Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Contos e parábolas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de April de 2006 01:37

A ideia deste tópico é simplesmente adicionar contos e parábolas que possam ilustrar qualquer ideia evangelica. Por exemplo para ilustrar que não devemos esperar que Deus faça de forma milagrosa aquilo que podemos fazer com os meios naturais que Ele coloca ao nosso dispor podemos usar a anedota-parábola:

A inundação

Houve uma inundação. Um homem subiu para cima do telhado.
Quando a água estava já pelos pés surge um homem num barco a remos a salvar as pessoas em perigo:

- Venha. A inundação vai subir ainda mais!

- Não - responde o homem de cima do telhado - Eu confio em Deus e Deus vai salvar-me!

O homem do barco tinha mais pessoas para salvar e teve de ir-se embora. Passado um bocado já o homem estava com água pela cintura veio outro num barco a motor:

- Venha. A inundação vai subir mais e o senhor morre afogado!

- Não - responde o homem de cima do telhado - Eu confio em Deus e Deus vai salvar-me!

Bem, o homem do barco tinha mais pessoas a salvar e teve de ir. A água continuou a subir e quando já estava pelo pescoço apareceu um helicóptero:

- Que bom que o vi! Venha que senão morre afogado!!!

- Não - responde o homem de cima do telhado - Eu confio em Deus e Deus vai salvar-me!

O helicóptero lá teve de ir embora. A água subiu e o homem afogou-se.
Agora a cena muda para o Céu. Diz o afogado para Deus:

- Meu Deus! Então eu confiava em ti e deixaste-me afogar!

Responde Deus:

- EU?!?! Eu mandei dois barcos e um helicóptero!...

Re: Contos e parábolas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de April de 2006 01:44

Ou ainda, um episódio da vida de S. Filipe de Neri:

A mulher que foi confessar uma calunia

Uma mulher foi confessar a S. Filipe Neri que tinha caluniado outra. S. Filipe Neri como penitência disse-lhe que matasse uma galinha, espalhasse as penas dela pelas ruas de Roma e depois voltasse que ele lhe daria a absolvição.
A mulher assim fez, matou e depenou a galinha e espalhou as penas pelas ruas da cidade. Depois voltou à igreja para que S. Filipe a absolvesse. Disse este:

- Agora vai e torna a recolher as penas que espalhaste.

A mulher percebeu a lição, o mal causado por uma calunia não se pode corrigir.




Oportunamente acrescentarei outros contos e parábolas que acho que devidamente enquadrados podem ajudar a ilustrar algum ponto da doutrina moral e religiosa. Em alternativa podia "zipar" o ficheiro Word aonde guardo estes contos que me agradam e coloca-lo online de uma vez só. Depois iria acrescentando outros contos e parábolas à medida que os encontrasse e me agradassem.
Outros foristas poderiam ir acrescentando os contos que lhes pareçam interessantes. E comentando, porque muitas vezes o comentário a esse conto é essencial para perceber a utilidade do conto.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de April de 2006 22:49

A Vizinha

Numa cidade existia uma mulher que morava sozinha, e tinha como vizinhos um casal de idosos.
Quando esta mulher lavava as roupas, e as colocava no seu varal a senhora idosa, dentro da casa dela, olhava as roupas no varal, e dizia ao marido:
- Olha, como aquela vizinha é desmazelada, as roupas dela, ela lava e ficam todas sujas!!
O velho sentado em sua cadeira de balanço, ficava quieto e não fazia comentários.
A vizinha tornava a lavar as roupas e coloca-las no varal, e a velha sentada na cadeira de dentro da casa dela, comentava novamente com o velho, “olha, aquela vizinha é muito porca, ela lava as roupas e ficam todas sujas, como que pode ser assim?”.
E o velho sempre a ler o seu jornal, preferia não comentar.
Então, um dia, o velho indignado com sua esposa, levantou-se mais cedo. A velha nem perguntou porquê.
Então a vizinha, lavou todas as roupas brancas, e deixou-as limpas, como nunca, e a velha sentada em sua cadeira fazendo tricô, e o velho lendo o jornal.
A velha comentou:
- Olha, parece que a vizinha fez algum curso para aprender a lavar as roupas, ou então alguém lavou as roupas por ela, as roupas estão branquinhas.
O velho disse então para a sua mulher:
- Não foi a vizinha que fez um curso e ninguém lavou as roupas dela, hoje quando me levantei mais cedo, lavei as janelas de casa.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: josepinho (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 11:26

