Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: Comunhão na mão
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 24 de January de 2006 20:57

Eu não tenho o hábito de responder a este tipo de mensagens, mas não compreendo onde está a confusão. Comunhão significa, de facto, estar em comum. Se alguém se lembrou de chamar isso ao sacramento, qual é o problema? Na Bíblia não há nenhum termo que se atribua a isso, porque não comunhão?

Para mim até me faz um certo sentido. Recebo o corpo de Cristo no meu próprio corpo. Isso não é comunhão no sentido habitual do termo?

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de January de 2006 21:28

Olá Luís,

em relação à comunhão na mão, 1º, como deves perceber, as mãos mexem em tudo. bolsos, poeiras, etc. A boca como é obvio não anda a roçar em nenhuma dessas coisas. É normal que esteja mais limpa que o resto. Quem é que costuma andar de boca suja e não a vai limpar logo? Mas a questão também não passa só por aí. Eu acho que o meu estado de graça não me permite tocar(pegar, mexer) no corpo de Cristo. Mas sim recebê-lo. Porque é que as pessoas querem tanto tocar-lhe? Parece que aquela questão do sagrado se vai perdendo aos poucos e pouco. Lentamente. Também não percebo porque é que as pessoas não fazem uma reverência quando comungam. Afinal de contas não estamos a pedir uma simples esmola mas sim a comungar do Corpo de Deus. Não é um qualquer. Eu costumo ajoelhar-me. Acho que é um acto de humildade perante o nosso Deus. "Engraçado" que no outro dia eu fiz isso, e outra pessoa também fez, e o padre com ar de gozo "não é preciso fazerem isso..." Até parece que é mal ajoelhar. Percebes o que eu digo? Não levo a mal quem comungue na mão. Até porque as pessoas têm medo de doenças e outras coisas. Mas esta é a minha maneira de ver as coisas.

Em relação ao outro aspecto que te referi, penso que não percebeste bem. O que eu referi foi que há muitos padres que mandam os fieis pegar a hóstia da patena eles mesmos e depois molhar no cálice. Ou seja, o padre ali não tem qualquer utilidade. Muitas vezes fica sentado.
Ora, isso é explicitamente proibido pela Igreja Católica. E apesar de essas pessoas conhecerem a lei que a Igreja decreta, estão-se nas tintas e fazem como eles querem. Isso não tem nada de Católico.
O livro em questão é "Sacramento da Redenção"

Na página 50 no ponto 94 diz o seguinte:" Não se permite aos fieis que tomem por si mesmose, muito menos, a passem de mão em mão a sagrada hóstia ou o sagrado cálice."

Na página 54 no ponto 104 diz o seguinte: "Não se permita que o comungante meta pessoalmente hóstia no cálice nem a receba na mão a hóstia intinta."

Na página 92 diz assim:" Esta instrução, redigida, por disposição do Sumo pontífice João Paulo II, pela congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de acordo com a Congregação para a Doutrina da Fé, foi aprovada pelo próprio Pontífice no dia 19 de Março de 2004, na solenidade de São José, o qual dispôs a sua publicação e a imediata observância por todos aqueles a quem compete."

Outro abuso considerado pela Igreja e que vem referido no livro e que tenho verificado acontecer muitas vezes, é os padres não usarem a casula, argumentando que têm calor e só a usam quando fica mais frio. Outros nunca a usam mesmo. Ora, isso é apenas permitido, para quem sofre de doenças do género. Isso é considerado pela Igreja, um abuso! Mas pratica-se muito por aí.

Um abraço

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de January de 2006 22:16

Caro S7v7n,

Compreendo o que dizes e não vejo mal nenhum em que sintas vontade em te ajoelhar antes de comungares. Pessoalmente, não sinto da mesma forma. Vou-te dar um exemplo: se hoje fosse possível estarmos pessoalmente com Jesus Cristo, provavelmente o mais correcto fosse nos ajoelharmos junto a Ele, mas, não é isso que sinto no meu íntimo. Se eu pudesse estar junto d'ele, fisicamente, a minha vontade seria dar-lhe um grande abraço, como que de um irmão ou de um grande amigo se tratasse, porque é isso que Ele é: irmão e amigo. É assim que sinto a minha relação com Deus - um grande amigo. Bem sei que é mais do que isso, mas é esta amizade que vivo com Deus me faz sentir assim. E, sinceramente, não sinto que seja falta de humildade da minha parte.

