Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6
Re: Comunhão na mão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 16:58

O mistério da Eucaristia é um mistério de fé que nos deve unir, é um Agape que deve abranger toda a comunidade, para glória do Pai e para o bem da Igreja.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 23 de September de 2006 14:00

Eu não vejo desunião. Todos (católicos) acreditamos que Jesus está mesmo presente. Só divergimos (e acho que isso não se torna desunião) quanto ao meio de O tomar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: (IP registado)
Data: 23 de September de 2006 15:55

De acordo.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 06:01

O que é a Eucaristia?

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia?

Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?

É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para connosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.

O que significa transubstanciação?

Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.

O que se requer para receber a santa comunhão?

Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo.

"Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre'


" (Santo Inácio de Antioquia)

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 21:54

Olá Tilleul,

Não tinha reparado nisto que disseste.
Citação:
Depois que eu saiba havia pescadores, cobradores de impostos e não sei que mais nos seus discipulos. Que eu me lembro nenhum deles era sacerdote. E mais eles não percebiam o que estavam a fazer e só depois da Ressureição e do Pentecostes conseguiram ter entendimento da dimensão daquele gesto.
Por último a mim já me foi negada a comunhão na mão. Em todas as missas é me negado o Sangue de Cristo. Como explicas isto?


Eu penso que não estou enganado. Pois Cristo na última ceia, pediu-lhes que fizessem aquilo que é o que se faz na missa actualmente(com algumas modificações claro). Deixo aqui o site em que me baseio.

SITE

Só um exemplo do que está lá escrito. Estarei errado?

Citação:
e ordenou a seus apóstolos que a celebrassem até a sua volta, "constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento

Citação:
Por último a mim já me foi negada a comunhão na mão. Em todas as missas é me negado o Sangue de Cristo. Como explicas isto?

Como deves saber em grande aglomerado, não é viável dar-se o Sangue de Cristo a todos. Mas não sei bem a que te referes. Se a beberes pelo cálice, ou se molhar-se a Hóstia no cálice. No caso de ser a molhar a Hóstia no cálice, todos teriam de comungar na boca. O que não iria agradar a muita gente. No caso de ser beber do cálice, isso é muito complicado fazer-se numa assembleia grande.


Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 03/10/2006 22:03 por s7v7n.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 22:01

E mais uma vez, complicado e pouco higiénico. No entanto, acho que o padre deve partilhar o cálice, como gesto simbólico, nem que seja com uma só pessoa (um acólito, um con-celebrante, etc).

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 22:03

Olá Diogo, ainda não tens mais informações no teu blog sobre o Papa Pio XII pois não? Estou a ler um livro chamado "Onde está o teu Deus" Histórias de conversões de grandes ateus que se renderam ao chamamento de Deus. E uma das coisa que lá fala são testemunhos de judeus que agradecem a Pio XII de os ter salvo e de ter batalhado muito por eles. Diz o livro que salvou ele cerca de 800 mil judeus.

É só para desmentirmos essas mentiras que certas pessoas gostam de inventar só para dizer mal da Igreja.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 01:36

s77n,
Por acaso recebi uma notícia da Zenit que interessa... vou postar aqui:

Citação:
Pio XII salvou muitas vidas de judeus, constata a investigação histórica de um rabino
«O mito do Papa de Hitler: como Pio XII salvou os judeus dos nazistas»

BUENOS AIRES, terça-feira, 29 de agosto de 2006 (ZENIT.org).- Um novo livro, publicado nos Estados Unidos por um rabino, coloca dados históricos significativos sobre a relação do Papa Pio XII com o povo judeu em plena segunda guerra mundial.

Convocados pela «Fundação Internacional Raoul Wallenberg» e as organizações não-governamentais inclusive em sua rede «Casa Argentina em Jerusalém» «Interfe Internacional», «Instituto Internacional Angelo Roncalli» e o «Instituto Internacional Souza Dantas», diretivos de diferentes confissões se reuniram para analisar este enfoque apresentado por David G. Dalin em seu livro «O mito do Papa de Hitler: como Pio XII salvou os judeus dos nazistas» («The Myth of Hitler’s Pope: How Pius XII rescued Jews from the Nazis»).

O fundador destes centros interconfessionais, Baruj Tenembaum, fez uma análise do que significa a aparição de um livro que analisa temas tão polêmicos e sua perspectiva autenticamente judaica.

Tenembaum é formado pelo Majon Lelimude, Hayahadut, professor de Bíblia e hebreu em diferentes casas de estudo e mestre de rabinos, intelectuais, sacerdotes, pelo que sua opinião constitui o ponto de referência. Foi um dos pioneiros do movimento interconfessional, pelo que foi distinguido e condecorado pelo Papa Paulo VI e por vários governos.

