, “O Natal do Sr. Scrooge”. Quando Annie é eleita presidente do Clube , o seu desejo é fazer as lembrar ás pessoas o verdadeiro espírito do Natal. Mas o pior acontece quando Annie começa a ter uns sonhos muito estranhos. Annie é forçada a olhar para a sua própria vida através dos olhos dos três fantasmas que a visitam é noite. Quando ela é confrontada com a sua existência, uma dramática transformação acontece, Annie é abençoada com uma grande generosidade e compreensão para os seus amigos.
Duração: 60 minutos

A roupa nova do imperador – 200 anos Hans Christian Anderson
2004 Público – Castello Lopes
Incluí ainda os contos “Os Namorados”, “O Velho Candeeiro” e “O Gargalo da garrafa”.
Duração total: 78 minutos



Editado 1 vezes. Última edição em 16/03/2007 19:08 por camilo.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 18:58

9. Outros filmes

Ben-Hur – em 4 DVD
Incluem o filme de 1959 (DVDs 1 e 2), o filme mudo de 1925 (DVD 3) e um DVD com extras e reportagens sobre os filmes. Em Jerusalém, o rico Judah Ben-Hur começa a se identificar com seus compatriotas que querem se livrar do domínio de Roma, acabando por entrar em conflito com seu amigo, o romano Messala (Stephen Boyd). Um acidente faz com que Ben-Hur preso e condenado a remar nas galés, mas sua sorte muda quando ele salva a vida de um nobre romano que o adopta como filho. Livre e rico regressa à Judeia para se vingar. Cruza com Jesus que muda a sua vida. Mas leva a cabo a sua vingança contra Messala.
Duração: 213 minutos

Billy Elliot
Drama
2000 Stephen Daldry
Quando Billy, um rapazinho de 11 anos, descobre uma classe de ballet que partilha o ginásio com o seu clube de boxe, há algo na magia dos movimentos que capta a sua atenção. E depressa troca as lições de boxe pelas de ballet, sem que a família o saiba. O pai e o irmão de Billy, ambos envolvidos numa greve de mineiros, lutam para pôr comida na mesa. As suas frustrações vão ao rubro quando descobrem que Billy anda a gastar o dinheiro das aulas de boxe numa ocupação pouco masculina.
Enraivecido pela incompreensão da família, Billy executa uma dança só para o seu amigo Michael, mas é visto a meio da interpretação pelo pai. Descobrindo ali mesmo o talento do filho, o pai garante-lhe que terá a sua oportunidade de ir a uma audição a Londres. Com a ajuda dos outros mineiros, Billy e o pai chegam finalmente a Londres para o grande dia...
9º ano – sessão 13
Duração: 106 minutos

Bruce o todo poderoso
2003 Bruce Almighty" (97m) Tom Shadyac
Apesar da popularidade e do amor da namorada, o repórter de uma estação local de televisão Bruce Nolan não acha que o mundo o esteja a tratar como deve ser. È então que, no fim do seu pior dia de sempre e bastante zangado, Bruce atira para cima de Deus a culpa por toda a sua vida estar arruinada. Deus responde, e resolve entregar todos os seus poderes a Bruce, para ver se ele é capaz de fazer melhor!

Danças com lobos
Drama
1990 Kevin Costner
John Dubar, tenente da União, foi condecorado durante a Guerra de Secessão. Esgotado com a guerra e com os valores da sociedade, retira-se da Tennessee urbana para um forte isolado no Sioux, em 1863, convivendo harmoniosamente com a tribo indígena. Passa a ser chamado "Dança com Lobos", pelos peles-vermelhas. Apesar de tudo, Dunbar não consegue evitar a expansão colonialista do branco
Destinatários Alunos do Ensino Secundário
Palavras-chave Igualdade; índios; América
Duração: 180 minutos

Dancer in the dark
Dancer In The Dark (2000 - 135m)
Selma uma emigrante Checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural, nos anos sessenta. A única alegria da sua vida é a paixão pela música, por tudo-o-que-se-canta, tudo-o-que-se-dança, dos musicais de Hollywood. Mas Selma tem um triste segredo: está a perder a visão e o seu filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o fazer operar. Quando um vizinho desesperado acusa falsamente Selma de lhe ter roubado as suas poupanças, o drama da sua vida resvala para um trágico final.
9º ano – sessão 6

O despertar da mente
Género: Romance
2001 Michel Gondry
Joel é surpreendido com a descoberta de que Clementine, a namorada, resolveu apagar as memórias da sua relação. Desesperado, Joel contacta o inventor do processo, para que este lhe elimine as memórias de Clementine. Mas à medida que a sua memória vai desaparecendo, Joel redescobre o seu amor por ela e inconscientemente tenta salvar Clementine de ser apagada.
125 minutos

O Diário da Nossa Paixão
Género: Romance
2004 Nick Cassavetes
Em jovens, Allie e Noah, apaixonam-se profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade. O jovem casal rapidamente é separado pelos pais de Alice. Vários anos mais tarde, eles encontram-se novamente e o amor que sentem inflama-se de novo, forçando Allie a escolher entre o amor e a sua classe social.
Décadas mais tarde, um homem lê um caderno antigo a uma mulher que visita regularmente numa casa de saúde. Embora a memória dela esteja enfraquecida, pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele... E o milagre acontece.
121 minutos

Do Céu caiu uma estrela
1946 “It’s a Wonderful life” Frank Capra
Considerado uma obra-prima pela maioria dos cinefilos. A preto e branco.
George Bailey tem tantos problemas que está pronto para acabar com tudo – mas é Natal! Enquanto os Anjos conversam sobre o George, vemos a sua vida em retrospectiva. Quando o George está prestes a saltar de uma ponte, ele acaba por salvar a vida ao seu Anjo da Guarda, Clarence. Então Clarence mostra-lhe o que é que a cidade seria se ele não tivesse feito tanto de bom para a cidade durantes aqueles anos todos.
Duração: 130 minutos

Dois destinos
2000 - 121m
E se... Tivesse feito outra escolha? Tivesse dito sim em vez de não? Tivesse uma segunda oportunidade?
Há 13 anos, quando Jack Campbell partiu para Londres, para um prestigiado estágio, prometeu à sua namorada Kate que só estariam longe um do outro durante um ano. É Natal, Jack vive sozinho e é um dos homens mais poderosos de Wall Street e Kate é apenas uma distante memória do passado. Parando numa loja a caminho de casa, Jack vê-se no meio de uma discussão entre o dono da loja e um jovem perturbado vagabundo Cash que questiona os valores da vida de Jack. Chegado à segurança do seu apartamento de luxo, Jack adormece... acordando num apertado quarto dos subúrbios de New Jersey, ao lado de Kate, 13 anos mais velha, com um bebé a chorar no quarto ao lado e uma miúda de seis anos a chamar-lhe pai. E é só o princípio de uma longa lista de surpresas para Jack...

