Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Catequese

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Material para catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 01:44

Os catecismo pedem varios tipos de material que o secretariado nacional da catequese não editou. O material que está editado também está longe de ser o melhor para muitas sessões de catequese.

Muito material podia ser disponibilizado num site.
Fotos que são sugeridas para ilustrar determinada catequese (com cuidados por causa de eventuais direitos de autor), fichas que alguem tenha feito, disticos, posteres, PowerPoints que alguem tenha feito e que se adequem bem a determinada catequese de determinado ano (com o cuidado de que na sua realização não tenha sido usado material que tenha direitos de autor).

Esquemas de catequese alternativos que tenham resultado bem, textos de celebrações.

A partilha que a Sandra Isabel fez neste topico:

[www.paroquias.org]

é um exemplo de como um site podia ser usado para partilhar experiencias, material que podia ser usado, celebrações que resultaram bem.

Re: Material para catequese
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 10:53

Olá camilo,

É verdade eu também sinto alguma falta de material, em relação aos nossos catecismos, para não dizer que acho que eles há muito estão ultrapassados... As crianças e adolescentes, com a televisão, internet e outros meios, pedem-nos mais do que o que está nos catecismos que recorrem a exemplos e materias antiquados ...

Mas sim, concordo contigo... podiamos criar uma página onde fossemos partilhando ideias, trabalhos...

Um abraço

Re: Material para catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 11:30

Eu tenho algumas coisas. De que tipo de material tem sentido mais falta?

Re: Material para catequese
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 11:57

Caro Camilo,

Eu confesso, quando prepara a minha lição de catequese, eu e a minha auxiliar, baseamo-nos muito pouco pelo guia, porque acho que muitas vezes a linguagem já é muito antiquada.
Então tendo dar a catequese, recorrendo a jogos/dinâmicas(tenho um livro dos Salesianos muito fixe), projecção de imagens.. ou seja, tento inventar algo que lhes chame a atenção e que os faça ficarem sossegados.

Re: Material para catequese
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 14:58

No outro dia referi precisamente este problema à rapariga com quem dou catequese. Porque nos guias diz lá para usar uns diapositivos e outras coisas que nós não temos. Quando foi criado o site do SNEC, tive esperança que lá disponibilizassem algum material, mas a única coisa que apareceu foi um preçário.

Em relação aos guias e aos catecismos, tentamo guiar-nos por eles, mas é sempre necessário uma grande ginástica para aplicar certas coisas ao grupo. Acabamos por nunca nos guiar pelas ideias que lá vêm e algumas lições nem as damos. Este ano decidimos simplesmente não usar catecismos. Em vez disso, disponibilizamos nós fichas com aquilo que achamos necessário.

Ao que sei, o SNEC está a trabalhar na remodelação dos guias e catecismos. Este ano os de 9º já são novos, pelo menos por fora, por dentro não tive oportunidade de ver. Alguém me sabe dizer se estão melhores?

Re: Material para catequese
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 15:20

Eu pessoalmente desconheço o catecismo do 9º ano, mas ontem à noite tive reunião geral de catquetistas da minha paróquia e os catequistas do 9º ano, disseram que estava muito bom. Dá muito trabalho a preparar a catequese e tem muitas dinâmicas, mas que está excelente, foram mesmo estas as palavras.
Fica aqui portanto a unica referência que possuo relativamente ao catecismo do 9º ano.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Material para catequese
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 23:14

Caros amigos.

Quando há pouco mais de um mês criámos mais fóruns temáticos, disse-vos que tínhamos outros temas planeados mas não pretendíamos criar todos de uma só vez, até porque não tínhamos a certeza do sucesso destes fóruns.

Um dos temas que pensámos foi Catequese. O objectivo desse fórum seria partilhar experiências de catequese e sua preparação, troca de materiais, de ideias, métodos e pedagogias de como melhorar a catequese.

Se estiverem de acordo, podemos avançar para esse fórum temático dedicado à catequese.