O autor do livro é David G. Dalin, historiador, professor em Ave Maria University, ordenado rabino, que dedicou longos anos à investigação do tema.

Para explicar o contexto, Tenembaum recordou que a obra teatral «O Vigário» escrita em 1963 por Ralf Hoch Hunt, colocou as bases de uma particular visão de Eugênio Pacelli, que em 1939 foi eleito Papa com o nome de Pio XII. Logo, em 1999, o católico John Cornwell publicou «O Papa de Hitler («Hitler’s Pope») e Daniel Goldhagen, em 2002, apresentou seu livro «A Moral Reckoning», ambos com enfoques críticos sobre o papel desempenhado pelo Papa.

Dalin em sua obra trata de demonstrar que Pio XII salvou muitas vidas judaicas durante o Holocausto.

Ainda que pessoas como R.P. José Tiso, o líder esloveno que segundo fontes históricas pediu aos alemães que deportassem os judeus à Polônia (ocupada pela Alemanha) e terminando em campos de concentração, era um sacerdote católico, muitos outros sacerdotes, monjas e padres salvaram judeus, especialmente na Polônia, França e Itália.

Dalin cita o agradecimento de Golda Meir, a ministra de Relações Exteriores de Israel, a Pio XII, que enviou uma mensagem ao Vaticano por ocasião da morte do Papa, «Lamentamos, perdemos um servidor da paz. A voz do Papa durante o Nazismo foi clara e em defesa das vítimas».

O trágico capítulo da deportação dos judeus de Roma a Auschwitz em 1943 é analisado e documentado por Dalin, que oferece uma análise exaustiva com menções de fontes diversas, inclusive a princesa ítalo-católica Enza Aragona Cortes.

O Papa instruiu seu Secretário de Estado, o cardeal Luigi Maglione, que protestou ao embaixador alemão ante o Vaticano, Ernst von Weizsacker. O cardeal pediu: «Tentem salvar os inocentes que sofrem por pertencer a uma raça determinada».

Ante o pedido do cardeal Maglione, o embaixador alemão deu ordens de interromper a deportação; e o Papa instruiu abrir o Vaticano para esconder os judeus de Roma, que se refugiaram em conventos e mosteiros do Vaticano, segundo estas fontes.

Graças ao trabalho do Papa, Roma contou com a maior porcentagem de judeus que sobreviveram nas cidades ocupadas pelos Nazistas.

Dos 5.715 judeus de Roma, registrados pela Alemanha para ser deportados, 4.715 foram acomodados em 150 instituições católicas, e deles, 477 em santuários do Vaticano. O embaixador britânico ante o Vaticano ratifica este fato.

O Papa teve uma atitude similar na Hungria através de seu representante, o núncio apostólico Dom Angelo Rotta, que teve um papel decisivo na hora de salvar a vida de 5.000 judeus.

Uma lista de fatos históricos mencionados por Dalin, inclui Bulgária, e em particular a atitude do arcebispo Angelo Roncalli (futuro João XXIII), assim como de outros personagens católicos que salvaram judeus e asseguraram que o fizeram por ordem do Papa. Documenta fatos curiosos, como a nomeação de especialistas no Vaticano a judeus despedidos por Benito Mussolini.

Tenembaum declara que não assume papel algum nesta discussão, mas «convoca a todos, a buscar e anunciar a verdade. Nada de preconceitos! Só a verdade! Não aferrar-se a preconceitos, não difundir calúnias! Sigamos o caminho da reconciliação com as mentes abertas!».

«A reiteração retórica não certifica acertos nem garante verdades; nós, os judeus, desejamos recordar e defender a verdade. Toda a verdade e nada mais que a verdade», concluiu.
ZP06082901

fonte: www.zenit.org


Já agora, fiquei curioso em relação a esse livro. Podes-me dizer o título?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de October de 2006 00:54

Olá Diogo,

Obrigado pela informação.

O livro que ando a ler chama-se "Onde está o teu Deus". Hoje comprei outro volume que chama-se "Estrelas que brilham nas trevas" São muito interessantes. Pelo menos eu gosto. Gosto de ver a maneira de como Deus chega aos corações mais duros, e os transforma em "bolo de chocolate com cereja no topo" :P

Abraço!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 06/10/2006 00:55 por s7v7n.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de October de 2006 14:12

Essa do bolo de chocolate está boa.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de October de 2006 00:47

Não te esqueças da cereja no topo. É muito importante :P

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de October de 2006 16:52

Pois...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: tomas.cb (IP registado)
Data: 24 de December de 2009 17:11

O padre em qualquer eucaristia faz lava-maos apos o acolito colocar no altar a agua e o vinho, o calice e as patenas

Ir para a página: Anterior123456
Página actual: 6 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.