Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: Contos e parábolas
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 02:20

O velho tronco



Certo dia um fazendeiro muito rico ao entrar em sua fazenda notou a
presença de uma árvore que agora só era um velho tronco podre em
frente à porteira. Ele chegou aos seus empregados e falou:

- Quero que cortem aquele velho tronco podre que está deixando a
fazenda com mau aspecto.

Então os empregados pegaram as ferramentas necessárias, foram e
cortaram o velho tronco podre que já não servia para mais nada
senão o lixo. Mas um homem que passava no local pediu o tronco e
eles falaram que não poderia dar, pois estavam cumprindo ordens. Mas
de tanto insistir lhe deram o tronco.

Então o homem levou o tronco e dele esculpiu um grande pássaro com
as asas abertas e colocou na vitrine da sua casa.Um dia o fazendeiro
rico viu o pássaro e perguntou ao homem quanto ele queria por
aquele pássaro, mas foi informado de que não estava a venda.

O fazendeiro respondeu que daria qualquer quantia por aquele lindo
pássaro com as asas abertas, e de tanto ele insistir o homem lhe
vendeu o pássaro. Depois de algum tempo o homem passou novamente em
frente à fazenda parou o seu carro olhou e pensou:

- Ora!Ora! Um velho tronco podre que não servia para mais nada agora
vale milhões...

Às vezes nos sentimos assim: enfraquecidos pelo sofrimento, pelas
tribulações que deixam o nosso coração como se estivesse vazio. Mas
Jesus na sua infinita Misericórdia olha para nós como verdadeiros
Tesouros, e Ele demonstra que o nosso valor é incalculável.

Autor desconhecido

Re: Contos e parábolas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 13:26

A Maria José enviou-nos, entre outras coisas, 4 contos interessantes que partilho com todos:


A Beleza das coisas
Árvore de Natal

Um dia, um menino foi oferecer ao seu avô uma colecção de sementinhas que tinha apanhado e um fio. O avô ficou admirado com aquele presente. O menino perguntou-lhe:
- Ó avô, não gostou do meu presente?
- Claro que gostei e já sei o que vou fazer com estas sementinhas. Vou juntá-las com o fio e vais ver como vou fazer um bonito colar. Até vamos fazer uma surpresa à tua avó.
O menino ficou todo contente e depois do colar feito, fizeram um embrulho para oferecer à avó.
A avó ficou toda contente e disse-lhes o seguinte:
O presente que me deram é muito bonito. Cada sementinha representa uma pessoa de quem eu gosto. São todas diferentes e nisso é que está a beleza. Se o colar fosse feito só com uma qualidade de semente, não seria tão bonito. Assim é connosco: louros, morenos, com olhos azuis ou castanhos fazemos um bonito grupo de pessoas. E, o fio que uniu estas sementes faz-me lembrar Deus que a todos criou e que a todos ama.
Com esta nossa árvore de Natal o mesmo se passa. Os ramos verdes são bonitos. Mas, com os enfeites que vamos pôr-lhe, a árvore vai ficar mais bonita.
Vamos olhar para ele e pensar que cada enfeite representa uma pessoa de quem nós gostamos. Vamos pensar também naqueles que são mais esquecidos nestes dias.
E, a árvore, com os seus ramos prontos a colher cada um é a imagem de Deus que ama todos e cada um como se no mundo não existisse mais ninguém.



O Convite

O Senhor de um castelo deu uma grande festa, para a qual convidou todos os habitantes da aldeia. Mas as pipas do nobre, embora fossem muitas, não chegariam para satisfazer a previsível e grande sede da multidão de convidados.
O Senhor pediu então um favor a todos os habitantes da aldeia:
- Meteremos ao centro da praça onde terá lugar o banquete uma imensa pipa. Cada qual trará o vinho que puder, que deitará na pipa. Será cheia com colaboração de todos e haverá vinho para toda a gente.
Um homem da aldeia, antes de partir para o castelo, procurou um bilha e encheu-a de água, pensando: «Um pouco de água na pipa, ninguém dará por ela!»
Ao chegar o dia da festa, deitou o conteúdo da sua bilha na pipa comum e sentou-se à mesa.
Quando os primeiros serventes foram para tirar o vinho, da torneira saía apenas água.
Todos tinham pensado da mesma maneira.