Da eucaristia de ontem:

Um pároco andava preocupado pelo constante esvaziamento da sua Igreja. Domingo após domingo eram cada vez menos as pessoas que participavam na Eucaristia, que recorriam a si nem que fosse para conversar.
Tentando fazer com que as coisas voltassem ao que eram antes, tratou de ir em busca dos seus fiéis questionando-os acerca da sua ausência. Invariavelmente, a resposta era sempre a mesma: "Sabe, Sr. Padre. Eu tenho a minha fé. Posso vivê-la aqui em casa, na tranquilidade do meu lar e não preciso de intermediários para falar com o meu Deus."
Um dia, cansado de ouvir sempre a mesma justificação, convocou os seus paroquianos para um reunião no salão. Apesar da noite gelada, por respeito ao seu pároco, apareceram todos. Quando estavam finalmente reunidos, o pároco, sem uma palavra, dirigiu-se à lareira que aquecia a sala, pegou num pedaço de madeira que ardia e colocou-a no centro da sala isolando-a das outras. Passados poucos minutos esse pedaço de madeira deixou de arder. O pároco, sem uma palavra, olhou para os seus paroquianos e saiu. Estava tudo dito!

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 14:44

Diz uma antiga lenda que, durante a criação do mundo aproximaram-se de Deus quatro anjos. O primeiro perguntou:
-- Como é que o fazes?
O segundo:
-- Por que razão o fazes?
O terceiro:
-- Posso ajudar?
E o quarto:
-- Quanto vale tudo isso?

O primeiro era um cientista; o segundo, um filósofo; o terceiro, um altruísta; o quarto, um agente imobiliário.

Um quinto anjo estava a observar e a aplaudir com entusiasmo. Este era um místico.


A. de Mello, La preghiera della rana, vol. 2.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 18:31

O Barbeiro

Um homem, como de costume foi ao barbeiro cortar o cabelo e fazer a barba. Como eram conhecidos, o barbeiro e o cliente, enquanto o serviço era executado, conversavam sobre diversos assuntos até que o barbeiro comentou:
- Deus não existe!
O cliente surpreso, perguntou:
- Como é que é? Deus não existe?
E o barbeiro argumentou:
- Isso mesmo que você ouviu. Deus não existe! Vejo todos os dias na televisão crianças passando fome, vivendo na miséria, políticos roubando impunemente, inocentes morrendo de maneira bárbara e tantas outras coisas revoltantes. Você acha que se Deus existisse Ele permitiria tanta injustiça? Deus não existe!
O cliente ouviu tudo muito atento.
O corte ficou pronto e a barba estava feita, o cliente levantou-se, pagou a conta e saiu refletindo sobre tudo o que houvera escutado do barbeiro até que se deparou com um mendigo na esquina, sentado no chão com os cabelos embaraçados, batendo nos ombros e com a barba enorme ainda por fazer. Vendo isso voltou na mesma hora a barbearia e chegando afirmou:
- Barbeiros não existem!
O barbeiro ouvindo isso, não entendeu, mas o cliente reafirmou:
- Barbeiros não existem!
- Como não existem? Eu estou aqui, sou barbeiro. Você deve estar ficando doido, como você diz pra mim que eu não existo. Sou um barbeiro.
Então o cliente explicou:
- Chegando a esquina vi um homem com os cabelos grandes e embaraçados e com
a barba por fazer. Se barbeiro existisse ele não estaria assim.
- Ah!, eu existo, sim! O problema é que ele nunca veio até aqui cortar o cabelo e fazer a barba.
- Pois é - disse então o cliente - Deus também existe, o problema é que as pessoas não vão até Ele. Deus está sempre de portas abertas todos os dias aguardando que a gente resolva arrumar nossas vidas.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 15:27

O cego

Dizem que havia um cego sentado na calçada, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia:
- "Por favor, ajude-me, sou cego".
Um publicitário da área de criação que passava em frente a ele parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outra mensagem. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Pela tarde o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o boné dele estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia colocado.
O publicitário respondeu:
- "Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras".
Sorriu e continuou seu caminho. O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:
"Hoje é Primavera, e não posso vê-la".
Mudemos a estratégia quando não nos acontece o que queremos.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 15:42

A Mãe Camelo e seu bebé!