Quanto à higiene das mãos, foi a primeira ressalva que fiz: as mãos devem estar bem lavadas e limpas para segurar o Corpo de Cristo. E, quando assim é, não se coloca a questão de estar mais ou menos que a boca. Tento ir à missa directo a partir de casa (sem passar por outro lado) e lavo sempre bem as mãos antes de sair de casa. Se por algum motivo tiver que as sujar, ou as lavo na Igreja antes da missa começar, ou então comungaria na boca.

S7v7n, eu sei que só Deus é Santíssimo e nós não passamos de míseros pecadores nunca dignos d'Ele. Deus sabe isso, mas não quis ficar longe lá no alto, longe dos pecadores. Ele encarnou e veio habitar connosco. E não só veio viver no meio de nós como esteve junto dos leprosos, dos cobradores de impostos e das prostitutas... poderia muito bem ter ficado junto da alta sociedade e dos mais bem comportadinhos. Deus fez-se Homem para viver como nós e no meio de nós, embora sem pecado. Se ele quisesse tanta reverência e cerimónia, alguma vez teria partido o pão e partilhado-o com aquele que o ia trair? Alguma vez teria confiado a Sua Igreja aquele que o negaria três vezes? Mesmo que a reverência fosse importante, por ventura seria suficiente e digno o simples ajoelhar? É que mesmo que me deitasse e no chão rastejasse, não seria digno do Corpo de Cristo. Deus sabe (sabia) isso tudo, mas mesmo assim, vive junto de nós.

Por tudo isto, e, repito, respeito aquilo que dizes, não me parece que Deus se importe que comunguemos na mão.

Um abraço,
Luís


Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de January de 2006 23:11

Olha, não quero que interpretes mal a parte da humildade. Acho que cada um tem a sua maneira de adorar a Deus. Como te disse, é apenas a minha maneira de adorar a Deus. ;)

E quanto ao resto que referi o que achas?

Abraço

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 23:04

Já passou tanto tempo e ainda ninguém foi capaz de responder a isto que escrevi. Será que fazem todos isto? Gostava que se manifestassem porque situações destas são muito desagradáveis quando acontecem.
Estou certo, ou estou errado?

Citação:
Em relação ao outro aspecto que te referi, penso que não percebeste bem. O que eu referi foi que há muitos padres que mandam os fieis pegar a hóstia da patena eles mesmos e depois molhar no cálice. Ou seja, o padre ali não tem qualquer utilidade. Muitas vezes fica sentado.
Ora, isso é explicitamente proibido pela Igreja Católica. E apesar de essas pessoas conhecerem a lei que a Igreja decreta, estão-se nas tintas e fazem como eles querem. Isso não tem nada de Católico.
O livro em questão é "Sacramento da Redenção"

Na página 50 no ponto 94 diz o seguinte:" Não se permite aos fieis que tomem por si mesmose, muito menos, a passem de mão em mão a sagrada hóstia ou o sagrado cálice."

Na página 54 no ponto 104 diz o seguinte: "Não se permita que o comungante meta pessoalmente hóstia no cálice nem a receba na mão a hóstia intinta."

Na página 92 diz assim:" Esta instrução, redigida, por disposição do Sumo pontífice João Paulo II, pela congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de acordo com a Congregação para a Doutrina da Fé, foi aprovada pelo próprio Pontífice no dia 19 de Março de 2004, na solenidade de São José, o qual dispôs a sua publicação e a imediata observância por todos aqueles a quem compete."

Outro abuso considerado pela Igreja e que vem referido no livro e que tenho verificado acontecer muitas vezes, é os padres não usarem a casula, argumentando que têm calor e só a usam quando fica mais frio. Outros nunca a usam mesmo. Ora, isso é apenas permitido, para quem sofre de doenças do género. Isso é considerado pela Igreja, um abuso! Mas pratica-se muito por aí.