Comentário:

Os habitantes, nada generosos, pensaram em dar a água em vez do vinho que lhes era pedido. E a festa ficou estragada, porque o vinho é sinal de alegria.
Somos convidados a dar o nosso melhor para contribuir para a festa da humanidade, que é possível quando houver solidariedade, alegria de viver, paz.
Qual a tua contribuição para tornar as pessoas mais felizes? Dás o teu melhor «vinho»?

in “Ferreira, Pedrosa –EDUCAR CONTANDO: Edições Salesianas, ISBN 972-690-318-1”



Pais maus
Deus abençoe os pais maus!
Um dia, quando os meus filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva um pai, hei-de dizer-lhes:
- amei-vos o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão, e a que horas regressam a casa?
- amei-vos o suficiente para ter insistido em que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidade de a comprar.
- amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.
- amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que “tiraram” da mercearia e dizerem ao dono: "Eu roubei isto ontem e queria pagar".
- amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vós, durante 2 horas, enquanto limpavam o vosso quarto (tarefa que eu teria realizado em 15 minutos).
- amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.
- amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.
- Mais do que tudo, amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO quando sabia que me iríeis odiar por isso.
Estou contente, venci. Porque, no final, vocês venceram também. E, qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês hão-de dizer-lhes, quando eles vos perguntarem se os vossos pais eram maus ...que sim, que éramos maus, que éramos os pais piores do mundo:
- «Os outros miúdos comiam doces ao pequeno almoço; nós tínhamos de comer cereais, ovos, tostas.
- Os outros miúdos bebiam Pepsi ao almoço e comiam batatas fritas; nós tínhamos de comer sopa, o prato e fruta. E - não vão acreditar - os nossos pais obrigavam-nos a jantar à mesa, ao contrário dos outros pais.
- Os nossos pais insistiam em saber onde nós estávamos a todas as horas. Era quase uma prisão.


- Eles tinham de saber quem eram os nossos amigos, e o que fazíamos com eles.
- Eles insistiam em que lhes disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
- Nós tínhamos vergonha de admitir, mas eles violaram as leis de trabalho infantil: tínhamos de lavar a loiça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Acho que eles nem dormiam a pensar em coisas para nos mandarem fazer.
- Eles insistiam sempre connosco para lhes dizermos a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.
- Na altura em que éramos adolescentes, eles conseguiam ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata.
- Os pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos. Tinham de subir, bater à porta, para eles os conhecerem.
- Enquanto toda a gente podia sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.
- Por causa dos nossos pais, perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós, alguma vez, esteve envolvido em roubos, actos de vandalismo, violação de propriedade, nem foi preso por nenhum crime. Foi tudo por causa deles.
Agora que já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados; estamos a fazer o nosso melhor para sermos "maus pais", tal como os nossos pais foram».

(Autor desconhecido)


Testemunho verídico - o Terço

"Havia uma senhora muito simples, que vendia hortaliças na vizinhança. Certo dia, foi vender as suas hortaliças a casa de um senhor e lá perdeu o Terço. Passados alguns dias, voltou àquela casa, e o senhor veio logo zombar dela dizendo: - Você perdeu o seu Deus? Ela respondeu: - Eu? Perder o meu Deus? Nunca. Então ele pegou o Terço e disse: - Não é este o seu Deus? - Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada. - Por que é a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? - perguntou ele. E ela humildemente respondeu: - Porque eu não sei ler a Bíblia e com e Terço, eu medito a palavra de Deus e guardo-a no meu coração. - Medita a palavra de Deus? Como assim? Pode-me dizer? - Posso sim - respondeu a senhora, pegando no Terço e disse: - Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Omnipotente. Essas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai-nosso. O Terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na cruz. E cada Mistério tem dez Ave-Maria, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o Senhor escreveu nas Tábuas de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a minha luta do dia-a-dia, rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré. Ao meio-dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a Salvação a toda humanidade. E agora, diga-me: onde está a idolatria? Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: - EU NÃO SABIA DISSO. TIA ANA, ENSINE-ME A REZAR O TERÇO!"

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 16:45

Ela deu um pulo assim que viu o cirurgião a sair da sala de operações.

Ela perguntou:
'como é que está o meu menino? Ele vai ficar bom? Quando é que eu o posso
ver?

O cirurgião disse,
'Tenho pena. Nós fizemos tudo mas o seu filho não
resistiu.'

A Sally perguntou,
'Qual é a razão porque as crianças pequenas têm câncer? Será que Deus não se
preocupa?

Aonde estavas Tu, Deus, quando o meu filho necessitava?'

O cirurgião perguntou, 'quer algum tempo com o seu filho? Uma das
enfermeiras irá sair dentro de alguns minutos antes de ele ser transportado
para a universidade,'

A Sally pediu à enfermeira para ficar com ela enquanto ela se despediu do
seu filho.
Ela passou os seus dedos pelo cabelo ruivo do filho.

