Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Ana Rita (IP registado)
Data: 13 de April de 2004 15:48


Alef e leitores

Creio que o meu paroco esta a transgredir as leis. Ele confessa todos em grupo. /creio que essa lei so e permitido em caso de acidente. Outro padre o chamou a atencao e ele disse: o Papa esta em Roma e o bispo na diocese, nao ve o que eu faco.
Que padres tem a nossa sociedade!.

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de April de 2004 22:42

Explica lá melhor o que faz o pároco: confessa ou dá a absolvição em grupo?

João (JMA)

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Ana Rita (IP registado)
Data: 14 de April de 2004 04:15

Isso, JMA

Isso mesmo, da absolvicao em grupo.

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: kika (IP registado)
Data: 15 de April de 2004 01:37

Estes comentários só demonstram a vossa total ignorância.............

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Ana Rita (IP registado)
Data: 15 de April de 2004 04:39

Kika

Porque nao demostraste a tua ciencia? (*_-)

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de April de 2004 22:43

Kika,

estou a aguardar os teus esclarecimentos sobre esta matéria.

Entretanto, Ana Rita, não sei muito sobre o assunto, mas li que:
"Em celebração peculiares e por ocasião do acúmulo de muitos fiéis, não havendo possibilidade de sacerdotes em número suficiente para o atendimento individual dos fiéis, permite-se a absolvição geral coletiva, seguindo, é claro, o rito próprio.

Nessa ocasião é importante que o sacerdote instrua os fiéis sobre a necessidade de procurar a confissão individual antes de participar de uma próxima absolvição geral, nos casos de faltas graves"
[www.diocesedesantos.com.br]

Parece-me que aquilo que referes tem a ver com a questão que o Alef levantou:
[www.paroquias.org]

João (JMA)


Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: inês (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 00:33

Então, isso de confessar todos em grupo? Será ignorância o "em grupo"?
O mais que pode acontecer será uma celebração penitencial! Em que consiste? Cristãos reunidos em clima de oração /reflexão,através de leituras Biblícas preparadas e lidas para todos, como na Missa. O padre partilha da reflexão da Palavra de Deus anunciada, assim como as outras pessoas queiram partilhar da Palavra escutada.Momentos de reflexão e cânticos .O sacerdote em nome de Deus procederá à absolvição ou Benção do Perdão .


inês

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 03:40

Nao e mais permitido dar a absolvicao a uma multidao, isso era nos anos 80. Hoje porem, so se pode fazer isso no caso de acidente!!! Essa lei pela hirarquia catolica, terminou...!!!

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 15:45

Voces, quando quiserem saber algo sobre a igreja, telefonem a um padre ou se o virem na rua, eles estao prontos a responder...O povo e que nao pergunta!
Eu por acaso, escrevo-me, via e-mail com um padre "Superior"de uma congregacao. Essa resposta acima, foi a ele que perguntei!

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: David (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 23:35

Realmente, todos impoem suas ideias,e de "o sacerdote instruir os fiéis à confissão individual"etc, e querem absolvição,.. só impatar os padres a saber da vida dos outros,quando eles não são exemplos de santidade de que tanto falam; o objectivo deles,agora nem sei que formação recebem, é
ter poder, autoridade(quero posso e mando) ,e que não é permitido isto nem é permitido aquilo...nunca referem o II Concílio do Vaticano para leitura,etc,etc..!Há um ditado : "os padres tiram a Fé ao povo".
DEUS e a Sagrada Escritura é maior,imenso! que tudo o mais é lixo.

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 23:49

David dixit: «DEUS e a Sagrada Escritura é maior,imenso! que tudo o mais é lixo.»

Presumo que no "tudo o mais" se insere a sua mensagem, caso contrário a sua afirmação é falsa.

É o que faz o radicalismo de certas mensagens...

Alef

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 16:57

Se Deus sabe os nossos pecados porque é que o padre não pode absolver uma multidaão?
Não vejo razão para estar tudo em bicha a contar ao padre o que fez.
Não é com Deus que devemos "acertar contas"?

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de May de 2006 20:52

Caro Briteiros:

Uma breve resposta à tua questão.

Sim, Deus sabe os nossos pecados, mas isso não impede que tenhamos que fazer o exercício de os «nomear». Chamo a atenção para algo surpreendente no Evangelho (há outros exemplos bíblicos parecidos):

1) Mc 10:49-52 (cfr. Lc 18:40-43):
Citação:
«Chamaram o cego, dizendo-lhe: “Coragem, levanta-te que Ele chama-te.” E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” “Mestre, que eu veja!” - respondeu o cego. Jesus disse-lhe: “Vai, a tua fé te salvou!” E logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.»

2) Jo 5:5-9:
Citação:
«Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe: “Queres ficar são?” Respondeu-lhe o doente: “Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim”. Disse-lhe Jesus: “Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.” E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar.»