Fiquem bem

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Cee Jay (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 16:24

De tudo isto o que me parece mais importante e mais relevante é que alguém, no caso um presbítero, tenha negado a comunhão por uma questão completamente marginal.
Uma coisa que sempre me impressionou na comunhão é que Cristo não se nega a ninguém: pomo-nos numa fila, ninguém sabe quem somos, e Ele, livremente, entra na nossa vida - sem mais.
É um peso com que eu não gostaria de viver: negar Jesus a alguém.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 14:22

A minha opinião é que Jesus na noite em que foi entregue não tinha em mente que a celebração da sua morte tomasse o rumo que tomou.
Na minha opinião seria muito mais significativo e de acordo com a vontade de Jesus fazerem uma ceia em ambiente famíliar, como ele fez com os seus discípulos, para comemorarem a sua morte, como é a sua vontade expressa:
«Fazei ISTO em minha Memória
... não numa fila, numa bicha, ... mas num convívio familiar, próprio de uma ceia comemorativa.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 00:19

Olá Manuel Pires.
Então conta lá, gostavas de fazer uma celebração eucarística em casa? "mas num convívio familiar" Explica lá quem é que ia consagrar os dons? Tinha que ir um padre a cada casa?

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 18:32

Como é que se fazia no tempo dos Apóstolos?!
Lê a Bíblia. Podes tirar uma conclusão nas entre-linhas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 09:22

Achas que no tempo dos apóstolos, as celebrações eram feitas por uma pessoa qualquer? Encontras isso na bíblia? Qualquer um presidia à missa?

Continuo à espera de alguém que me diga do que acha do que eu escrevi mais acima sobre a comunhão em self service. Coisa que se faz em Portugal em muitos lados e que é proibido pelo Vaticano.

Vim a saber no outro dia que há uma igreja em Coimbra que tinha este aviso+/- assim na porta de entrada. "Aqui não se dá comunhão na boca". Pois houve uma senhora que ousou ir contra essa aviso e pediu para ser na boca. Pois resultado, humilhada perante a assembleia. Lindo! NOT!

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 17:39

S7v7n:

Se a tua questão é de ordem legal, já tens a resposta, porque sabes o que está escrito «pelo Vaticano».

Mas há também uma «única lei» que diz: «Amai-vos uns aos outros». Levá-la-emos com o mesmo afinco que preconizas para um gesto litúrgico? Isto não soará a nada?

Mas, que eu saiba, não há comunhões «self-service». Esta designação é uma forma de desqualificar algo que pode ter sentido, abstraindo-nos por um momento da regra disciplinar do Vaticano. De resto, impressiona-me as energias que se gastam com estas questões. De um e de outro lado. Tanto despropositada me parece a proibição de comungar na boca, como a de proibir a comunhão na mão. O ritualismo uniformista e o jurisdicismo condenatório são uma tentação terrível.

Mas como a tua questão parece ser simplesmente legal(ista), creio não ter mais nada a dizer. Sim, as regras estão aí. Também está escrito que se denunciem os abusos...

Entretanto, gostaria de te fazer duas perguntas:
a) Quando tocas a hóstia consagrada com a mão ou com a língua, tocas fisicamente o Corpo do Senhor? Mesmo sabendo que se trata da presença do Corpo Ressuscitado de Jesus Cristo?

b) Se é tão importante receber a comunhão de joelhos, por que razão não permanecer assim todo o tempo?

Alef

Comunhão na mão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 14:29

Desde algum tempo que estou a viver na Polonia.

Aqui a comunhao na mao e considerada uma modernice e uma invencao recente. A decisao de permitir ou nao a comunhao na mao esta a cargo do Bispo de cada diocese. No entanto, existem muitas paroquias em que os padres se recusam a dar a comunhao na mao.

Nao e que me importe muito mas para quem estava habituado a comungar na mao todos os dias em duas especies, ao principio causa algum transtorno por medo de lamber os dedos ao celebrante e/ao deixar cair a Hostia.

Aqui toda a gente comunga na boca, quem não o faz é olhado de lado.

Quanto ao ajoelhar... No acto da consagração toca uma sineta e todos se ajoelham. Mas todos mesmo, a assembleia, acolitos, mestres de cerimonias e padres que não estejam a concelebrar. Depois na altura que se eleva a Hostia e se diz «Eis o Cordeiro...» todos se ajoelham de novo ao som da sineta.