Uma mãe e um bebé camelo estavam por ali, à toa, quando de repente o bebé camelo perguntou:
Bebé: - Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?
Mãe: - Claro! O que está incomodando o meu filhote?
Bebé: - Porquê os camelos têm corcova?
Mãe: - Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar gordura e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver longos períodos sem água nem alimento.
Bebé: - Certo, e porquê nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
Mãe: - Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar melhor pelo deserto melhor do que qualquer um! - disse a mãe, toda orgulhosa.
Bebé: - Certo! Então, porquê nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
Mãe: - Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! - disse a mãe com orgulho nos olhos.
Bebé: - Tá. Então a corcova é para armazenar gordura enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então que diabos estamos fazendo aqui no Zoológico???
Moral da história
Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências, são úteis se você estiver no lugar certo!
ONDE VOCÊ ESTÁ AGORA?

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 17:34

Problemas no céu

Jesus fazia a sua costumeira ronda pelo céu. Percebeu que algumas pessoas não eram suficientemente puras para estar aí. Elas mesmas se envergonhavam diante dos bem-aventurados, gente de imaculada beleza!
- "O que está acontecendo?", pensou Jesus. "Será que Pedro não está vigiando bem a porta do céu? Por que ele está deixando essa gente entrar? Será que a idade avança-da debilitou a sua coragem? Isso não pode continuar."
Pediu, então, a um anjo mensageiro que fosse chamar Pedro. O anjo chegou aonde Pedro estava. Tomava conta da entrada do céu. Parecia muito feliz e tranqüilo.
- "Pedro", disse ao anjo, "vim substituir você um pouquinho, Jesus precisa falar com você."
Pedro foi depressa ao encontro de Jesus. Chegando à sua presença fez uma profunda reverência. Jesus foi logo dizendo:
- "Há muita gente que não deveria estar aqui nesta santa e celestial morada. Por que você os deixou entrar?"
Pedro respondeu assustado:
- "Não é possível! Como é que isso pôde acontecer? Estou tão surpreso quanto o Senhor! Fico no meu lugar, dia e noite, vigiando a entrada do céu. Permaneço atento para que só entrem as pessoas que estão purificadas."
- "Calma, Pedro. Talvez alguém esteja trapaceando. Olhe! Você conhece aquelas pessoas?"
- "Não, Senhor. Francamente, nunca as vi e com certeza não passaram por mim. Eu lhe prometo que vou encontrar o responsável por isso. Se eu não conseguir, o Senhor pode me tirar o cargo de porteiro do céu."
Pedro voltou rapidamente para o seu posto. Conferiu a fechadura. Verificou se não havia alguma entrada clandestina. Nada. Tudo estava na mais perfeita ordem. Sorriu tranqüilo e continuou vigiando a grande porta.
Poucos dias depois, para a sua surpresa, constatou a presença de novos intrusos. Por onde entraram? Como? Quando? Foi logo procurar Jesus. Ambos resolveram então permanecer perto da entrada para descobrir o que estava acontecendo. Ficaram bem atentos. O que viram?
Uma cena fantástica! Fora do céu, nas proximidades da porta de entrada, uma multidão chorava. Eram as pessoas que Pedro não deixara entrar. Profundamente comovida, lá estava Maria, ajudando-os. A Mãe de Jesus encostara uma escada no muro e fazia as pessoas subirem por ela e entrarem no céu.
Pedro suspirou aliviado. Tendo provado a sua inocência, disse para Jesus:
- "Talvez seja bom o Senhor ter uma conversa com Ela..."
Mas, Jesus, vendo o carinho, a doçura e a ternura com que Nossa Senhora tratava aqueles infelizes, concluiu:
- "Não adianta, Pedro. Você a conhece bem. Ela sempre vai conseguir um jeitinho de continuar ajudando!"
- "Mãe... é Mãe!"

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 17:42

Tu a quem escolherias?