Quanto à partilha dos materiais propriamente ditos, este sistema de fóruns permite que os utilizadores anexem ficheiros às suas mensagens. Todavia, colocam-se algums problemas no que diz respeito ao conteúdo desses ficheiros, ao seu tamanho (à inerente largura de banda) e à possibilidade destes terem vírus.

Temos várias hipóteses:
a. Não é necessário partilhar ficheiros;
b. É necessário partilhar ficheiros e quem os tiver, envia-me, eu publico-os, editando posteriormente a mensagem colocando o link para o ficheiro;
c. É necessário partilhar ficheiros e cada utilizador pode anexá-lo à mensagem.

Neste último caso poderá haver restrições ao tipo de ficheiro (controlado pela extensão do ficheiro, por exemplo, apenas ficheiros com a extensão .zip, obrigando cada pessoa a comprimir o ficheiro antes de o enviar mas evitando que quem clica nele possa ficar automaticamente infectado se se tratar de um vírus).

Fico à aguardar a vossa opinião. A implementação desta ideia demora pouco tempo.

Obrigado,
Luís

Re: Material para catequese
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 14:02

Penso que a tua ideia Luis é muito positiva!partilhar a nossa experiência como catequista!Eu já fui catequista,já algum tempo que me encarrego com o grupo de jovens!Mas é importante a inter ajud. Pessoalmente dos guias só ligava ao título, de resto era fruto da minha imaginação e livros que fui comprando.

Quanto mais rico for a oferta,melhor! Podemos partilhar contos, histórias, orações, etc... para dinamizar uma catquese!.-p

Re: Material para catequese
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 14:22

Eu alinho e acho deveras interessante criar-mos uma comunidade "virtual" de catequistas e pessoas que saibam sobre o tema.
Quanto à questão acerca da partilha / troca de ficheiros - o melhor será mesmo em formato Zip, obviamente para utilizadores registados.


«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Material para catequese
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 14:34

Também alinho...
Irá ser muto bom partilharmos as nossas experiências...

Força... já estou à espera

Um abraço

Material para catequese
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 14:51

Eu nunca dei catequese mas como fui chefe de escuteiros tenho em arquivo algumas dinâmicas, jogos e canções que vos podem ser úteis. Gostava de vos ajudar e quem sabe um dia não serei chamado também a ser catequista?

Em comunhão

Re: Material para catequese
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 15:40

Olá Tilleul, uma forte canhota. Então já foste dirigente, olha eu ainda sou e espero continuar a ser :).

Neste momento trabalho com a 3ª secção (sou o chefe de unidade), e podiamos trocar ideias acerca das dinâmicas, jogos, etc. que tenhas usado. Pois para mim, toda a informação é pouca para formar os nossos jovens, qualquer pessoa tem sempre algo de novo a acrescentar (uma ideia, uma metodologia, etc.)

Boa caça ;)

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Material para catequese
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 16:07

Caro Trento,

Estive 2 anos em comissão de serviço na 2ª e mais 2 na alcateia. Depois de ser investido dirigente voltei para 2ª onde fui chefe de secção.

Agora não estou no activo porque fui 2 anos para fora e como vou embora para a Polónia decidi não voltar. Mas pode ser que lá me junte ao agrupamento.

Quando disse que nunca fui catequista se calhar não fui correcto... o método escutista também tem muita catequese para além de quem lê os livros de B.P. encontra várias vezes o Evangelho.

Mas como disse, assim que puder começo a enviar o material que conseguir aranjar.

Uma canhota forte

Em comunhão

Re: Material para catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 01:13

Nem toda a gente sabe ou tem possibilidades comprimir para zip os ficheiros.

Eu tenho um CD com algum material que me foram arranjando (fichas de actividades, esquemas de celebrações, uns powerpoints - se bem que estes incluiem algumas imagens que podem da problemas com os direitos de autor, imagens várias que são pedidas nas várias sessões de catequese - embora muitas também possam dar problemas com os direitos de autor).