Para mim até me dá muito jeito porque eu prefiro estar ajoelhado e sentado nos calcanhares do que estar sentado ou de pé. Mas acredito que para algumas pessoas possa ser um pouco de cerimonial a mais.

Em comunhão

Re: Comunhão na mão
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 14:48

No tempo dos Apóstolos já havia missa ?!

«Ite missa est !»

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 15:29

Caro Manuel:

Claro que sim. Bem, eu sei que tu embirras com a terminologia e não tenho tempo hoje para grandes arrazoados. Deixo-te então um extracto de um verbete de um Dicionário Patrístico.

Citação:

MISSA

I. Terminologia. A palavra missa deriva de missio (despedida), que na época romana designava a conclusão de uma reunião ou o afastamento de um grupo [...]. Os cristãos ocidentais adoptaram a palavra para designar a solene despedida formal dos catecúmenos (ou dos penitentes) e, só mais tarde e secundariamente, a despedida dos fiéis, uma e outra durante a celebração eucarística. Pelo século V o termo missa começa a designar toda a celebração eucarística. Provavelmente o exemplo mais antigo desta nova acepção lê-se em Ambrósio, Ep. 20 (PL 16, 995). Com a supressão do catecumenado em finais do século V, a liturgia eucarística não previa outra despedida que a dirigida aos fiéis no final do rito. O termo começou então a referir-se quase exclusivamente à celebração inteira, cujo acto final era a despedida, ainda que até ao século VIII é possível documentar o seu emprego no sentido de despedida.

P. Fahey, in BERARDINO, Angelo di (dir.), Diccionario Patrístico y de la Antigüedad Cristiana, Ediciones Sígueme, Salamanca, 1992, vol. II, pp. 1450-51.


Agora espero que não se confunda a existência de um nome com a realidade por ele designada.

Alef

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 01:25

Olá Alef.

Citação:
Mas há também uma «única lei» que diz: «Amai-vos uns aos outros». Levá-la-emos com o mesmo afinco que preconizas para um gesto litúrgico? Isto não soará a nada?

Mas o que é que essa lei tem a ver com a comunhão? O facto de questionar essas prácticas que parece que a teu ver não são assim tão importantes, faz com que ame menos os meus irmãos?
Citação:
Esta designação é uma forma de desqualificar algo que pode ter sentido, abstraindo-nos por um momento da regra disciplinar do Vaticano.

Claro, tudo o que sirva para abandalhar a eucaristia, faz sempre sentido. O padre qualquer dia não faz mais sentido. Ou então vai apenas consagrar os dons e depois vai-se embora. Os fieis que "se virem".
Se o Vaticano tem essas regras é porque devem servir para alguma coisa. E não para nós que julgamos saber muito que achamos que as devemos ignorar.
Onde é que já se viu(como eu já vi) o padre a ficar sentado na comunhão, enquanto os fieis vão todos mexer no sibório? Já não basta receberem na mão, agora também já se acham no direito de meterem a mão no sibório? Onde é que já se viu(como eu já vi) pessoas todas sujas de terem estado um dia inteiro a jogar à bola, irem comungar pelas suas mãos sujas e suadas? E o padre a ver. Estes são casos claríssimos de abusos. O que é que virá a seguir? É esta a modernização que querem dar à Igreja. Para não ser tanto uma seca. Isto vem como um novelo de lã. Aos poucos e poucos. E ainda perguntam se as mãos não estão tão ou mais limpas do que a boca?
A boca está sempre mais limpa que as mãos. Quem é que anda por aí de boca suja? Mas anda de mãos sujas. Nem que seja o mínimo de poeiras. E a boca anda com poeiras? Sujidades? Não sei que higiéne é que se faz por aí então. Se têm a boca igual às mãos então algo não está bem.
Citação:
a) Quando tocas a hóstia consagrada com a mão ou com a língua, tocas fisicamente o Corpo do Senhor? Mesmo sabendo que se trata da presença do Corpo Ressuscitado de Jesus Cristo?
Sim toco. Tu achas que não? Achas que não está ali o verdadeiro corpo de Cristo?

