Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de November de 2005 01:08

O catecismo aconselha muitas vezes a afixar dísticos durante a sessão de catequese. Tenho um ficheiro que contém todos os dísticos pedidos nos vários anos de catequese, com excepção dos 3º e 4º ano porque o material de apoio do secretariado da catequese para esses anos inclui os dísticos aconselhados.


Dísticos

Não estarão grande coisa, se forem impressos em paginas a cores talvez fiquem melhores, é facilimo fazer um dístico e imprimi-lo no computador, os dísticos ficariam em A3 que em A4 (por isso depois de impressos é melhor amplia-los) mas apesar de tudo coloquei online um ficheiro com todos esses dísticos.

O ficheiro tem 342 páginas e 2,42 MB.



Editado 2 vezes. Última edição em 13/09/2006 16:47 por camilo.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de January de 2006 14:33

Esqueci-me de dizer. Talvez fique mais bonito e atractivo se por vezes mudarem a cor das letras ou imprimirem em folhas coloridas.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Maria João Piedade (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 15:07

Olá Camilo

Já tentei várias vezes fazer download dos dísticos, mas nunca consegui abrir nenhum. Será que me podes ajudar? Diz sempre que o documento está corrompido.

Obrigado

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 16:48

Realmente o endereço do ficheiro estava errado, já corrigi e penso que agora já estará bem.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Maria João Piedade (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 01:01

Lamento Camilo, mas continua a dar o mesmo erro! Mas deixa estar, se calhar o problema deve ser do meu computador.
Queria só pedir-te uma coisa. Este ano vou dar catequese pela primeira vez e foi-me atribuido o 9ºano. Não encontrei nada aqui para o 9ºano. Será que me podias arranjar alguma coisa? Nem sei do que vou precisar e se vou precisar....
se tiveres alguma coisa ficava muito agradecida Camilo.

Obrigada

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 09:02

É fui confirmar e esse ficheiro está corrompido. Vou ver se ainda o tempo aqui nalgum lado e se assim for voltarei a reinstala-lo.

Mas se vais dar o 9º ano este e outros ficheiros não te servirão de nada. O catecismo do 9º ano mudou o ano passado e ainda não olhei para ele. De qualquer forma alguns catequistas disseram-me que o novo catecismo é bastante bom e está à venda o material auxiliar necessario para ele. Não sei é se é barato ou caro. Talvez a tua paroquia o possa comprar. A catequese devia ter o apoio das paroquias para estas coisas, infelizmente nem sempre acontece.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Maria João Piedade (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 14:23

O que me foi informado é que vou dar pelo catecismo antigo, pois o novo é só para entrar para o ano. Também achei que não era, mas eles insistiram que era ... mas mesmo assim gostava de ter acesso ao catecismo novo e a todo o material existente, nem quero saber se tenho que pagar do meu bolso. Estou tão assustada por ir dar catequese sozinha, que estou disposta a tudo...!! Podes informar-me como posso chegar a esse material, é que eu sou mesmo caloira nisto tudo...!

Obrigada

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 15:29

Está à venda em qualquer livraria católica.

Se me disseres de onde és (pode ser aqui ou por mensagem privada) eu posso dizer-te, consultando o anuario catolico aonde podes encontrar uma livraria catolica, os seus telefones e emails para as contactares se preferires encomendar esse material em lugar de te descolocares no caso de te ser dificil.

No site das edições salesianas

[www.edisal.salesianos.pt]

podes fazer alguns downloads se te registares:

[www.edisal.salesianos.pt]

por exemplo:

[www.edisal.salesianos.pt]

Conheço ainda o site das edições paulinas e há um topico que refere outros sites.


Pelo que disseram neste topico:

[www.paroquias.org]

fiquei com a ideia de que existia um novo catecismo do 9º ano. De qualquer forma para além do catecismo há um livro dos salesianos, "O Nove" que pode servir de apoio.

amostra do livro "O Nove"

O guia sugere muitas dinamicas mas a maior parte das paroquias não têm o material que eles pedem (e é excessivamente caro para uma pessoa compra-lo quando não está mesmo esgotado).