Uma mulher regava o jardim da sua casa e viu três idosos com os seus anos de experiência em frente ao seu jardim.
Ela não os conhecia e disse-lhes:
- Penso que não vos conheço, mas devem ter fome. Por favor entrem em minha casa para que comam algo.
Eles perguntaram:
O homem da casa está?
-Não, respondeu ela, não está.
-Então não podemos entrar, disseram eles. Ao entardecer, quando o marido chegou,
ela contou-lhe o sucedido.
-Então diz-lhes que já cheguei e convida-os a entrar. A mulher saíu e convidou os homens a entrar em sua casa.
-Não podemos entrar numa casa os três juntos, explicaram os velhos.
-Por quê?, quis saber ela.
Um dos homens apontou para outro dos seus amigos e explicou:
O seu nome é Riqueza. Depois apontou para o outro. O seu nome é Êxito e eu chamo-me Amor.
Agora vai para dentro e decide com o teu marido qual de nós três desejam convidar para a vossa casa.
A mulher entrou em casa e contou ao seu marido o que eles lhe disseram. O homem ficou muito feliz: Que bom! Já que é assim então convidemos a Riqueza, que entre e encha a nossa casa.
A sua esposa não estava de acordo: Querido, porque não convidamos o Êxito?
A filha do casal estava a escutar da outra esquina da casa e veio a correr.
Não seria melhor convidar o Amor? O nosso lar ficaria então cheio de amor.
Escutemos o conselho da nossa filha, disse o esposo à sua mulher. Vai lá fora e convida o Amor para que seja nosso hóspede.
A esposa saíu e perguntou-lhes: Qual de vocês é o Amor? Por favor entre e seja nosso convidado.
O Amor sentou-se na sua cadeira e começou a avançar para a casa.
Os outros 2 também se levantaram e seguiram-no.
Surpreendida, a mulher perguntou à Riqueza e ao Êxito:
Eu só convidei o Amor, porque vêm vocês também?
Os homens responderam juntos:
-Se tivesses convidado a Riqueza ou o Êxito os outros 2 permaneceriam cá fora, mas já que convidaste o Amor, aonde ele vá, nós vamos com ele.
Onde houver amor, há também riqueza e êxito.
O MEU DESEJO PARA TI É. . .
Onde haja dor, desejo-te Paz e Felicidade.
Onde haja falta de fé em ti mesmo, desejo-te uma confiança renovada na tua capacidade para superá-la.
Onde haja medo, desejo-te amor e valor.
Que seu ser esteja repleto de AMOR !!!!!!

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 19:59

O FILHO PREFERIDO ...

CERTA VEZ PERGUNTARAM A UMA MÃE
QUAL ERA O SEU FILHO PREFERIDO,
AQUELE QUE ELA MAIS AMAVA.
E ELA, DEIXANDO ENTREVER UM
SORRISO,RESPONDEU:

"NADA É MAIS VOLÚVEL QUE UM CORAÇÃO DE MÃE.
E, COMO MÃE LHE RESPONDO:

FILHO DILETO, AQUELE A QUEM ME
DEDICO DE CORPO E ALMA,
É O MEU FILHO DOENTE, ATÉ QUE SARE.
O QUE PARTIU, ATÉ QUE VOLTE.
O QUE ESTÁ COM FOME, ATÉ QUE SE ALIMENTE.
O QUE ESTÁ COM SEDE, ATÉ QUE BEBA.
O QUE ESTUDANDO, ATÉ QUE APRENDA.
O QUE ESTÁ NU, ATÉ QUE SE VISTA.
O QUE NÃO TRABALHA, ATÉ QUE SE EMPREGUE.
O QUE NAMORA, ATÉ QUE SE CASE.
O QUE SE CASA, ATÉ QUE CONVIVA.
O QUE É PAI, ATÉ OS CRIE.
O QUE PROMETEU , ATÉ QUE CUMPRA.
O QUE DEVE ATÉ QUE PAGUE.
O QUE CHORA, ATÉ QUE SE CALE.
E, JÁ COM O SEMBLANTE BEM DISTANTE
DAQUELE SORRISO, COMPLETOU:
O QUE JÁ ME DEIXOU, ATÉ QUE O REENCONTRE."