O facto de receber a comunhão na boca só por si é um acto mais humilde. Porque é que eu me acho no direito de tocar em Cristo. Nós que nem somos dignos que Ele entre na nossa morada. Porque é que temos de Lhe mexer? Além do mais favorece largamente, os abusos e a profanação do corpo do Senhor. Pode ser que muitas pessoas tenham cuidado. Mas está mais que provado que a comunhão na boca é muito menos propícia a esses casos do que se for na mão.

Engraçado como Cristo recuscitado disse a Madalena para não Lhe tocar mas a Tomé, já o permitiu. Porque será? Coisas ultrapassadas? Será que vem na bíblia fundamento para a comunhão na mão?

Citação:
b) Se é tão importante receber a comunhão de joelhos, por que razão não permanecer assim todo o tempo?
São perguntas que não fazem assim muito sentido. Mas como se quer contrariar à força inventam-se coisas assim. Mas tudo bem. Há resposta para tudo.
Como deves saber, existem pequenas diferenças. A comunhão é dos momentos mais importantes da missa. Tu achas que Cristo não merece que nos ajoalhemos na sua frente para O receber? Achas que é uma seca e Ele não merece? Responde à pergunta directamente sem grandes rodeios sfv. É que como para nós Cristo é Deus, e se estamos perante o Seu verdadeiro corpo e O vamos receber, quando não o mercemos, (eu encaro isto como um presente de Deus) porque razão não nos havemos de rebaixar para mostrarmos toda a nossa humildade perante Deus. É que agora o que importa é comungar na mão e ir embora. Nem uma reverência nem ajoelhar. Parece que estamos apenas a ir buscar um pouco de pão e mais nada.

Está se a perder cada vez mais o sentido do sagrado. Cada vez mais se abandalham as coisas por este Mundo fora. Tudo, no sentido de modernizar as coisas. Não consigo entender.

E depois claro, as pessoas ficam logo super aborrecidas quando se fala neste tema. Acham-se no direito de manipular o corpo de Cristo à sua maneira. E cada vez mais se acham com mais direitos perante Deus. Eu sou da opinião que se as coisas continuarem assim, com os ensinamentos que se estão a dar nas catequeses às crianças que a comunhão na boca irá desaparecer. Porque não se está a dar segunda escolha. É que nem se fala na comunhão na boca. Parece que é pecado. O que conta agora é a comunhão na mão. É o que eu oiço na missas quando dizem que estão a ensinar às crianças a comungar na mão. Porque é que não se ensina das duas maneiras? Porque é que só se ensina a comungar na boca? Esta é a verdade que se está a passar pelo menos na minha paróquia. Não deve ser diferente nas outras também.

Será que antigamente quando comungavam na mão tinham a consciência das profanações que haviam? Secalhar foi por isso que passou a ser na boca.
E não são poucos os Doutores da Igreja que ensinam que deve ser na boca. Doutores esses que não eram uns burrinhos mas sim, grandes sábios da doutrina católica. Podiam não saber muito de outras coisas. Mas de Igreja eles sabiam. Muito mais que nós.

Sabias que a maconaria andou metida neste assunto para conseguir trazer a comunhão na mão?
Sabias que o João Paulo II aprovou esta lei sobre grande pressão?

Tantas coisas sobre este assunto e parece que as pessoas ficam aborrecidas por se falar nele. É o que noto quando falo a alguém neste assunto. E depois outras dizem:

Citação:
De resto, impressiona-me as energias que se gastam com estas questões.
Pois.

Desculpa se falei demais mas era o que tinha para dizer. Espero que não me leves a mal.

Um abraço.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 09:00

S7v7n,

Discordo em muito dos teus argumentos, não porque ache que se deva só comungar na mão mas porque os argumentos são totalmente sem sentido.

Citação:
Onde é que já se viu(como eu já vi) pessoas todas sujas de terem estado um dia inteiro a jogar à bola, irem comungar pelas suas mãos sujas e suadas?

Realmente estou a imaginar as velhotas e as beatas que acabaram de jogar um cinco para cinco nas traseiras da sacristia, a entrarem todas suadas e sujas. Aliás acho que tens razão e que o Vaticano deveria desde já legalizar essa situação.