'Quer um caracol de cabelo? Perguntou a enfermeira.

A Sally abanou a cabeça a dizer que sim. A enfermeira cortou o cabelo e
colocou-o num saco de plástico e entregou-o a Sally.

A mãe disse, ' foi ideia do Jimmy doar o seu corpo à Universidade. Ele disse
que talvez pudesse ajudar outra pessoa.

'No início eu disse que não, mas o Jimmy disse,
'Mãe, eu não vou precisar do meu corpo depois de morrer. Talvez possa ajudar
outro menino a ficar mais um dia com a sua mãe.'

Ela continuou, ' o meu Jimmy tinha um coração de ouro. Estava sempre a
pensar nos outros. Sempre disposto a ajudar se ele pudesse.'

Depois de ter passado a maior parte dos últimos seis messes no Hospital
'Children?s Mercy', Sally saiu de lá pela a última vez.

Colocou o saco com as coisas do seu filho no banco do carro ao lado dela.
A viagem para casa foi muito difícil. Foi ainda mais difícil entrar na casa
vazia. Ela levou o saco com as coisas do Jimmy incluindo o cabelo para o
quarto dele filho.

Ela começou a colocar os carros e as outras coisas no quarto exactamente nos
locais onde ele sempre os teve. Ela deitou-se na cama dele e agarrou a
almofada e chorou até adormecer.·
Era quase meia-noite quando acordou e ao lado dela estava uma carta...


A carta dizia,
Querida Mãe,
Eu sei que vais ter muitas saudades minhas; mas não pensas que eu vou
esquecer-me de ti, ou que vou deixar de amar-te porque não estou perto para
dizer 'Amo-te'. Eu vou sempre amar-te, Mãe, ainda mais com a passagem de
cada dia.

Um dia, vamos estar juntos de novo. Mas até chegar esse dia se quiseres
adoptar um menino para não ficares tão sozinha, esta tudo bem comigo.
Ele pode ficar com o meu quarto e com as minhas coisas para brincar. Mas se
decidires por uma menina, ela talvez não vai gostar das mesmas coisa
que osrapazes gostam.
Vais ter que comprar bonecas e outras coisas que as meninas gostam, tu
sabes.·
Não fiques triste a pensar em mim. Este lugar é mesmo porreiro. Os avós
vieram ter comigo assim que eu cheguei para mostrar este lugar, mas vai
demorar muito tempo para eu poder ver tudo. Os anjos são mesmo fixes. Eu
adoro
vê-los a voar. E sabes uma coisa? O Jesus não parece nada como se vê nas
fotos. Embora quando o vi eu conheci-o logo. Ele levou-me a visitar Deus! E
sabes uma coisa?
Eu sentei no colo d'Ele e falei com Ele, tal como se eu fosse uma pessoa
importante. Isso foi quando eu lhe disse que queria escrever esta carta para
ti, para dizer adeus e tudo mais. Mas eu já sabia que não era permitido.·>
Mas sabes uma coisa Mãe? Deus entregou um papel e a sua caneta pessoal para
eu poder escrever esta carta para ti. Eu acho que Gabriel é o anjo quem vai
entregar-te esta carta. Deus disse para eu responder a uma das perguntas que

tu fizeste a Ele, 'Onde estava Ele quando eu mais precisava?' 'Deus disse
que estava no mesmo sítio, tal como quando o filho dele, Jesus foi
crucificado.
Ele estava presente, tal como está com todos os filhos dele. Mãe, só tu é
que consegues ver o que eu escrevi, mais ninguém. As outras pessoas vêm este
papel em branco. É mesmo fixe não é? Eu tenho que dar a caneta de volta a
Deus para ele poder continuar a escrever no seu Livro da Vida. Esta noite
vou jantar na mesma mesa com Jesus. Tenho a certeza que a comida vai ser
boa.
Já estava a esquecer-me, já não tenho dores, o câncer já se foi embora.
Ainda bem porque já não aguentava mais e Deus também não podia ver-me assim.
Isso foi quando
ele enviou o Anjo da Misericórdia para me vir buscar. O anjo disse que eu
era uma encomenda especial! O que dizes a isso?'
Assinado com Amor

de Deus, Jesus e de Mim.




Tira 60segundos e reenviar, dentro de uma hora, você vai criar um
multidão de crentes a orar a
Deus. E depois sente o espírito de deus a entrar na tua vida. Deixe ele
fazer o que
ele gosta.
'This is beautiful! Try not to cry.'

(Isto é lindo! Tenta não chorar.)

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.