Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Confessar!!!
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 15:11

Para que serve a confissao? Para os padres saberem da vida de cada um? Para saberem quem entra na igreja?

Na Biblia diz assim: num confies, nem naquele que dorme ao teu lado. Vamos confiar no padre?

Re: Confessar!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 16:48

Uma nova interpretação da Bíblia: desconfiar de todos.

É um dos sentidos ocultos do Evangelho: o mandamento "Desconfiarás do teu próximo".

Como é que ninguém se tinha lembrado disto antes???

João (JMA)

Re: Confessar!!!
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 17:03

A mulher e uma vibora!!!

Que coisas escrevem na biblia.

Re: Confessar!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 17:10

Bíblia escreve-se com maiuscula.

E quando se cita, dado ser algo volumosa, indica-se o livro, capítulo e versículo.

João (JMA)

Re: Confessar!!!
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 03 de May de 2004 21:54

É verdade Carlos.
Homem nenhum tem poder de perdoar pecados, a não ser quando é feito contra ele mesmo. Foi por isso que Jesus disse:
"A quem perdoares os pecados serão perdoados, a quem retiveres, serão retidos". Os católicos, erradamente e ignorantemente, usam esse verso para alegar que deve haver confissão a padres, quanto na verdade está falando de perdão ao próximo: "perdoa as nossas ofensas assim como temos perdoado a quem nos tem ofendido"
"portanto, tudo que vós quereis que os homens vos faça, façais vós primeiramente a eles..." e aí vai. Temos que nos perdoar uns aos outros, e nossos pecados levar diante de Deus, assim como diz na Sua Palavra. Assim seremos perdoados.
Não precisamos mais de sacerdotes apara pedir perdão por nós mesmos, nós somos sacerdócio real, povo santo e adiquirido por Deus temos o sumo Sacerdode para sempre, a saber, Jesus Cristo, o Messias. Aleluia.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 08 de May de 2004 01:36

Ja vi que a Andreia é jornalista. Tem uma bela capacidade de retirar os textos do contexto para dizer o que quer....
Jesus ao dizer "A quem perdoardes os pecados" diz aos Apostolos. A expressão esta no contexto de um ensinamento aos Apostolos e não a todos os discipulos. Jesus dá aos Apostolos o poder de perdoar os pecados, poder que é d'Ele apenas, pois só Deus pode perdoar. Os Bispos são os sucessores dos Apostolos, ininterruptamente. Ora quem tem o poder de ligar e desligar, perdoar ou não é Deus, que por Jesus dá esse poder à Igreja na pessoa do Bispo. O padre so pode confessar com autorização do Bispo. Apos a ordenação tem de pedir ao Bispo a faculdade de poder confessar e o Bispo pode dar ou não.
Eu confesso muita gente, e garanto-vos que os meus pecados dão-me muito trabalho, não preciso de saber os dos outros. Só mesmo gente cusca e desejosa de saber a vida dos outros - i.e. Doente psicologicamente - pode ambicionar saber tal coisa.
A minha experiencia é libertadora, de gente que sai mais feliz da confissão, aliviada.
Na minha parocquia, ja vieram inclusivé confessar-se pessoas da Assembleia de Deus, sedentas de perdão.
Somos carentes de perdão de Deus, e este manifesta-se num sacramento, sinal, palavra, poder de Jesus.
A posição da Andreia está em total desacordo com a Tradição bi milenar da Igreja. Ja no sec II no "Pastor de Hermas" se fala na possibilidade de perdão apos o baptismo mediante a penitencia.
Aconselho a andreia a estudar mais.