Encontro de Irmãos
Drama/Comédia
Rain Man 1988 Barry Levinson
Charlie Babbitt acaba de descobrir que tem um irmão chamado Raymond e vai levá-lo na viagem da sua vida! Ou será ao contrário? Desde a sua recusa em andar de carro em auto-estrada, a uma cedência à sua fixação em assistir ao programa de televisão "Wapner", Raymond começa por levar o explosivo Charlie aos limites da sua paciência... para depois o retirar completamente do seu mundo egoísta! Mas o que começa como uma viagem nada sentimental para os irmãos Babbitt, torna-se em muito mais que a simples distância entre dois lugares. É a ligação entre duas pessoas totalmente diferentes...
Duração: 128 minutos

Era uma vez um rapaz
About a Boy" (2002 - 97m)
Dos realizadores de O Diário de Bridget Jones e Notting Hill, chega a comédia de êxito garantido. Só que, desta vez, não se trata de uma rapariga, mas sim de um rapaz.
Will Freeman é invejado por todos os homens, conduz um carro veloz, diverte-se com relações ocasionais e, aos 38 anos de idade, não tem quaisquer responsabilidades... até que conhece Marcus, um invulgar rapaz de 12 anos que vai virar a sua vida de pernas para o ar, com resultados hilariantes.
Com uma fantástica banda sonora especialmente composta por Badly Drawn Boy, autor muito aclamado pela crítica, esta comédia conta com Hugh Grant (Notting Hill, O Diário de Bridget Jones) no seu melhor desempenho até à data, Rachel Weisz (A Múmia) e Toni Collette (O Casamento de Muriel).
9º ano – sessão 1

À Espera de um Milagre
Drama
1999 Frank Darabont
Em 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista, "À espera de um milagre" é a história entre o chefe de guarda da prisão (Tom Hanks) com um de seus prisioneiros (Michael Clarke Duncan). Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação fora do comum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
Duração: 188 minutos

Fátima
1997 de Fabrizio Costa
Ficção em torno das aparições de Fátima. É um romance que tem como pano de fundo as aparições de Fátima. Falado em português.
Duração: 104 minutos

Favores em cadeia
"Pay It Forward" (2000)
Imaginem que fazemos um favor a alguém que realmente a ajude e dizemos que não queremos que este seja retribuído a nós, mas sim a três outras pessoas que, em troca fazem o mesmo a outras três – e assim sucessivamente criando uma cadeia crescente de bondade e respeito. Impossível? Esta é uma palavra que não entra no vocabulário do pequeno estudante Trevor McKinney. Trevor desencadeia uma reacção em cadeia de bondade para o seu projecto escolar de estudos sociais nesta história carinhosa e comovente baseada na obra de Catherine Ryan Hyde. Qual será o impacto que uma ideia tão pura e sincera pode ter?
9º ano – sessão 4
Duração: 119 minutos

Feliz Natal
Joyeux Noël" (2005 - 111m) ian Carion
1914, a Europa dilacerada pela 1ª Grande Guerra.
Numa trégua de Natal, militares de três exércitos inimigos, convivem como irmãos, mas serão punidos como traidores.
Uma história verdadeira que a História esqueceu.
Este filme inspira-se numa história verídica que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, na noite de Natal de 1914, em vários sítios da frente de batalha. Nessa noite, um acontecimento notável vai mudar para sempre o destino de quatro personagens: um padre escocês, um tenente francês, um tenor alemão e uma soprano dinamarquesa, estrelas da época que, nessa noite de Natal de 1914, se vão encontrar no meio de uma confraternização sem precedentes entre soldados alemães, franceses e britânicos. Irá o espírito natalício prevalecer sobre a guerra?
(texto retirado do site www.dvdpt.com)


A força do amor
I am Sam 2001 132 minutos Jessie Nelson
Sean protagoniza o papel de um pai com deficiências mentais que trava uma luta na justiça para conseguir a custódia da sua filha de 7 anos. A ajuda encontra-a numa conceituada advogada que fará de tudo para apoiar este ser indefeso que só deseja ser feliz.

Homenzinhos
1997 Rodney Gibbons 2003 Costa do Castelo Filmes
Baseado no conto de Louisa May Alcott. História de dois meninos de rua. Um deles torna-se o protegido de um simpático benfeitor e o outro continua a viver na rua. O primeiro é enviado para uma escola no campo dirigida por dois simpáticos professores onde aprende a virtude e a honestidade. Quando o segundo rapaz aparece na escola começa a perturbar os outros encorajando-os a beber, a jogar e a lutar. Ele é expulso da escola e os outros rapazes reagem de várias formas. Falado em inglês, legendado em português.
Duração: 94 minutos

John Q
Drama
2002 Nick Cassavetes
É a história de uma família que vive com algumas dificuldades financeiras e vê-se numa situação complicada quando o filho precisa urgentemente de um transplante de coração e não tem dinheiro para o pagar. O hospital quer mandar o filho para casa e o pai está disposto, se for preciso, a morrer para dar o coração ao filho, tendo-se inclusivamente barricado dentro da urgência do hospital.
Duração: 116 minutos

Kramer contra Kramer
Kramer vs. Kramer" (1979 - 100m)
KRAMER CONTRA KRAMER é uma história de relacionamentos contemporâneos, valores e escolhas.
Uma noite já tarde, de regresso a casa do escritório, o obessecado pelo trabalho Ted Kramer (Dustin Hoffman) é confrontado pela sua mulher, Joanna (Meryl Streep), que diz que o vai deixar. Depois de uma vida a ser a "mulher de alguém", ela vai partir para tentar encontra-se, deixando Ted a cuidar do filho de ambos, de seis anos de idade. Ted, enquanto tentar manter o seu emprego, começa a conhecer bastante bem o seu filho, como poucos pais o fazem: cozinha as suas refeições, leva-o ao parque, percebe os seus medos e receios. Pela primeira vez na sua vida, ele sente-se como um pai completo. Mas então, Joanna regressa. E ela quer o seu filho de volta.
9º ano – sessão 8

Lado a lado
Género: Drama
1999 Chris Columbus
Isabel é uma jovem fotógrafa que vive com o seu noivo Luke. Anna e Ben são os dois filhos deste com a sua ex-mulher Jackie. Jackie é uma super-mãe; Isabel tenta ser qualquer tipo de mãe, enquanto vai gerindo a sua carreira profissional. Isabel e Jackie odeiam-se e estão sem permanente disputa sobre a educação de Anna e Ben. Até que uma situação modificará drasticamente as suas vidas e se apercebem que o futuro dos filhos está nas mãos de ambas.
Duração: 120 minutos

O lado longiquo do mundo
Master and Commander: The Far Side of the World" (2003 - 132m
Quando o navio de "Lucky" Jack Aubrey é atacado de surpresa por um inimigo mais poderoso, apesar dos graves estragos do navio e de grande parte da tripulação estar ferida, Aubrey entra numa perseguição de tudo ou nada, para interceptar e capturar o seu inimigo. É uma missão que pode decidir o futuro de uma nação, ou destruí-lo a ele e à sua tripulação. Aventura épica sobre liderança e coragem.

