Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Material de apoio para o 2º ano - catecismo antigo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 02:35

Como o tempo é escasso resolvi tentar outra abordagem para disponibilizar aquilo que tenho.

Fiz um ficheiro que tem uma lista do material pedido pelo catecismo para cada sessão do 2º ano:

lista do material pedido pelo catecismo para cada sessão do 2º ano

Tentei encontrar imagens que correspondessem às solicitadas em cada sessão de catequese. As que encontrei estão nos ficheiros:

Imagens para as sessões de catequese do 2º ano

14 MB. Não explicitei as imagens que penso adequar-se a cada sessão mas no fim do nome de cada imagem encontra-se uma indicação das sessões para a qual me pareceu que a imagem poderia ter alguma utilidade. De qualquer modo penso que os catequistas conseguirão associa-las facilmente às solicitações dos guias dos catequistas. Se alguma imagem ferir direitos de autor terei de retira-la. As várias origens são as já mencionadas noutros tópicos deste forum.

e

Rostos de Jesus

2,42 MB (para já, posso vir a aumenta-lo)

Falta-me disponibilizar algumas imagens que tenho e servem para acompanhar uma narração do Natal pedida na 9ª sessão. Quando tiver tempo procurarei coloca-las online.

Os disticos pedidos podem ser encontrados no ficheiro:

Dísticos

Este ficheiro contem praticamente todos os dísticos pedidos em todas as sessões dos 10 anos de catequese. Basta imprimi-los embora possam ser melhorados/embelezados.

Outros topicos deste forum indicam ficheiros que podem ter alguma utilidade para o 2º ano, nomeadamente:

Fichas de actividades do 2º ano

perguntas de catequese do 2º ano

Ficha de actividades da catequese 12 do 2º ano

Para além do ficheiro com os disticos e do ficheiro com textos para todos os anos de catequese.

Se tiverem alguma dificuldade ou alguma duvida perguntem que eu tentarei esclarecer.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/02/2010 15:51 por camilo.

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: Sandra Matias (IP registado)
Data: 25 de October de 2007 15:28

Boa tarde,

Só queria dizer que este forum é um espectaculo e que nos ajuda bastante. Para quem trabalha tem 2 filhos e dá catequese todas as ajudas são bem vindas e este forum de facto é o máximo. Obrigado.

Já agora o ficheiro dos disticos não consegui ver. É possivel enviarem-me para o meu mail? Obrigada.

Sandra Matias

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de October de 2007 08:32

Houve um com o ficheiro com os dísticos e está corrompido. Também não o consigo ver e está também corrompido no meu computador.
Teria de o refazer.
De qualquer forma esse ficheiro não é nada de especial e qualquer pessoa com um computador consegue fazer um distico em poucos minutos.

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de October de 2008 19:57

sugiro tambem que tentes o forum das edições salesianas. É participado por bastantes catequistas e se não conseguires quem te ajude aqui pode ser que te ajudem lá.

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: carlaxana (IP registado)
Data: 08 de October de 2008 10:31

Bom dia a todos, quero dizer que as ideias partilhadas neste forum são muito interessantes e enriquecedores. gostaria que me ajudassem preciso de uma imagem de jesus cristo com veste branco.

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: fátima oliveira (IP registado)
Data: 09 de October de 2008 19:05

Precisava de uma imagem de Jesus a abraçar o globo terrestre que deveria estar no material de apoio ao primeiro ano. Se alguem me puder ajudar desde ja obrigado

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: M.João (IP registado)
Data: 15 de October de 2008 20:07

eu tenho uma mas é jesus o globo e criancas vestidas com trajes tipos do globo

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: Carinhosa (IP registado)
Data: 15 de October de 2008 21:33

precisa de imagens, diapositivo ou video sobre a transfiguração de Jesus.

se puderem ajudar eu agradeço

Carinhosa

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: carlaxana (IP registado)
Data: 17 de October de 2008 17:05

será que alguém me pode informar onde posso encontrar imagens sobre textos biblicos para os miúdos colorirem?

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: M.João (IP registado)
Data: 17 de October de 2008 17:11


Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: Carinhosa (IP registado)
Data: 19 de October de 2008 22:11

amigos estou precisando da imagem de Jesus na transfiguração no monte Tabor.
para preparar a 2ª catequese do 2ºano, mas ainda ñ tenho material algum, sera k alguém me pode arranjar essa imagem?

Carinhosa

Carinhosa

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: Carinhosa (IP registado)
Data: 22 de October de 2008 22:42

Amigos gostaria de saber onde posso adquirir as musicas para as catequeses do 2º ano. Principalmente para as 3 primeira.

obg

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: temarcelino (IP registado)
Data: 23 de October de 2008 14:04

carlaxana no forum existe na secção dos jogos, salvo erro, um oui dois ficheiros com imagens do antigo e novo testamento, mas em forma de bd... tb da pra se colorir e ao mesmo tempo (noutros anos) preencherem os baloes

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 12:51

Ainda para a transfiguração de Jesus

Transfiguração - Para colorir

Encontrei na página de São Romão do Coronado:

[www.srcoronado.com]

Lá pode encontrar muitas outras images úteis e bonitas para a catequese.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/11/2008 12:53 por camilo.

Re: Material de apoio para o 2º ano
Escrito por: candidacarvalho (IP registado)
Data: 10 de November de 2008 00:18

Ola a todos!!! gostaria que me arranjassem material de apoio para o 2º ano de catequese!!! Historias sobre cada tema de catequese, disticos, músicas, imagens,alguma coisa!!
Muito obrigada a todos.

Ficha de preparação de uma catequese
Escrito por: osgomes (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 00:47

Sou novato a fazer catequese como tal ando no curso de iniciação á catequese esta semana deram-nos como trabalho para casa uma ficha com o esquema e desenvolvimento da catequese nº 11 do 2º ano ,este é o primeiro ano que estou a fazer catequese e estou a dar ao 5º ano por isso não tenho acesso ao catecismo do segundo ano e mais ainda sou um pouco cru a preparar uma catequese por isso estou a pedir uma ajuda por favor.



Óscar Gomes

Re: Material de apoio para o 2º ano - catecismo antigo
Escrito por: bibi (IP registado)
Data: 02 de March de 2010 02:00

Pessoal boa noite, sou novato por aqui e quero dizer que estou adorando o forum, eu vou precisar demais da ajuda de voces, pois disse sim ao convite de uma amiga e do meu Pároco para ajudar na catequese de CRISMA neste ano de 2010. Baixei já alguns ficheiros e gostaria de saber como usar os "Disticos". Obrigado !!!

Re: Material de apoio para o 2º ano - catecismo antigo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de March de 2010 11:30

pelo que me diz penso que deve ser do Brasil. Esses disticos estão em formato para open ofice, tenho de os converter para word, logo que possível (logo que o meu computador aonde está instalado esse programa esteja consertado).
Em portugal temos 10 anos de catequese, cada ano com um guia do catequista e um catecismo das crianças, as diversas sessões de catequese são apresentadas já completamente estruturadas. Esses disticos correspondiam aos disticos pedidos nessas sessões pelo antigo guia do catequista.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.