Para evitar confusões o melhor talvez fosse dividir a pagina, seja ela em formato de forum ou noutro, por anos. Material para o primeiro ano, segundo ano, etc... São 10 anos mais grupos de jovens, acolitos, escuteiros e grupos de adultos.
Para a catequese dos 10 anos também se pode dividir por sessões, conforme as indicadas pelo catecismo embora possam existir ficheiros que seja apropriado mante-los como indicados para todo o ano.

Se a iniciativa for bem sucedida pode dar algum trabalho a quem moderar e pode implicar um numero significativo de downloads. Imagens powerpoints são ficheiros pesados. Se contabilizarmos 2 imagens por sessão a 200 kb por imagem 20 sessões por ano, 10 anos, chegamos a uma estimativa muito por baixo de 40 Mb. A isto podemos juntar alguns powerpoints que alguem vá fazendo, pequenos filmes, etc.
Também podia colocar as imagens noutro site e indicar aqui apenas o link desse site, assim aliviaria a largura de banda deste site.

É começar, faz-se caminho caminhando.

Re: Material para catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 01:23

Acrescento que acho que o material enviado deve se limitar a ser catequetico, ou seja não se deve aproveitar este meio para disputas teologicas, promover dubias especulações teologicas e sensibilidades particulares.

Isto em material destinado a crianças faria mais mal que bem.

O que interessa é partilhar material que ajude a fazer catequese.

Fazer catequese é diferente de fazer especulação teologica.

Re: Material para catequese
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 22 de November de 2005 12:26

Olá! Sou catequista apenas desde este ano, mas sinceramente também não costumo utilizar muito o catecismo, por achar que não é muito rico em ideias. Acho que é uma óptima ideia partilhar experiências e material catequético. Ainda por cima ainda sou tão inexperiente, não é verdade!

Força com essa ideia.


Um abraço em Cristo

Maria João

Re: Material para catequese
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de November de 2005 14:05


No Advento, podiam fazer o dezenho das velas, três rochas uma cor-de-rosa e cada domingo acendiam uma. Não sei se usam isso nas vossas igrejas. Ao chegarem à igreja as crianças, viam o que fizeram em desenho, coincidia com o que viam na missa.
Aqui fazem a catequese durante a primeira missa e depois da catequese há uma outra missa onde assistem as crianças. Assim como a catequista perguntar e falar na cor das vestes do padre.

Ajudei?

Re: Material para catequese
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 10:17

Olá a todos...

Ana, essa das velas já fizemos aqui na paróquia há uns dois anos....e correu muito bem e eles gostaram imenso

Houve um ano que construimos uma bíblia... cada semana do advento, lia-se o evangelho e depois eles faziam uma página da bíblia : ilustravam e explicavam por palavras deles o que tinhamos compreendido.

O ano passado fizeram ilustrações de cada evangelho, e por baixo uma prece que combinasse com a mensagem. Depois forramos as paredes interiores da Igreja com os trabalhos... e eles levavam os pais, avós, etc, para verem os seus trabalhos.

Este ano, mandamos fazer uns cartões(tipo os postais das cidades) de um lado tem o sitio para o endereço e para o texto, do outro lado estão em branco para eles desenharem o que quiserem, de acordo com cada semana do advento, tem que assinar e colocar a idade, e depois vamos vender os postais, para angariamos dinheiro para as novas salas da catequese...

são algumas ideias...

Um abraço

Re: Material para catequese
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 15:24


OLá, Sandra Isabel! Qual é o livro dos Salesianos?

bjs em Cristo

Maria João

Re: Material para catequese
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 15:41

Há vários livros dos salesianos com ideias para animar as catequeses dos vários anos.
Creio que há um para o 5º e 6º ano (para o 6º ano há de certeza que eu comprei-o) e outro para o 7º e 8º anos.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.