A loja do Ourives
2005 Filmes unimundos
Baseado num livro escrito em 1960 pelo futuro Papa João Paulo II. A história roda à volta do amor e do casamento, da vida e do relacionamento entre pais e filhos, do caminho percorrido por 3 casais ao longo da sua existência, tendo como pano de fundo a liberdade e responsabilidade que cada um deve assumir nas suas relações humanas. Falado em inglês, legendado em português.
Duração: 90 minutos

O Menino Selvagem
Género: Drama
Direcção: François Truffaut
França, 1969
História real de um jovem rapaz, encontrado a viver sozinho nos bosques franceses em 1700.
No Instituto Nacional para surdos e loucos em Paris, um rapaz sujo e mal vestido é admitido. Encontrado numa floresta, a criança é incapaz de falar, comunicar, ou interagir em sociedade. Baptizado de Victor pelos funcionários do hospital, o seu caso é aceite pelo Doutor Itard um médico solitário que tem uma dedicação enorme ao rapaz e à sua reintegração na sociedade. Mas o percurso para amansar a "fera" é duro, e Itard terá de trabalhar incansavelmente para ensinar Victor a reclamar o seu lugar no mundo... mesmo que para isso ponha em causa a sua carreira.
82 minutos

A Missão
1986 Realizado por Roland Joffé
No século XVIII, na América do Sul, um violento mercador de escravos indígenas, arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo como missionário jesuíta em Sete Povos das Missões, região da América do Sul reivindicada por portugueses e espanhóis, e que será palco das "Guerras Guaraníticas
Duração: 120 minutos

My Fair Lady
Musical
1964 Realizado por George Cukor
Um misógeno e snob professor de fonética aposta com um amigo que consegue transformar uma vendedora de flores, de modos deselegantes, falar rude e sotaque cerrado numa mulher apresentável na alta sociedade.
Duração: 170 minutos

O Naufrago
Cast Away" (2000 - 143m)
Um engenheiro de sistemas da FedEx, cuja existência controlada exaustivamente pelo relógio é abruptamente interrompida,quando um crucial acidente de avião o deixa isolado numa ilha remota.
À medida que luta pela sua sobrevivência Chuck descobre que a sua jornada pessoal, apenas começou...
9º ano – sessão 7

Neste mundo
In This World" (2002 - 87m) Michael Winterbottom
Os primos Jamal e Enayatullah são dois jovens afegãos que vivem na cidade paquistanesa de Peshawar, na fronteira com o Afeganistão. Jamal, orfão, ganha a vida numa fábrica de tijolos e vive num campo de refugiados. O primo trabalha na banca de mercado da família que decide que Enayatullah deverá ir para Inglaterra para tentar uma vida melhor. Jamal persuade a família a deixá-lo também seguir viagem. Juntam-se assim aos milhões de refugiados que todos os anos colocam as suas vidas nas mãos de traficantes de pessoas. Escolhem a rota mais barata, mas também a mais longa e perigosa.
Esta viagem é a destilação das experiências de uma miríade de asilados e emigrantes em busca de uma vida melhor, e cujas histórias tão frequentemente terminam em tragédia.

A palavra
Ordet" (1955 - 120m) Carl Th. Dreyer
Retrata as divergências religiosas entre duas famílias de pastores que impedem o casamento entre os seus filhos. Uma obra intemporal de excepcção da cinematografia mundial. Aproveito o comentário ao filme feito pelo forista “Ovelha Tresmalhada” no fórum paroquias.org:
[www.paroquias.org]
Acabei de ver Ordet (A Palavra), de Carl Dreyer. Como ainda não me refiz do abalo emocionalmente avassalador que o filme me causou, começo por servir-me de palavras alheias para dele falar:
"Ordet" é, talvez, a obra cinematográfica que melhor põe em cena a questão da fé, construída inteiramente à volta da interrogação: a oração (ordet) pode chegar até Deus e este responder-lhe? O crente, como Dreyer, diz que sim, e "Ordet" (o filme) é a sua expressão. Uma obra prima do cinema para José Régio, que sobre o filme escreveu que era
"uma apologia da fé levada ao extremo limite"
- Texto da Cinemateca Portuguesa - cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=28514
"Ordet é um dos momentos chave da história do cinema. Uma reflexão limite sobre a religião e a fé. Um retrato do ser humano e das suas crenças. A interrogação tem um papel fundamental na construção da narrativa. Quer para os actores no decorrer da acção, quer para os espectadores durante e no fim do filme. A introspecção está sempre presente. Em que acreditamos? Qual o poder da fé? Existirá algo mais? Carl TH. Dreyer realizou um filme poderoso, que impressiona pelas questões que coloca e pela forma realista como são tratadas. Leão de Ouro em Veneza em 1955. Podemos ver neste filme a raiz de inspiração de Lars Von Trier quando idealizou o filme Ondas de Paixão." - Carlos Ramos - [www.lecool.com]
...mas Ordet pode ver em qualquer momento, em 80 anos continuará sendo o maior filme da história. É o maior filme que eu já vi na minha vida." - Carlos Reichenbach
[www.geocities.com]
"Um filme que eu cito toda vez que me perguntam qual foi o melhor filme que já vi em toda a minha vida: A Palavra (Ordet), de Carl Theodor Dreyer (1955)" - Alexandre Inagaki [www.antena1.com.br]
"Dreyer pensou o ser humano perante o divino e as obrigações morais. O seu filme Ordet - A Palavra em português - é algo de absolutamente magistral. É a perfeição da crença em Deus elevado ao extremo no mundo das imagens em movimento. Mas também o mostrar o ser humano desnudado. Uma crítica da pouca fé e moral do homem actual. Os actores, para Dreyer, não deviam só representar. Deviam levar ao extremo as falas. Parados e expressando poucas sensações. Mas daí parte um golpe imenso. Que atinge em cheio o espectador Que o faz olhar para o seu umbigo e sentir-se incomodado. Porque é essa uma das funções da arte. Espelhar o ser humano como ninguém. Ilustrá-lo na sua nudez."
Duarte Sousa Dias - [www.icicom.up.pt]
Do ponto de vista estético é arrebatador: os planos, os movimentos da câmara, a iluminação, os diálogos, a interpretação, o ritmo, os espaços, tudo se conjuga de forma harmoniosa para construir uma obra-prima absolutamente esplendorosa.
Do ponto de vista temático, atinge-nos no mais profundo da alma, interpela-nos, sacode os alicerces da nossa fé em Deus e do poder da oração no confronto com os conflitos e as tragédias da vida humana.
Deus é-nos mostrado de forma omnipresente na refulgência da luz exterior que ilumina todos os pequenos espaços do quotidiano (onde foi Dreyer buscar aquela luz?...) e no sopro do vento sibilante que se ouve ao longo de todo o filme, mas cuja presença só notamos quando desaparece... Que bela metáfora sobre a presença de Deus na nossa vida, no nosso mundo!
E, no entanto, Ele parece estar surdo e mudo perante os apelos dos homens. O desconcerto da vida, os seus dramas, as suas tribulações, os seus desencontros, o seu inevitável desmoronamento, tudo parece sugerir a absoluta inutilidade da fé em Deus e a ineficácia da oração, a despeito de o Homem nelas persistir em encontrar refúgio.
Mas eis que o milagre da fé acontece - e logo pela palavra de um homem "louco"! Dryer não é um existencialista encerrado na inconsequência das suas angústias e interrogações. O sofrimento e a morte não terão a última palavra. A Luz e a Vida sairão, pelo poder da Fé, eternamente vencedores.
Resta dizer que a versão portuguesa do filme à venda em DVD é de fraca qualidade. Quem puder, que compre uma edição da Criterion (legendada em inglês), incluída num pacote de 3 filmes de Dreyer (Ordet, Gertrude e Dia da Fúria): a imagem, a preto e branco, foi soberbamente remasterizada e o som impecavelmente digitalizado.