Re: Confessar!!!
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 08 de May de 2004 21:31

a sim e o termo que cristo falou, sedes imitadores de mim só serve para quem é padre???? olha só por que vc é padre vc tb acha que pedro é fundador da igreja católica e esses são herdeiros dos apóstolos ??? te digo a igreja católica não foi fundada por pedro e qualquer um que aceita cristo como único e suficiente salvador pode e tem o poder de perdoar ok se não aceita isso como verdade paciencia senhor padreco, sou maior que qualquer sacerdote do seu templo graças a yhwh. a igreja católica é a igreja fundada por cristo e seus padres são herdeiros dos apóstolos rssssssss claro todo mundo é filho de papai noel rsssss.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 08 de May de 2004 22:00

Problema seu rodrigo. Quer permanecer no erro, que fazer.
A Igreja Católica é a Igreja de Cristo, por Ele fundada - não por pedro - mas sobre pedro "Tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha Igreja". Se não quer aceitar os evangelhos que hei-de fazer.
Jesus manda-nos imita-lO e isso serve para todos. O padre não é para ser imitado, mas tambem ele é um imitador de Cristo. O padre apenas é o mediador a quem Cristo deu o poder de ligar e desligar, perdoar e reter os pecados.
Não aceitar isto é negar a Biblia.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Zéca (IP registado)
Data: 08 de May de 2004 22:57

Quando era pequeno tinha os meus 9 ou 10 anos o padre da minha aldeia, na confissão, fazia-me perguntas... de tal forma que quando me tornei adulto, abandonei essa farsa da confissão... mais uma invenção da hierarquia que como o celibato dos padres também "impôs" a confissão como meio único de salvação!
Mas há tempos decidi e foi ao confessionário, aproximei-me da confissão:
-Há quanto tempo se não confessa? -Há alguns 20 anos senhor Padre! -O quê? perguntou... -Sim 20 anos... -É casado? É fiel à sua esposa... e vai daí, uma enxurrada de perguntas, às quais sempre respondi com outra pergunta... sobre aquela da fidelidade, perguntei-lhe se ele era fiel à Santa Católica Apostólica Romana... ficou "perturbado" o padre confessor! Afinal descobri que me estava a "confiar" a alguém ainda pior do que eu... um garoto, malandro... para não dizer outras coisa! Padres e confissão, muito obrigado, mas NÃO...
José Pereira

Re: Confessar!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 01:35

Rodrigo:

Duas notas:

1. Quando te disse que deverias usar maiúsculas, não quis dizer com isso que escrevesses TUDO em maiúsculas, mas somente as palavras que em Português devem ser escritas com a inicial maiúscula. Isso acontece no início de cada frase e nos nome próprios. Escrever tudo em maiúsculas é considerado o mesmo que berrar, pelo que é desaconselhável fazê-lo em e-mails e em fóruns. Vê lá se consegues usar as regras mínimas do Português. Separa as frases por pontos finais e outros sinais convenientes e recorre ao uso de parágrafos. E evita algumas gralhas lamentáveis.

2. Passas o tempo a citar a Bíblia para dizer que é maldito o homem que confie no homem. Talvez então todos façamos bem em não ligar minimamente às teorias que debitas sobre as transliterações. Afinal, parece que és homem e as tuas teorias são bem menos sólidas do que qualquer das afirmações que dizes rebater, mas de que apenas te ris, um riso que não é certamente muito confortável. Mas cada um sabe de si.

Alef

Re: Confessar!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 01:39

Caro José Pereira:

É muito “interessante” a tua mensagem sobre a confissão.

Algumas notas:


1. Dizer que a confissão é uma invenção da hierarquia é um erro histórico. Devias informar-te antes de escrever tais barbaridades. Para ser muito curto e grosso, a confissão auricular, tal como a conhecemos hoje, nasceu entre os monges irlandeses, que, logicamente, não faziam parte da hierarquia, pois muitos eram leigos (não-padres).


2. A confissão não é para o padre fazer perguntas. Normalmente ele só as faz se a pessoa não tiver nada de relevante a dizer e as perguntas são presumivelmente para ajudar o penitente. Há muitos anos que me confesso e raramente o confessor me faz perguntas. Mas, se fizer, não vejo mal nenhum nisso. Pode acontecer que algum padre faça perguntas consideradas indiscretas, mas também há pessoas que preferem que seja o padre a fazer as perguntas, porque não se sentem à vontade para verbalizar certas questões. O padre João, que agora tem estado neste fórum poderá dizer de sua justiça e experiência (já o fez, até), mas não creio que os padres façam perguntas para saber da vida dos outros. E se tiveres esse medo, basta que vás a outra paróquia e recorras aos confessionários com "grade". Isso garante-te o anonimato.