Em relação à tua preocupação, algo farisaica com a limpeza, não é limpeza exterior que conta mas a interior. Por isso comungar é um acto que implica estar preparado e consciente, e essa preparação não está dependente se a comunhão é na boca ou na mão.

Quem és tu para julgares o nível de humildade que uma pessoa possa ter ou comungar? Se tu te sentes melhor a comungar de joelhos e na boca, fá-lo. Agora eu prefiro comungra na mão e em duas espécies porque não o posso fazer? Sou menos humilde ou menos católico por isso?

Citação:
É que agora o que importa é comungar na mão e ir embora. Nem uma reverência nem ajoelhar. Parece que estamos apenas a ir buscar um pouco de pão e mais nada.

Soas a um bocadinho ao Fariseu que estava diante do altar a dizer 'Obrigado que não sou pecador como aquele ali atras'. Que eu saiba ainda não aboliram o tempo de Acção de Graças, em que calmamente, de joelhos, de pé, como te sentires mais confortável podes usufruir da Sua presença em ti. Estar em silencio, cantar um cantico de louvor, fazer uma intercessão podes escolher.

Realmente o Padre Arrupe tinha razão, as pessoas preferem a segurança à liberdade...

Para finalizar ainda estragaste mais a pintura e tiveste que vir com os fantasmas e os medos da maçonaria e que o Papa foi pressionado. Não acredito muito nisso. João Paulo II foi muitissimo pressionado quanto à questão da contracepção nem por isso mudou alguma coisa.

Diz-me uma coisa S7v7n, tu gostavas de ter a missa tridentina? Com o Padre de costas para a assembleia e em latim?

Em comunhão

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 10:31

Tilleul

Discordo em muito dos teus argumentos, não porque ache que se deva só comungar na mão mas porque os argumentos são totalmente sem sentido.

Claro, quando se mexe neste tipo de assuntos são sempre sem sentido. Eu compreendo.


Realmente estou a imaginar as velhotas e as beatas que acabaram de jogar um cinco para cinco nas traseiras da sacristia, a entrarem todas suadas e sujas. Aliás acho que tens razão e que o Vaticano deveria desde já legalizar essa situação.

E estas tuas frases só vêm provar o que eu disse. Ficam tão aborrecidos que nem veêm mais nada. Eu falei em velhotas? Se eu disse que o pessoal foi todo comungar da maneira que referi, todos suados sem terem tomado banho sequer, é porque é verdade. Mas não me aborrece que não acredites. Agora exemplos desses é que não têm sentido algum. Servem apenas para gozar.

Em relação à tua preocupação, algo farisaica com a limpeza, não é limpeza exterior que conta mas a interior. Por isso comungar é um acto que implica estar preparado e consciente, e essa preparação não está dependente se a comunhão é na boca ou na mão.

E depois claro, aparecem os insultos deste tipo. Eu compreendo. A minha preocupação farisaica em tentar mostrar e não mandar a minha maneira de ver as coisas. Então se não depende da boca ou da mão, também poderia ser no pé? Já que isso não interessa. Não interessa onde se comunga.

Quem és tu para julgares o nível de humildade que uma pessoa possa ter ou comungar? Se tu te sentes melhor a comungar de joelhos e na boca, fá-lo. Agora eu prefiro comungra na mão e em duas espécies porque não o posso fazer? Sou menos humilde ou menos católico por isso?

Eu dei um exemplo daquilo que achava. Não disse que os outros não eram humildes quando comungavam na mão. Se leres bem e com mais atenção verás isso. Engraçado, quando não somos como os outros, somos logo fariseus fanáticos....etc,etc...Boa!
Mas então vais-me dizer que de joelhos não é uma posição mais humilde? É uma questão simples. Claro que podem contornar para outros assuntos.

Soas a um bocadinho ao Fariseu que estava diante do altar a dizer 'Obrigado que não sou pecador como aquele ali atras'. Que eu saiba ainda não aboliram o tempo de Acção de Graças, em que calmamente, de joelhos, de pé, como te sentires mais confortável podes usufruir da Sua presença em ti. Estar em silencio, cantar um cantico de louvor, fazer uma intercessão podes escolher.

Obrigado. Então mas diz-me lá, onde é que eu disse que não sou pecador e que o outro peca mais que eu? Eu falei na acção de graças? Onde? Falei em chegar ao pé do Senhor e comungar e não de acção de graças. Tens deter mais calma. Assim não consegues ler direito.