Para além das fronteiras
Género: Drama
2003 Martin Campbell
Quando assiste a uma gala de obtenção de fundos, Sarah Jordan, uma americana ingénua, a viver em Inglaterra com o marido, testemunha um forte apelo de um intruso - um renegado lutador pelos direitos humanos, o Dr. Nick Callahan. O seu apelo, feito em nome das crianças pobres a seu cargo, muda por completo a vida de Sarah. Atraída por Nick e pela sua causa, abandona num impulso a sua vida protegida em Inglaterra para trabalhar ao lado dele nos campos de refugiados.
À medida que o trabalho de Sarah a leva até às regiões mais voláteis, para aonde poucos viajam e ainda menos sobrevivem, ela vai sentindo uma crescente atracção por este carismático e imprevisível médico, que desencadeia nela a paixão por salvar vidas... mesmo arriscando a sua para o fazer.
122 minutos

O piano
The Piano" (1993 - 115m)
Na Nova Zelândia do século XIX Ada, mãe de uma menina de nove anos, vai encontrar o seu novo marido aos confins de "bush". Ele aceita transportar toda a sua mobília à excepção de um piano que fica retido em casa de um vizinho analfabeto. Incapaz de suportar esta perda, Ada aceita o acordo que este último lhe propõem: recuperar o piano tecla a tecla submentendo-se às suas fantasias.
9º ano – sessão 10

O que Deus criou
Something the Lord Made" (2004 - 110m) Joseph Sargent
O Que Deus Criou narra a impressionante história verídica de dois homens que desafiaram as convenções da época para levar a cabo uma revolução médica, numa América ainda dividida pela segregação racial. Na Baltimore dos anos Quarenta, o Dr. Alfred Blalock e o técnico de laboratório Vivien Thomas, formam um exímio duo que colabora no desenvolvimento de uma técnica revolucionária para operar o coração dos "bebés azuis". Mas enquanto lutam juntos contra o tempo para salvar uma criança, vivem em mundos muito diferentes. Blalock é o Chefe de Cirurgia no Hospital Johns Hopkins, branco e abastado; enquanto Thomas é negro e pobre, e um carpinteiro talentoso nas horas vagas. Enquanto Blalock e Thomas desenvolvem um campo inteiramente novo para a medicina, capaz de salvar milhares de vidas, as pressões sociais à sua volta conspiram para minar a sua parceria e arruinar a sua amizade.

As Sandálias do Pescador
The shoes of the fisherman 1968 Realizado por Michael Anderson
Baseado no romance de Morris L. West. Os olhos do mundo estão virados para o Vaticano. Todos aguardam a eleição do novo Papa. O novo pontífice pode ser a única pessoa capaz de trazer a paz a um mundo à beira do holocausto nuclear. Um prisioneiro político russo de repente encontra-se no centro das atenções ao ser eleito Papa. Incluí documentário de época. Falado em inglês, alemão e espanhol. Legendado em português, inglês, alemão, espanhol, croata e polaco. Para deficientes auditivos em ingles e alemão.
Duração: 155 minutos

Três cores – Azul
1993 Krzysztof Kieslowski
Primeira parte da trilogia de Kieslowski dedicada ao lema da bandeira francesa, liberdade, igualdade e fraternidade. Azul é dedicado à liberdade. Julie é a única sobrevivente de um acidente no qual morreram seu marido e o único filho. Abalada com o acontecimento, tenta se matar, mas desiste. Prefere isolar-se das coisas e pessoas que a ligam a seu passado, mas acaba resolvendo seguir adiante percebendo que não pode fugir disso e que tem de aprender a lidar com tudo o que já fez parte de sua vida.

Três cores – Branco
1994 Krzysztof Kieslowski
Segunda Parte da trilogia, filme dedicado à igualdade. Branco desenvolve-se em torno da dinâmica destrutiva das relações baseadas numa grande desigualdade. Karol é um cabeleireiro polaco que trabalha em França. Tem uma mulher bonita, Dominique, que ama com obcecadamente e que está a divorciar-se dele devido à sua incapacidade para “consumar o casamento”. Karol perde todos os seus bens e é literalmente expulso de França pela sua mulher. O centro do filme é o combate de Karol para resolver a sua paixão profunda por Dominique.

