Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Catequese" 11º ano e 12º ano
Escrito por: Lipe (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 14:02

Olá. Sou um visitante assíduo da vossa página, que desde já agradeço, porque tem-me ajudado muito! Obrigado.
Sou catequista há muitos anos, mas este ano, pela primeira vez fiquei responsável pelos jovens do 11ºano. Ora, queria saber em k me posso basear (visto k n há catecismos) para esses encontros!
Gostaria também de saber mais técnicas de animação (já tenho o livro "Interagir" das Ediçoes salesianas).
Desde já muito obrigado pela ajuda, que me possam vir a dar.

Um abraço pra todos voçês.

Re: "Catequese" 11º ano e 12º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de October de 2006 22:33

Eu nem sabia que existiam paroquias com catequese para 11º e 12º anos.

No entanto vieram à ideia varias sugestões que não sei se serão minimamente uteis no entanto aqui as deixo:

1 - Mandar um mail para as edições salesianas consultorio@edisal.salesianos.pt e para o secretariado nacional de catequese a pedir conselho e bibliografia.

2 - Se os catequisandos não andarem em escolas catolicas consultar o livro de religião e moral usado nessas escolas. É diferente do usado no ensino publico porque é frequente terem 2 tempos de religião e moral em lugar de um só.

3 - Ocasionalmente vou a Espanha. Talvez por lá exista catequese e catecismos até ao 12º ano. Ou em Italia ou França. A paroquia podia encomendar 1 catecismo desses paises para ajudar o catequista.

4 - Alguns dos sites de catequese aqui indicados têm sugestões para dinamicas com grupos de jovens. Pode ser que alguma seja util



Editado 1 vezes. Última edição em 19/10/2006 22:44 por camilo.

Re: "Catequese" 11º ano e 12º ano
Escrito por: Lipe (IP registado)
Data: 20 de October de 2006 09:11

Obrigado Camilo

Sou da Diocese de Aveiro. e aqui são muitas as paróquias com 11º e 12º ano. normalmente os catequizandos só fazem o sacramento do crisma depois disso.
O que se costuma fazer nos encontros, é basicamente como se fosse um grupo de jovens.
Um abraço

Re: "Catequese" 11º ano e 12º ano
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 02 de June de 2007 03:42

Ola a todos
Ao ver este topico fiquei admirado, porque acho que não se deve confundir catequese e Pastoral Juvenil. O 11º e 12º ano devem ser inseridos na pastoral Juvenil e para ajudar ja esta a saltar para as bancas um itenerario proposto pelos Salesianos que se chama GPS, se quiserem saber mais visitem a pagina www.edisal.salesianos.pt.
Cumprimentos

Sérgio lopes



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.