Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 02:41

Como o tempo é escasso resolvi tentar outra abordagem para disponibilizar aquilo que tenho.

Fiz um ficheiro que tem uma lista do material pedido pelo catecismo para cada sessão do 3º ano:

lista do material pedido pelo catecismo para cada sessão do 3º ano

O material de apoio do secretariado de catequese para este é bastante bom mas não é completo. Tentei encontrar algumas imagens que solicitadas pelo guia dos catequistas e que o material de apoio editado pelo secretariado não tem. As que encontrei estão nos ficheiros:

Algumas imagens para sessões de catequese do 3º ano

3,16 MB. No fim do nome de cada imagem encontra-se uma indicação das sessões para a qual me pareceu que a imagem poderia ter alguma utilidade. Se alguma imagem ferir direitos de autor terei de retira-la. As várias origens são as já mencionadas noutros tópicos deste forum. Nem todas me satisfazem, se alguem encontrar alguma melhor seria uma ajuda para todos.

e

Rostos de Jesus

2,42 MB (para já, posso vir a aumenta-lo)

Os disticos pedidos encontram-se no material editado pelo secretariado nacional de catequese.

Há ainda um ficheiro com fichas de actividades para o 3º ano:

Fichas de actividades do 3º ano

Estas fichas, como grande parte das fichas dos outros anos, foram-me dadas por 2 catequistas minhas amigas. Ignoro se são muito adequadas ou não. Uma delas sei que tem boa preparação e é experiente, a outra não sei.

Se tiverem alguma dificuldade ou alguma duvida perguntem que eu tentarei esclarecer.



Editado 2 vezes. Última edição em 15/10/2009 16:21 por camilo.

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de November de 2007 19:00

Uma ficha de actividades para a catequese 8 do 3º ano

Agradeço a quem me enviou esta ficha de actividades. Peço desculpas por ter perdido os dados de quem ma enviou.

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 10:03

A Celina Machado colocou no seu site uma apresentação sobre o Sacramento da Ordem, feita para a catequese 23 do 3º ano:

Sacramento da Ordem - 3º Ano - 46 Mb

Ela sugere que usem fotos do pároco da freguesia.



Editado 2 vezes. Última edição em 07/05/2008 09:57 por camilo.

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: Paulo Machado (IP registado)
Data: 17 de October de 2008 17:18

boa tarde precisava do guia do catequista do 3º ano será que existe em pdf

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: Rui Gonçalves (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 14:43

Bom Dia,
É o meu primeiro ano como catequista e venho agradecer a quem teve a disponibilidade, de postar neste forum, o material de apoio, que será uma grande ajuda para o ano a que fui convidado a leccionar.

Não se esqueçam, Deus existe mesmo.

Um Abraço de São Miguel,
Rui Gonçalves

Re: Guia do Catequista para o 3º ano
Escrito por: Paulo Machado (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 22:51

Caros amigos desde já peço desculpa por já não vir aqui já a muito tempo, e recorro neste momento a quem me possa ajudar em relação ao novo manual do "Guia do Catequista" da Catequese do 3º Ano, claro que a minha Paróquia os vai comprar quando estiverem desponiveis, mas desde já precisava de organizar o mapa de actividades do proximo ano, já que temos todos os guias dos anos anteriores (o 1º e o 2º) e todos os anos seguintes exepto o 3º Ano já que vai ser novo, desde já agradeço quem me puder ajudar, fiquem com Deus e mais uma vez o meu obrigado.

Paulo Machado

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: amitaf (IP registado)
Data: 27 de June de 2009 10:32

Este ano fiz catequese pela primeira vez ao 3º catecismo.
Os tópicos que encontrei aqui ajudaram-me, mas o que me faltava eu fiz as fichas de actividades bem como material que precisei.
Se alguém precisar, é só escrever para mim:
fatimpaula@gmail.com

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 21:27

A amitaf enviou-nos gentilmente o seu material de apoio para o 3º ano. O ficheiro com esse material de apoio encontra-se aqui:


Fichas de apoio para o 3º ano

Contém principalmente fichas de apoio para o 3º ano mas inclui outro material para além das fichas de apoio.

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de September de 2009 08:27

PDF com o novo guia do 3º ano

o material referido no resto do tópico estava pensado para o antigo guia, com a alteração de guia esse material não se aplica imediatamente ao novo guia.

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: Sitrig (IP registado)
Data: 14 de October de 2009 16:28

Olá...

Sou nova por estas bandas e como catequista também... vou iniciar com um grupinho de 7 crianças do 3º ano e já descarreguei o material que tinhas aqui. No entanto percebi que o catecismo vai mudar. Gostava de saber se achas que posso utilizar este material na mesma.
Aceito qualquer dica, visto que vou ter uma grande responsabilidade para os preparar para a 1ª comunhão...
Desde já o meu muito obrigado por toda a ajuda.
Sílvia

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: amitaf (IP registado)
Data: 14 de October de 2009 17:09

O guia do catequista e o catecismo para as crianças ainda não saíram. Prevê-se para o final deste mês.
Mas pode adaptar as fichas de actividades que encontrou aqui ao novo guia. Basta a nossa criatividade para o fazer.
Este ano estou a fazer catequese ao 4º e ao 7º catecismos.
É a primeira vez no 7º catecismo como o novo guia, mas já tenho material e estou a preparar para dar início a mais um ano catequético.
Pesquisei as músicas do guia e já quase as gravei todas.
Também tenho CD's com material para todos os catecismos, se precisar envie mensagem para: fatimpaula@gmail.com
Boa sementeira na vinha do Senhor.
Faltam trabalhadores. Amitaf - Fátima

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: Sitrig (IP registado)
Data: 15 de October de 2009 09:57

Obrigada pelo apoio e orientação...
Acabei de enviar uma mensagem para o seu email.
A nossa caminhada ganha um novo sentido quando fazemos algo que nos reconforta...
Sílvia

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: Rui Gonçalves (IP registado)
Data: 15 de October de 2009 10:27

Obrigado Amitaf pelo apoio prestado, o Vosso Blog é um espectáculo, de certeza que vai ser muito util.

Todos os dias deparamos, com tantas coisas boas e belas que o Senhor nos dá, em troca damos-lhe tão pouco.

O meu muito obrigado por toda a ajuda,
Rui Gonçalves

Re: Material de apoio para o 3º ano
Escrito por: amitaf (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 08:25

Músicas para a catequese podem procurar em :

[musicanacatequese.spaces.live.com]

Onde encontram muitas e diversas, as quais podem gravar, mas também com acordes para viola e partituras para órgão.

Visitem o meu blogue, também encontram muito material:

www.orquidearosacea.blogspot.com



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.