Três cores – Vermelho
1994 Krzysztof Kieslowski
Terceira parte da trilogia, filme dedicado à fraternidade. Valentine é uma jovem modelo que vive em Genebra. Conhece um juiz retirado que espia os telefonemas dos seus vizinhos, não por dinheiro mas para alimentar o seu cinismo. O filme é uma história de relacionamentos humanos, não só entre eles mas também com outras pessoas. Trata da redenção, perdão e compaixão. É geralmente considerado pelos críticos de cinema um excelente filme, como os outros 2 da trilogia.

A Túnica
1953 Heny coster
Marcellus é o responsável pelo grupo que crucifica Jesus Cristo. Bêbado ganha a túnica de Jesus depois da sua crucifixão. É atormentado por pesadelos e desilusões depois da crucifixão. Esperando encontrar um modo de viver com aquilo que fez e ainda não acreditando em Jesus regressa à Palestina para aprender aquilo que pode sobre o homem que ele matou.
Duração: 135 minutos

Um verdadeiro amor
1998 Carl Franklin
Retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden (Meryl Streep), que está a morrer de cancro. George Gulden (William Hurt), o marido e escritor frustrado, alegando que não pode cuidar da esposa por ter uma vida profissional intensa pressiona Ellen Gulden (Renée Zellweger), a filha, para largar o seu emprego de jornalista em Nova York para cuidar da mãe. Ellen concorda contrariada, pois além de prejudicar a sua carreira vê-se num contexto social totalmente estranho
127 minutos

Uma casa, uma vida
Drama
2001 Irwin Winkler
Esta é a história de um arquitecto de meia idade que descobre que tem um tumor, e que lhe restam apenas uns meses de vida. Confrontado pelas novas mudanças que surgem na sua vida, decide começar a trabalhar no sonho de construir a sua própria casa. Nesta altura de mudança, as pessoas que o transtornavam, desde a sua ex-mulher ao seu filho irreverente, lentamente se aproximam dele e apercebem-se como a suas vidas se modificaram completamente. A construção da casa perfeita transforma-se numa metáfora para a reparação de uma vida destruída.
125 minutos

Uma outra mulher
Another Woman" (1988 - 84m)
Marion é uma mulher que aprendeu a defender-se das suas próprias emoções.
Quando decide alugar um apartamento com o objectivo de trabalhar no seu livro com maior tranquilidade, ela não imagina a reviravolta que se vai dar na sua vida. O edifício onde se situa o apartamento tem uma deficiência acústica que lhe permite ouvir tudo o que se passa no apartamento ao lado, onde funciona um consultório psiquiátrico.
Quando Marion ouve uma mulher dizer que é cada vez mais difícil suportar a sua vida, decide reflectir sobre a sua própria vida e, após uma série de acontecimentos, conclui que a atitude de renúncia às suas emoções a tem afectado a ela e a todos os que a rodeiam.

Uma pequena vingança
[Av/Mi/Dr/Th]
2004 Mean Creek Jacob Aaron Estes
Situado numa pequena cidade de Oregon onde os segredos são difíceis de guardar e as mentiras impossíveis de esconder, o filme do estreante Jacob Aaron Estes conta a história de um grupo de amigos e de uma pequena vingança.Quando o problemático George brutaliza o indefeso Sam numa brincadeira de escola, o seu irmão e os amigos mais velhos encetam um plano com o objectivo de humilhar George. Sob o pretexto de um falso aniversário, todos embarcam numa viagem de barco rio acima. Mas durante a viagem, George revela uma faceta desconhecida - um rapaz solitário e carente à procura de amigos - e a inicial motivação do grupo é posta em causa.
"Uma Pequena Vingança" explora de forma alegórica os dilemas morais que todos nós enfrentamos; um filme sobre o equilíbrio entre a amizade e o sentido de responsabilidade.
Duração: 86m

A vida é bela
1997 Roberto Begnini
Guido, um inocente empregado de mesa dotado de uma colorida imaginação e de um irresistível sentido de humor, conquistou o coração da mulher que ama e criou uma vida maravilhosa para a sua jovem família. Mas, com a 2ºGuerra Mundial, essa vida desmorona-se e Guido tem de socorrer-se das suas melhores armas para salvar aqueles que mais ama de um destino fatídico.
9º ano – sessão 12
Duração: 116 minutos



Editado 3 vezes. Última edição em 16/03/2007 19:12 por camilo.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 19:22

claro que nem todos são verdadeiramente uteis. Por exemplo só vidas de Jesus, sem contar com as versões em desenhos animados, há 7!

E com um pouco de atenção conseguimos gravar alguma delas da TV. Ou simplesmente alugar quando necessario.

Parece-me que antes de uma paróquia comprar algum destes filmes ou videos deve ponderar bem aquilo que lhe será útil.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 19:03

Acrescento mais alguns filmes que fui encontrando. Aviso que sou um diletante que pouco percebe disto.

O grande silencio
[cinecartaz.publico.clix.pt]
O Grande Silêncio" é o primeiro filme sobre a vida interior da Grande Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, uma meditação silenciosa sobre a vida monástica. Dezassete anos depois de ter pedido autorização para filmar no mosteiro, é dada autorização para entrar ao realizador, que filmará a vida interior dos monges cartuxos. Sem música à excepção dos cânticos do mosteiro, sem entrevistas, nem comentários, ou artifícios. Evocam-se unicamente a passagem do tempo, das estações, os elementos repetidos incessantemente durante o dia ou as orações. Um filme sobre a presença do absoluto e a vida de homens que dedicam a sua existência a Deus. O filme ganhou os Prémios de Melhor Documentário no Festival de Sundance e nos Prémios Europeus do Cinema.


O Nascimento de Cristo 2006
Filme sobre o Nascimento de Jesus Cristo.