De qualquer modo vou colocar online aquilo que tenho logo que possa.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 18:04

Lá na minha Paróquia já usámos o novo catecismo de 9º ano do SNEC este ano (2005-2006). Não tive oportunidade de o ver, só sei que custa o dobro do custo do antigo.

Este ano também vou dar o 9º ano. Tenho que dar uma olhada pelo catecismo para ver se vale a pena comprá-los ou não. O ano passado não usei o do 8º, simplesmente achámos que era mais fácil fazer fichas com aquilo que fosse necessário, já que nunca usamos a maior parte das lições do catecismo.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Maria João Piedade (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 19:48

Obrigado Camilo pela ajuda. Eu sou dos Açores, da ilha do Faial. Só temos uma papelaria que vende livros católicos, mas é muito pobre.
Vou pesquisar melhor nas edições salesiano e no paulinas, pode ser que encontre alguma coisa que me ajude.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de September de 2006 18:20

Confirma-se que saiu um novo catecismo para o 9º ano.

Chama-se "Desafio de viver".

Está tambem editado pelo secretariado nacional da educação cristã material de apoio para este novo catecismo.

Quanto a este ficheiro com os disticos ainda não encontrei o CD aonde tinha gravado a copia de segurança e por isso não consigo repo-lo.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Luis Silva (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 11:43

Bom dia!
Sou catequista do 7º ano de catequese e venho por este meio solicitar a vossa experiência para poder "agarrar" os jovens com quem tenho que percorrer esta caminhada.
Só a falta de catequistas na minha paróquia é que me levou a continuar, pois a minha vida profissional deixa-me pouca margem de manobra.
Agradecia que me indicassem onde posso ir buscar alguma informação e dicas para melhor chegar junto dos jovens, neste início do ano catequético.
Desde já os meus agradecimentos.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 12:49

Não sei se é esta a resposta que pretendes, mas posso dar o meu testemunho sobre a minha experiência de 7º ano (e que também se aplica um pouco aos anos próximos).

Eu e a minha colega optámos por não seguir o guia do SNEC. Vimos que lições é que poderiam interessar e usámo-las, mas só mesmo algumas. Nas outras sessões de catequese, optámos por abordar outros temas mais práticos ou discutir determinados assuntos. Por exemplo, lembro-me do tema da vida após a morte, que foi recebido com entusiasmo pelas nossas jovens e que acabou por se prolongar para a sessão seguinte.

A resposta à tua pergunta depende muito do grupo a quem vais dar catequese. No meu caso, as lições e os temas que o guia do SNEC apresentam são demasiados teóricos e enfadonhos para as jovens com quem trabalho, o que leva a que elas se dispersem para conversas paralelas (escola, televisão, ...). Por isso, temos optado por outras abordagens mais práticas.

Espero ter ajudado.

PS: Só por curiosidade, referi-me *às* jovens porque *os* jovens simplesmente abandonaram a catequese.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 12:51

As edições salesianas editaram um livro de apoio à catequese do 7º ano "O sete".
Para além disso existem outros livros que dão ideias sobre como animar encontros e reuniões com adolescentes e jovens.


há livros semlhantes para o 5 e 6º anos, 8º ano, 9º ano e para o 10º ano:


O oito

o nove
Embora, pelo que me disseram, o novo catecismo do nono ano não necessite tanto deste tipo de apoios.

o dez

Pelo que li no site das edições salesianas o livro "O sete" só é lançado no dia 28 de Setembro.

Re: Dísticos pedidos nos vários anos de catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 01:36

finalmente descobri um CD aonde este ficheiro ainda não estava corrompido e voltei a instala-lo.
Quem desejar já pode fazer o download deste ficheiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.