Realmente o Padre Arrupe tinha razão, as pessoas preferem a segurança à liberdade...

Não sei quem é esse padre nem que segurança falas. Mas a liberdade que pareces querer é fazer as coisas à tua maneira e sem regras. O Vaticano não percebe nada disto e se queremos contrariar, então força!

Para finalizar ainda estragaste mais a pintura e tiveste que vir com os fantasmas e os medos da maçonaria e que o Papa foi pressionado. Não acredito muito nisso. João Paulo II foi muitissimo pressionado quanto à questão da contracepção nem por isso mudou alguma coisa.

Pois não acreditas nem queres acreditar. E uma coisa não invalida a outra. É só pesquisares na net. Porque é que achas que o Papa proibiu a comunhão na mão em Roma? Seria maluquinho? AProvava uma coisa e depois em Roma proibia-a? Algo não está bem. Não falo de fantasmas não. Falo de coisas reais.

Diz-me uma coisa S7v7n, tu gostavas de ter a missa tridentina? Com o Padre de costas para a assembleia e em latim?

O que é que isso tem a ver com a comunhão? Se pusessem a missa em Latim concerteza que agora iria sem um pouco mau. Visto que as pessoas não sabem latim. Quanto ao padre estar de costas ou não, eu prefiro vê-lo de frente como sempre vi. Mas é só a minha opinião.

Não pode uma pessoa dar uma opinião que caem logo todos a julgar-me de julgar.
Lê com mais calma as coisas.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 11:04

Reparei agora nisto que disseste:
não é limpeza exterior que conta mas a interior.
Repara como estás errado. Contam as duas. Vais comungar de mãos sujas é? Vais mexer na Óstia com as mãos sujas? Quem é que te disse isso? E depois ainda me chamam de fariseu....sinceramente!

Só uma correcção para não haver mal entendidos. Quando eu disse:

Não pode uma pessoa dar uma opinião que caem logo todos a julgar-me de julgar.


Não é todos porque só 1 pessoa é que respondeu.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/05/2006 11:10 por s7v7n.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 11:12

Caro S7v7n,

eu julgo que o melhor, hojer em dia, seria aceitar sem problemas as duas soluções sem criticar nenhuma. Há pessoas que preferem comungar na mão, outras na boca. Parece-me é inadmissível que se procure impor qualquer uma delas.

No entanto, só gostava de recordar uns quantos pontos (e digo desde já que seria a favor de uma mais extensa comunhão na mão):

- a comunhão na mão é bem mais antiga na Igreja do que aquela na boca, que apenas começou algures na Idade Média; em certo sentido, voltar a comungar na mão é um certo voltar a um esquema antigo;

- quando comungas não comungas o corpo de Cristo de um ponto de vista físico. Não tocas no próprio corpo de Cristo (i.e. como se tivesse vértebras, ossos, etc), entendido do ponto de vista físico. O que lá está é a presença sacramental, real, mas não física, do Corpo do Ressuscitado.

- o estar de joelhos não me parece nem bem nem mal. Se percebo que a reverência perante o mistério eucarístico pode justificar o ajoelhar-se, também me parece que a proximidade de um Cristo que nos veio libertar de todas as formas de submissão não exige necessariamente um qualquer sinal de inferiorização, mas pelo contrário de Amor e de comunhão... Nesse sentido, o estar de joelhos, parece-me talvez mais intimista e menos comunitário do que o estar de pé... Mas não faço disto um cavalo de batalha.

Abraço fraterno

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 18/05/2006 11:17 por rmcf.

Re: Comunhão na mão
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 11:17

Quanto à questão da limpeza, ela serve da mesmíssima maneira para os padres e para os leigos: antes de mais por razões de higiene! E se os padres têm obrigação de ter as mãos limpas, do ponto de vista da higiene, os leigos também. Se não têm, a primeira catequese a fazer será talvez a de as lavarem!! A questão da sujidade das mãos parece-me por isso secundária: nessa ordem de argumentos também se devera dizer que se deveria lavar os dentes antes de comungar...

Abraço fraterno

Miguel

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.