Superlivro – 9 VHS
Desenhos animados para crianças pequenas sobre diversas passagens biblicas
Marina Editores, Lda
1. Como tudo começou
2. Dupla confusão (Abraão e Isaac)
3. Um sonho que se torna realidade (José e os seus irmãos)
4. O homem mais forte do mundo (Sansão)
5. Os Milagres do Amor (Jesus Cristo)
6. Jonas e a baleia
7. David e Golias
8. Daniel e os terríveis leões
9. Ester Rainha da beleza


O Papa e os direitos do Homem
CTV


Os mistérios de Fátima – 3 DVD


Grandes Aventuras da Bíblia Warner Brothers - desenhos animados sobre diversas passagens da Bíblia
1. A Arca de Noé
2. Moisés
3. David e Golias
4. Os Milagres de Jesus
5. A história da Páscoa


Vida no ventre – National Geographic

Os Dez Mandamentos
"The Ten Commandments" (2006 - 156m) Robert Dornhelm
A HISTÓRIA DE MOISÉS
Quando um oráculo profetiza que uma criança se tornará no Príncipe do Egipto, uma era de perigo se instala no reino. O Faraó ordena que todas as crianças do sexo masculino sejam mortas à nascença. Uma criança, Moisés - filho de um escravo Judeu - escapa à morte certa quando o seu berço é lançado ao rio Nilo. Tendo sido criado por uma família nobre egípcia, ele cedo se torna príncipe mas, quando sabe a sua verdadeira descendência, ele reclama a sua origem e vai tentar libertar o povo Hebraico da escravidão.


Evangelho segundo São Mateus – 4 DVD
2007 Ovação – 196x Sociedade Bíblica internacional – Carisma Entertainment Group www.carismagroup.com


Hotel Ruanda
Hotel Rwanda" (2003 - 117m Terry George
Filme sobre o massacre no Ruanda em 1994. Ruanda é palco de uma das maiores atrocidades da história da humanidade onde, em apenas 100 dias, quase um milhão de tutsis são brutalmente assassinados por milícias de etnia hutu. No cenário destas indescritíveis acções um homem promete proteger a família que ama, acabando por encontrar a coragem para salvar mais de um milhar de refugiados. 'Hotel Ruanda' conta-nos a história verídica de Paul Rusesabagina, um homem que conseguiu evitar o genocídio de mais de 1200 tutsis durante a guerra civil ao conceder-lhes abrigo no hotel que dirigia na capital de Kigali.


Kosovo
"Hunt for Justice" (2005 - 95m) Charles Binamé
baseado na história verídica da juíza Louise Arbour, que levou Slobodan Milosevic a tribunal
Na Primavera de 1996, Louise Arbour é uma juíza idealista recém-chegada a Haia, para tomar posse do seu lugar de Promotora do Tribunal de Crimes de Guerra. Desde a sua chegada, Arbour tem pela frente a imensa tarefa de fazer a acusação dos crimes cometidos na antiga Jugoslávia. Devido a ódios muito antigos, assassínios em massa, com vítimas a contar-se aos milhares, foram cometidos durante uma década de guerra nos Balcãs e no Kosovo.
Arbour percebe rapidamente os muitos obstáculos que se lhe apresentam. Especialmente pela inacção dos generais da NATO, paralisados pela ideia dos seus próprios soldados serem enviados para casa dentro de sacos mortuários, bem como pela burocracia das Nações Unidas. Arbour sente-se isolada, sem uma força policial para levar por diante o seu trabalho. Mas não desiste.
No decorrer dos três anos seguintes, Arbour percorre um intenso percurso emocional, em busca de um objectivo: transformar um tribunal ineficiente numa força que não possa ser ignorada. Finalmente, em 1999, vê os seus esforços recompensados ao ser emitido um mandato de captura contra um chefe de Estado ainda no activo, o presidente Slobodan Milosevic, que seria levado a tribunal, para responder por crimes contra a humanidade.


Sophie Scoholl – os últimos dias
Sophie Scholl" (2005 - 117m) Marc Rothemund
A História Verídica da Heroína Alemã Que Lutou Sozinha Contra Hitler
Munique, 1943. Hitler está a devastar a Europa. Um grupo de jovens universitários recorre à resistência passiva para combater os nazis, formando o movimento Rosa Branca. Sophie Scholl é a única mulher do grupo. A 18 de Fevereiro, Sophie e Hans Scholl são detidos pela Gestapo quando distribuíam panfletos contra o regime. Pouco tempo depois, são presos os restantes membros do grupo.
No interrogatório, Sophie nega tudo, desesperada por proteger o irmão e os restantes companheiros. Mas quando descobre que o irmão confessou, deixa de mentir. A 22 de Fevereiro, Sophie e Hans foram acusados de alta traição e condenados à morte. A execução aconteceu ainda no mesmo dia. Os restantes membros foram executados no mesmo ano.
Os membros da Rosa Branca, principalmente Sophie Scholl, são ainda hoje respeitados e todas as terras têm ruas com os seus nomes, em memória dos estudantes que tentaram de forma heróica pôr fim à crueldade e à enorme indiferença existente na Alemanha daquele tempo.


Testemunhos de Sangue
"Shooting Dogs" (2005 - 110m) Michael Caton-Jones
O que aconteceu no Ruanda em 1994 não pode ser apagado da nossa memória.
Joe Connor foi exercer a sua profissão de professor para o Ruanda, por acreditar que podia fazer a diferença.
Quando a sua escola se torna um refúgio para milhares de ruandeses a fugir do genocídio, Joe promete à sua aluna mais brilhante, Marie, que os soldados das Nações Unidas a protegerão das milícias extremistas, sedentas de sangue, que se encontram no exterior da escola.
Mas quando as Nações Unidas abandonam os refugiados, Joe e o responsável da escola, o Padre Christopher, enfrentam um terrível dilema: fugir ou manter-se fiéis aos ruandeses.
Os tanques das Nações Unidas forçam o caminho por entre os refugiados, Joe olha para a face banhada de lágrimas de Marie: o que deve fazer, pergunta-se ele? O que faria você?


Amor e raiva
Amore e Rabbia" (1969 - 98m) Marco Bellocchio, Bernardo Bertolucci, Jean-Luc Godard, Carlo Lizzani, Pier Paolo Pasolini
Em "Indiferença" de Carlo Lizzani, um homem envolvido num acidente de automóvel em Nova Iorque pede ajuda perante a indiferença dos que passam. Em "Agonia" de Bernardo Bertolluci, um bispo à beira da morte apercebe-se que passou por esta vida sem ajudar ninguém. O terceiro filme chama-se "A Sequência da Flor de Papel" e é realizado por Pier Paolo Pasolini. Nele, um homem passeia por Roma com uma flor de papel na mão sem se aperceber da infelicidade que o rodeia. Em "O Amor", Jean-Luc Godard conta-nos a história do amor impossível entre a revolução e a democracia, personificado num realizador italiano e numa jovem francesa. Por fim, em "Discutamos, Discutamos" de Marco Bellocchio, um grupo de estudantes de esquerda da Universidade de Roma interrompe uma aula com os seus discursos comunistas e acaba agredido pelos colegas de direita e pela polícia.