AUTOR DESCONHECIDO.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 18:37

Sorte é Pra Quem Quer

Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na
calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito
importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um
sucesso, sou saudável e bem humorado "
Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até
davam-lhe dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e
notava que a cada dia a quantia era maior.
Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há
algum tempo, aproximou-se e lhe disse:
" Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa? "
" Vamos lá. Só tenho a ganhar! ", respondeu o mendigo.
Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa.
Daí para frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e a certo tempo ele
tornou-se um dos sócios majoritários.
Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu de como conseguira sair
da mendicância para tão alta posição.
Contou ele : - Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas
com uma placa ao lado, que dizia:
" Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um
homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que
me renda alguns trocados ! Mal consigo sobreviver! "
As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele
atentei para um trecho que dizia:
" Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a
sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua
aparência, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja você , diga a si mesmo
e aos outros que você é próspero. "
Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os
dizeres da placa para:
" Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito
importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um
sucesso, sou saudável e bem humorado."
E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa
para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que
entender o Poder das Palavras. O Universo sempre apoiará tudo o que
dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se
manifestando em nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai
mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos,
a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as
reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.
Uma repórter, ironicamente, questionou: - O senhor está querendo dizer que
algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?
Respondeu o homem, cheio de bom humor: " Claro que não, minha ingénua amiga!
Primeiro eu tive que acreditar nelas! "

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 15:00

O ROSÁRIO É A PALAVRA DE DEUS

Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Teca, conhecida por todos, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o Rosário. Passados alguns dias, Tia Teca retornou à casa dele. Esse veio logo zombar: - Você perdeu seu Deus? Ela, humildemente, respondeu:- Eu ? Perder o meu Deus? Nunca! Então ele pegou o Rosário e disse: - Não é este o seu Deus? - Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Rosário. Muito obrigada! - Por que você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia? - Por que a Bíblia eu não sei ler, mas com o Rosário eu medito toda a Palavra de Deus e guardo-a no meu coração. Ele perguntou: - Medita a Palavra de Deus? Como assim? Poderia me explicar? - Posso sim. - Respondeu Tia Teca, mostrando o Rosário. - Quando eu pego na Cruz, lembro-me que o Filho de Deus, pregado na cruz, derramou todo o seu sangue para salvar a humanidade. Este primeiro grão me lembra que há um só Deus Omnipotente. Os três seguintes me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. O quinto grão me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, o Pai-nosso. - É, nisso você tem razão. – Disse o senhor.– Mas a Bíblia não é só isso! - Certamente que não. Mas lembre-se de que o Rosário tem quatro séries de mistérios, já que, no ano passado, João Paulo II acrescentou mais uma série, chamando-os: “mistérios luminosos”. Eles dão especial relevo à vida de Jesus entre o povo. Já os mistérios gozosos refletem sobre a chegada e a infância de Jesus; os dolorosos sobre a paixão e morte na cruz; os gloriosos nos levam a refletir sobre a ressurreição e ascensão de Jesus e a coroação de Maria. Cada quarto do Rosário, que possui cinco mistérios, me faz lembrar as Cinco Chagas de N. S. Jesus Cristo, cravado na cruz. - E veja bem, cada mistério tem dez Ave-Marias, que recordam os Dez mandamentos que Deus mesmo escreveu nas Tábuas da Lei que entregou a Moisés.- Diga-me agora, meu amigo: onde está a idolatria? Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: - EU NÃO SABIA DISSO. ENSINA-ME, TIA TECA, A REZAR O ROSÁRIO?

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 15:22

Mas que tia mais sabida!

Alef

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 16:42

Alef

Gostaste desta Tia? :)
E só vendia verduras, se soubesse ler a Bíblia, e teclar sabia muito mais:)))

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 14:58

Confissões de um Mendigo

O mendigo padre

Um sacerdote norte americano da diocese de Nova York se dispunha a rezar em uma das paróquias Roma quando, ao entrar, se encontrou com um mendigo. Depois de observá-lo durante um momento, o sacerdote se deu conta de que conhecia aquele homem. Era um companheiro do seminário, ordenado sacerdote no mesmo dia que ele. Agora mendigava pelas ruas.

O padre, depois de identificar-se e cumprimentá-lo, escutou dos lábios do mendigo como tinha perdido sua fé e sua vocação. Ficou profundamente estremecido. No dia seguinte o sacerdote vindo de Nova York tinha a oportunidade de assistir à Missa privada do Papa e poderia cumprimentá-lo no final da celebração, como é de costume. Ao chegar sua vez sentiu o impulso de ajoelhar-se frente ao Santo Padre e pedir que rezasse por seu antigo companheiro de seminário, e descreveu brevemente a situação ao Papa.

Um dia depois recebeu o convite do Vaticano para cear com o Papa, e que levasse consigo o mendigo da paróquia. O sacerdote voltou à paróquia e comentou a seu amigo o desejo do Papa. Uma vez convencido o mendigo, o levou a seu lugar de hospedagem, ofereceu-lhe roupa e a oportunidade de assear-se.

