Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 04 de September de 2006 19:42

Pois... realmente "instituiu-se" que só o sacerdote comungava sob as duas espécies. MAs há missas em que deixam as pessoas molhar a hóstia no Cálice.
Eu, como muitos de vós, preferia comungar sempre sob as duas espécias... mas em grandes missas torna-se muito complicado.
De resto, continuarei a comungar na mão, até que o catecismo mude e passe a dizer que esse acto é proibído.

Expresso as minhas condolências a ambos. Só a certeza de que essas almas encontrarão bom porto vos poderá consolar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de September de 2006 20:18

Obrigado pelas condolências.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de September de 2006 15:29

Olá Diogo,

Obrigado pelas condolências.
Citação:
MAs há missas em que deixam as pessoas molhar a hóstia no Cálice.

Pois é verdade sim. Mas apesar das recomendações do Vaticano em dizer que esses procedimentos são proibidos e classifica-os como sendo graves, as pessoas continuam a fazer.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de September de 2006 17:18

Então mas é proibído comungar sob as duas espécies?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 de September de 2006 17:46

O que não se permite é que os fieis tomem a Hóstia por si mesmos e se sirvam como num self-service. Eu já tomei a comunhão sob as 2 espécies. Acho que faz todo o sentido quando não há muita gente. Isso deve-se fazer sempre. Agora, a comunhão deve ser dada pelas pessoas encarregues. E não os fieis a servirem-se.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de September de 2006 18:56

Comunguei somente duas vezes sob as duas espécies. Uma na minha primeira comunhão, em que bebi do cálice com o padre e outra quando estavam duas pessoas a distribuir a comunhão: uma molhava a hóstia e outra segurava o cálice. A que molhava a hóstia entregava-a NA BOCA. Mas foram as únicas vezes.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Comunhão na mão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 08:43

Caro S7v7n,

Eu estive 2 anos, a comungar todos os dias em duas especies. No primeiro ano sem participar na Eucaristia comungava o Corpo e Sangue de Cristo que tinha sido anteriormente transubstanciado.

Num segundo ano participava diariamente na missa Catolica, o Corpo era-me dado na mao que depois embebia no Sangue num calice que um ministro de comunhao me apresentava.

E isto acontece TODOS os dias, com a presenca de Bispos e Cardeais.

Em comunhao

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 10:07

Olá Tileu,

Citação:
Eu estive 2 anos, a comungar todos os dias em duas especies. No primeiro ano sem participar na Eucaristia comungava o Corpo e Sangue de Cristo que tinha sido anteriormente transubstanciado.

Desculpa não percebi. Não ias à missa e comungavas?

Citação:
E isto acontece TODOS os dias, com a presenca de Bispos e Cardeais.

Acredito. Só me mostras como é verdade que se desrespeita aquilo que o Vaticano nos pede. O que é pena. Nós não somos protestantes. Somos Católicos. Não é cada um a fazer o que quer. Para alguma coisa temos um chefe.
Não sei porque é que tanta gente aplaude o Papa se depois por trás, borrifa-se para as suas indicações.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 16:39

Citação:
Nós não somos protestantes. Somos Católicos. Não é cada um a fazer o que quer. Para alguma coisa temos um chefe.

Donde é que tirou a ideia que nas Igrejas protestantes cada um faz o que quer e que não têm um chefe? Já visitou alguma por acaso?

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 16:55

Ai têm um chefe como os Católicos? Não sabia. O que se mais vê por aí são igrejas protestantes, com interpretações que vão divergindo entre si. É mentira? Vocês são todos unidos na palavra que defendem?
Nunca visitei nenhuma igreja protestante.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 20:17

S7v7n,

Ja ouviste falar de Taize?

Em comunhao

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 20:27

Olá Tilleul,

Sim já ouvi falar. Mas nunca tive a oportunidade de ir a um encontro ou mesmo àquelas viagens que se fazem.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 00:43

Citação:
Ai têm um chefe como os Católicos? Não sabia.

O nosso chefe não é propriamente como o dos Católicos porque quer no céu quer na terra o nome dele é Jesus Cristo.

Citação:
O que se mais vê por aí são igrejas protestantes, com interpretações que vão divergindo entre si. É mentira?

Que há divergâncias entre igrejas protestantes é uma realidade mas essas divergências não são em questões fundamentais que impeçam uma verdadeira comunhão. Não pense que só há duas opções: O magistério romano ou o caos doutrinal porque se engana redondamente.

Citação:
Vocês são todos unidos na palavra que defendem?

Se estiver mais atento verá que estamos unidos em muitas coisas inclusive contra as investidas de católicos com afã proselitista como você.

Citação:
Nunca visitei nenhuma igreja protestante.

Quer dizer, diz que nas Igrejas protestantes cada um faz o que quer e depois diz que nunca visitou nenhuma, ou seja, fala daquilo que não sabe nem conhece. Cada vez tenho mais a sensação de que você vive no mundo mitológico dos apologetas católicos.

Epafras

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 01:04

Citação:
O nosso chefe não é propriamente como o dos Católicos porque quer no céu quer na terra o nome dele é Jesus Cristo.
Quando se quer distorcer as coisas dizem-se coisas deste tipo. O habitual no protestantismo.