O bater do tambor
Beat the Drum" (2003 - 108m) David Hickson
Um rapaz... Um tambor...
A viagem da Verdade.
O jovem Zulu Musa fica órfão quando uma misteriosa doença ataca a sua pequena povoação. À procura do seu tio e da verdade acerca do que está a matar estas pessoas, Musa faz-se à estrada, em direcção à grande cidade e apanha boleia na carrinha de Nobe, pai de quatro meninas e que sempre desejou um filho.
Em Joanesburgo, Nobe tenta arranjar trabalho para Musa mas as ruas estão pejadas de crianças órfãs. Movido pela sua determinação em sobreviver e pela sua crescente noção social, Musa encontra uma forma de honesta de viver e regressa à sua povoação com certezas e conhecimentos que os seus anciães nunca tiveram.
Um elenco de novos talentos sul-africanos brilha neste drama actual e emocional, relembrando-nos que uma pequena voz pode ser o corajoso início de uma mudança colossal – unindo uma povoação, uma nação e até o mundo.


Filhos do mesmo Deus
Edges of the Lord" (2001 - 94m)
Quando as tropas Nazis entram em Carcóvia no Outono de 1943, Gnieccio um campónio polaco concorda em esconder e levar consigo Romek, um rapazinho judeu de 11 anos, para que este escape ao destino fatal a que toda a sua família se vê condenada. A aventura de Romek começa quando, escondido num saco de batatas é levado para a aldeia do camponês e apresentado como um primo distante. Porém, não tarda que todos reconheçam as suas origens judaicas passando a ser detestado por algumas das crianças e acarinhado por outras e pelo padre da aldeia que lhe ensina a religião católica, embora respeitando a herança judaica que Romek tem de esconder para poder ser salvo. Mas quando Romek presencia a abjecta crueldade dos nazis que humilham o padre e executam os vizinhos e até Gnieccio por ter escondido um porco, ele e as outras crianças aprendem a aceitar-se e a darem valor uns aos outros na esperança de conseguirem sobreviver só mais um dia.


HIGH SCHOOL MUSICAL
High School Musical" (2006 - 98m) Kenny Ortega
Troy o popular capitão da equipa de basquetebol e Gabriella a linda e inteligente membro do clube académico, quebram todas as regras da sociedade académica de East High quando decidem participar no casting para o musical da escola. Ao tornarem o seu sonho realidade, todos irão aprender sobre aceitação, trabalho em equipa e como serem eles próprios.
É sugerido na revista catequistas de Outubro.



Atraves das editoras paulinas no brasil:

[www.paulinas.org.br]

podem comprar muito outro tipo de material. Entre outras coisas têm muitos filmes sobre vidas de santos que não estão editados em Portugal.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de January de 2008 13:35

Olá Camilo

Quero comprar um filme sobre a vida de Jesus (principalmente da primeira parte, da infância) para crianças de 3-4-5 anos, com desenhos bonitos. Da lista que apresentaste atrás retirei os seguintes títulos:

-A História do Natal, Sony Wonder
-Grandes heróis e lendas da Bíblia - A Natividade
-Noite Feliz, 2006, Classic Animations Filmes Unimundos
-A História de Jesus, Logomédia
-Jesus, um Reino sem fronteiras

Sabes, por acaso, indicar-me qual destes títulos é o mais adequado? Não conheço nenhum...

Um abraço

Cassima

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de January de 2008 14:37

Para essa idade, sobre o Natal eu escolhia talvez "A História do Natal", Sony Wonder

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de January de 2008 15:20

Obrigada. Vou ver se o encontro.

Cassima

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: Antonio Carlos da Silva (IP registado)
Data: 23 de January de 2008 10:08

Assisti o filme do Papa João XXIII, na tv alterosa , acho esse filme fantástico e o utilizo no curso de crisma que ministro, só que a fita é de vhs, gravada do filme da tv, uma coisa bem amadora mesmo. Estou a caça deste filme desde então e não o consigo achar para comrá-lo, aqui em BH, por favor quem puder me ajudar envie mesagem para o meu e-mail. antoniocarloskiss@yahoo.com.br

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de January de 2008 15:08

Usando a net vi que há locadoras que alugam esse filme, não encontrei lojas que o vendessem. Talvez contactando uma locadora, pelo menos uma das que tem esse filme.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de February de 2008 03:37

Atenção catequistas, vale a pena conferir o filme "Facing the Giants". Aliás, não somente o filme, mas também a discussão em volta dele.

Hoje tive a oportunidade de ver o filme pela TV - o título, no Brasil, ficou "Vencendo gigantes". Ele tem um apelo emocional bem forte, mas foi produzido com bom gosto e vale a pena ser visto. Trata-se de um belo filme, cujo único "defeito" foi ter uma mensagem que foi considerada "muito evangélica". Nunca vi uma censura mais sem sentido, um selo de censura atribuído de modo mais ridículo.

A mensagem do filme não é associada a nenhuma denominação em particular, podendo-se resumir com as seguintes palavras: "Honre a Deus com a sua vida, não tenha medo, dê o melhor de si e confie no Senhor". Parece que isso já foi o bastante para escandalizar algumas pessoas.

Filme cristão foi censurado nos EUA

Desafiando Gigantes, produção evangélica, foi censurado por ser evangelístico

A Associação de Cinema dos EUA, responsável por fazer a classificação etária de cada produção exibida no país, resolveu dar a um longa-metragem produzido por membros de uma igreja batista americana o selo PG, que significa que menores só podem assistir acompanhados dos pais. A explicação: “Desafiando os gigantes” ("Facing the Giants") é evangelístico demais.

Rodado e estrelado por membros da Sherwood Baptist Church em Albany, conta a história de um treinador de futebol americano decadente em busca da vitória nos campos e na vida. Bem água-com-açúcar. Mas levou o carimbo PG, o que assombrou os produtores. "A Associação justificou que o filme tinha mensagens fortes de uma religião e isso poderia ofender os praticantes de outras crenças", desabafa Kris Fuhr, vice-presidente de Marketing da Provident Films, braço da Sony Pictures.

Apesar da classificação, que limita o número de pessoas que poderão assistir ao filme, "Desafiando os gigantes" estreiou em 380 cinemas dos EUA. No Brasil, o filme foi lançado diretamente em DVD. "O curioso é que fé foi acrescentada à lista de pecados sobre os quais a Associação quer alertar os pais", ironiza Fuhr.