O Pontífice, depois da ceia, indicou ao sacerdote que os deixasse a sós, e pediu ao mendigo que escutasse sua confissão. O homem, impressionado, respondeu-lhes que já não era sacerdote, ao que o Papa respondeu:"uma vez sacerdote, sacerdote para sempre". "Mas estou fora de minhas faculdades de presbítero", insistiu o mendigo. "Eu sou o Bispo de Roma, posso me encarregar disso", disse o Papa.

O homem escutou a confissão do Santo Padre e pediu-lhe que por sua vez escutasse sua própria confissão. Depois dela chorou amargamente. Ao final João Paulo II lhe perguntou em que paróquia tinha estado mendigando, e o designou assistente do pároco da mesma, e encarregado da atenção aos mendigos.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 03:21

Engenheiro no inferno:


Um engenheiro morreu e foi aos portões do céu. São Pedro analisou sua ficha e disse:
- Ah . Mas você esta no lugar errado! Aqui você não pode ficar!
O engenheiro, então, desceu aos portões do inferno e lá foi admitido.
Mal havia chegado, e o engenheiro já estava insatisfeito com o nível de conforto do inferno . Logo começou a fazer projectos e várias obras e benfeitorias, tomaram início.
Pouco tempo depois, já havia no inferno, ar condicionado, banheiros reformados e escadas rolantes. E o engenheiro tornou-se um cara muito popular por lá.
Um dia, Deus chamou o Diabo ao telefone e disse ironicamente:
- E então, como estão as coisas aí em baixo, no inferno?
O Diabo respondeu:
- Uma maravilha! Tudo muito bem! Nós agora temos ar condicionado, banheiros reformados, e escadas rolantes, e isso sem falar o que este engenheiro está planeando para breve.
Do outro lado da linha, surpreso, Deus respondeu:
- O que?!! Vocês tem um engenheiro ai? Isso é um engano! Ele nunca deveria ter descido para o inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente!
O Diabo respondeu:
- Sem possibilidade! Eu, gostei de ter um engenheiro na equipe e continuarei mantendo-o aqui.
Deus, já mais irritado, e em tom de ameaça:
- Mande-o voltar, aqui ou eu tomarei as medidas legais!!
O Diabo soltou uma gargalhada, e respondeu:
- Tudo bem!! E onde você irá conseguir um advogado?

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 21:43

Eu não tenho jeito para contar anedotas.
Um dia ouvi uma quase igual à anterior, mas também metia «padres».
Era sobre um par de pombinhos que morreu de desastre quando se dirigiam para a cerimónia do casamento.
Eles queria casar no céu, mas foi muito difícil encontrar lá um «padre».
Quando eles perguntaram se se poderiam divorciar se algo corresse muito mal, a resposta foi a seguinte:
Se o vosso casamento no céu é assim tão difícil, o vosso divórcio será mesmo impossível, porque no céu não há sequer um só advogado, para vos tratar dos papéis.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 02:27

SÓCRATES NO CEMITÉRIO

Foi encontrado o grande filósofo grego remexendo os túmulos do cemitério.
O que está fazendo? Pergunta alguém.
-Ele responde: Quero ver se há diferença entre a cinza do rico e do pobre.

Re: Contos e parábolas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 03:19


"Deus é o invisível evidente." (Victor Hugo)

"Deus está nos detalhes." (Mies Van Der Rohe)

"Aquilo que pedimos aos céus as mais das vezes se encontra em nossas mãos." (William Shakespeare)

"A tolerância é a melhor religião." (Victor Hugo)

"É vã toda obra humana que não começa no céu." (Pietro Metastásio)

"Vive com os homens como se Deus te visse. E realmente ele te vê." (L. A. Sêneca)

"A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade." (Voltaire)

"Quando você reza, está falando com Deus; quando você medita, está escutando a voz de Deus." (Diana Robinson)

"O mundo me intriga, e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." (Voltaire)

"O pensamento mais importante que já tive foi o da minha responsabilidade individual com Deus." (Webster)

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia." (William Shakespeare)

"Conviva com os homens como se Deus o visse. Fale com Deus como se os homens ouvissem." (L. A. Sêneca)

"A consciência é a presença de Deus nos homens." (S. Chamfort)

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.