3. O facto de teres replicado às perguntas do padre com perguntas sobre a sua vida denota duas coisas:

a) que não foste confessar-te com verdadeira intenção de o fazer, mas de te justificares a ti mesmo (nesse caso não te deves confessar, porque a confissão é só para quem se reconhece pecador) e gastar o tempo ao padre ;-) E, afinal, quem estava a confessar-te: ele ou tu?

b) que partes do suposto que só pode ouvir-te em confissão quem for melhor que tu e presumivelmente julgas que isso é difícil, a julgar pelo tom com que escreves; ou seja, se não acreditas na confissão, porque recorres a uma farsa?

4. O perdão dos pecados é dom de Deus e não depende da virtude do padre. Eu poderei confessar-me ao pior padre deste mundo, mas, sou tão perdoado como se recebesse a absolvição dada por um padre muito santo. Uma missa celebrada por um padre que esteja em pecado mortal é igualmente válida, porque a eficácia do sacramento não depende da santidade do padre. Isso pode dar-te algum descanso ;-)

Alef

Re: Confessar!!!
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 01:56

Alef

Uma senhora foi contar ao paroco que o marido dela abusou uma filha. Pois esse padre nunca mais ligou a essa familia, principalmente ao marido. Portanto o confessar e para o padre conhecer quem entra na igreja. Mas muitos sao hipocritas. So dizem ao padre o que querem, e assim eles andam enganaditos, conheco alguns.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 02:01

Carlos:

Se um médico te recebe mal, tu não deixas de ir ao médico, vais a outro. Acho que deve haver alguma prudência e não confundir a excepção com a regra para tirar ilações a nosso bel-prazer. Esse caso que contas é preocupante, mas isso não é razão suficiente para "anular" o valor da confissão. No fundo, talvez muitas pessoas gostem mesmo de andar enganadas noutros âmbitos e isso vê-se também na escolha dos argumentos...

Alef

Re: Confessar!!!
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 02:41

Meus senhores:

Um hipocrita, na igreja que eu frequentava, anda sempre a volta dos padres. Anda a beira deles para os conhecer e depois fala mal de todos. Na frente dos padres tem uma cara, por tras tem outra.
Diz, aquele e paneleiro, sao as palavras que ele usa. O outro anda esfriado por mulheres.
Abandonei aquilo e meti-me em casa. Pessoas que andam nas igrejas, pecam mais, do que os que ficam em casa, acredita-me.
Agora sou um catolico, pouco praticante. Para andar a ouvir falar mal de uns e de outros...fico na casa.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 08:30

"A confissão não é para o padre fazer perguntas"
Erro crasso. aconselho pe ppl a ler o Vademecum para confessores, ilustre documento da Santa Sé onde se indicam as perguntas que se devem fazer aos inquiridos... um verdadeiro manula de inquisidores..
Esse decomento é recente e é particularmente interessante no que respeita ás questões sobre a moral sexual e uso de contracepção...

Tenho conhecimentode um caso muito concreto de assédio sexual durante a confissão.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 14:29

Ana "taliban":

Li esse documento e mantenho o que afirmo. Dizeres que esse documento é um verdadeiro manual de inquisidores é uma aberração. Alguém menos intencionado diria que assim desvalorizas a Inquisição ;-)

As perguntas não fazem parte da essência do sacramento (por isso disse que "a confissão não é para o padre fazer perguntas".

Quanto ao caso de assédio sexual que dizes conhecer, isso significa um mau uso da confissão por parte do padre (um pecado muito grave, segundo o Direito Canónico), mas isso não retira validade ao sacramento. De novo, não podemos julgar o todo pela parte. Ainda há dias alguém no «Público» falava dos inúmeros casos de médicos e enfermeiros que mantém relações sexuais com os seus pacientes, nos próprios hospitais. Será isso razão para acabarmos com os hospitais? Tu, que conheces os meios, poderás dizer de tua justiça. Ilegalidades e crimes acontecem, infelizmente, em todos os âmbitos da sociedade, mas não podemos confundir tudo.

Alef

A Confissão passou a ser uma tradição!!!
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 17 de January de 2006 18:29

Uma pesquisa:

No chamado A.T.