Citação:
Que há divergâncias entre igrejas protestantes é uma realidade mas essas divergências não são em questões fundamentais que impeçam uma verdadeira comunhão. Não pense que só há duas opções: O magistério romano ou o caos doutrinal porque se engana redondamente.
Se o Catolicismo fosse como o protestantismo, já não haveriam dogmas há muito tempo, já não haveriam uma série de coisas, por cada igreja que se formasse, iria pensar cada uma à sua maneira. Ora, é nisso que encontramos a unidade da Igreja. Vocês são bons numa coisa. É a difamar e a inventar mentiras contra os católicos. Nisso têm 20 valores no curso.

Citação:
Se estiver mais atento verá que estamos unidos em muitas coisas inclusive contra as investidas de católicos com afã proselitista como você.
E estas suas palavras provam isso mesmo. Unidos contra o catolicismo.

Citação:
Quer dizer, diz que nas Igrejas protestantes cada um faz o que quer e depois diz que nunca visitou nenhuma, ou seja, fala daquilo que não sabe nem conhece. Cada vez tenho mais a sensação de que você vive no mundo mitológico dos apologetas católicos.
Não é preciso visitar igrejas protestantes para saber como é que vocês funcionam. Basta olhar para os seus post´s e ver a vossa maneira de pensar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 08/09/2006 01:05 por s7v7n.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 07:41

S7v7n,

So algumas notas soltas:

A inventar mentiras nos catolicos tambem o fazemos muito bem, quer sobre os protestantes quer sobre os ortodoxos.

Ja aqui varias vezes expliquei a diferenca entre o protestantismo tradicional e as seitas de inpiração protestante. São coisas totalmente distintas e que não devem ser confundidas.

Em Taize tive a oportunidade de falar com vaerios Pastores Luteranos e Calvinistas e ate com um Bispo Anglicano bastante conhecido e posso te dizer que há maus e bons.

O importante é estar aberto ao dialogo. Posso por exemplo partilhar contigo que estive num servico luterano e nao me senti bem porque faltava a consagracão. Mas por exemplo estive várias vezes em missas Ortodoxas e são de uma profundidade que rasga a alma.

Agora é preciso esclarecer que também existe hierarquia nas Igrejas protestantes tradicionais. Nas seitas não sei muito bem mas acho que também deve existir como em qualquer organização.

Realmente gostava conhecer a Igreja a que pertence o Epafras mas a Igreja Católica é bastante proselitista. Que se vejam os exemplos da Rússia ou na Índia onde muitas vezes há autenticas competições por convertidos.

Que se saiba também que as excomungações nas seitas são muito mais frequentes que nas Igrejas Católica, Luterana, Calvinista, Anglicana e Ortodoxa. Dai advem tambem o facto de existir um miriade interminavel de igrejas de qualquer coisa que na verdade não são mais que caprichos.

Se tiveres dúvidas, os artigos da wikipedia são bastante completos e claros.

Quanto ao tópico em si, a comunhão na boca ou na mão... que estejas em paz contigo e com os teus irmãos e que acredites que ali verdadeiramente está o Corpo e Sangue de Cristo Sacramentado é o mais importante.

Em comunhão

Em comunhão

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 10:48

Olá Tilleul,

Fanáticos há em toda a parte. E claro que há pessoas boas e pessoas más em todas as religiões. Eu tenho um amigo protestante e não é nada do que se vê aqui no fórum com o Epafras. Não se põe a insultar a chamar os outros de idolatras sem problemas em ofender os outros. Também tenho amigos católicos que hoje em dia não os vejo bem como amigo porque o fanatismo é tal, que se desvia da doutrina de Deus com uma velocidade imensa. E claro, a sua maneira de agir ofende os outros. E penso que o seu site está nesta thread.
As minhas bocas foram para esse tipo de pessoas. E já tive a oportunidade de falar com uns quantos e tenho pena que a experiência não tenha sido boa. Pois a maior parte está apenas interessada em combater o catolicismo. E com coisas dessas não pode haver diálogo. Sem respeito mútuo nada feito.

Penso que este tópico não servirá para estas conversas.

Sobre a comunhão na mão, já expus todos os meus argumentos mais atrás, penso que não terei muito mais a dizer. Queria deixar uma nota que penso que não referi, pelo que vejo na minha paróquia e em outras, eu nunca vi ensinarem a comungar das duas maneiras, de modo a que a pessoa possa escolher. É sempre de uma maneira, que é na mão. E isso está mal. É só.

Obrigado pelos esclarecimentos.
Um dia irei a Taizé.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 12:43

Eu compreendo o que dizes... aqui na Polonia so posso comungarna boca.

Em comunhao

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 14:11

De facto, penso que se devia respeitar aquilo que a Igreja determina. E pelo que vejo muitas vezes o pessoal faz aquilo que lhe é mais agradável e nem pensa nos outros. Se a Igreja o permite, então pode-se fazer. Que se ensinem das duas maneiras. E a pessoa que tenha esse poder de decisão.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 16:44

De facto, a mim ensinaram-me das duas maneiras na catequese. E eu optei pela mão, por causa da higiene. Não houve mais nenhum factor condicionante.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 17:43

Fico contente que tenhas tido oportunidade de escolha.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.