Note-se: Jesus não precisava de ser omnisciente para saber que o cego de Jericó queria ver ou que o paralítico queria ficar são. Diríamos até que Jesus estaria a «gozar» com estes interlocutores, tão claro era aquilo de que necessitavam. Contudo, Jesus pergunta, dá espaço a que estes homens expressem pessoalmente «onde» querem que chegue a acção libertadora de Jesus.

Desta forma, o facto de Deus saber que precisamos disto ou daquilo não «desmerece» que digamos «aquilo» de que sentimos necessidade. Não é por acaso que Jesus insiste na oração de petição.

Ora, quando se trata da Reconciliação manifestar os nossos pecados significa – mais do que «despejar o saco» – manifestar «aquilo» de que queremos ver-nos «curados». Ao dizer «pequei nisto ou naquilo» manifesto o meu desejo de que a salvação de Deus chegue a este ou àquele aspecto particular. Parece-me um elemento fundamental no progresso espiritual, contra a «paralisia» do vago querer «ser melhor»

[E isto da vagueza do «ser melhor» daria muito pano para muitas mangas… Parece-me que muitas vezes não se avança na vida espiritual porque a pessoa se autoengana com «palavras bonitas»: «Senhor, quero ser melhor»… Se não me dou ao «trabalho» de ver o que significa no concreto ser melhor...]

É preciso pôr o guizo ao gato. É o que fazem o cego de Jericó e o paralítico de Betzatá. É o que fazemos quando manifestamos os nossos pecados e tratamos os bois pelos nomes. :-)

Alef

Re: Ainda e permitido confessar uma multidao?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 14:31

É verdade que Jesus curava doentes e muitas vezes queria que lhe dissessem publicamente o que é que queriam dele. (Marcos 10,51) (Lucas 18,41);
Mas também é verdade que Jesus também perdoou publicamente muitos pecados e não tenho um único testemunho de ninguém de que Jesus tivesse perguntado a qualquer pecador que lhe dissesse (nem em segredo, nem publicamente) quais eram os seus pecados.
Ora isto é muito curioso e significativo. Não acham?! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 04/05/2006 14:34 por Manuel Pires.

Re: a falta de devoçao dos sacerdotes pelo sacramento
Escrito por: ivo (IP registado)
Data: 05 de December de 2006 20:24

_ q. Deus tenha miseric/ordia de todos nós!!!

-=-=-=-
-=-ÍO-=:-)
-=-=-=-



Editado 1 vezes. Última edição em 05/12/2006 20:25 por ivo.

Re: a falta de devoçao dos sacerdotes pelo sacramento,..
Escrito por: ivo (IP registado)
Data: 05 de December de 2006 20:28

-q. Deus tenha miseric/ordia de todos nós!!!
_ Considero uma das coisas mais graves na igreja atual, a falta de devoçao dos sacerdotes pelo sacramento (de essencial importância q. tem) da confissão(auricular)
aqui em em belém do pará-BR, entre tantas paróquias, quase nao se encontra um padre p/ realizar confissao. Quem está salvando por aqui sao os PADRES barnabitas e os redentoristas...GRAÇAS A DEUS!!!!
_ O padres devem receber o dízimo... mas tmb devem fazer jus a isso!!!
_ q. Deus tenha miseric/ordia de todos nós!!!


-=-=-=-
-=-ÍO-=:-)
-=-=-=-



Editado 2 vezes. Última edição em 05/12/2006 20:31 por ivo.

Re: a falta de devoçao dos sacerdotes pelo sacramento,..
Escrito por: Keo (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 18:34

Aqui no sul do Brasil é a mesma coisa. Os padres atendem com tanto mal gosto que espanta as poucas pessoas que gostariam de se aproximar desse sacramento. Eles se escondem em suas casas e detestam ser 'incomodados'. São inúmeros casos de padres que não mais acreditam nos sacramentos. E aqui ainda há diversos padres que só realizam confissões comunitárias, não por falta de tempo, mas por total falta de zelo e de convicção religiosa.

Re: a falta de devoçao dos sacerdotes pelo sacramento,..
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 14:45

pode não ser por falta de fé nos sacramento.
Parece-me que a confissão deve ser desagradavel para os padres. A maior parte das pessoas, pelo menos aquelas que aparecem mais vezes, deve sofrer de depressão e usa a confissão como uma especie de terapia psicologica. Deve ser muito "chato" passar horas a fio a atender pessoas que na realidade não se estão a confessar mas simplesmente a desabafar e a precisar de alguem que fale com elas.
Para além disso os "penitentes" devem tender a regressar sempre com os mesmos pecados (isto quando dos padres consigam associar os penitentes aos pecados, o que com a dimensão das paroquias actuais não deve ser proeza facil) o que pode ser bastante desalentador.
Tirando isto posso imaginar que passar horas a ouvir falar de miserias não seja a mais entusiasmante das ideias.

Re: a falta de devoçao dos sacerdotes pelo sacramento,..
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 23 de July de 2007 20:09

Bem, Camilo, mas muitos santos que eram presbíteros em vida se notabilizaram pelas confissões, como o Padre Pio.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.