Confisão do copeiro.
Confissão Lev.4.
Confissão Lev.5.

etc.

=============================

João:

João confessou a verdade e não a negou.

Mais (Marcos 1,4-7)

Confissão no Baptismo de João.

===

Jesus:

Jesus perdoou os pecados a muita gente, mas será que ele confessou alguém?!

Perdoou os pecados a um paralítico.

Jesus derramou o sangue da Aliança para o perdão dos pecados.

Mais (Marcos 2,5-10)

Cuidado com o pecado imperdoável !

Jesus é pródigo em perdoar.

....digo-te que lhe são perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas àquele a quem pouco se perdoa pouco ama

Devemos perdoar.

....que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém.

.....morrereis nos vossos pecados.


===

Apóstolos:

Confessai, pois, os pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem muito poder.

Pecados que levam à morte ....

Àquele que nos ama e nos purificou dos nossos pecados com o seu sangue,

A Babilónia figurativa embriagou TODAS as nações com o vinho da sua luxúria.

Os pecados da Babilónia figurativa.

===
Há algo em comum entre a diversas fases porque passou a confissão.

Omiti o significado actual. Façam a comparação com o significado escriturístico !

O que há de mais importante nisto tudo !

Onde está a BOA NOVA ! Para quem ?! Pensem nisto !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Confessar!!!
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 25 de January de 2006 22:53

Carlos Escreveu:
-------------------------------------------------------
Vamos confiar no padre?

Eu pergunto mais: e se o padre for contar tudo na Internet?

Penso que todos conhecerão o blog do qual falo, cujo autor é também participante neste fórum. Sempre aprendi que aquilo que confesso é entre mim e Deus. O padre é um intermediário que tem obrigação de não revelar nada.

Acho que não gostaria nada se, após me confessar, fosse descobrir a minha confissão na internet, ainda que escondida pelo anonimato. Não sei o que fazia e espero não vir a descobrir.

Confessar!!!
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de January de 2006 13:16

Não ter medo de «padre» .... está muito cansado para contar tudo na «internet» ...
Ele está muito esquecido, muito esquecido... já não se lembra de nada ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A Confissão passou a ser uma tradição!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de March de 2006 20:07

Ritual Romano da CELEBRAÇÃO DA PENITÊNCIA Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não praticamos a Verdade. Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, purifica-nos de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça. Se dissermos que nunca pecamos, afirmamos, que Deus é mentiroso, e a Sua palavra não está em nós. 1 Jo 1,6-10


Vou aproximar-me da Reconciliação para renovar a amizade com Deus e ser mais santo? Procurei pôr em prática o propósito de emenda da última confissão?
Exame de consciência à luz do Evangelho de Mateus 5, 3-10

BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO,
PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS!
Ando preocupado com riquezas? Uso os meios justos para possuir o que tenho? Sou justo no meu trabalho ou no meu emprego? Tenho sido fiel aos meus compromissos e contratos? Dou mais importância ao dinheiro, ao prazer, à beleza, ao desporto, aos artistas, aos animais de estimação do que a Deus? Leio e medito a Palavra de Deus com frequência? Honro o meu Baptismo? Digo blasfémias contra as coisas santas e falo delas sem respeito? Falto ao respeito para com o nome de Jesus, da Santíssima Virgem Maria e dos Santos?
BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM,
PORQUE SERÃO CONSOLADOS!
Suporto com paciência as minhas aflições? Preocupo-me com os irmãos que sofrem? Tenho ódio aos outros? Alguma vez deixei de defender a inocência dos outros?
BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES,
PORQUE POSSUIRÃO A TERRA!
Sou violento com alguém? Ando em discórdia com alguém? Faço a oração da manhã e a oração da noite? Convido os meus familiares a rezar comigo? Rezo alguma parte da Liturgia das Horas? Visito, com frequência, Jesus presente no sacrário da minha igreja? Ofereço a Deus os meus trabalhos, alegrias e dores? A recitação do terço do Rosário faz parte da minha oração a Deus, por Maria? Quando me levanto e quando me deito faço sobre mim o sinal da Cruz?
BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA,
PORQUE SERÃO SACIADOS!
Tenho sede de Deus? Esforço-me por ser santo? Sou justo nas minhas responsabilidades? Sou supersticioso? Recorro à adivinhação, à magia e à feitiçaria? Santifico o Domingo, dia da ressurreição de Jesus? Comungo o Corpo de Cristo com frequência? Faltei alguma vez à Eucaristia Dominical sem ser por doença ou por outro motivo sério? Impeço alguém de guardar o dia do Senhor? Celebro o sacramento da Reconciliação com frequência? Se possível todos os meses? Faço penitência nos dias propostos pela Igreja? Que tenho feito para aumentar a minha formação cristã?
BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS,
PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA!
Tenho vontade de perdoar aos irmãos? Amo o próximo como Jesus nos amou? Mostro-me agradecido para com os meus pais? Cumpro o meu papel na vida da comunidade política, pagando os impostos e exercendo o direito de voto? Considero como meu próximo todo o ser humano? Atentei contra a vida dos outros, contra a sua integridade física, fama, honra ou bens? Considero a contracepção, a esterilização, o aborto e a eutanásia como atentados à vida? Abortei alguma vez? Aconselhei ou ajudei alguém a abortar?
BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO,
PORQUE VERÃO A DEUS!
Sou escravo da concupiscência e dos desejos dos sentidos? Destruí o bom nome e a reputação de alguém? Tive maus pensamentos? Sou puro no meu olhar? Com a minha falta de decência tenho levado os outros a pecar? Guardei o meu corpo na pureza e na castidade? Pratiquei a masturbação? Cometi adultério? Disse palavras feias? Tenho feito leituras, assistido a espectáculos e participado em divertimentos feios? Observei a lei moral no uso do matrimónio? Digo sempre a verdade?
BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ,
PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS!
Procuro a paz na minha família, na minha escola, no meu trabalho, entre os meus amigos e na sociedade? Cobicei alguma coisa? Tenho inveja de alguém? Sou vingativo? Roubei alguma coisa? Restituí o que roubei? Estraguei voluntariamente alguma coisa a alguém? Restituí bens emprestados ou objectos perdidos? Desprezo os pobres, os fracos e os idosos? Estimo os animais e trato-os com delicadeza?
BEM-AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO POR AMOR DA JUSTIÇA,
PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS!
Pratico a injustiça? Cometo discriminações, opressões e perseguições contra alguém? Já alguma vez tive medo ou vergonha de me apresentar como cristão? Dou bom exemplo? Desanimo com facilidade? Recorro a Deus nas tentações?
Reconheço os meus pecados e rezo: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Vou junto do Presbítero, faço o sinal da cruz dizendo:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
O Presbítero diz-me: O Senhor esteja no teu coração, para que confesses os teus pecados com espírito arrependido.

Mt 6, 14-15
"De facto, se perdoarem aos outros as suas ofensas, o Pai celestial também vos perdoará. Mas, se não perdoarem aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará".


Tomo consciência de que o Presbítero está no lugar de Jesus. Começo por lhe dizer há quanto tempo me confessei. Abro-lhe o meu coração dizendo todos os meus pecados. O Presbítero dar-me-á alguns conselhos. Tomo sentido na penitência proposta.

Em seguida manisfesto a minha contrição: Meu Deus, porque sois infinitamente bom eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio de vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Á men.
O Presbítero perdoa-me em nome de Jesus:
DEUS, PAI DE MISERICÓRDIA, QUE, PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DE SEU FILHO, RECONCILIOU O MUNDO CONSIGO E ENVIOU O ESPÍRITO SANTO PARA REMISSÃO DOS PECADOS, TE CONCEDA, PELO MINISTÉRIO DA IGREJA, O PERDÃO E A PAZ.
E EU TE ABSOLVO DOS TEUS PECADOS
EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.

Eu respondo: ÁMEN

O Presbítero despede-me dizendo:
Vai em paz, e anuncia no mundo as maravilhas de Deus, que te salvou.
Agradeço a Jesus e ao Presbítero a alegria do Perdão de Deus.
Vou fazer o que o Presbítero me propôs.









Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.