[liberdadedeexpressao.multiply.com]



Editado 1 vezes. Última edição em 06/02/2008 03:44 por firefox.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de July de 2008 12:42

Paulo
De Tarso para o Mundo


Os actos dos Apóstolos reescritos na forma de um conto visual, em que a pessoa de Paulo é colocada no seu tempo, graças a muitas informações históricas, literárias, arqueológicas e de costumes.
Um itenerário de esperança e de fé, percorrido com fidelidade e precisão, por onde quer que Paulo tenha exercicdo a sua extraordináia acção missionária.

Em 7 partes de 30 minutos cada:

1 De Tarso a Damasco
2 De Damasco a Antioquia
3 De Antioquia a Derbe
4 De Jerusálem a Filipos
5 De Tessalónica a Atena, de Corinto a Éfeso
6 De Corinto a Cesareia
7 De Malta a Roma

Idiomas: Português, Italiano, Inglês, Francês, Alemão
Distribuido pelo Inst. Miss. Filhas de São Paulo
Código de região: 0 - todas as regiões
Formato DVD 9/Pal

Classificação: M/ 6



Francisco de Assis
Francis of Assisi (São Francisco de Assis, no Brasil)
Filme norte-americano de 1961 dirigido por Michael Curtiz, baseado no livro de Louis de Wohl "The Joyful Beggar".

2000 anos de Cristianismo
Uma colecção de 4 DVD que dá uma visão geral sobre o cristianismo.

Jesus
Filmes Unimundos
Mary, Mother of Jesus (1999) realizado por Kevin Connor
85 minutos, M/6

Jesus uma Historia para ser Vivida
1979
filmeJesus@agapeportugal.org


Charlie e a fabrica de chocolate
Sugestão do padre Tarcizio para uma reflexão sobre a família
2005 Tim Burton


O que Deus criou
2004 JOSEPH SARGENT
Narra a história verídica de dois homens que desafiaram as convenções da época para levar a cabo uma revolução médica, numa América ainda dividida pela segregação racial. Na Baltimore dos anos Quarenta, o Dr. Alfred Blalock e o técnico de laboratório Vivien Thomas formam um exímio duo que colabora no desenvolvimento de uma técnica revolucionária para operar o coração dos "bebés azuis". Mas enquanto lutam juntos contra o tempo para salvar uma criança, vivem em mundos muito diferentes. Blalock é o Chefe de Cirurgia no Hospital Johns Hopkins, branco e abastado; enquanto Thomas é negro e pobre, e um carpinteiro talentoso nas horas vagas. Enquanto Blalock e Thomas desenvolvem um campo inteiramente novo para a medicina, capaz de salvar milhares de vidas, as pressões sociais à sua volta conspiram para minar a sua parceria e arruinar a sua amizade.


Shrek
2001 - 133m Andrew Adamson, Vicky Jenson
uma sugestão do Padre Tarcisio para uma reflexão sobre o preconceito e a diferença (se a memória não me falha)


TERESA, O CORPO DE CRISTO
"Teresa, Muerte Y Vida" (2007 - 92m) Ray Loriga
um filme sobre Santa Teresa de Ávila.
um pouco polémico, para catequistas e gente mais "adulta"

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: Regina Célia Lopes (IP registado)
Data: 08 de July de 2008 01:17

Olá,
Os filmes relacionados abaixo são os que eu gostaria de comprar. Antes, porém, preciso obter informações de como adquirí-los, qual o sistema de vendas, os preços, se entrega em casa.
Por favor, não me mandem nada agora, somente após eu obter as informações acima e analisar minhas condições.
Um abraço,

Regina Célia


São Paulo,
o apóstolo missionário


São Paulo
1995 Logomédia
Este filme-documentário percorre os lugares por onde São Paulo passou (Atenas, Corínto, Éfeso, Tessalónica...), acompanhado pelas mensagens das suas cartas dirigidas aos respectivos cristãos. Interiorização da mensagem de caridade que nos é transmitida pelo Apóstolo Paulo numa ilustração actual dos caminhos por ele percorridos.
Duração: 30 minutos


Amistad
1997 Steven Spielberg
Em 1839 dezenas de africanos a bordo do navio negreiro espanhol La Amistad matam a maior parte da tripulação e obrigam os sobreviventes a levá-los de volta à África. Enganados, desembarcam na costa leste dos Estados Unidos, onde, acusados de assassínios, são presos, iniciando um longo e polémico processo, num período onde as divergências internas do país entre o norte abolicionista e o sul esclavagista, caracterizavam o prenúncio da Guerra de Secessão.
Duração: 162 minutos


Paulo
De Tarso para o Mundo

Os actos dos Apóstolos reescritos na forma de um conto visual, em que a pessoa de Paulo é colocada no seu tempo, graças a muitas informações históricas, literárias, arqueológicas e de costumes.
Um itenerário de esperança e de fé, percorrido com fidelidade e precisão, por onde quer que Paulo tenha exercicdo a sua extraordináia acção missionária.

Em 7 partes de 30 minutos cada:

1 De Tarso a Damasco
2 De Damasco a Antioquia
3 De Antioquia a Derbe
4 De Jerusálem a Filipos
5 De Tessalónica a Atena, de Corinto a Éfeso
6 De Corinto a Cesareia
7 De Malta a Roma

Idiomas: Português, Italiano, Inglês, Francês, Alemão
Distribuido pelo Inst. Miss. Filhas de São Paulo
Código de região: 0 - todas as regiões
Formato DVD 9/Pal

Classificação: M/ 6

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de July de 2008 06:45

Apenas compilamos a lista, não há a possibilidade de adquirir estes filmes atraves de nós.
Se for de Portugal pode tentar adquiri-los atraves de uma livraria catolica que os possua.
No porto sei que as edições salesianas os vendem, se não a todos creio que a quase todos eles.
Pode tentar contacta-los por telefone, email ou atraves do forum do site deles:

[www.edisal.salesianos.pt]

tambem pode tentar contactar a editora "Paulinas":
[www.paulinas.pt]

O primeiro filme que mencionou faz parte de uma colecção (mas vendem apenas esse filme se apenas esse a interessar) que vi há venda na loja dos salesianos no Porto.

Creio que o filme Amistad está disponivel em muitas lojas de venda online.



Editado 2 vezes. Última edição em 08/07/2008 06:53 por camilo.

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 10 de November de 2008 14:22


Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: paula luis (IP registado)
Data: 09 de December de 2009 17:03

preciso de um filme sobre o nascimento de jesus para mostrar aos meninos do 1.º ano catequese, alguem me pode ajudar

Re: Filmes, documentários e videos à venda com potencial interesse catequético
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 10 de December de 2009 20:40

talvez o da sony wonder seja o mais indicado



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.